Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Emilie Madi - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional. Nas últimas 24 horas, Portugal registou 291 mortos (um novo máximo) e 10765 novos casos de Covid-19.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23h22 - Brasil volta a somar mais de mil mortes e de 60 mil casos em 24 horas

O Brasil voltou hoje a somar mais de mil mortes (1.214) devido à covid-19 e registou 61.963 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, informou o Ministério da Saúde brasileiro.

Com este aumento no número de óbitos e infeções pelo novo coronavírus, o Brasil, com cerca de 212 milhões de habitantes, ultrapassou hoje a barreira dos 8,9 milhões de diagnósticos positivos (8.933.356) e totaliza agora 218.878 vítimas mortais desde o início da pandemia.

22h38 - Hospital Amadora-Sintra atualiza número de doentes transferidos para 48

Em comunicado, o Hospital Amadora-Sintra anuncia que são 48 os doentes que estão a ser transferidos para outros hospitais devido a problemas no fornecimento de oxigénio. Todos os doentes estão infetados com Covid-19 e estavam em enfermaria, ou seja, nenhum estava nos cuidados intensivos.

O hospital garante que "em momento algum estiveram em perigo de vida" e que os constrangimentos foram "colmatados com recurso a garrafas de oxigénio".

Destes doentes, 20 serão transferidos para o Hospital Santa Maria. Setúbal, Egas Moniz e hospital de campanha da Cidade Universitária também vão receber alguns destes doentes.

Rui Dias Santos, um dos administradores do Amadora-Sintra, não descarta a possibilidade de terem de ser transferidos ainda mais doentes. “Estamos a avaliar a possibilidade, dentro dos hospitais que nos estão a dar apoio, de podermos ter de transferir outros doentes sem ser Covid-19”, disse o enfermeiro-diretor aos jornalistas.


Os problemas na rede de distribuição de oxigénio estão relacionados com a alta pressão e a elevada taxa de ocupação no hospital. "Houve uma necessidade muito elevada de consumo de oxigénio que levou a algumas oscilações na pressão da rede", explicou Rui Dias Santos.

O hospital Amadora-Sintra é um dos que vive uma das piores situações a nível nacional, com 363 doentes com Covid-19 internados.

22h30 - Pfizer vai ter ajuda de outra farmacêutica na produção de vacinas

O grupo francês Sanofi vai disponibilizar as suas instalações para o fabrico da vacina do consórcio Pfizer - Biontech.

O acordo visa a produção de mais de 100 milhões de doses até ao final do ano para abastecer o mercado europeu.

A Sanofi está a desenvolver duas vacinas, mas a investigação está atrasada e não chegará ao mercado antes do final do ano.

22h22 - Atraso nas vacinas. UE poderá restringir exportações de fabricantes europeus

A União Europeia poderá restringir as exportações das vacinas Covid produzidas na Europa.

A possibilidade foi levantada depois de a Astrazeneca ter anunciado que não iria satisfazer a totalidade as entregas previstas para este trimestre.

As explicações da farmacêutica para o atraso não convencem Bruxelas, que admite recorrer aos tribunais caso o contrato não seja cumprido.

22h08 - Amadora-Sintra nega colapso da rede de oxigénio

Trinta e um pacientes do Hospital Amadora-Sintra estão a ser transferidos hoje à noite para outros hospitais de Lisboa devido a problemas no fornecimento de oxigénio, mas não houve colapso da rede de oxigénio, garante o hospital.

"Não houve colapso na rede de oxigénio do Hospital Fernando da Fonseca (Amadora -Sintra). Houve uma flutuação do débito de oxigénio", disse à Lusa Diana Ralha, assessora do Hospital Amaradora-Sintra

"Nossos tanques [dois tanques] têm imenso oxigénio. Não está em causa e nunca esteve em causa a vida dos doentes, porque assim que foram reportadas as flutuações no débito do oxigénio, estes doente iniciarem ventilação através de botijas, de cilindros de oxigénio que nós temos muitos, estamos muito bem fornecidos", sublinhou a assessora.

Segundo a assessoria do Hospital Amadora-Sintra, estão a ocorrer "transferências de doentes ventilados não invasivos, ou seja, doentes que não estão entubados, que tem uma máscara de oxigénio, que recebem o oxigénio através de botijas, 20 destes vão para o hospital de Santa Maria".

"Seis doentes estáveis, não ventilados, vão para o hospital de retaguarda da Cidade Universitária, e cinco vão para o hospital de retaguarda das Forças Armadas".

21h48 - Hospital Garcia de Orta abriu nova enfermaria para doentes Covid

O Hospital Garcia de Orta abriu esta terça-feira uma nova enfermaria. Tem capacidade para 33 camas, e dez foram imediatamente ocupadas.

O hospital tem uma taxa de ocupação de 300 por cento relativamente ao que previa o plano de contingência.

21h30 - Mundo chegou hoje à marca de 100 milhões de casos confirmados

O mundo atingiu hoje os 100 milhões de casos de covid-19, de acordo com dados independentes da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, país que integra com Índia e Brasil o conjunto de nações mais afetadas pela pandemia.

O número de casos positivos do novo coronavírus duplicou em apenas dois meses e 18 dias, visto que a `fasquia` dos 50 milhões de contágios foi alcançada em 08 de novembro, segundo as contas da mesma instituição.

Às 20:00 GMT, hora oficial de Lisboa, o mundo registava um total de 100.032.461 contágios, segundo os cálculos da Johns Hopkins.

Os Estados Unidos, com 25.362.794 casos são o país com mais infeções, seguido da Índia, com 10.676.838, e do Brasil, com 8.871.393.

A Rússia, com 3.716.228 casos confirmados, e o Reino Unido, com 3.700.235, fecham o `top cinco` de países mais afetados pela pandemia.

