Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto
Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Pedro Nunes - Reuters

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23H35 - Idosos do Fundão não votaram antecipadamente apesar de inscritos via Segurança Social

Idosos de lares do Fundão não votaram antecipadamente nas eleições presidenciais, apesar a inscrição ter sido feita através de um link enviado pela Segurança Social, disse hoje à Lusa o responsável de uma das instituições.

Em declarações à agência Lusa, o provedor da Santa Casa da Misericórdia do Fundão, Jorge Gaspar, frisou que a instituição se limitou a seguir as recomendações da respetiva tutela, tendo sido "surpreendida" pelo facto de os idosos terem ficado fora do voto antecipado.

"Seguimos as recomendações do email, que nos pedia a inscrição dos idosos - caso a caso e detalhadamente - através de um link. Foi o que fizemos", disse.

Detalhando que a Misericórdia tem três estruturas residenciais, referiu que a situação abrangeu um total de 49 idosos que tinham manifestado intenção de votar antecipadamente e que acabaram por não o poder fazer.

Jorge Gaspar frisa ainda que a mensagem de correio eletrónico da Segurança Social também explicava que a inscrição era para posterior "articulação" com o Ministério da Administração Interna (MAI), pelo que a instituição estava "plenamente convicta" de que, depois dessa inscrição, o processo seria encaminhado.

"Se houve falhas foi nessa `articulação posterior`, porque nós seguimos o que a estrutura que nos tutela indicou", reiterou Jorge Gaspar, sublinhando que a comunicação da Segurança Social não fazia qualquer referência à necessidade de repetir a inscrição na plataforma do MAI.

23h20 - Mais de 150 membros da Guarda Nacional dos EUA infetados após inauguração de Joe Biden

Entre 150 e 200 guardas da Guarda Nacional destacados para garantir a segurança em Washington durante a inauguração de Joe Biden e Kamala Harris, testaram positivo para o coronavírus que causa a Covid-19.

As cerimónias ficaram marcadas por grandes medidas de segurança na capital norte-americana, devido à invasão do edifício do Capitólio a 6 de janeiro. Além de barreiras de arame farpado, foram colocados vários postos de controlo, operados pela Guarda Nacional.

De acordo com uma fonte do corpo militar, sob anonimato, o número de infetados poderá vir a subir, mas deverá manter-se uma fração dos 25.000 guardas destacados na cidade nos últimos dias.

Os militares têm estado a planear o regresso de milhares de tropas às suas diversas unidades espalhadas pelo país. Nos próximos 10 dias, cerca de 15.000 guardas deverão abandonar a capital.

Os EUA registaram quinta.feira mais de 4.000 mil óbitos com Covid-19, pelo segundo dia consecutivo.

23H02 - Ministra da Agricultura infetada com SARS-CoV-2

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, testou positivo ao novo coronavírus, segundo indicou a tutela em comunicado. A governante está sem sintomas e em isolamento domiciliário, e vai manter a agenda trabalhando à distância.

23h00 - OMS garante que máscaras em tecido permanecem eficazes

A Organização Mundial de Saúde quis dissipar dúvidas e garantiu que as máscaras de tecido, as mais utilizadas, se mantêm eficazes para evitar o contágio com o SARS-CoV-2, apesar das novas variantes.

"As máscaras em tecido, não cirúrgicas, podem ser utilizadas por todas as pessoas com menos de 60 anos que não apresentem problemas de saúde particulares", sublinhou a responsável da OMS para a gestão da pandemia, Maria Van Kerkhove.

"Nas zonas onde o vírus circula, as máscaras devem ser colocadas mal as pessoas estejam apinhadas e que seja impossível manter-se a menos de um metro de distância umas das outras, assim como em locais pouco ou mal arejados", acrescentou em conferência de imprensa.

A garantia está a ser ignorada pelas maiores potências europeias.

A Alemanha e a Áustria decidiram obrigar ao uso de mascaras médicas (cirúrgicas ou FFP2) nos locais de comércio e nos transportes públicos.

O Governo francês apelou à não utilização das máscaras de tecido, especialmente as feitas em casa, por as considerar insuficientes para filtrar os vírus, especialmente na presença das novas variantes, consideradas mais contagiantes.

"Os países são livres de adotar as medidas que considerem necessárias", reagiu Maria Van Kerkhove. Apesar do maior risco de infeção, "não temos qualquer indicações que o modo de transmissão se tenha alterado", sublinhou. Por isso, neste estádio, quanto às recomendações em vigor, "não temos intenções de as modificar".

22h45 - Brasil ultrapassa os 215 mil mortos

Brasil registou mais 56.552 novos casos de contágio, de acordo com o Ministério da Saúde, o número total de pessoas infetadas com o coronavírus SARS-CoV-2 no país é agora de 8.753.920.

Os óbitos são agora 215.243, depois de mais 1.096 nas últimas 24h.

Hoje é o quarto dia consecutivo em que o país sul-americano soma mais de mil vítimas mortais diárias, no momento em que o país atravessa uma segunda vaga da pandemia.

No Brasil, país lusófono mais afetado pelo novo coronavírus e um dos mais atingidos do mundo, a taxa de letalidade da doença permanece em 2,5%.

22h25 - Joe Biden prevê "muito mais do que 600 mil mortos" nos Estados Unidos

O Presidente norte-americano admitiu que a pandemia de Covid-19 fará muito mais do que 600 mil mortos nos Estados Unidos

"Estamos com 400 mil mortos e deveremos atingir muito mais do que 600 mil", declarou o novo inquilino da Casa Branca, que nunca antes tinha evocado um balanço desta magnitude.

"As famílias têm fome", acrescentou, antes de assinar diversos decretos de luta contra a crise alimentar que afeta milhões de americanos. "Devemos agir".

22h10 -Madeira com mais 123 casos e um total de 1.875 infeções ativas

A Madeira sinalizou hoje 123 novos casos de covid-19 e 79 recuperações, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é de 1.875, com 74 pessoas hospitalizadas.

Entre os casos reportados hoje, três são importados - dois provenientes da França e um da Região de Lisboa e Vale do Tejo - e 120 de transmissão local.

O arquipélago passa a contabilizar 4.185 casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia, dos quais 1.875 estão ativos, e 31 óbitos associados à doença.

21h55 - Uma semana com tantos mortos como os primeiros três meses de pandemia

21h45 - Infeção em três funcionários cancela vacinação de utentes de lar em Valença

O processo de vacinação dos utentes e funcionários do lar da Misericórdia de Valença, que deveria iniciar-se no sábado foi cancelado após a confirmação de infeção pelo vírus SARS-Cov-2 em três funcionários, disse hoje o vice-provedor.

Em declarações à agência Lusa, Hermenegildo Alves adiantou que o primeiro caso de infeção de um funcionário surgiu, na terça-feira, sendo que na quinta-feira foram testados os 64 utentes da Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) e os cerca de 40 funcionários, sendo surgido mais dois casos entre os trabalhadores".

"Os testes feitos aos idosos tiveram todos resultado negativo, mas as três infeções nos funcionários, sendo que apenas um teve contacto direto com os utentes, levou ao cancelamento do processo de vacinação que deveria iniciar amanhã" (sábado), explicou o vice-provedor.

Segundo Hermenegildo Alves, na próxima semana as autoridades de saúde procederão à realização de novos testes.

