Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Eduardo Costa - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


00h00 - Novas restrições entram em vigor

As novas medidas para combater a Covid-19 entram em vigor às 00h00 desta quarta-feira, reforçando as restrições de movimentação de pessoas já previstas no confinamento geral decretado no âmbito do estado de emergência em vigor no país.

No território continental, está assim decretada a proibição de circulação entre concelhos aos fins de semana, entre as 20h00 de sexta-feira e as 05h00 de segunda-feira, assim como a proibição de venda ou entrega ao postigo de qualquer bebida mesmo nos estabelecimentos autorizados ao `take-away`, ou a permanência em espaços públicos de lazer (que podem ser frequentados).

De igual modo, fica proibida a permanência e o consumo de bens à porta ou nas imediações dos estabelecimentos.

Também as universidades seniores, os centros de dia e de convívio vão ficar encerradas, enquanto os centros de atividades de ocupação de tempos livres (ATL) voltam a abrir, depois de terem sido encerradas na semana passada por decisão do Governo.

Por determinação do Governo, as forças de segurança vão ter mais visibilidade na via pública e reforçar a sua ação fiscalizadora, especialmente nas imediações dos estabelecimentos escolares.

Na área do trabalho, onde o teletrabalho é obrigatório, será reforçada a fiscalização por parte da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).

Os trabalhadores não colocados em teletrabalho vão ter de circular com credencial da empresa e as grandes empresas de serviços, com mais de 250 trabalhadores, terão de enviar uma lista nominal para a ACT dos funcionários em regime presencial.

O Governo pediu ainda aos municípios para que limitem o acesso dos cidadãos a espaços públicos onde pode existir grande concentração de pessoas, como frentes marítimas e equipamentos desportivos.

A partir de agora são reajustados os horários dos estabelecimentos cuja atividade não está suspensa, que podem funcionar até às 20h00 durante a semana e até às 13h00 ao fim de semana, exceto supermercados, que podem funcionar até às 17h00.

As escolas vão manter-se abertas em ensino presencial e serão alvo de uma campanha de testes rápidos, mas o primeiro-ministro já anunciou que não hesitará em fechar estabelecimentos de ensino caso se verifique que a variante inglesa do novo coronavírus, mais contagiosa, se torne dominante.

23h00 - Ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, testou positivo à covid-19

O ministro de Estado da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, testou positivo ao novo coronavírus, tem "alguns sintomas" e encontra-se em isolamento domiciliário, informou hoje o gabinete do governante.

Pedro Siza Vieira está em isolamento profilático desde sábado, depois de ter estado em contacto com o ministro da Finanças, que também está infetado com o SARS-CoV-2.

22h49 - António Costa admite fechar escolas "se estirpe inglesa for dominante" em Portugal

O primeiro-ministro fechar as escolas caso seja provada a presença da variante inglesa da covid-19.

António Costa assumiu o compromisso durante o debate desta tarde no parlamento depois de questionado pelo PSD.

22h47 - Brasil volta a somar mais de mil mortes e de 60 mil casos em 24 horas

O Brasil voltou esta terça-feira a somar mais de mil mortes (1.192) e de 60 mil casos de covid-19 (62.094), após dois dias consecutivos de queda nos números em ambos os indicadores, informou hoje o executivo.

No total, o Brasil, país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos em todo o mundo, concentra 211.491 óbitos e 8.573.864 casos confirmados desde a chegada da covid-19 a território brasileiro.

Os números de mortes e infeções contabilizados hoje mais do que duplicaram face aos registados no domingo e na segunda-feira, situação que já é habitual durante e após os finais de semana, devido à redução do número de funcionários que processam os dados dos testes ao novo coronavírus, segundo explicou o próprio Governo Federal.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, a taxa de letalidade da covid-19 no Brasil é agora de 2,5% e a taxa de incidência está fixada em 101 mortes e 4.080 casos por cada 100 mil habitantes.

Das 27 unidades federativas do Brasil, seis já ultrapassaram os 500 mil diagnósticos positivos da doença e também seis concentram mais de 10 mil mortes, cada.

21h33 - Comissão Europeia fixa metas de vacinação ambiciosas

A Comissão Europeia quer que 70% dos adultos na Europa sejam vacinados contra a Covid-19 até ao final do Verão. O executivo comunitário pretende acelerar o processo de vacinação e promover um certificado de vacinação transnacional.


21h32 - Votos antecipados. Eleitores em confinamento obrigatório não estavam em casa

Começou esta manhã o voto antecipado de quase 13 mil pessoas que se inscreveram, a maior parte eleitores infetados ou em isolamento profilático.

A Associação Nacional de Municípios denunciou que na recolha dos votos porta a porta, vários eleitores em confinamento obrigatório não estavam em casa.

20h55 - Sondagem. Portugueses defendem o fecho das escolas

Uma sondagem da Universidade Católica para a RTP e Jornal Público mostra que 54 por cento dos inquiridos defendem que os estabelecimentos de ensino não devem estar abertos; 77 por cento dos inquiridos dizem que o novo confinamento deve ser idêntico ao de março e abril do ano passado.