Portugal é o 26.º país do mundo com mais contágios acumulados desde o início da pandemia, com 653.878 casos, de acordo com a Johns Hopkins.

No que diz respeito ao número de mortos, o mundo regista, agora, 2.149.818 óbitos resultantes da pandemia.

Os Estados Unidos lideram também neste indicador, com 423.010 mortos, seguidos do Brasil, com 217.664, da Índia, com 153.587, do México, com 150.273 e do Reino Unido, com 100.358.

Neste campo, Portugal `cai` para o 31.º lugar da lista, com 11.012 mortos, ligeiramente abaixo da Suécia, que contabiliza 11.247 mortos (em 556.289 infeções) no 30.º lugar da lista.

20h55 - Falhas na distribuição de oxigénio obrigam Hospital Amadora-Sintra a transferir 31 doentes

O Hospital Amadora-Sintra está com problemas na distribuição de oxigénio devido à elevada taxa de ocupação e é obrigado a transferir 31 doentes para outros hospitais. Todos estes doentes são de enfermaria, sendo que 20 deles estão ventilados, mas com ventilação não invasiva, ou seja, não são doentes dos cuidados intensivos.
O hospital é um dos que vive uma das piores situações a nível nacional, com 363 doentes com Covid-19 internados.

A RTP sabe que o Amadora-Sintra está também a pedir ajuda a profissionais de saúde de outros hospitais para ajudar na transferência destes doentes.

20h51 - Maioria dos hospitais de Lisboa na fase final dos planos de contingência

Quase todos os hospitais da região de Lisboa estão na última fase dos planos de contingência.

Os hospitais dizem que o principal problema é a falta de recursos humanos.

O governo admitiu ter de enviar doentes Covid para o estrangeiro, mas a ministra da Saúde explicou na RTP que a solução é geograficamente difícil.

20h17 - Presidente do Brasil muda discurso e passa a defender vacinas

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, mudou hoje o tom do seu discurso sobre a pandemia, que colocava em causa a eficácia das vacinas contra a covid-19, e passou a defender que a vacinação em massa fará com que a "economia não deixe de funcionar".

"Já somos o sexto país que mais vacinou no mundo. Brevemente estaremos nos primeiros lugares, para dar mais conforto à população, segurança a todos e de modo que a nossa economia não deixe de funcionar", disse Bolsonaro num evento virtual promovido pelo banco Credit Suisse.

O chefe de Estado brasileiro, que é um dos líderes mais céticos do mundo em relação a covid-19, contradisse afirmações suas anteriores ao alegar que sempre defendeu a compra de "qualquer vacina, uma vez aprovada pela Anvisa" [Agência Nacional de Vigilância Sanitária].

Em novembro passado, Bolsonaro afirmou publicamente que não compraria doses da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, alegando que o imunizante - "vacina chinesa" - não tinha comprovação científica de eficácia aprovada pela Anvisa e, mesmo se tivesse, não interessava ao Governo brasileiro.

Os estudos sobre este medicamento no Brasil foram patrocinados por um rival político de Bolsonaro, o governador de São Paulo, João Doria.

A CoronaVac foi testada pelo Instituto Butantan, órgão de investigação científica ligado ao governo regional de São Paulo, e está a ser usada para imunizar a população depois de o Ministério da Saúde ter anunciado que compraria 46 milhões de doses do medicamento já negociadas pelo Butantan junto da Sinovac e parte da produção local do medicamento, que deverá começar de facto em outubro com a inalguração de uma nova fábrica e a atribuição da patente detida pelo laboratório chinês.

20h00 - Dois idosos já morreram no surto do lar da Misericórdia de Redondo

O surto de covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Redondo, no distrito de Évora, com um total de 72 infetados, já provocou a morte de dois utentes, disse hoje o provedor da instituição.

Em declarações à agência Lusa, o provedor da Misericórdia de Redondo, João Azaruja, indicou que o primeiro óbito no lar foi o de uma idosa de 95 anos e registou-se no dia 21 deste mês, tendo o segundo ocorrido hoje com a morte um homem com cerca de 80 anos.

19h50 - Ajuda internacional. Ordem dos Enfermeiros diz que "não nos vai salvar"

A bastonária Ana Rita Cavaco diz que a ajuda internacional "não nos vai salvar" e pede melhores condições para profissionais de saúde portugueses, nomeadamente os enfermeiros que emigraram.

A Ordem dos Enfermeiros lembra que há muitos enfermeiros portugueses emigrados e que podem regressar se tiverem melhores condições de trabalho.

19h40 - França regista mais de 22 mil novos casos do vírus

Nas últimas 24 horas foram detetados 22.086 novos casos de covid-19 em França, elevando assim o total de casos para 3.079.943 desde o início da pandemia, segundo divulgaram hoje as autoridades francesas.

O número de internamentos continua a subir, com mais de 2.000 novas hospitalizações desde segunda-feira.

Atualmente há 27.005 pessoas hospitalizadas e 3.081 desses pacientes estão internados nos cuidados intensivos.

19h33 - Novo decreto de estado de emergência prevê encerramento das fronteiras

À saída da reunião com o Presidente da República, o líder do CDS avançou que o novo decreto do estado de emergência, que deverá entrar em vigor no próximo fim-de-semana, admite o encerramento de fronteiras.

“Esta é uma possibilidade que estará inscrita no próximo decreto que dará hipótese ao Governo de acionar essa medida de encerramento das fronteiras para conter o avanço da pandemia”, disse Francisco Rodrigues dos Santos aos jornalistas.

O CDS é a favor desta medida, considerando que “quanto mais tarde a Europa tomar medidas para conter o avanço galopante desta pandemia, vamos estar a sacrificar vidas e a atingir recordes diários de mortalidade e contágios”.