21h30 - Autarca de Reguengos vacinado devido a cargo de gestão num lar


21h15 - Presidente e Governo prioritários no plano de vacinação contra a Covid-19

21h00 - Amadora Sintra antecipa abertura de nova UCI com 15 camas

20h45 - Lisboa, Viseu e Coimbra abrem hospitais de campanha

20h30 - Portugal é o pior país do mundo nas taxas de infeção e de mortalidade

20h25 - Variante sul-africana do SARS-CoV-2 detetada em Portugal

Um caso de infeção pela nova variante de coronavírus surgida na África do Sul foi detetado em Lisboa.

O Instituto Ricardo Jorge já confirmou tratar-se de um sul-africano residente em Portugal, que terá chegado a Lisboa pouco depois do Natal.

O caso identificado em Portugal, através da sequenciação genómica, foi já reportado pelo INSA às autoridades de saúde, que estão já "a realizar as devidas diligências para o rápido rastreio de contactos e interrupção da potencial cadeia de transmissão", referiu o INSA.

20h20 - Instituto de Medicina Legal reforça capacidade de frio para cadáveres em hospitais

O Instituto de Medicina Legal indicou hoje que reforçou a "capacidade de frio" nos serviços médico-legais e hospitais para que, face ao aumento da mortalidade em contexto de pandemia, os cadáveres possam ser "conservados adequada e dignamente".

Numa nota à comunicação social, o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF) refere que "procedeu ao reforço da capacidade de frio em 15 dos seus serviços médico-legais", acrescentando que tal medida "tem permitido garantir que os corpos que neles dão entrada direta sejam conservados adequada e dignamente".

O INMLCF adianta que "estendeu" o reforço da "capacidade" de frio aos hospitais, "permitindo a conservação, nos termos referidos", dos "corpos das pessoas que neles vêm falecendo de covid-19".

"Sempre que tal se revelar necessário, o INMLCF voltará a robustecer esta capacidade", conclui a nota.

20h05 -  França ultrapassa 3 milhões de casos

A França registou 23.292 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de casos para 3.011.257, desde o início da pandemia, segundo as autoridades francesas.

O número de novas hospitalizações no país devido ao vírus tem vindo a subir, com 1.857 admissões nas últimas 24 horas e 25.908 no total. Destas hospitalizações, 2.912 pacientes estão nos cuidados intensivos.

A Academia de Medicina francesa indicou hoje que as máscaras artesanais não têm eficácia comprovada, reforçando assim um apelo feito pelo ministro da Saúde, Olivier Véran, para se dar preferência às máscaras cirúrgicas.

A Academia recomendou ainda que as pessoas falem o menos possível nos transportes públicos, incluindo falar ao telemóvel, para evitar a projeção de gotículas.

19h55 - TAP propõe acordo com tripulantes para vigorar até final de 2024

A TAP propôs ao Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) um acordo de emergência, no âmbito da reestruturação da companhia, que deverá vigorar até final de 2024, com a redução de 25% do vencimento.

De acordo com a proposta que a TAP apresentou ao sindicato, a que a Lusa teve acesso, e onde são suspensas várias cláusulas do acordo de empresa (AE) destes profissionais, o "acordo entrará em vigor no dia seguinte ao da sua publicação no Boletim do Trabalho e Emprego e vigorará até 31 de dezembro de 2024, sem prejuízo do que resultar do processo de revisão global do AE", também prevista.

19h35 - Mais de 400 idosos em lares votaram antecipadamente a Norte

Mais de 400 idosos residentes em lares votaram antecipadamente na região Norte para as eleições Presidenciais de domingo, com os distritos do Porto e Braga a apresentar o maior número de votantes nesta modalidade instituída devido à covid-19.


O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) anunciou hoje a disponibilização de mais 30 camas em enfermaria, para um total de 202, na sequência do novo crescimento de incidência e pressão existente no internamento de doentes com covid-19.

Numa nota de imprensa, o CHL anuncia que, "devido ao novo crescimento de incidência da covid-19 e à pressão existente no internamento covid-19", com elevado volume de doentes internados em camas de nível I, o conselho de administração determinou ativar o nível V do Plano de Resposta covid-19 -- camas nível I.

As camas desta tipologia são as utilizadas nas enfermarias.

Aquele nível do Plano de Resposta preconiza "a disponibilização de 202 camas de nível I, localizadas na torre nascente do Hospital de Santo André, em Leiria, e no Serviço de Medicina Interna no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira", com efeitos desde quinta-feira.

O conselho de administração adianta que estas medidas "serão monitorizadas - e divulgada a sua atualização - sempre que considerar necessário.

19h05 -Polícia Municipal do Porto vai integrar equipas de intervenção da PSP

A partir das 00:00 de sábado, todo o efetivo e meios operacionais da Polícia Municipal do Porto vão integrar as equipas de intervenção covid-19 da PSP, após uma requisição por esta autoridade, disse hoje à Lusa fonte daquela polícia.

"A PSP requisitou todo o efetivo e todos os meios operacionais da Polícia Municipal [PM] do Porto. À meia-noite de hoje, a PM vai integrar as equipas de intervenção covid-19 nas ações de fiscalização, sob comando da PSP", explicou fonte do Comando Metropolitano do Porto da PSP.

Esta colaboração acontece depois de na quinta-feira o superintendente-chefe da PSP, Magina da Silva, ter enviado ao presidente da câmara do Porto, Rui Moreira, uma carta, na qual sinaliza que "o agravamento da crise pandémica (...) exige das instituições uma cooperação próxima".

Na carta refere-se que é aconselhado que "seja garantida a unidade de comando de toda a ação policial destinada a fiscalizar o cumprimento das medidas restritivas impostas pelo Estado de Emergência", conforme é revelado numa publicação da câmara do Porto no seu `site` oficial.

18h55 - Reativados dois hospitais privados no Algarve agora geridos pelo SNS
18h47 - Madrid aperta restrições para conter pandemia

Face à multiplicação de contágios, a região de Madrid anunciou esta sexta-feira o agravamento das restrições para fazer face à pandemia de Covid-19.

O recolher obrigatório é antecipado assim uma hora, para as 22h00. A partir de segunda-feira e durante pelo menos 15 dias, os estabelecimentos comerciais, os bares e os restaurantes, deverão passar a fechar às 21h00.

Nas zonas de restauração só poderão estar no máximo quatro pessoas por mesa e as reuniões entre pessoas que não vivam na mesma casa ficam proibidas, ao mesmo tempo que as pessoas mais idosas são convidadas a não sair de casa.

"O novo cenário obriga a mudar as regras do jogo", justificou o responsável pela Saúde da região madrilena, Enrique Ruiz Escudero, em conferência de imprensa.

A "forte presença" da variante inglesa do SARS-CoV-2 foi invocada para explicar a "tendência para o crescimento" das infeções, que atingiu os 875 casos por 100 mil habitantes nas duas últimas semanas. Cerca de nove por cento dos casos foram atribuídos à variante inglesa.

"Uma taxa que duplica a cada semana" e que, associada às reuniões e festejos do fim de 2020, explica a explosão de casos em Madrid, referiu Escudero.

18H37 - Famílias apoiadas em Valença passam de 30 para 200 em dez meses de pandemia

O número de famílias de Valença apoiadas pela Câmara local passou de cerca de 30, antes da pandemia de covid-19, para 200 que, atualmente, recebem bens alimentares todos os meses, um aumento de 700%s, foi hoje divulgado.

"De cerca de 30 famílias apoiadas, antes da pandemia, o número disparou para 200, a receberem, mensalmente, ajuda alimentar do município de Valença, que já investiu 10.600 euros para aquisição de géneros alimentares", destaca um comunicado da autarquia da segunda cidade do distrito de Viana do Castelo.