20h53 - Primeiro-ministro admite fechar as escolas

António Costa disse que isso acontecerá se a variante britânica da Covid-19 se tornar dominante. PSD e CDS criticaram a estratégia do Governo, enquanto o Bloco insistiu na requisição civil dos privados e o PCP exigiu que Portugal não fique refém da União Europeia na distribuição de vacinas.

António Costa admitiu que, se soubesse o que sabe hoje, teria tomado decisões diferentes no Natal.

20h38 - Portugal registou 218 mortos num único dia por covid-19

É o maior número de vítimas mortais alguma vez registado no país desde o início da pandemia. Os especialistas acreditam que a este ritmo Portugal vai continuar vários dias acima do patamar das duzentas mortes diárias por Covid-19.


20h36 - Portimão. Hospital de campanha com um terço da capacidade preenchida

O hospital de campanha em Portimão acolhe neste momento 33 doentes Covid considerados em situação não demasiado grave. A presidente do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, Ana Castro, refere que 173 internos foram já integrados nas escalas, como medida de emergência.


20h35 - Hospital de S. João em situação de pré-ruptura

No Hospital de S. João, no Porto, o diretor do serviço de Medicina Intensiva, José Artur Paiva, classifica a situação como controlada, mas à custa de uma enorme sobrecarga de trabalho.


20h23 - Hospital Beatriz Ângelo obrigado a transferir doentes

O Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, tem a sua capacidade esgotada desde há vários dias, mas ainda assim continua a registar um aumento constante de internamentos. Já foi necessário fazer a transferência de um doente em cuidados intensivos para o Hospital S. Francisco Xavier.


20h22 - Hospital de Santa Maria próximo do limite das suas capacidades

O presidente da administração do Hospital de Santa Maria, Daniel Ferro, estima que o hospital tratou já neste mês cerca de 300 doentes de Covid-19 e considera que têm sido tratados com um nível razoável e ainda com alguma capacidade de expansão, mas limitada.


20h18 - Vários hospitais da grande Lisboa com capacidade esgotada

A situação dos hospitais da Região de Lisboa e Vale do Tejo é considerada dramática. Há hospitais que já esgotaram a capacidade de internamento e em alguns houve pontualmente problemas na rede de oxigénio.

Os profissionais de saúde apelaram aos portugueses para que respeitem as regras.

20h13 - Apelo dramático de Marta Temido na Assembleia da República

A ministra da Saúde disse que precisa da ajuda de todos. Marta Temido pediu união e avisou que os próximos dias vão ser muito duros - um apelo dramático na Assembleia da República, em resposta às críticas à estratégia do Governo no combate à pandemia.


19h27 - França regista mais de 20 mil novos casos do vírus

A França registou 23.608 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de casos para 2.938.333 desde o início da pandemia, segundo as autoridades francesas.

Houve ainda 369 mortes hospitalares associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, e, nos últimos três dias, 287 mortos em lares de idosos. Os números relativos aos mortos em lares são atualizados duas vezes por semana.

No total, já foram registadas 71.342 mortes desde o início da pandemia.

Há atualmente 25.567 pacientes com covid-19 nos hospitais franceses e 2.839 foram admitidos nos cuidados intensivos.

19h24 - Surto com 55 infetados na Misericórdia da Merceana em Alenquer

Um surto de covid-19 com 55 infetados foi detetado no lar da Santa Casa da Misericórdia da Merceana, em Alenquer, confirmou hoje o delegado de saúde local.

Pompeu Balsa afirmou à agência Lusa que, entre os 55 infetados, estão 46 dos 69 utentes e nove funcionários.

No âmbito de testes de diagnóstico realizados pelo Instituto da Segurança Social aos funcionários do lar, vários fizeram teste na sexta-feira e um deles veio a ter resultado positivo.

Por isso, as autoridades de saúde decidiram, no domingo, realizar testes a todos os utentes e profissionais da instituição, tendo os resultados sido conhecidos hoje, com 55 casos de infeção confirmados.

O delegado de saúde adiantou que todos os utentes estão a recuperar no lar, apresentando sintomas ligeiros.

Os utentes foram separados por alas diferentes, em função de terem tido teste positivo ou negativo à covid-19.

19h11 - Hospital de Vila Franca de Xira com "pressão avassaladora" e ocupação máxima

A pressão dos `doentes covid` no Hospital de Vila Franca de Xira tem sido "avassaladora" existindo uma ocupação máxima das camas na Unidade de Cuidados Intensivos e superior à prevista em enfermaria, disse esta terça-feira à Lusa fonte hospitalar.

De acordo com informações disponibilizadas à agência Lusa por fonte do Hospital de Vila Franca de Xira (distrito de Lisboa), às 16h00 de hoje estavam internados naquela unidade hospitalar 146 doentes infetados com o novo coronavirus.