Francisco Rodrigues dos Santos apresentou ainda a Marcelo Rebelo de Sousa a necessidade de estar consagrado neste estado de emergência a possibilidade de ensino online. O líder dos centristas acusa o Governo de se ter “escudado na sua incompetência”, ao falhar a promessa de garantir que todos os estudantes têm acesso a um computador para poderem ter aulas online.

Sobre a decisão de a vacinação ser alargada a titulares de cargos políticos e deputados, o líder do CDS considera ser “um mau exemplo para o país e um insulto aos que mais sofrem com esta pandemia, como os idosos”.

Francisco Rodrigues dos Santos considera errado que “milhares e milhares de políticos, à boleia deste despacho, possam ser vacinados de forma prioritária” numa altura em que “falta vacinar tantos idosos, forças de segurança, profissionais de saúde e outros doentes de risco”.

19h04 - Ajuda Internacional. Ordem dos Médicos admite recurso como última opção

A Ordem dos Médicos diz que não deve ser afastada a hipótese de um pedido de ajuda internacional para lidar com a pandemia.

É uma possibilidade que deve estar em cima da mesa, mas o bastonário, Miguel Guimarães, ouvido esta tarde pela Antena 1, defende que Portugal deve recorrer primeiro a todos os meios que tem disponíveis no país, como por exemplo no setor privado.

18h49 - Itália regista 10.593 novos casos e 541 mortes nas últimas 24 horas

A Itália registou 10.593 novos casos de covid-19 e 541 mortes nas últimas 24 horas, segundo dados do Ministério da Saúde no boletim de hoje, com um aumento de casos em relação a segunda-feira.

No total, 2.485.956 pessoas foram infetadas no país desde o início da emergência sanitária, em fevereiro de 2020.

Com as 541 pessoas que perderam a vida, aumenta para 86.422 o número de óbitos desde o início da pandemia.

Por outro lado, a pressão hospitalar continua a diminuir, pois dos 482.417 casos atualmente positivos, 21.355 estão hospitalizados com sintomas diversos, menos 118 do que no dia anterior, e nas Unidades de Cuidados Intensivos estão internados 2.372 pacientes, menos 49.

18h36 - Escolas deverão permanecer encerradas até ao Carnaval

Em declarações aos jornalistas após a reunião com o Presidente da República sobre a renovação do estado de emergência, a deputada do Partido Ecologista “Os Verdes” anunciou que a reunião “pouco ou nada trouxe de novidades”.

“O diploma será muito semelhante ao último que foi votado”, disse a deputada, que deixou três pistas sobre possíveis alterações: até meados de fevereiro, as escolas deverão permanecer encerradas; os livreiros vão poder abrir portas e as fronteiras poderão ser encerradas caso seja necessário.

Sobre o alargamento da vacinação a titulares de cargos políticos e deputados, o PEV está ainda a analisar qual a sua posição, mas Mariana Silva explica que “se se encontram políticos que sejam doentes de risco e que tenham de ser vacinados, concordamos que assim seja feito”.

18h18 - Espanha regista 36.435 novos casos e 591 mortes

A Espanha registou hoje 36.435 casos de covid-19, elevando para 2.629.817 o total de infetados até agora no país, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

As autoridades sanitárias também contabilizaram mais 591 mortes nas últimas 24 horas atribuídas à covid-19, passando o total de óbitos para 56.799.

Nas últimas 24 horas, deram entrada nos hospitais 3.710 pessoas com a doença, das quais 684 na Andaluzia, 657 na Comunidade Valenciana, 546 em Madrid e 450 na Catalunha.

Em todo o país há 30.815 pessoas hospitalizadas com a covid-19, o que corresponde a 24% das camas, das quais 4.433 pacientes em unidades de cuidados intensivos, 41% das camas desse serviço.

O Ministério da Saúde também informou hoje que há 267 casos confirmados em Espanha da variante detetada no Reino Unido da covid-19 e alertou para o aumento "significativo" que está a ser encontrado em algumas comunidades autónomas, "onde também tem havido transmissão secundária".

18h12 - PAN vai aprovar renovação do estado de emergência

À saída da reunião com o Presidente da República, o líder do PAN, André Silva, anunciou que o partido vai viabilizar a renovação do estado de emergência.

O deputado apela ao Governo para que “cumpra aquilo com que se comprometeu e implemente a transição digital em todos os estabelecimentos de ensino”. O partido comunicou ainda a Marcelo Rebelo de Sousa que “existem problemas graves de saúde mental em vários grupos etários, especialmente em pessoas que estão institucionalizadas”, apelando a que os idosos não sejam “abandonados e estejam semanas ou meses sem receberem uma visita”.

Sobre a decisão de a vacinação ser alargada a titulares de órgãos públicos, nomeadamente a deputados, André Silva anuncia que o partido entende que “os titulares de cargos políticos com elevada responsabilidade e elevada exposição devem ser vacinados, como o Presidente da República, presidente da Assembleia da República, primeiro-ministro e aqueles ministros ou secretários de Estado que estão na linha da frente, como a ministra da Saúde”.

“Relativamente aos deputados, não nos parece que seja um grupo prioritário”, acrescenta. “É fundamental que, dentro das prioridades, se mantenha o critério da idade e das morbilidades. Se houver deputados que estão incluídos nestes grupos de risco, tudo bem, consideramos que sim”, considera o porta-voz do PAN.

O partido defende ainda a redução dos trabalhos na Assembleia da República, em virtude da crise pandémica. “Nós defendemos que a Assembleia da República, como órgão de soberania, deve manter-se em funcionamento, mas não nos moldes em que está. Entendemos que a AR deve funcionar uma vez por semana e essencialmente à distância”, afirmou André Silva.

“Não faz sentido que o país esteja confinado e a Assembleia da República continue a funcionar como se nada fosse”, sublinha.

17h50 - Vacinas usadas na UE protegem contra variante britânica

A diretora da Agência Europeia do Medicamento (EMA) disse hoje que as vacinas da Pfizer-BioNtech e da Moderna contra a covid-19 são eficazes para a variante britânica, admitindo que a mutação da África do Sul é “mais complicada”.