Na nota, o município presidido pelo social-democrata Manuel Lopes referiu que o aumento exponencial de apoio, nomeadamente no que se refere a géneros alimentares, "é resultado da atual crise pandémica, que colocou dezenas de famílias em dificuldade".

18h25 - Casos entre crianças em idade escolar quase duplicam em menos de um mês no Algarve

O número de crianças em idade escolar no Algarve infetadas com o novo coronavírus quase duplicou desde o Natal, face aos nove meses anteriores, informou hoje a delegada de Saúde regional.

"Desde o início da pandemia e até ao Natal, nós temos 872 casos em crianças até aos 16 anos, em idade escolar. E depois, desde o Natal e até há dois dias, tínhamos 818. Portanto, num período muito mais curto um número quase equivalente", disse Ana Cristina Guerreiro.

A responsável, que falava na habitual conferência de imprensa promovida pela Comissão Distrital de Proteção Civil de Faro, esclareceu que este aumento, provocado por transmissões familiares, está em linha com todo o país.

"Desde o início da época escolar, foram surgindo muitos casos, que vinham de transmissão familiar. E a investigação epidemiológica fazia com que muitas das turmas fossem para casa em isolamento profilático. O que provocou, em todo o país, um número muito grande de turmas no domicilio e um número elevado de casos que antes não tinha existido, um número tão grande de crianças em idade escolar com teste positivo", acrescentou.

De acordo com a delegada de Saúde regional, no Algarve, que teve uma média de 350 a 400 casos diários nos últimos dez dias, o "momento é complicado e de exigência, tal e qual como em todas as regiões no país".

Desde o início da pandemia, a região soma um total de 13.910 casos confirmados até quinta-feira.

Estão ativos 5.074 e 233 pessoas encontram-se internadas, das quais 33 nos cuidados intensivos e 17 ventilados.

18h15 - Portugal na lista de países de "alta incidência" da Alemanha

A Alemanha incluiu Portugal no grupo de mais de 20 países e territórios considerados de "alta incidência" da pandemia de covid-19, aos quais se aplicam restrições de viagens.

Neste grupo, além de Portugal, estão Albânia, Andorra, Bolívia, Bósnia, Egito, Espanha, Emirados Árabes Unidos, Eslovénia, Estados Unidos, Estónia, Irão, Israel, Colômbia, Kosovo, Letónia, Líbano, Lituânia, Macedónia do Norte, México, Montenegro, Panamá, República Checa, Sérvia e Territórios Palestinianos.

O Instituto Robert Koch (RKI), em colaboração com os Ministérios do Interior e da Saúde alemães, atualizou esta tarde a classificação dos países segundo o seu risco epidemiológico, levando Berlim a determinar restrições de viagens para os 20 de mais "alta incidência".

A decisão, que entra em vigor às 00:00 locais de domingo (23:00 de sábado em Lisboa), implica que os viajantes desses países terão que apresentar um teste duplo negativo para entrar na Alemanha.

O primeiro teste deve ser feito até 48 horas antes do voo e entregue à chegada; o segundo pode ser feito a partir do quinto dia de quarentena, e será obrigatório para os viajantes desses países de "alta incidência".

A classificação, decidida no início de janeiro, prevê três outros grupos de países: "Áreas preocupantes devido à variante" do vírus, "Áreas de risco particularmente elevado" e regiões "não consideradas áreas de risco".

No primeiro grupo estão os países onde foram detetadas as variantes do novo coronavírus mais preocupantes no momento: Brasil, Reino Unido e África do Sul, além da Irlanda.

Todos os outros países estão incluídos no grupo de risco, exceto duas regiões na Grécia (Ática e Egeu do Norte) e uma na Noruega (Innlandet), que viram os seus dados melhorar nos últimos 10 dias.

18h10 - Boris Johnson reconhece que variante inglesa pode ser mais mortífera

O primeiro-ministro do Reino Unido reconheceu esta sexta-feira que, além de mais contagiosa, a nova variante do SARS-CoV-2 que surgiu na Inglaterra em setembro, pode não ser apenas mais contagiante mas também mais fatal.
"Parece agora igualmente que há provas de que a nova variante, a variante que foi identificada pela primeira vez em Londres e no sudeste, pode estar ligada a um maior grau de mortalidade", declarou Boris Johnson em conferência de imprensa em Downing Street.

O conselheiro para a ciência do Governo britânico, Patrick Vallance, referiu contudo que são necessários mais estudos e que "há muita incerteza quanto aos números".

Vallence referiu que, entre os homens com mais de 60 anos, o risco de mortalidade com o coronavírus é de 10 em mil, que se eleva para 13 a 14 em mil com a nova variante.

18h00 - Espanha regista 42.885 novos casos e 400 mortes nas últimas 24 horas

A Espanha registou hoje 42.885 novos casos de covid-19, elevando para 2.499.560 o total de infetados até agora no país, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol. 

As autoridades sanitárias também contabilizaram mais 400 atribuídas à covid-19 (menos quatro do que na quinta-feira), passando o total de óbitos para 55.441.

O nível de incidência acumulada (pessoas contagiadas) em Espanha continua a aumentar, passando de quinta para sexta-feira de 796 para 829 casos diagnosticados por 100.000 habitantes nos 14 dias anteriores.

As regiões com os níveis mais elevados são as da Extremadura (1.449), Múrcia (1.333), Comunidade Valenciana (1.245), Castela e Leão (1.215), La Rioja (1.208) e Castela-Mancha (1.158).

Nas últimas 24 horas, deram entrada nos hospitais 3.713 pessoas com a doença, das quais 662 na Comunidade Valenciana, 601 em Madrid, 577 na Andaluzia e 545 na Catalunha.

Em todo o país há 27.462 pessoas hospitalizadas com a covid-19, o que corresponde a 22% das camas, das quais 3.908 pacientes em unidades de cuidados intensivos, 38% das camas desse serviço.

17h45 - Urgências do Hospital Santa Maria sob pressão "elevadíssima"

Está a registar-se uma "elevadíssima pressão assistencial" nas urgências do Hospital Santa Maria, reconheceu à RTP a diretora daquele serviço, Anabela Oliveira, ao fim da tarde, perante um novo cenário de "comboio de âmbulâncias".

"Tivemos de inventar espaços" para acolher os doentes, acrescentou, revelando que, cada vez que se abre uma enfermaria, 24 horas depois "está cheia".
Já Joaquim Daniel Lopes Ferro, presidente do Conselho de Administração, lembrou que o serviço de urgência do hospital já foi ampliado cinco vezes, e que há agora 230 camas de enfermaria e 65 camas nos cuidados intensivos para doentes Covid. "Isto não se faz de um dia para o outro", referiu.

17h28 - Montemor-o-Velho entrega cabaz de alimentos para alunos com apoio

O município de Montemor-o-Velho vai continuar a disponibilizar refeições escolares aos alunos do escalão A e B da ação social com a entrega de um cabaz de alimentos para duas semanas, foi hoje anunciado.

Em comunicado enviado à agência Lusa, este município do distrito de Coimbra salienta que a autarquia "prossegue a sua missão de reforçar o auxílio aos que se encontram numa situação de maior fragilidade, procurando mitigar o impacto deste novo confinamento geral".

17h22 - Itália regista 13.633 novas infeções e 472 mortes nas últimas 24 horas

A Itália registou 13.633 novas infeções pelo novo coronavírus e 472 mortes nas últimas 24 horas, enquanto a percentagem de casos positivo em todos os testes realizados se mantém em 5,1%, anunciou hoje o ministério da Saúde.