Dos 146 doentes internados, 134 estavam em enfermaria (mais oito doentes do que a capacidade prevista) e 12 na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), representando a capacidade máxima prevista.

18h58 - Defesa Nacional mobilizou 140 camas num dia, mais que todo o setor privado

O primeiro-ministro, António Costa, revelou esta terça-feira que o Ministério da Defesa Nacional mobilizou mais 140 camas para doentes com covid-19, mais do que aquelas disponibilizadas por todo o setor privado, rejeitando assim qualquer "complexo ideológico".

"Só hoje, o ministro da Defesa Nacional conseguiu mobilizar mais 140 camas [para doentes covid] e 10 camas de cuidados continuados integrados, o que significa que são mais que aquelas que os privados disponibilizaram no seu conjunto para combater a covid-19", afirmou.

Este número foi revelado por António Costa já na segunda parte do primeiro debate do ano com sobre política geral, na Assembleia da República, depois de ter sido acusado por um deputado do CDS-PP de sobrepor uma "questão aparentemente ideológica a tudo o resto".

18h07 - Espanha registou hoje 34.291 novos casos e 404 mortes

A Espanha registou hoje 34.291 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 2.370.742 o total de infetados até agora no país, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

As autoridades sanitárias também contabilizaram mais 404 mortes desde segunda-feira atribuídas à covid-19, passando o total de óbitos para 54.173.

O nível de incidência acumulada (pessoas contagiadas) em Espanha continua a aumentar, passando de segunda para terça-feira de 689 para 714 casos diagnosticados por 100.000 habitantes nos 14 dias anteriores.

As regiões com os níveis mais elevados são as da Extremadura (1.412), Múrcia (1.140), Castela-Mancha (1.055), La Rioja (967), Comunidade Valenciana (984) e Madrid (804).

Nas últimas 24 horas, deram entrada nos hospitais 3.378 pessoas com a doença, das quais 669 na Comunidade Valenciana, 524 na Andaluzia, 504 na Catalunha e 456 em Madrid.

Em todo o país há 24.185 pessoas hospitalizadas com a covid-19, o que corresponde a 19% das camas, das quais 3.416 pacientes em unidades de cuidados intensivos, 34% das camas desse serviço.

17h55 - CDS-PP pede "coragem política" ao Governo e critica "experimentação"

O líder parlamentar do CDS-PP criticou esta terça-feira o confinamento "mais `light´ [leve]" do que em março e acusou o Governo de seguir "um princípio de experimentação", pedindo "coragem política" para tomar medidas para apertadas contra a covid-19.

"O que não me faz sentido a mim, e não faz seguramente sentido a muitos portugueses, é como é que o confinamento é mais `light`, por assim dizer, agora do que foi em março. Não parece fazer nenhum sentido", afirmou o deputado, contrapondo que, quando esse primeiro confinamento geral terminou, Portugal registava "642 casos, dois óbitos e vinte" internamentos em unidades de cuidados intensivos (UCI), enquanto agora são ultrapassados os 10 mil casos diários, hoje registaram-se mais de 200 mortes e as UCI "estão à beira de esgotar em muitos casos".

Intervindo no debate com o primeiro-ministro sobre política geral, na Assembleia da República, Telmo Correia disse que as medidas tomadas pelo Governo criam "um bocado a ideia" de que, em vez de optar por "um princípio geral de precaução", estando "sempre à frente dos acontecimentos", o executivo está "a seguir um princípio de experimentação", a ver se o que decreta "resulta ou não resulta".

"Sem medidas de confinamento geral dificilmente vamos ultrapassar esta situação", alertou, assinalando que, "mais do que sobressalto cívico, é preciso coragem política de determinar um confinamento sério, porque a situação é de facto muito grave".

O deputado acusou também o Governo de, desta forma, "correr atrás do prejuízo" e insistiu no encerramento das escolas.

17h37 - Surto em lar de Alfândega da Fé com 50 infetados

O lar dos Cerejais, em Alfândega da Fé, tem um surto com 50 casos positivos do novo coronavírus, pouco dias depois de ter recebido a primeira dose da vacina contra a covid-19, revelou esta terça-feira a instituição.

A responsável por este lar do distrito de Bragança, a Fundação Cónego Manuel Joaquim Ochoa informou, em comunicado, que foram detetados 31 casos positivos entre os 40 utentes e 19 entre cerca de 40 funcionários, havendo ainda "cinco colaboradores e dois utentes com teste inconclusivo".

A Fundação explicou que a situação foi detetada depois de ter decidido testar os utentes e colaboradores, tendo em conta o número crescente de infetados com covid-19 na comunidade e no território.

Os responsáveis esclarecem que foi acionado "de imediato o plano de contingência", ainda na segunda-feira, e refere que "os próximos vinte dias serão decisivos para erradicar definitivamente o vírus na instituição".