“No que toca às duas vacinas que já foram autorizadas, pedimos às empresas para verificar o efeito das novas variantes no seu desempenho e […], de acordo com os estudos preliminares, estas vacinas continuarão a ser eficazes pelo menos relativamente à variante britânica”, declarou a responsável.

Falando numa audição por videoconferência na comissão parlamentar de Saúde Pública do Parlamento Europeu, em Bruxelas, Emer Cooke apontou que “a variante da África do Sul é mais complicada”, razão pela qual é necessário “trabalho adicional para determinar a eficácia destas vacinas” perante esta estirpe.

A diretora do regulador europeu admitiu ser “normal que surjam novas variantes do vírus, como acontece com qualquer outro”, razão pela qual a EMA solicitou às empresas farmacêuticas que estão a desenvolver vacinas para a covid-19 que verifiquem o impacto das novas variantes”.

“E se houver a necessidade de mudar as vacinas para acautelar as novas variantes, [questionámos] o que fazer em termos regulatórios”, acrescentou a responsável.

Emer Cooke insistiu que, “até ao momento, os estudos iniciais das empresas [BioNtech/Pfizer e Moderna] indicam que continuarão a ser ativas, pelo menos no que toca à variante britânica”.

“É uma questão que preocupa a todos, como é que as vacinas vão reagir contra as novas variantes”, admitiu a responsável.

17h37 - Reino Unido ultrapassa as 100 mil mortes

O Reino Unido ultrapassou as 100 mil mortes desde o início da pandemia covid-19 ao registou mais 1.631 mortes nas últimas 24 horas, de acordo com dados publicados hoje pelo governo britânico.

No total, o país registou desde o início da pandemia 100.162 mortes confirmadas, mas o balanço sobre para 103.602 se forem somados os casos cujas certidões de óbito fazem referência ao novo coronavírus como fator contributivo.

"Este é um momento sombrio na pandemia. Cada morte é uma pessoa que era membro de uma família ou amigo", lamentou a diretora médica da direção geral de saúde Public Health England, Yvonne Doyle, num comunicado.

Na segunda-feira tinham sido registadas 592 mortes e 22.195 novos casos, mas os dados do fim de semana são regularmente mais baixos devido ao atraso no processamento administrativo.

Nas últimas 24 horas foram contabilizados 20.089 casos de infeção, mantendo a tendência de descida.

17h25 - Inicitiva Liberal propõe uma nova estratégia de combate à pandemia

“Desde o princípio, o Iniciativa Liberal opôs-se ao estado de emergência. Agora admitimos que é possível ter a necessidade de confinamento geral e um estado de emergência, mas não este estado de emergência, que já provou dar poderes excessivos ao Governo dos quais ele abusa”, começou por afirmar João Cotrim Figueiredo, deputado único do Iniciativa Liberal, após a reunião com Marcelo Rebelo de Sousa.

O deputado teceu duras críticas ao Governo, nomeadamente em relação ao ensino à distância. “O ensino à distância não está no decreto do Presidente da República. O vírus não se apanha por Zoom. Proibir escolas de fazer ensino à distância é um abuso total daquilo que são os poderes presidenciais”, criticou Cotrim Figueiredo.

Cotrim Figueiredo adiantou que, sobre o ensino à distância, o Presidente da República “falou sobre alguns ajustes que vai fazer”. “Vamos ver o que vai acontecer relativamente a essas matérias do ensino à distância quer nas escolas do ensino cooperativo e privado, quer eventualmente nas escolas do sector público”, disse o deputado.

O Iniciativa Liberal está preocupado com o futuro e com a estratégia de preparação do desconfinamento. “Portugal passou do que alguns diziam ser o milagre português para ser o pior país do mundo em termos de óbitos e casos por milhão de habitantes”, apontou o deputado único do partido.

Cotrim Figueiredo propõe, por isso, uma nova abordagem estratégica no combate à pandemia, que passa por “ser muitíssimo mais proativo na utilização de testes rápidos para voltar a ganhar controlo das cadeias de transmissão, ser muito mais exigente com o plano de vacinação e ser exigente também com as pessoas que já recuperaram da doença”.

O líder do Iniciativa Liberal justificou ainda a sua recusa em ser incluído nos grupos prioritários, considerando ser a opção "mais normal". "Eu não faço parte do grupo de risco, não tenho comorbilidade, porquê que haveria de ser vacinado antes, por exemplo, dos meus pais que têm ambos 90 anos?", questiona o deputado.

“Não me ponham à frente de profissionais de saúde”, afirmou.

16h52 - Chega vota contra renovação do estado de emergência

Após a reunião com o presidente da República, André Ventura anunciou que o seu partido vai manter o mesmo sentido de voto relativamente à renovação do estado de emergência, que chega ao fim às 23h59 do próximo sábado, 30 de janeiro.

Ventura defende um “plano especial” para algumas regiões e a criação de “uma escala simples” de concelhos com maior e menor gravidade relativamente à restrição de circulação entre concelhos.

"Mantendo estas restrições absurdas, sem qualquer fundamentação, mantemos o mesmo sentido de voto", disse o líder do Chega. "Estamos a matar a nossa economia aos poucos", sublinhou. 

André Ventura criticou ainda a prioridade da vacinação contra a Covid-19 dada aos políticos. “Não compreendo que deputados ou outros membros de órgãos de soberania com a minha idade e saudáveis sejam vacinados antes dos outros. Acho que é um mau sinal que damos para a sociedade", defende Ventura.

"Acho que só deveriam ser vacinados quando todos os que estão a lutar na linha da frente o fossem", considera.

No caso do Presidente da República, o líder do Chega afirma que "consegue compreender" a prioridade "por ser uma pessoa de risco".