No total foram contabilizados 2.441.854 casos de infeções desde o início da pandemia no país em fevereiro, e 84.674 mortos.

Nas últimas 24 horas recuperaram 27.676 doentes.

O número de pessoas internadas nos hospitais ascende a 21.691, com 2.390 em unidades de cuidados intensivos, enquanto 477.972 permanecem em suas casas sem sintomas ou com sintomas leves. A região da Lombardia (norte) permanece a mais afetada pela pandemia.

17h16 - Faculdades da Universidade do Porto podem realizar exames à distância desde que seja "exequível"

O conselho de diretores da Universidade do Porto (U.Porto) decidiu hoje que quando for "exequível" os exames podem ser realizados à distância e que cada faculdade pode criar uma época especial para os estudantes impossibilitados devido à pandemia.

Em resposta à agência Lusa, a Universidade do Porto afirmou que o conselho de diretores das 14 unidades orgânicas se reuniram para analisar e ponderar sobre o decreto do Governo que determina a suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais, sem prejuízo das épocas de avaliação em curso.

17h13 - Ex-ministro Nuno Crato lamenta fecho de escolas de "forma abrupta" e sem planeamento

O ex-ministro da Educação Nuno Crato lamentou hoje que as escolas tenham sido encerradas de "forma abrupta", quando a evolução da pandemia de covid-19 fazia prever há semanas que era inevitável encerrar pelo menos os ensinos secundário e superior.

"É pena que tenha sido feito desta forma abrupta, quando seria ideal que tivesse tido a programação possível. Mesmo agora, seria desejável que houvesse um mínimo de previsão sobre o que se passará de seguida. Ninguém acredita que se esteja a falar de uma suspensão por duas semanas apenas", disse à agência Lusa o matemático que assumiu a pasta da Educação e da Ciência, como independente, no Governo liderado por Pedro Passos Coelho.

16h56 - Reino Unido registou 1.401 mortes mas infeções desaceleraram

O Reino Unido registou 1.401 mortes e 40.261 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, divulgou o Governo britânico, que hoje também apresentou números que dão sinal de uma desaceleração da pandemia covid-19 no país.

O número de mortes de hoje foi superior às 1.290 mortes notificadas na véspera.

Entre 16 e 22 de janeiro de 2021, foram registadas 8.686 mortes, o que equivale a uma média diária de 1.241 e a um aumento de 16,4% em relação aos sete dias anteriores.

O número de novos casos reportados hoje, 40.261, também foi superior ao de quinta-feira 37.892, mas inferior à média diária de 38.270 registada entre 16 e 22 de janeiro de 2021, período em que 267.892 receberam um resultado de teste positivo, uma redução de 25,3% em relação aos sete dias anteriores.

16h19 - Hospitais do Centro continuam a aumentar número de camas

Os hospitais da região Centro voltaram a aumentar a vagas em enfermaria para doentes da covid-19, totalizando agora 1.267 camas, disse hoje à agência Lusa fonte da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

Na quinta-feira, foram abertas mais 41 camas na região, de acordo com aquele organismo, embora tenham sido internadas em enfermarias mais 47 pessoas.


16h12 - Cabo Verde prevê receber cerca de 220 mil vacinas da Pfizer para 20% da população

Cabo Verde prevê receber ainda no primeiro trimestre deste ano cerca de 220 mil doses de vacinas contra a covid-19 da Pfizer e imunizar 20 por cento da sua população, anunciou hoje o ministro da Saúde e da Segurança Social.

16h10 - Covilhã vai ter estrutura de retaguarda hospitalar

A Covilhã vai ter uma estrutura de retaguarda hospitalar, com cerca de 30 camas, que visa ajudar a aliviar a pressão no Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) face à covid-19, anunciou hoje o presidente daquele município.

Vítor Pereira explicou que a estrutura ficará no Seminário do Verbo Divido, no Tortosendo, e que a instalação resulta de uma articulação entre a Câmara da Covilhã, o CHUCB e o Agrupamento de Centros de Saúde da Cova da Beira.

16h07 - Guiné-Bissau regista mais oito casos positivos

A Guiné-Bissau registou na quinta-feira mais oito casos positivos de covid-19, aumentando o total acumulado para 2.525, anunciou hoje o Alto-Comissariado para a Covid-19.

Segundo dados divulgados no boletim diário, na rede social Facebook, na quinta-feira foram detetados mais oito casos positivos.

O boletim diário indica também que há 68 casos ativos no país e 2.406 recuperados.

16h00 - Técnicos de emergência pré-hospitalar criticam falta de coordenação do INEM

O sindicato dos técnicos de emergência pré-hospitalar criticam a falta de coordenação que faz com que as ambulâncias se acumulem nas urgências dos hospitais e diz que já propôs equipas de reforço, mas não recebeu resposta.

15h52 - Humanidade vai ter de conviver com doença no futuro próximo - enviado OMS

A humanidade vai poder ter de conviver com a covid-19 no futuro próximo, tal como o faz com a sida, outra doença originada num vírus de origem animal, disse hoje o enviado especial para a pandemia na Organização Mundial de Saúde David Nabarro.

“Eu evito falar da vida depois da covid. Penso que este vírus vai provavelmente viver com a raça humana no futuro próximo. (…) Penso que a humanidade deve aprender a viver com a covid como uma presença constante”, afirmou, durante um webinar organizado pela consultora Global Counsel, questionado pelo antigo comissário europeu Peter Mandelson.

Nabarro, britânico formado em medicina e com uma larga experiência em missões internacionais de combate à malária, ébola ou gripe das aves, lembrou que o VIH é outro vírus de origem animal que afeta os humanos e com cuja doença, a sida, têm de conviver.

“Mas encontrámos formas de adaptar as nossas vidas pessoais e cuidados de saúde, para se seja possível, graças aos cientistas, viver com os riscos colocados pelo VIH. A humanidade foi capaz de empurrar o VIH para uma situação em que é uma ameaça com a qual podemos viver”, vincou.

15h46 - OMS prevê reduzir preço dos testes nos países em vias de desenvolvimento

A Organização Mundial da Saúde, através dos programas UNITAID e FIND, anunciou hoje um acordo que pode reduzir a metade o preço dos testes médicos ao covid-19 que vão ser produzidas para os países em vias de desenvolvimento.

Graças a este acordo, o preço do teste médico pode vir a baixar de cinco para dois dólares e meio, conseguindo-se cobrir 50 por cento das necessidades dos países mais vulneráveis e com sistemas de saúde frágeis.

15h40 - Vacina começou a ser administrada no Brasil sem doses suficientes para primeira fase

A vacina chinesa CoronaVac começou a ser administrada no Brasil, mas sem que haja doses suficientes sequer para imunizar toda a população-alvo definida para a primeira fase. A reportagem é do correspondente da RTP no Rio de Janeiro, Pedro Sá Guerra.


15h36 - Turquia vai receber mais 10 milhões de doses da vacina chinesa

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse hoje que o país deve receber mais 10 milhões de doses da vacina chinesa CoronaVac no fim de semana.

Falando após as orações em Istambul, Erdogan adiantou que a entrega de um segundo lote de vacinas tinha sido aprovada pela China.

15h32 - Reino Unido e Alemanha acreditam já estar a reverter a tendência de subida de novas infeções

O governo de Angela Merkel fala mesmo num claro reflexo das medidas restritivas aplicadas durante o Natal e o Ano Novo.