As visitas vão estar suspensas por tempo indeterminado e os colaboradores infetados vão manter-se na Fundação "para proteção dos mesmos e evitar a disseminação do vírus nas suas famílias e na comunidade", acrescenta.

17h30 - Itália contabiliza 10.497 e 603 mortes nas últimas 24 horas

A Itália registou 10.497 novas infeções por covid-19 nas últimas 24 horas, assim como 603 mortes, confirmaram esta terça-feira as autoridades sanitárias italianas em comunicado.

Na segunda-feira, os óbitos tinham sido 377 e este novo aumento eleva o total para 83.157 no país desde que começou a crise sanitária em meados de fevereiro de 2020.

No total, 2.400.598 pessoas foram infetadas desde essa data.

Os 10.497 novos casos representam um aumento em relação a segunda-feira, quando normalmente as figuras são mais baixas devido à menor realização de testes durante o fim de semana, mas em qualquer caso é um crescimento menos elevado do que nas últimas semanas.

17h09 - Aplicação Stayaway gerou mais de 14 mil códigos num universo de 500 mil novas infeções

Em quatro meses de funcionamento da aplicação Stayaway Covid foram gerados mais de 14 mil códigos de casos positivos ao SARS-CoV-2 num universo de mais 500 mil novas infeções registadas no país.

Em resposta à agência Lusa, o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) avançou que desde o lançamento da aplicação, a 1 de setembro, foram gerados e inseridos na aplicação mais de 14 mil códigos referentes a utilizadores que testaram positivo ao novo coronavírus.

Dos mais de 14 mil códigos, 12.050 foram gerados pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e 2.804 inseridos por utilizadores.

Nos quatro meses de funcionamento da aplicação, foram contabilizadas mais 508.715 novas infeções pelo SARS-CoV-2 em Portugal, sendo que aquando do lançamento da Stayaway Covid o país registava 58.243 casos positivos.

16h47 - Hospital de Cantanhede está a dar apoio a unidades da região

O Hospital de Cantanhede, no distrito de Coimbra, está a partir desta terça-feira a dar apoio a hospitais da região no internamento de doentes com covid-19, disse à agência Lusa fonte da unidade de saúde.

De acordo com o gabinete de comunicação, aquela estrutura tem mantido toda a sua atividade, incluindo cirurgias, e criou uma unidade com cinco camas para doentes covid-19, que já hoje recebeu dois doentes do Hospital Distrital da Figueira da Foz.

"Estamos a ultimar um protocolo de colaboração com a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) e hospitais de referência para tratamento da covid-19", disse a mesma fonte.

Embora não seja uma unidade de referência para o tratamento dos doentes infetados com o novo coronavírus, o Hospital de Cantanhede reservou um piso para doentes positivos, com uma equipa dedicada e circuitos específicos, depois de oito dos seus doentes e quatro profissionais terem testado positivo.

Segundo o Hospital de Cantanhede, os oito doentes infetados estão estáveis e o surto foi rapidamente contido.

16h44 - Reino Unido regista novo máximo de 1.610 mortes num só dia

O Reino Unido registou um novo máximo diário de 1.610 pessoas de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para mais de 90 mil, de acordo com as informações desta terça-feira do Governo britânico.

O número foi superior ao anterior recorde de 1.325 mortes registadas a 8 de janeiro e às 599 da véspera, embora a diferença possa ser atribuída ao atraso normalmente verificado no processamento dos óbitos no fim de semana.

No mesmo período, foram identificados 33.355 novos casos, abaixo dos 37.535 de segunda-feira.

Apesar de a curva epidémica no país estar já a descer, um estudo do instituto de estatísticas Office for National Statistics (ONS) publicado hoje estimou que aproximadamente 10% da população tinha anticorpos de Covid-19 em dezembro, com destaque para Londres, que tinha 16,4%.

No entanto, os dados mais recentes também indicam que a capital britânica já ultrapassou o pico desta vaga.

16h41- Decreto que agrava medidas contra a epidemia em vigor à meia-noite

O primeiro-ministro anunciou hoje que o decreto com as novas medidas restritivas para o combate à covid-19, que foi aprovado pelo Governo na segunda-feira, vai entrar em vigor às 00h00 desta quarta-feira.

"O senhor Presidente da República [Marcelo Rebelo de Sousa] já promulgou o nosso decreto lei. Portanto, o decreto será publicado ainda hoje [em Diário da República] e entrará em vigor às 00h00 de quarta-feira", declarou António Costa na Assembleia da República, em resposta a uma questão colocada pelo líder parlamentar do PSD, Adão Silva.

Ao final da manhã, o Presidente da República assinou esse decreto do Governo que altera a regulamentação do estado de emergência devido à pandemia de covid-19.

O anúncio foi feito através de uma nota no "site" da Presidência da República em que Marcelo também anuncia um encontro com especialistas sobre o "ano letivo em curso".

16h35 - Surto no lar da Misericórdia das Caldas da Rainha com 107 infetados

Um surto de covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha, no distrito de Leiria, já infetou 107 pessoas, entre utentes e funcionários da instituição, disse hoje à agência Lusa o delegado de saúde.