André Ventura aproveitou ainda para lançar farpas ao PSD, acusando o partido de estar a “dar a mão ao Governo, com um suposto sentimento patriótico”.

“Ou o Dr Rui Rio acorda ou acordamos cm uma espécie de ‘mexicanização’ do regime onde o PS manda em tudo e nós já não somos capazes de fazer nada”, alertou o deputado.

16h27 - ONU apela a Israel para facilitar vacinação dos palestinianos

O novo coordenador da ONU para o Médio Oriente, o norueguês Tor Wennesland, apelou hoje a Israel para facilitar a vacinação dos palestinianos contra o novo coronavírus, durante uma videoconferência ministerial do Conselho de Segurança.

Do lado palestiniano, “as vacinas para cobrir numa primeira fase os grupos prioritários devem chegar durante o primeiro semestre de 2021”, assinalou, adiantando que “Israel lançou uma campanha de vacinação em larga escala para os seus cidadãos e os que residem no seu território”.

“A ONU continua a exortar Israel a contribuir para responder às necessidades prioritárias dos palestinianos nos territórios palestinianos ocupados e a trabalhar para que de um modo geral as vacinas anti-covid-19 estejam mais disponíveis”, sublinhou Tor Wennesland.

“É algo essencial para que os dois governos possam conseguir controlar a pandemia. Seria também responder às obrigações de Israel face à lei internacional”, insistiu.

Reconheceu, no entanto, que no último ano o Estado hebreu tem “trabalhado em estreita colaboração com as Nações Unidas e os seus parceiros para garantir que material e artigos necessários chegam a toda a Cisjordânia ocupada, incluindo Jerusalém Oriental, e a Gaza”.

“É importante que este nível de cooperação e de envolvimento não diminua agora que as vacinas estão a chegar”, disse o enviado da ONU.

16h19 - Surtos em dois lares de Castelo Branco infetam 72 utentes

Castelo Branco regista novos surtos de covid-19, em dois lares situados em Salgueiro do Campo e em Almaceda, que infetaram com o novo coronavírus um total de 72 utentes, informou hoje o presidente do município.

O presidente da Câmara de Castelo Branco, José Augusto Alves, disse hoje à agência Lusa que os surtos foram detetados durante o fim de semana, sendo que no Lar de São Tomás, em Salgueiro do Campo, estão infetados um total de 44 utentes.

Já no Lar de Almaceda, que tem um total de 32 utentes, "28 estão infetados".

O autarca adiantou que, nas duas instituições, existem também funcionários infetados pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, mas, para já, não foi possível quantificar esse número.

16h07 - PCP critica excessiva prioridade dada à vacinação de políticos

O PCP criticou hoje a "generalização excessiva" na prioridade da vacinação contra a covid-19 dada aos políticos e insistiu que é necessário "garantir as condições para a rápida vacinação da população".

"A prioridade dada a titulares de altos responsáveis do Estado, sendo compreensível para situações concretas, tem uma generalização que se afigura excessiva", lê-se num comunicado do gabinete de imprensa dos comunistas no dia em que foi noticiado que os titulares de órgãos de soberania, órgãos das regiões autónomas e autarcas começam a ser vacinados na próxima semana.

Para os comunistas, o "essencial e prioritário" é "garantir as condições para a rápida vacinação da população, o que exige que o país não fique dependente unicamente do programa de vacinas da União Europeia e das multinacionais farmacêuticas".

O PCP concorda com as regras "definidas de acordo com as autoridades de saúde, abrange naturalmente setores com intervenção direta no combate à epidemia e grupos de risco", mas discorda da prioridade aos políticos.

15h53 - OMS publica novas recomendações para doentes com sintomas persistentes

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou hoje recomendações para doentes de covid-19 com sintomas persistentes, mesmo após a sua recuperação, e que incluem a medição do oxigénio no sangue e o uso de anticoagulantes de baixa dosagem.

Nestas novas recomendações, que estão em revisão contínua, a OMS salienta que os doentes de covid-19 "devem ter um fácil acesso aos cuidados de saúde se apresentarem sintomas persistentes, novos ou em mudança".

A agência com sede em Genebra aconselha os doentes de covid-19 que estão nos seus domicílios a usar oxímetros de pulso - dispositivos de medição de oxigénio e não invasivos -, juntamente com o monitoramento regular de sua situação clínica.

Para os casos de pacientes hospitalizados, a OMS recomenda o uso de anticoagulantes em baixas doses para prevenir o risco de tromboses graves.

Ainda no caso de pacientes hospitalizados que necessitem de oxigenação suplementar ou ventilação não invasiva, a organização da ONU indica nas suas recomendações que a melhor postura para aumentar o fluxo de oxigénio é deitado de bruços com a cabeça para o lado.

A OMS adiantou também que está a analisar sintomas de longo prazo de covid-19, entre os quais os frequentemente identificados como fadiga extrema, tosse persistente e intolerância ao exercício.

15h40 - Torres Vedras pede ajuda internacional para reforçar médicos e enfermeiros

A Câmara de Torres Vedras solicitou hoje ao ministro dos Negócios Estrangeiros a ativação de ajuda internacional para reforçar o hospital local com cinco médicos e 10 enfermeiros face à evolução da pandemia da covid-19 no concelho.

"Enquanto responsável pela proteção civil do município, venho solicitar a ativação de ajuda internacional para controlo da pandemia no território, através do reforço de recursos humanos (médicos e enfermeiros) junto dos países com menor incidência da doença da covid-19", lê-se na carta que o presidente da câmara de Torres Vedras, Carlos Bernardes, escreveu a Augusto Santos Silva, a que a agência Lusa teve acesso.

No ofício, elaborado em cooperação com a administração do Centro Hospitalar do Oeste, o autarca sublinha que, na unidade de Torres Vedras, pertencente àquele centro hospitalar, se "caminha para uma situação insustentável, agravada pela redução de alternativas de resposta nos restantes hospitais da região de Lisboa e do país".