15h26 - Hospital de Santarém instala contentores para reforçar Urgências a partir de fevereiro

O Hospital de Santarém está a instalar duas estruturas modulares junto às Urgências, para reforçar, a partir do início de fevereiro, a capacidade de resposta, geral e pediátrica, aos utentes suspeitos ou infetados com o novo coronavírus.

15h20 - Hospital de Santo António começa a administrar segunda dose da vacina contra a covid-19

O hospital de Santo António, no Porto, já decorre a segunda fase da vacinação dos profissionais de saúde. São mais de duas mil pessoas.


15h09 - OMS cautelosa sobre "produtos promissores" apresentados na RDCongo

Os dois "produtos congoleses" anunciados pelo Presidente da República Democrática do Congo (RDCongo), Félix Tshisekedi, como "promissores contra a covid-19" suscitaram uma resposta cautelosa por parte da Organização Mundial de Saúde (OMS).

"A vacina é uma obrigação. Mas também favorecemos o tratamento curativo. Penso que temos dois produtos que prometem, pelo menos pelos resultados iniciais que apresentam. São produtos congoleses. Vamos promovê-los", disse o chefe de Estado a 11 de janeiro.

Um destes produtos, o "Manacovid", é vendido nas farmácias Kinshasa sem receita médica por 110 dólares (pouco mais de 90 euros) o frasco, segundo uma reportagem da AFP em dezembro, uma soma astronómica num país onde dois terços da população vivem com menos de dois dólares por dia.

"O medicamento Manacovid é feito a partir de plantas medicinais locais", disse o homem que afirma ser o seu inventor, Etienne-Flaubert Batangu Mpesa, do centro de investigação farmacêutica Luozi (CRPL), na província de Congo-Central.

O Manacovid recebeu uma "autorização de comercialização" de cinco anos, de acordo com um documento oficial consultado pela AFP.

Numa carta de 07 de janeiro, o Ministro da Saúde congolês Eteni Longondo saudou os resultados dos "ensaios clínicos realizados" num hospital, adiantado que o ministério da Saúde "irá acompanhar o resto do processo".

A OMS acolheu estes anúncios com cautela.

15h05 - Pressão é particularmente preocupante nos hospitais da região de Lisboa

Apesar de todos os esforços para expandir a capacidade de resposta, os profissionais de saúde lembram que há um limite e pedem à população que os ajude ficando em casa.


14h55 - Hospital de Santo António no Porto com 3.510 vacinados até ao fim do mês

O Centro Hospitalar e Universitário do Porto (CHUP) conta ter até, ao final da próxima semana, 3.510 profissionais vacinados contra a covid-19, num processo com um registo "relativamente banal" de efeitos secundários adversos, disse hoje o diretor clínico.

"Tivemos 14 notificações ao serviço de saúde ocupacional, todas elas previstas. Dito de forma grosseira, são sintomas gripais: febre, dores de cabeça, dores musculares, cansaço. São efeitos secundários relativamente banais e triviais. Não registamos reação anafilática à injeção. O processo tem corrido muito bem. Vacinamos um profissional por minuto", disse José Barros.

14h42 - Surto em lar de Aljustrel com 32 utentes e 10 funcionárias infetados

Um total de 32 utentes e 10 funcionárias do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Aljustrel, no distrito de Beja, está infetado com o coronavírus SARS-CoV-2, devido a um surto na instituição, revelou hoje o provedor.

14h17 - Portugal tem mais 13.987 casos de infeção e 234 óbitos, nas últimas 24 horas

Nas últimas 24 horas em Portugal, foram identificados mais 13.987 casos de infeção e 234 mortes devido à Covid-19. Há mais 6.434 casos ativos no país e mais 7.830 casos em vigilância.

No entanto, o boletim epidemiológico desta sexta-feira revela que há mais 7.830 casos de recuperação.

Em Lisboa e Vale do Tejo foram registados mais 5.983 casos, no Norte mais 4.270, na região Centro mais 2.670, no Alentejo mais 19 e no Algarve mais oito. Também no arquipélago dos Açores foram contabilizados mais 30 casos de covid-19 e mais 84 na Madeira.

O maior número de mortos nas últimas 24 horas foi confirmado na região de Lisboa e Vale do Tejo (mais 111 óbitos).

Os internamentos também continuam a aumentar: há mais 149 doentes com covid-19 internados em enfermarias e mais 13 em Unidades de Cuidados Intensivos.

Desde o início da pandemia, Portugal já contabilizou um total de 609.136 casos de covid-19 e 9.920 óbitos.

14h13 - Especialista alerta para perigo de coexistência das estirpes britânica e brasileira

Miguel Castanho, professor de Bioquímica e investigador do Instituto de Medicina Molecular, considera que se sabia, desde o início de janeiro, que a estirpe britânica estava em Portugal. A possibilidade de a estirpe brasileira chegar a Portugal e de ambas coexistirem é uma hipótese que pode trazer preocupações. Ambas são extremamente contagiosas.

"A coexistência das estirpes pode ser pior do que a soma" de ambas, alertou Miguel Castanho.

No entanto, considera que as vacinas têm uma elevada eficácia e não é expectável que as novas estirpes possam causar problemas de maior.

O especialista lembra que o mundo científico está a desenvolver novos testes rápidos que podem ser muito importantes para o controlo da pandemia.

14h06 - Escritor Mia Couto testou positivo

O escritor Mia Couto testou positivo à Covid-19.

Numa altura em que a covid-19 atinge números muito preocupantes também em Moçambique, o autor reconhecido interncaionalmente disse, numa entrevista à RTP, que é boa altura para a elite moçambicana repensar na necessidade de criar um sistema de saúde para todos.

14h04 - PSP interrompe exame em escola privada de Cascais mas instituição diz que cumpria a lei

A PSP interrompeu hoje um exame, com 43 alunos, que decorria numa escola privada de Cascais, para fazer cumprir as medidas de confinamento decretadas devido à pandemia de covid-19, mas a instituição alega que estava a cumprir a lei.

O comissário da PSP de Lisboa Artur Serafim referiu que as autoridades receberam "várias denúncias anónimas" de que um grupo de 43 estudantes do 10.º ano iria realizar um teste no colégio St. Dominic's International School, no concelho de Cascais, distrito de Lisboa.

"Imediatamente fomos para o local e verificámos que estavam na escola 23 alunos e que mais 20 estariam a caminho. Contactámos a diretora e sensibilizámos para a necessidade do cumprimento das medidas. Os pais foram contactados e levaram os alunos para casa", adiantou.

Já a administradora e diretora pedagógica da instituição, Catarina Formigo, ressalvou que, apesar do colégio ter acatado a ordem das autoridades, o entendimento é que o teste poderia ser realizado.

"Devo dizer que os senhores agentes da PSP foram corretíssimos, mas acredito que houve um mal-entendido por parte das autoridades. O decreto do Governo prevê que os alunos possam realizar os testes", apontou.

13h55 - Pandemia já matou pelo menos 2.092.736 pessoas no mundo

A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 2.092.736 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias AFP.

Mais de 97.457.370 casos de infeção devido ao SARS-CoV-2 foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia, dos quais pelo menos 59.236.900 pessoas já foram consideradas curadas.

13h51 - Números diários de infeções e óbitos vão manter-se muito altos

As escolas não são os principais focos de infeção, mas o encerramento ajuda a travar os contágios. Ainda assim, vários especialistas alertam que vai demorar até se ver o reflexo da medida nos números diários de infeções e óbitos, que vão manter-se muito altos.