O surto, detetado no sábado, após a hospitalização de um utente, levou à "realização de 238 testes, incluindo todos os utentes, funcionários e equipas de enfermagem", dos quais resultou a confirmação de "um total de 107 casos positivos", afirmou o delgado de saúde coordenador da região Oeste, Jorge Nunes.

Contactada pela agência Lusa, a provedora da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha, Conceição Pereira, confirmou a existência de "78 idosos com resultados positivos", a maioria dos quais "assintomáticos e outros como sintomas muito ligeiros, como tosse".

Todos os idosos se mantêm em isolamento na instituição onde "as áreas comuns e refeitórios estão encerrados, apesar de já terem sido desinfetadas".

Os restantes casos são referentes a funcionários, alguns dos quais "ainda estão a ser testados hoje", disse a provedora.

16h30 - PSD sugere falta de confiança dos portugueses no Governo para o combate à epidemia

O líder parlamentar do PSD acusou esta terça-feira o Governo de ter sido vago e de ter improvisado na adoção de medidas no combate à epidemia da covid-19, sugerindo que já perdeu a confiança dos portugueses.

Esta posição foi transmitida por Adão Silva na abertura do debate sobre política geral com o primeiro-ministro, na Assembleia da República, depois de ter coincidido com António Costa na análise à gravidade da situação sanitária em Portugal e nos elogios ao "altruísmo" dos profissionais de saúde.

Na parte final da sua interpelação ao líder do executivo, o presidente do Grupo Parlamentar do PSD passou às críticas ao Governo.

"O Governo não cumpriu o seu papel, foi vago, tendo anunciado um confinamento de faz de conta, com tantas e tantas exceções de regras - regras que deveriam ter sido claras, límpidas, entendíveis. O próprio Governo foi o primeiro a reconhecer que as regras não estavam bem delimitadas nem desenhadas e, por isso, de sexta-feira para segunda-feira, foi preciso corrigir aquilo que tinha ficado errado", apontou o presidente da bancada social-democrata.

16h22 - Campanha de testagem rápida nas escolas inicia-se na quarta-feira

Os testes rápidos de deteção de covid-19 começam na quarta-feira a ser aplicados nas escolas com ensino secundário dos concelhos em risco de contágio extremamente elevado, anunciou esta terça-feira o Governo.

A campanha vai decorrer em estabelecimentos públicos e privados, através de testes de antigénio (Trag), de acordo com uma nota conjunta dos ministérios da Saúde e da Educação.

"Em caso de identificação de surtos ativos será intensificada a testagem, envolvendo e priorizando toda a comunidade escolar dos estabelecimentos de ensino afetados, independentemente do grau de ensino a que pertença", precisaram as tutelas.

Com estes testes, pretende-se "aumentar a rapidez da deteção e rastreamento de eventuais casos de SARS-CoV-2", em alunos, pessoal docente e não docente.

16h04 - Costa admite fechar as escolas se estirpe inglesa se tornar dominante

"Neste momento é adequado proteger e garantir a educação desta geração. Quando a sobrevivência desta geração depender do encerramento das escolas é isso que será feito", disse o primeiro-ministro António Costa.

15h47 - Fenprof quer encerramento das escolas

A Federação Nacional de Professores defendeu hoje o encerramento das escolas durante o confinamento de forma a travar a pandemia da Covid-19.

"A Fenprof considera que, enquanto durar um confinamento que se pretende geral, as escolas não podem continuar a ser exceção e também deverão encerrar, contribuindo, dessa forma, para travar e inverter o rumo da pandemia", disse o secretário-geral da federação sindical, Mário Nogueira.

14h50 - Mais 218 mortos e 10.455 casos em Portugal

Pela primeira vez desde o início da pandemia, Portugal ultrapassa a barreira das duas centenas de óbitos diários, com 218 mortos nas últimas 24 horas. Quanto ao número de infetados, registaram-se mais 10.455 novos casos nas últimas 24 horas.

No total, houve registo de 9.246 óbitos e 566.958 casos confirmados em Portugal desde o início da pandemia.

Quase metade das mortes registaram-se na região de Lisboa e Vale do Tejo (88 mortos). A região Centro registou 55 mortes e a região Norte registou 51 óbitos.

Quanto aos internamentos, há mais 126 pessoas internadas (num total de 5.291 internamentos em todo o país) e mais seis pessoas internadas em unidades de cuidados intensivos (num total de 670 internados em UCI). Ambos os números - de internamentos e internamentos em UCI - são dois novos máximos em Portugal.

Houve ainda registo de mais 10.282 casos recuperados nas últimas 24 horas, num total de 421.871 recuperados desde o início da pandemia.