Carlos Bernardes fala mesmo de uma "situação potencialmente catastrófica", efetuando o pedido com "caráter de imperiosa urgência".

O município quantifica as necessidades em cinco médicos e 10 enfermeiros, segundo uma nota de imprensa divulgada pela autarquia.

15h18 - Portugal com mais 291 mortos e 10765 novos casos de Covid-19

Nas últimas 24 horas, Portugal atingiu um novo máximo de vítimas mortais por Covid-19 (291), ultrapassando a barreira dos onze mil óbitos. Foram ainda registadas mais 10.765 infeções.

Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a região mais atingida pela pandemia no país, com 5785 novos casos e 145 mortos. Segue-se o norte do país, com 2893 novas infeções e 68 óbitos, o centro, com 1407 novos casos e 55 mortos, o Alentejo, com 339 novos infetados e 15 mortos e o Algarve, com 203 novos casos e seis óbitos.

A Madeira registou ainda 114 novos casos e um óbito e os Açores 24 novos casos e um óbito.

Portugal tem hoje mais 52 doentes internados, o que representa um máximo diário de internamentos, para um total de 6472. Há, no entanto, a registar menos dois doentes nos cuidados intensivos, para um total de 765.

Recuperaram da doença mais 13.728 pessoas, registando-se agora um total de 475.485 recuperados. Há ainda menos 3.254 casos ativos.

Desde o início da pandemia, Portugal contabiliza 653.878 casos confirmados e 11.012 óbitos.

15h16 - CDS e a vacinação de titulares de órgãos de soberania.

Francisco Rodrigues dos Santos diz que "dar prioridade na vacinação a todos os titulares de órgãos de soberania é um péssimo exemplo ao país e um insulto aos que mais sofrem com esta pandemia".

E acrescenta que é "indefensável colocar todos esses políticos à frente dos mais idosos, dos utentes dos lares, dos profissionais de saúde - tanto do público como do privado - e de outros grupos de risco que ainda não foram vacinados. Como referi à saída da última reunião na sede do Infarmed, se fosse abrangido por este direito prioritário à vacinação, cederia a minha vacina a um idoso".

15h12 - PR diz que do que sabe não "há neste instante a necessidade de recurso a ajuda internacional"

Disse ainda Marcelo Rebelo de Sousa que "tem toda a lógica que a renovação do estado de emergência seja o prolongamento da renovação anterior integrando as medidas que foram tomdas" na semana passada.

14h58 - Em "tempo de pandemia tem sido extraordinário o papel das nossas Forças Armadas", disse o PR.

De visita ao Hospital Militar de Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que este tem que ser um combate de "todas e de todos os portugueses".


14H49 - Vacinação de titulares de órgãos de soberania

Disse à RTP o Secretário-geral Adjunto do PS, José Luís Carneiro, que o "Partido Socialista entende que os titulares de órgãos de soberania, em função de critérios de hierarquia funcional, devem constar das prioridades de vacinação da covid19. Contemplar os autarcas com responsabilidades diretas na proteção civil municipal e com especial papel na campanha de vacinação é também adequado no plano institucional e fator de segurança na decisão de proteção e apoio às populações. Em matérias de saúde pública e funcionamento do Estado de direito não pode haver cedência à demagogia e ao politicamente correto. Esta é a decisão que se impunha por imperativo de Estado e por razões de saúde pública".

14H48 - Açores com 23 novos casos e mais uma morte

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 23 novos casos positivos de covid-19, sendo 21 em São Miguel, um na Terceira e um nas Flores, e há ainda a assinalar mais uma morte e 102 recuperações.

14h39 - Merkel diz que não é nesta altura favorável a uma proibição total de viagens para a Alemanha mas acrescenta que neste altura não deve haver turismo

14h27 - Terceira noite de protestos nos Países Baixos contra o recolher obrigatório

14h26 - Hospital das Forças Armadas alarga frente de combate à Covid

14h13 - Brasil proíbe entrada de pessoas da África do Sul para conter novas estirpes

O Brasil proibiu, por tempo indeterminado, a entrada de viajantes da África do Sul e restringiu o fluxo de estrangeiros que entram no país por terra ou mar, devido ao avanço das novas estirpes do novo coronavírus.

A medida surge como resultado da preocupação com o avanço das novas estirpes do vírus que causa a covid-19 detetadas e junta-se a uma proibição semelhante adotada em dezembro passado, quando o Brasil suspendeu temporariamente os voos do Reino Unido, que continuam proibidos.

Outros estrangeiros podem entrar país por via aérea, desde que verifiquem, através de um teste de RT-PCR feito até 72 horas antes do embarque, que não estão infetados com o novo coronavírus.

14h05 - Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Marta Temido visitam Hospital Militar de Lisboa

13h58 - ACT fiscaliza cumprimento do teletrabalho

A Autoridade para as Condições do Trabalho já fiscalizou mais de 500 empresas na última semana para verificar o cumprimento do teletrabalho e o desfazamento de horários.


13h52 - Governo holandês vai manter recolher obrigatório apesar de confrontos

13h45 - Chanceler alemã pede distribuição global justa de vacinas

A chanceler alemã, Angela Merkel, pediu hoje uma distribuição global justa de vacinas contra a covid-19, quando aumenta a competição entre países devido a uma diminuição da oferta pelas empresas farmacêuticas.

13h41 - Centro Hospitalar Cova da Beira pede voluntários para estrutura de retaguarda

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) está a pedir voluntários e a contactar profissionais reformados que possam ajudar a assegurar o serviço da estrutura hospitalar de retaguarda que está a ser criada no concelho da Covilhã.

13h38 - Especialistas pedem novos critérios para vacinação contra a Covid-19


13h33 - Ministro da Defesa da Colômbia morre infetado

O ministro da Defesa colombiano, Carlos Holmes Trujillo, morreu hoje, aos 69 anos, de complicações causadas pela covid-19, anunciou o Presidente colombiano, Ivan Duque.