13h44 - Políticos vão passar a estar no grupo prioritário do Plano de Vacinação contra a Covid-19

Numa entrevista ao semanário Expresso, o coordenador do plano, Francisco Ramos, confirma que essa alteração está em cima da mesa. E não é a única mudança, já que os Bombeiros e as Forças de Segurança passam a estar também incluídos.


13h38 - Hospital da Guarda tem 103 doentes internados e vai aumentar área de internamento

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda vai aumentar a capacidade de internamento para doentes com covid-19 no Hospital Sousa Martins por ter apenas uma cama disponível no Serviço de Medicina Intensiva, foi hoje anunciado.

Segundo fonte do Conselho de Administração da ULS da Guarda, presidido por João Barranca, no Hospital Sousa Martins estão internados 103 doentes nas três áreas Covid e 11 nos cuidados intensivos.

"No internamento Covid 1 temos 44 camas e estão todas ocupadas. No [internamento] Covid 2 estão 38 camas e encontram-se todas ocupadas. No [internamento] Covid 3, que abriu na quinta-feira, estão dez camas e todas também ocupadas. Por fim, no Serviço de Medicina Intensiva (SMI), das 12 camas, temos 11 ocupadas", descreveu a mesma fonte.

O Conselho de Administração da ULS da Guarda adianta que "está a fazer todos os esforços para reforçar os recursos humanos nos internamentos Covid e conseguir, assim, abrir mais 12 camas (Enfermaria Covid 3) e mais quatro camas de cuidados intensivos".

A unidade de saúde indica que também está a proceder ao reforço dos profissionais.

13h31 - Treinador do Real Madrid está infetado

O treinador francês Zinedine Zidane teve um teste positivo ao novo coronavírus, informou hoje o Real Madrid na sua página oficial, dois dias depois de a equipa ser afastada da Taça do Rei de futebol.

"O Real Madrid comunica que o nosso treinador Zinedine Zidane teve resultado positivo à covid-19", indica o clube, num curto comunicado.

Zidane, de 48 anos, falha para já os próximos jogos dos ‘merengues’, a visita no sábado ao Alavés e a receção em 30 de janeiro ao Levante, ambos da Liga espanhola de futebol, competição em que é segundo, atrás do Atlético Madrid.

13h24 - Boavista sub-23 deteta sete casos positivos e adia jogo na Liga Revelação

A equipa sub-23 do Boavista tem sete infetados com o novo coronavírus, entre futebolistas e membros do ‘staff’, e adiou o jogo com o Portimonense, da quarta jornada da segunda fase da Liga Revelação, foi hoje anunciado.

"O Boavista informa que foram detetados sete casos positivos e colocou imediatamente em prática o protocolo de atuação para a covid-19 indicado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Está prevista a realização de nova ronda de testes ao grupo para os próximos dias", lê-se em comunicado publicado no sítio oficial dos ‘axadrezados’ na Internet.

13h16 - Sobe para seis o número de mortes em lar de Vila Nova de Cerveira

O surto de covid-19 no Lar Maria Luísa, em Vila Nova de Cerveira, já provocou a morte de seis utentes, sendo que outros seis idosos se encontram hospitalizados "em estado grave".

13h07 - Autarcas apelam a vacinação urgente de bombeiros

Os autarcas de Santiago do Cacém e Alcácer do Sal (Setúbal) apelaram hoje à vacinação urgente das corporações de bombeiros e defenderam que as equipas de socorro devem ser prioritárias, face ao agravamento da pandemia de covid-19.

"Apelo para que seja considerada também prioritária a vacinação dos elementos que fazem parte das equipas de socorro dos corpos de bombeiros", disse o presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, num ofício enviado ao primeiro-ministro, António Costa.

Sem pôr em causa "a importância e o esforço de vacinação dos profissionais de saúde, população mais idosa e doentes de risco", o autarca defendeu que os bombeiros "deverão integrar o grupo prioritário" no plano de vacinação em curso, indicou um comunicado da câmara.

"Face ao número crescente de casos confirmados e de mortes devido à covid-19", os bombeiros, "pelo trabalho que realizam" e "resposta importante que dão no transporte de doentes, incluindo suspeitos e confirmados com covid-19, deverão integrar o grupo prioritário no plano de vacinação em curso", destacou.

Para o autarca, é importante que se "avance com urgência para a vacinação destas equipas de socorro", de forma a garantir a "proteção e segurança dos bombeiros, para que possam continuar a dar uma resposta pronta e eficaz junto das populações".

Já o presidente da Câmara de Alcácer do Sal, Vítor Proença, que também defendeu junto da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a vacinação dos bombeiros, estendeu a sua preocupação aos funcionários municipais que "têm sido submetidos a elevados riscos na defesa do serviço público".

Num ofício enviado à ANEPC, o autarca apelou "à urgência na vacinação dos elementos das corporações de bombeiros sujeitos a riscos no transporte de doentes" e que estão "na primeira linha" de combate à pandemia, "expostos a tantos riscos na contração da covid-19".

Também o presidente da Câmara Municipal da Lousã enviou uma carta ao primeiro-ministro apelando para que seja dada prioridade à vacinação dos bombeiros contra a covid-19.

O autarca, Luís Antunes, refere "que estes cidadãos e cidadãs, na sua maioria voluntários, desempenham um papel fundamental na estrutura de socorro, estando na "linha da frente", tendo contacto – em espaços confinados, nomeadamente nas células sanitárias das ambulâncias e durante períodos prolongados – com doentes infetados ou suspeitos de infeção por COVID-19", explica.

Os bombeiros devem ser integrados no "grupo prioritário de vacinação em curso", para continuarem a garantir "com a máxima segurança e tranquilidade" reposta às populações, na emergência pré-hospitalar e também ocorrências como incêndios e acidentes rodoviários, sustenta o autarca.

12h58 - Surto em lar de freguesia rural do Crato "resolvido"

O surto de covid-19 num lar e centro de dia em Vale do Peso, no concelho de Crato (Portalegre), que provocou quatro mortos, está "resolvido".

A diretora técnica do Lar e Centro de Dia Nossa Senhora da Luz, Alexandra Martins, explicou que "todos" os utentes receberam alta médica na quinta-feira.

"A 15 de janeiro, a carga viral na nossa instituição já era muito reduzida, mas temos ainda em casa três funcionários", disse.

12h47 - Autoridades de Hong Kong vão confinar bairro com nove mil pessoas

Milhares de habitantes de um dos bairros mais pobres e densamente povoados de Hong Kong vão ficar sujeitos a medidas de confinamento devido à propagação do vírus SARS-CoV-2, divulgou hoje a imprensa local.

Trata-se da primeira medida de confinamento sanitário contra o covid-19 ordenada pelas autoridades da Região Administrativa Especial de Hong Kong desde o início da pandemia. A ordem visa o bairro de Yau Tsim Mong, um dos 18 distritos de Kowloon, território continental pertence à região administrativa.

Segundo o jornal South China Morning Post, a medida vai interditar a partir de hoje todas as pessoas que vivem na zona onde foi detetado um elevado número de infeções do novo coronavírus. Os habitantes ficam impedidos de sair de casa, a não ser que apresentem resultados negativos dos testes médicos de despistagem.

A quarentena vai incidir sobre cerca de nove mil pessoas que habitam 150 prédios do bairro e deve entrar em vigor nas próximas horas.