14h15 - Eleitores em confinamento começaram a votar

13h59 - Ordem disponibiliza declaração de exclusão de responsabilidade aos enfermeiros

A Ordem dos Enfermeiros disponibilizou uma "declaração de exclusão de responsabilidade" a todos os enfermeiros para acautelar eventuais ações disciplinares, civis ou mesmo criminais dos doentes a seu cargo.

Adianta em comunicado hoje divulgado que, "no âmbito da atual crise pandémica, com os hospitais em situação de catástrofe, as equipas de enfermeiros abaixo das dotações recomendadas no regulamento 743/2019 de 25 de setembro não se encontram em condições de garantir a prestação de cuidados em segurança e com qualidade, nem a vida das pessoas".

"Não obstante estarem a desenvolver todos os esforços, os profissionais não conseguem chegar a todos", alerta a Ordem dos Enfermeiros.

Face a esta situação, a Ordem dos Enfermeiros disponibilizou uma declaração a todos os enfermeiros para acautelar a eventual responsabilidade disciplinar, civil ou mesmo criminal dos doentes a seu cargo.

A declaração deverá ser enviada pelos enfermeiros que o pretendam aos conselhos de administração.

"Os profissionais reiteram que a dotação adequada é fundamental para salvaguardar o exercício profissional em segurança, o que manifestamente não se verifica atualmente, facto que apenas pode ser imputável à gestão da instituição e que, por si só, coloca em risco a prática adequada da profissão", salienta a ordem.

13h40 - Hospitais de Beja e Évora com ocupação plena nos cuidados intensivos

As unidades de Cuidados Intensivos dos hospitais José Joaquim Fernandes, de Beja, e do Espírito Santo de Évora encontram-se hoje com ocupação plena, revelaram à Lusa fontes daquelas unidades de Saúde do Alentejo.

13h18 - PR assinou novo decreto do estado de emergência

O Presidente da República assinou o decreto do Governo que altera a regulamentação do estado de emergência. De acordo com a nota na página da Presidência da República, haverá "nova reflexão com os especialistas", nomeadamente quanto ao ano letivo em curso. 

13h13 - Pelo menos 2.041.289 mortos

A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 2.041.289 pessoas no mundo desde dezembro de 2019. Mais de 95.476.360 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia.

13h05 - Enfermarias e cuidados intensivos do Centro com lotação acima de 90%

As taxas de ocupação em enfermaria e unidade de cuidados intensivos para doentes Covid-19 na região Centro estão acima dos 90 por cento. Segundo a Administração Regional de Saúde do Centro as enfermarias dos hospitais da região estão com uma taxa de ocupação de 93%, idêntica a segunda-feira, e as unidades de cuidados intensivos passaram de 89 para 91%.

12h58 - Administradores hospitalares dizem que "hora é grave" e que tutela tem de liderar resposta

A Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH) considera que "a hora é grave" e que compete ao Ministério da Saúde liderar a resposta à crise, garantir tranquilidade à população e coordenação e ativação de meios no terreno.

"A hora é grave. É necessário manter a clareza do propósito. As dificuldades ultrapassam-se com medidas coordenadas e concretas", defendem os administradores hospitalares em comunicado.

Para a APAH, "o único instrumento que o sistema de saúde tem para controlar a pandemia – o rastreio ativo de contactos – deve ser, de uma vez por todas, capacitado em termos de meios humanos", seguindo as instruções da Organização Mundial da Saúde e do Centro Europeu de Controlo de Doenças. Este reforço, defende, deve ser maximizado através do alargamento dos meios de diagnóstico.

12h42 - Médicos responsabilizam Governo por falta de planeamento e pedem mais meios

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) responsabilizou hoje o Ministério da Saúde, Governo e Presidente da República pela falta "inaceitável" do adequado planeamento da resposta à pandemia de covid-19 e pediu reforço dos meios.

Em comunicado, a SMZS sublinha que vários hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo estão "em situação de rutura, sendo incapazes de assegurar o adequado atendimento de ‘doentes covid’ e ‘não covid’ em tempo útil".

Para o sindicato, a falta de meios humanos, de camas e até de oxigénio tem levado à acumulação dos doentes em maca, à porta dos hospitais e nas ambulâncias.

12h25 - Luís Filipe Vieira está infetado

O presidente do Benfica está infetado com o novo coronavírus. A notícia é revelada esta terça-feira, horas depois do Sport Lisboa e Benfica ter revelado que foram diagnosticados 17 novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2 "entre staff, equipa técnica e jogadores", referindo ainda o clube que aguardava decisão da DGS sobre se se deve apresentar em competições nos próximos 14 dias.

Em comunicado, o Benfica confirmou, entretanto, que o Luís Filipe Vieira, de 71 anos, "está infetado com Covid-19 e assintomático".



11h46 - Casos no Benfica. DGS remete para clube decisão sobre o restante plantel.

Um esclarecimento da Direção-Geral da Saúde esta terça-feira sublinha que devem ser os clubes desportivos a decidir sobre o restante plantel.