Trujillo estava hospitalizado desde o dia 11 de janeiro e tinha sido transferido com urgência para uma unidade de cuidados intensivos do Hospital Militar Central de Bogotá devido à deterioração do seu estado de saúde.

13h27 - Centro Hospitalar Tondela-Viseu com quase 150 profissionais indisponíveis

O Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) regista hoje 111 profissionais infetados e 33 em isolamento, num dia em que contabiliza 276 internamentos, 23 dos quais nos cuidados intensivos, disse à agência Lusa fonte hospitalar.

O número de internamentos por covid-19 no CHTV, segundo um comunicado hoje divulgado pela administração, é de "276 pessoas e, destas, 253 em enfermaria e 23 em unidades de cuidados intensivos".

13h24 - Hospital de Gaia/Espinho prepara abertura de mais 38 camas

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) está a preparar a abertura de mais 38 camas para doentes covid-19, sendo 10 para cuidados intensivos e 28 para enfermaria, indicou hoje fonte hospitalar.

"Prevê-se abrir estes espaços entre hoje e amanhã [quarta-feira]", indicou a mesma fonte.

Atualmente, o CHVNG/E tem internados 151 doentes com infeção pelo novo coronavírus, dos quais 28 em cuidados intensivos.

13h21 - Grande Lisboa. Hospitais debatem-se com falta de recursos humanos

13h20 - Governo alemão pondera reduzir a zero o número de voos para a Alemanha para reduzir a introdução no país de variantes do vírus

13h08 - Suécia com mais 9123 casos registados de Covid-19 desde a última sexta-feira

13h05 - Surtos em três lares são "a maior preocupação" em Évora

Os surtos de covid-19 ativos em três lares de Évora, que já infetaram um total de 81 utentes, com dois óbitos, são "a maior preocupação" no concelho, disse hoje o presidente da câmara municipal.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do Município de Évora, Carlos Pinto de Sá, considerou que, atualmente, estes três surtos são os que "têm estado a merecer maior atenção da câmara e das outras instituições".

13h04 - FMI piora em um ponto a previsão de crescimento da zona euro em 2021

O Fundo Monetário Internacional (FMI) piorou as previsões de crescimento da zona euro em um ponto percentual, esperando agora uma recuperação de 4,2% em 2021, de acordo com a atualização das Previsões Económicas Mundiais hoje divulgada.

12h50 - Proibição de máscaras comunitárias em países europeus cancela encomendas em Portugal

12h49 - Petição com apoio de médicos especialistas pede testes rápidos massivos onde há mais casos

12h19 - Passageiro infetado obriga a parar autocarro em Braga

As autoridades mandaram hoje parar um autocarro em Adaúfe, em Braga, por transportar um homem de 80 anos infetado com o novo coronavírus, disse fonte da GNR.

Segundo a fonte, foi a própria mulher do octogenário que deu o alerta para a situação.

"O homem está a ser encaminhado de ambulância para casa, com acompanhamento por parte da GNR", acrescentou a fonte.

O caso configura violação do dever de isolamento profilático e vai ser participado ao Ministério Público.

O incidente registou-se cerca das 11:00, sendo o autocarro em questão dos Transportes Urbanos de Braga.

No local, esteve ainda a Proteção Civil.

Os restantes passageiros que seguiam no autocarro vão agora ser "orientados" pelas autoridades de saúde.

12h18 - Deputado da Iniciativa Liberal rejeita ser incluído em grupo prioritário de vacinação

O deputado único da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, escreveu hoje ao presidente da Assembleia da República para informar que não pretende "ser incluído em qualquer grupo prioritário" de acesso à vacinação contra a covid-19.

Numa mensagem enviada ao presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e a que a agência Lusa teve acesso, João Cotrim Figueiredo refere que tomou conhecimento pela comunicação social que "o Governo teria enviado um despacho à Presidência da Assembleia da República para que esta indicasse as pessoas que, nesta Assembleia, deveriam ser prioritárias no acesso à vacinação contra o vírus SARS- Cov2".

12h09 - Merkel diz que esta pandemia vai afetar as nossas vidas nos próximos meses e anos

A chanceler alemã diz que as vacinas vão ajudar a sair desta pandemia, mesmo que não tão rápido como o esperado.

12h08 - OMS recomenda que a vacina da Moderna seja dada em duas doses com um intervalo de 28 dias, mas admite que em casos extraordinários o espaço entre tomas pode ser aumentado para 42 dias

12h04 - Médicos e enfermeiros da região Centro alertam para a falta de profissionais

Os presidentes das secções regionais das Ordens dos médicos e dos enfermeiros da região Centro lamentaram hoje que o aumento do número de camas em enfermaria e unidades de cuidados intensivos não esteja a ser acompanhado de mais recursos humanos.

"Não temos ainda a avaliação do número (de profissionais em falta) concreto, mas é completamente insuficiente, dando uma sensação de segurança errada aos doentes", criticou Carlos Cortes, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM).

12h03 - Carris adequa oferta a partir de quarta-feira com horário de verão nos dias úteis

A Carris vai adequar a partir de quarta-feira a oferta à procura e às necessidades de transporte rodoviário em Lisboa, adotando horários de verão nos dias úteis em muitos percursos e suprimindo várias carreiras de bairro.

Em comunicado, a empresa dá conta de que as alterações surgem com o agravamento da situação epidemiológica provocada pela pandemia de covid-19, e a consequente suspensão por parte do Governo das atividades educativas e letivas de todos os estabelecimentos de ensino, bem como de um conjunto adicional de atividades económicas.

De acordo com a Carris, na semana passada foi registada, nos dias úteis, "uma quebra na procura de 23%, que tenderá a agravar-se com as medidas mais restritivas que foram introduzidas pelo Governo".