12h30 - Centro Hospitalar do Baixo Vouga com 103 profissionais infetados

O Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), que agrega os hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja, tem 103 profissionais de saúde infetados com covid-19, revelou hoje o conselho de administração.

12h20 - Centro Hospitalar de Trás-os-Montes tem 142 internados e margem para expandir

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro regista atualmente 142 doentes internados com covid-19, mas ainda tem capacidade para abrir mais camas, adiantou hoje a diretora clínica que teme o aumento de internamentos nas próximas semanas.

12h01 - Treinador do Real Madrid Zinedine Zidane testou positivo à Covid-19

12h00 - Parcómetros de Gaia suspensos até final de fevereiro

As empresas que gerem o estacionamento concessionado em Vila Nova de Gaia não vão cobrar parcómetros até ao final de fevereiro e será a câmara a assumir a perda de receita, divulgou hoje aquela autarquia do distrito do Porto.

11h46 - Mortalidade em Portugal durante 2020 foi 10,6% superior à média dos anteriores cinco anos

O número de mortes em Portugal durante 2020 foi 10,6 % maior em relação à média dos anteriores cinco anos, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), que registou 123.409 óbitos, mais 12.220 do que entre 2015 e 2019.

No dia 31 de dezembro, registavam-se 6.906 mortes atribuídas à covid-19, ou seja, 56% do excesso de mortalidade de 2020 em relação à média 2015-2019.

De acordo com dados preliminares do INE, durante os primeiros dois meses do ano passado a mortalidade foi inferior ao período de referência dos cinco anos anteriores, mas depois de terem sido diagnosticados os primeiros casos de contágio pelo novo coronavírus, todos os meses aumentou a mortalidade em excesso.

Desde março até ao fim de 2020, houve 101.669 mortes em Portugal, mais 13.495 em relação à média do mesmo período medido entre 2015 e 2019.

Um quinto das mortes na primeira semana de 2021 foram atribuídas à covid-19, indica o INE, que registou 3.634 mortes no total, mais 830 do que a média do mesmo período entre 2015 e 2019. (Lusa)

11h37 - Reservas de sangue. Secretário de Estado da Saúde responde a apelo

11h34 - Vinte mortos nos cinco surtos ativos em lares de Torres Vedras

Os cinco surtos ativos em lares de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, já causaram 20 mortos e mais de duas centenas de pessoas continuam infetadas, segundo o mais recente boletim epidemiológico deste concelho do distrito de Lisboa.

11h33 - Hungria vai comprar 2 milhões de doses da vacina russa

11h27 - Turquia diz que pode receber ainda este fim-de-semana 10 milhões de doses da vacina chinesa

11h26 - Agência de notícias Reuters escreve que Portugal está a ficar sem camas nos hospitais para receber doentes e cita um médico que diz que "estamos a ter uma experiência semelhante a uma situação de guerra"

11h23 - Universidade de Évora pára "todas" as avaliações presenciais

A Universidade de Évora anunciou a suspensão de "todas as atividades de avaliação presenciais", como "medida adicional" para "evitar um maior número de casos de Covid-19".

Em comunicado, a reitora, Ana Costa Freitas, explica que esta decisão, que vigora a partir desta sexta-feira, "partiu da necessidade de responder ao comunicado do Conselho de Ministros".

11h22 - Figueira da Foz encerra marginal e passadiços

A Câmara Municipal da Figueira de Foz decretou o encerramento da marginal Figueira-Buarcos e passadiços, numa ação conjunta com PSP e Polícia Marítima, para evitar aglomeração de pessoas.

"O objetivo é evitar o ajuntamento de pessoas", afirmou o autarca Carlos Monteiro, ouvido pela agência Lusa.

11h17 - Países desfavorecidos com melhor acesso a testes antigénicos

Os países mais desfavorecidos terão acesso mais fácil a testes antigénicos rápidos e a metade do preço atual, anuncia a Unitaid, organização internacional avalizada pela OMS.

O acordo entre a Unitaid e a Fundação para o Diagnóstico Inovador "irá aumentar a capacidade das empresas que fabricam estes testes rápidos de deteção de antigénios e satisfazer cerca de metade das necessidades estimadas para países de rendimento baixo e médio, e reduzir o preço para metade, de cinco dólares (4,11 euros) para 2,5 dólares (2,05 euros) cada", afirmou Hervé Verhoosel, porta-voz da Unitaid.

De acordo com o mesmo porta-voz, cerca de 264 milhões de testes poderão ser produzidos nos 12 meses após o acordo.

11h08 - Novos dados de mortalidade do INE

Na primeira semana de 2021, de 4 a 10 de janeiro, foram registados em Portugal 3634 óbitos, mais 563 do que na última semana de 2020 e mais 830 do que a média de 2015 a 2019, adianta o Instituto Nacional de Estatística.

"Do total de óbitos na primeira semana de 2021, 729 óbitos foram por Covid-19, correspondendo a 20,1 por cento do total", acrescenta o INE.

10h55 - África com mais 1.030 mortes e 28.067 infetados nas últimas 24 horas

10h30 - Estudantes de Coimbra preocupados com "indefinição nas avaliações"

A Associação Académica de Coimbra (AAC) mostrou-se hoje preocupada com a indefinição das avaliações dos estudantes do ensino superior, após as medidas de suspensão da atividade letiva nas universidades.

"A Associação Académica de Coimbra, perante as recentes medidas de suspensão da atividade do Ensino Superior, vem demonstrar a sua preocupação com a atual indefinição avaliativa e consequente 'burnout' dos estudantes no 2.º semestre", afirmou a AAC, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

10h08 - China com testes em larga escala em Pequim e Shangai

As autoridades chinesas estão a testar em Pequim e Shangai todas as pessoas dos hospitais e de várias áreas da cidade para controlar um aumento de casos que se verifica há uns dias.

09h55 - Médico alemão dos cuidados intensivos diz à Reuters que os casos não aumentaram devido ao Natal e passagem de ano porque os alemães seguiram as orientações e aderiram às medidas de confinamento

09h53 - Politicos e bombeiros podem integrar grupo dos prioritários a vacinar

Lisboa, 22 jan 2021 (Lusa) -- O grupo de trabalho para o plano de vacinação contra a covid-19 está a preparar uma proposta para incluir os titulares de altos cargos de decisão e os bombeiros entre os prioritários a vacinar.

Numa entrevista ao jornal Expresso, o coordenador da 'task-force', Francisco Ramos diz que está a ser trabalhada uma proposta "para que possam ser incluídos entre os prioritários os titulares de altos cargos de decisão", considerando que "é essencial estarem protegidos".

09h43 - Cálculos apontam para pressão hospitalar muito elevada nos próximos dois meses
 09h41 - Rússia produz vacinas mas apenas vacinou percentagem muito baixa da população

09h26 - Resposnsáveis de saúde alemães dizem que estão a verificar uma ligeira quebra no número de casos

09h17 - Pneumologista explica características da estirpe britânica
 09h07 - Vacinação de atletas para os Jogos Olímpicos

A vacinação contra a covid-19 de cerca de duas centenas de pessoas afetas à missão de Portugal para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, no verão, está em cima da mesa, disse à Lusa o Comité Olímpico de Portugal.

08h54 - Anthony Fauci acredita que combate à pandemia será agora mais eficaz, depois da saída de Trump

Teve uma relação complicada com Donald Trump durante anos. Agora, o maior especialista em doenças infeciosas nos Estados Unidos fala numa sensação de alívio, com a mudança na Casa Branca. Anthony Fauci acredita que o combate à pandemia será mais eficaz, agora que a administração Trump faz parte do passado.
 08h26 - Férias escolares forçadas para público e privado

08h25 - Hungria assinou um acordo para comprar a vacina russa Sputnik V

É o primeiro país da União Europeia a comprar esta vacina à Rússia.