"A Autoridade de Saúde territorialmente competente, avaliadas as circunstâncias e o risco, decide sobre os jogadores que ficam isolamento, por motivo de doença, e sobre os jogadores que ficam em isolamento profilático, por serem considerados contactos de risco. A decisão quanto ao restante plantel é da responsabilidade dos clubes desportivos", refere.

O Sport Lisboa e Benfica revelou esta terça-feira que foram diagnosticados 17 novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2 "entre staff, equipa técnica e jogadores", referindo ainda o clube que aguardava decisão da DGS sobre se se deve apresentar em competições nos próximos 14 dias.

11h35 - Faltam recursos humanos para hospital de campanha em Lisboa

Está prevista para esta semana, a abertura do hospital de campanha, junto à Cidade Universitária, em Lisboa. O espaço está montado desde o início da pandemia.
O único obstáculo ainda por resolver é o processo de contratação dos recursos humanos necessários para o funcionamento desta unidade.

11h21 - Lar de Vila Nova de Cerveira vive situação de "calamidade"

O provedor da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, classifica de "calamidade" a situação do lar Maria Luísa, com 66 utentes infetados com o vírus SARS-CoV-2, sendo que três estão hospitalizados.

"Estamos a viver uma situação de calamidade. É de facto dramático. Pedi ao presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira para reunir, de urgência, a comissão municipal de proteção civil para analisarmos esta situação", afirmou Rui Cruz à agência Lusa.

Rui Cruz explicou que, "além dos 63 utentes infetados, que permanecem no lar, 32 de um total de 52 funcionários da instituição - entre administrativos, profissionais de saúde e auxiliares - também foram contaminados. Entre sábado e segunda-feira, morreram quatro utentes com Covid-19.

10h53 - "Oportunidade perdida"

Filipe Frois, coordenador do Gabinete de Crise da Ordem dos Médicos, diz à Antena 1 que este novo confinamento não vai ter os resultados desejáveis no alívio da pressão hospitalar. O pneumologista garante que o encerramento das escolas é uma decisão inevitável para conseguir controlar a propagação do vírus.


10h23 - Alunos de escola de Lisboa em protesto

Cerca de 30 alunos da Escola Secundária Padre António Vieira estão concentrados à porta do estabelecimento de ensino a contestar a continuação de aulas presenciais.

Em declarações à agência Lusa, os alunos queixam-se de transportes públicos "apinhados" e da impossibilidade de cumprir distanciamento social nas salas de aula.

10h09 - Votos confinados

No total, são 12.906 eleitores, entre idosos em lares e pessoas em confinamento obrigatório por estarem infetadas, que vão poder votar sem sair à rua até quarta-feira. O secretário de Estado adjunto da Administração Interna explicou, em entrevista à RTP, como se desenrola este processo.
"O processo vai ser extremamente simples. Tem havido ações de formação com as equipas que foram constituídas pelas câmaras municipais, que vão de lar em lar e de casa em casa onde estão os confinados recolher os respetivos votos", afirmou Antero Luís.

O governante acrescentou que estes procedimentos decorrem "com todas as exigências que a Direção-Geral da Saúde aprovou".

Questionado sobre as expectativas para o próximo domingo, dia das eleições, o secretário de Estado disse estar "tudo a postos".

"Vamos ter nas eleições de domingo uma situação diferente da que aconteceu na semana passada. Vamos ter mais de 12 mil mesas de voto, mais duas mil do que nas anteriores eleições", sublinhou.

9h56 - Autarcas do Porto encerram espaços junto ao mar e rios

Os autarcas da Área Metropolitana do Porto vão encerrar os espaços públicos junto ao mar e aos rios, passadiços, parques infantis e em alguns casos até os parques urbanos.
O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto, Marco Martins, diz que vai ser feito um reforço de vigilância para garantir que a proibição de circular é mesmo cumprida.

9h51 - 17 casos no Benfica

O Sport Lisboa e Benfica revelou esta terça-feira que foram diagnosticados 17 novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2 "entre staff, equipa técnica e jogadores".

O clube aguarda agora a decisão da Direção-Geral da Saúde sobre se deve apresentar-se em competições nos próximos 14 dias.

9h35 . Quase mil mortos na Alemanha

Nas últimas 24 horas registaram-se 989 óbitos e 11.369 novos contágios na Alemanha.

Desde o início da pandemia houve 2.052.028 infetados e morreram 47.622 pessoas.

O máximo de contágios registou-se no passado dia 18 de dezembro com 33.777 infeções em 24 horas.

9h11 - Alemanha vai prolongar confinamento até 15 de fevereiro

De acordo com a agência Reuters, a Alemanha deverá prolongar as atuais restrições até 15 de fevereiro. As escolas também devem permanecer fechadas.

8h24 - Mais 586 mortes e 21.734 novos casos na Rússia

A Rússia reportou esta terça-feira mais 586 mortes e 21.734 novos casos nas últimas 24 horas.

Os dados oficiais apontam para um total de 66.623 mortos e 3.612.800 infetados desde o início da pandemia.