Desalinhada com o resto da UE, a Hungria decidiu avançar para a compra da vacina russa contra a Covid-19.

A vacina já foi oficialmente aprovada pelas autoridades de saúde de Budapeste.

Este movimento representa uma quebra na política europeia de aquisição conjunta de vacinas contra a Covid 19.

08h23 - Fronteiras abertas, testes rápidos e plano de vacinação rigoroso

Os líderes europeus analisaram alguns dos temas que afetam os 27 da União Europeia face à pandemia de Covid-19.

O primeiro-ministro salientou esta noite que os líderes europeus chegaram a um acordo para o reconhecimento mútuo dos testes rápidos da Covid-19, adiantando que este passo facilitará "a confiança" na liberdade de circulação no espaço europeu.

António Costa anunciou esta medida após ter participado por videoconferência numa cimeira informal de líderes da União Europeia destinada a coordenar entre os Estados-membros as medidas de combate à Covid-19.


08h22- Titulares de órgãos de soberania devem passar a prioritários na vacinação contra a covid-19

Os membros do Governo e o Presidente da República estavam excluídos dos grupos prioritários para a vacina contra a Covid-19. No entanto, os titulares de órgãos de soberania devem agora ser passar a integrar a lista de prioridades. É o que admite o coordenador da Comissão Técnica que desenhou o plano nacional de vacinação.

16 mil pessoas podem passar a integrar o grupo prioritário, incluindo titulares de altos cargos de decisão, bombeiros e membros das Forças Armadas.


08h19 - Rússia com mais 21.513 casos e 580 vítimas mortais

08h10 - Transportes rodoviários reduzidos na AMLisboa durante o encerramento das escolas

Os transportes rodoviários da Área Metropolitana de Lisboa (AML) serão reduzidos para corresponder à frequência com que circulam durante as férias escolares, na sequência do anúncio, pelo Governo, de encerramento das escolas a partir de hoje, anunciou a AML.

08h02- Algarve Medical deve pedir reembolso dos 30 ventiladores avariados

A administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) disse à Lusa que cabe ao Algarve Biomedical Center (ABC) pedir o reembolso dos 30 ventiladores avariados, mas esta entidade descarta responsabilidades e remete o processo para o CHUA.

Os aparelhos foram comprados pelo ABC em abril de 2020, com dinheiro doado pela Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), mas não passaram nos testes efetuados pelos Serviços de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) tendo os autarcas reclamado o reembolso de 1,3 milhões de euros.

7h53 - Índia reporta mais 163 mortes e mais de 14 mil casos

As autoridades de saúde da Índia registaram 163 mortes associadas à Covid-19 e 14.545 novos casos nas últimas 24 horas.

Desde o início da pandemia, a Índia registou mais de 10,6 milhões de casos do novo coronavírus (10.625.428), mantendo-se como o segundo país com mais infeções, atrás dos Estados Unidos, que no último balanço registavam mais de 24,6 milhões.

A Índia é o terceiro país do mundo com mais óbitos, a seguir aos Estados Unidos e ao Brasil, de acordo com a contagem da Universidade norte-americana Johns Hopkins. O país acumula 153.032 mortes.

7h20 - Alemanha acima das 50 mil mortes

O total de óbitos causados pelo novo coronavírus na Alemanha ultrapassou os 50 mil, segundo os últimos dados do Instituto Robert Koch (RKI).

Desde o início da pandemia, a Alemanha reportou 50.642 mortes. Nas últimas 24 horas, morreram 859 pessoas.

O RKI registou, no mesmo período, 17.862 novas infeções. O total aumentou assim para 2.106.262.

O número de pessoas que recuperaram da doença é de aproximadamente 1.780.200.

A chanceler alemã, Angela Merkel, e os chefes de governo regionais, decidiram esta semana prorrogar até 14 de fevereiro as atuais restrições na atividade pública, incluindo a suspensão de aulas presenciais.

7h11 - Ponto de situação

Portugal vai suspender as ligações aéreas com o Reino Unido. É mais uma medida para travar a pandemia e entra em vigor à meia-noite.

O objetivo é diminuir o risco de contágio da nova variante do vírus detetada no Reino Unido e que já é responsável por muitos casos em Portugal.

A medida foi ontem anunciada pelo primeiro-ministro. António Costa participou por videoconferência numa cimeira informal de líderes da União Europeia.
António Costa explicou que só haverá voos para repatriar portugueses e britânicos.
Escolas fechadas
O encerramento, em vigor a partir desta sexta-feira, afeta todos os estabelecimentos de ensino do primeiro ciclo ao ensino secundário.Os pais com filhos até aos 12 anos de idade têm as faltas justificadas e são apoiados com 66 por cento do salário.

 As universidades estão também encerradas. Os exames já marcados para hoje são a exceção.

Desta vez, não há ensino à distância. É uma interrupção letiva.

Fecham também as creches e os ATL.
A medida está em vigor pelo menos durante os próximos 15 dias.
Belém promulga
Marcelo Rebelo de Sousa promulgou entretanto as medidas de apoio às famílias no âmbito da suspensão das atividades letivas. O anúncio consta de uma nota na página da Presidência da República.
Foi também promulgado o diploma que regulamenta as novas medidas do estado de emergência. E ainda o diploma que altera as contraordenações no âmbito da situação da calamidade, contingência e alerta.
Outras medidas
O Governo anunciou também o encerramento das lojas do cidadão. O atendimento nos restantes serviços públicos passa a ser feito por marcação.A proibição de circulação entre concelhos volta a vigorar entre as 20h00 desta sexta-feira e as 5h00 de segunda-feira no território continental. Há algumas exceções, desde logo para votar nas presidenciais.

Foram ainda suspensos os prazos de todos os processos não urgentes nos tribunais. Tal como no primeiro confinamento, em março do ano passado, apenas serão apreciados casos com presos, menores em risco, insolvências e violência doméstica.

Sempre que possível, as diligências vão ser feitas por videoconferência.
Missas suspensas
A Conferência Episcopal Portuguesa determinou a suspensão de missas. É já a partir de sábado.

A catequese e "outras atividades pastorais que impliquem contacto" estão também canceladas "até novas orientações". O que for possível será feito através da internet.
Hospitais da Grande Lisboa em situação difícil
As unidades tentam expandir as suas capacidades de internamento, mas estão a enfrentar limites dos meios técnicos e dos recursos humanos.

O quadro em Portugal
O país voltou ontem a estabelecer um novo um máximo de mortes associadas à Covid-19: em 24 horas, morreram 221 pessoas.

O boletim epidemiológico de quinta-feira reportou mais 13.544 casos confirmados de infeção.

Foram internadas, entre quarta e quinta-feira, mais 137 pessoas. Nos cuidados intensivos estavam 702 pessoas.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 2.075.698 mortes resultantes de mais de 96,8 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou na última noite que os passageiros europeus que se desloquem a França para viagens não essenciais serão obrigados a apresentar um teste PCR negativo realizado com pelo menos 72 horas de antecedência.

A decisão foi conhecida após as conclusões do Conselho Europeu dedicado à crise sanitária.

Os trabalhadores fronteiriços e trabalhadores dos transportes terrestres estão isentos de apresentar o teste. A medida entra em vigor a partir de domingo à noite.