8h09 - GNR e PSP detiveram quatro pessoas por desobediência civil e aplicaram mais de 200 autos por incumprimento de regras

Numa nota enviada à comunicação social esta terça-feira, o Ministério da Administração Interna confirma que houve várias detenções, multas e estabelecimentos encerrados nos primeiros dias deste confinamento, entre 8 e 14 de janeiro, quando já vigorava o Estado de Emergência, mas ainda antes do novo confinamento.

Desde logo, a GNR e PSP detiveram quatro pessoas por crime de desobediência, três das quais por violação da obrigação de confinamento obrigatório. Foram ainda encerrados 16 estabelecimentos que não cumpriam as normas estabelecidas.

Foram ainda instaurados 249 autos no mesmo período, sete por incumprimento de uso de máscara ou viseira nos transportes públicos, 18 por incumprimento de uso de máscara ou viseira em locais fechados, 60 por incumprimento de regras de ocupação, permanência e distanciamento físico, 55 por incumprimento de horários de funcionamento, sete por realização celebrações e eventos, 45 por consumo de bebidas alcóolicas na via pública, três por incumprimento de limites de lotação dos transportes públicos, 19 por incumprimento de regras das autoridades de saúde e ainda 35 por incumprimento do uso de máscara na via pública.

7h39 - Marcelo renovou apelo

O Presidente da República e candidato à reeleição visitou o Centro Social e Paroquial da Azambuja e avisou que a pressão sobre os hospitais pode atingir todos os doentes com e sem Covid-19.


7h23 - Ponto de situação

O Governo apertou o confinamento. Há novas regras para cumprir.

Desde logo, é proibida a circulação entre concelhos ao fim de semana. É também proibida a permanência em espaços públicos de lazer, como por exemplo em jardins.O primeiro-ministro afirmou ontem que este não é o momento para procurar exceções, mas para cumprir regras.


Passa ainda ser proibido o consumo de bens alimentares à porta de estabelecimentos ou nas imediações.

O Governo pediu ainda às câmaras municipais o encerramento de parques infantis e desportivos e de zonas como frentes ribeirinhas.

As universidades sénior e os centros de dia e convívio também vão fechar.
Só as escolas vão permanecer abertas, com ensino presencial. Os ATL voltam a abrir.
Novas restrições para as empresas
É proibida a venda ao postigo. Estão abrangidos todos os negócios, como por exemplo as lojas de vestuário e as livrarias.
O mesmo acontece no ramo alimentar. Vai ser proibida a entrega ao postigo de bebidas, incluindo café. Os restaurantes dos centros comerciais têm de fechar, mesmo que estejam em regime de venda para fora.

São ainda proibidos saldos e promoções.
Todos os estabelecimentos passam a encerrar às 20h00 durante a semana e às 13h00 ao fim de semana. Os super e hipermercados podem encerrar, ao fim de semana, às 17h00.
Teletrabalho
O Governo quer ainda reforçar a obrigatoriedade do teletrabalho. Por isso, os trabalhadores que precisam de se deslocar têm de possuir uma declaração escrita da entidade patronal.

As empresas de serviços com mais de 250 trabalhadores têm de enviar à Autoridade das Condições do Trabalho a lista dos funcionários cujo trabalho presencial é indispensável. Essa lista terá de ser entregue até quarta-feira.

As forças de segurança vão ainda reforçar a fiscalização do cumprimento das regras.
Nível de risco mais grave abrange 155 concelhos
É mais de metade dos 308 concelhos de Portugal. A explosão de novos casos após o período do Natal fez disparar o número de infeções.

No período de 23 de dezembro a 5 de janeiro, estavam 57 concelhos no risco mais grave. Nos últimos 14 dias, os municípios no nível de risco extremo subiram de 57 para 155. São mais 98.

Só na Área Metropolitana de Lisboa, onde estão os concelhos mais populosos do país, estão em risco extremo dez dos 18 concelhos.

A nível nacional os casos mais graves são Cuba, Mêda, Figueira de Castelo Rodrigo e Aguiar da Beira.

Nestes quatro concelhos, há mais de quatro mil casos por 100 mil residentes, ou seja, nos últimos 14 dias mais de quatro por cento da população foi infetada.
O quadro em Portugal
Foi ontem atingido um novo máximo diário de mortes: 167, para um total de 9028 óbitos desde o início da pandemia.

O último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde reportou ainda mais 6702 casos confirmados de infeção.

Nos hospitais, foram ultrapassados os cinco mil internamentos: mais 276 pessoas.

Os casos mais graves também aumentaram: mais 17 pessoas, para um total de 664.
Na região de Lisboa, a pressão nos hospitais é cada vez maior.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 2.031.048 mortos resultantes de mais de 94,9 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

A Comissão Europeia está a ser alvo de críticas por causa da deslocação a Portugal na semana passada.Três comissários entraram de quarentena devido a contactos próximos com o ministro português das Finanças, que está com Covid-19.