11h53 - Noruega cancela manobras militares com a NATO para prevenir o aumento de casos de Covid-19

11h47 - A ministra da Saúde acompanha esta tarde o Presidente da República e o primeiro-ministro em visita ao Hospital das Forças Armadas

11h40 - Fecho das escolas já está a ter reflexo na mobilidade dos portugueses

Os dados recolhidos pelo investigador Nuno Santos, que estuda as deslocações da população, revelam já que o encerramento dos estabelecimentos de ensino tem reflexo na movimentação populacional no território nacional.

O analista da consultora PSE revela que no dia de ontem, segunda-feira, o confinamento dos cidadãos já se mostrou mais eficaz.

Até ao dia 15 de janeiro, Portugal registava um nível médio de confinamento de 30 por cento e na última sexta feira passou para 50 por cento.


11h35 - OMS recomenda a vacinação a todas as pessoas independentemente de terem tido Covid-19 com sintomas ou sem sintomas

11h34 - Irão aprovou vacina russa Sputnik V

11h28 - Governo define gel desinfetante que pode ser deduzido no IRS como despesa de saúde

As especificidades técnicas a que deve obedecer o gel desinfetante, para a respetiva compra ser deduzida à coleta do IRS, e beneficiar de taxa reduzida do IVA, foram definidas por despacho hoje publicado em Diário da República.

"Entende-se por gel desinfetante cutâneo um produto biocida desinfetante de mãos", esclarece o Governo no despacho, que tem efeitos retroativos ao primeiro dia de janeiro, adiantando que a definição consta de um regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho de 2012 que inclui apenas produtos utilizados na higiene humana com o "objetivo primeiro" de desinfetar a pele.

11h26 - Surtos em lares e Casa Pia na Lourinhã com mais de 100 infetados

A Lourinhã regista três surtos de covid-19, dois dos quais em lares e um no espaço residencial de acolhimento de Jovens da Casa Pia, informou fonte oficial deste município do distrito de Lisboa.

11h24 - Especialistas dizem que pessoas com mais de 80 anos devem ter prioridade na vacinação

As pessoas com mais de 80 anos devem ter acesso prioritário à vacina contra a Covid-19. A ideia é defendida em carta aberta assinada por diversos especialistas em saúde, incluindo os antigos ministros Adalberto Campos Fernandes e Maria de Belém.

Na segunda-feira, a ministra Marta Temido abriu a porta a essa revisão, seguindo as orientações da Comissão Europeia. Mas os signatários desta carta aberta insistem na ideia de que a idade deve ser um factor essencial, de forma a reduzir o número de mortes provocadas pelo coronavírus.

A população com mais de 80 anos não está incluída na primeira fase de vacinação contra a Covid-19.
Carolina Soares - Antena 1

Esta fase abrange apenas utentes e trabalhadores de lares, pessoas com mais de 50 anos e determinadas doenças associadas, assim como os profissionais de saúde, profissionais das forças armadas, forças de segurança e serviços críticos.

Entretanto foram também incluídos na primeira fase de vacinação os titulares de órgãos de soberania, deputados, funcionários da Assembleia da República, membros dos órgãos das regiões autónomas e ainda os autarcas, enquanto responsáveis pela Proteção Civil.

11h11 - Treze óbitos em lar de Vila Nova de Cerveira

O surto de Covid-19 identificado no Lar Maria Luísa, em Vila Nova de Cerveira, distrito de Viana do Castelo, provocou a morte de mais um utente, elevando para 13 o número de óbitos.

Ouvido pela Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, adiantou que o utente que morreu esta terça-feira estava internado no Hospital de Santa Luzia.

Encontam-se atualmente internados naquela unidade hospitalar quatro utentes.

O surto teve início no dia 12 de janeiro e, "atualmente, 53 utentes permanecem na Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), aparentemente estáveis".

11h09 - Apoio a estudantes em Castelo Branco

A Câmara Municipal de Castelo Branco vai apoiar 845 estudantes do Instituto Politécnico local com o pagamento de propinas, num montante de 264 mil euros.

"Este é um apoio de extrema importância para os nossos alunos. Sabemos que a pandemia está a trazer consequências económicas gravíssimas para várias famílias da nossa comunidade, pelo que esperamos que este apoio lhes venha trazer algum alívio financeiro", afirma o presidente do município de Castelo Branco, José Augusto Alves, em comunicado citado pela agência Lusa.

10h57 - Alemanha admite restrições às exportações de vacinas

O ministro alemão da Saúde, Jens Spahn, manifestou-se favorável à restrição da exportação de vacinas produzidas na União Europeia, tendo em conta os atrasos nas entregas de doses.

"As vacinas que saem da União Europeia precisam de uma licença, para que pelo menos saibamos o que foi produzido e o que saiu da Europa. E que quando saem da Europa, têm uma distribuição justa", afirmou o governante alemão.

Depois de a norte-americana Pfizer ter anunciado atrasos nas entregas, a farmacêutica AstraZeneca admitiu, no final da semana passada, que o número de doses de vacinas que poderia entregar seria muito menor do que o previsto, isto porque tinha registado uma "queda do rendimento" na fábrica europeia.

10h27 - DGS deve impor o uso de máscaras cirúrgicas, defendem pneumologistas

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia afirma que a Direção-Geral da Saúde deveria seguir o exemplo de outros países europeus e impor o uso de máscaras cirúrgicas em todos os locais.

O alerta surge numa fase de grande transmissibilidade. A proteção dada pelas máscaras sociais pode não ser suficiente.

O presidente António Morais aconselha a DGS a rever de imediato a orientação dada sobre as máscaras que protegem da Covid-19.

10h17 - África com mais 605 mortes e 17.195 infetados nas últimas 24 horas

10h13 - OMS diz que até agora não foram verificaram evidências de mutações significativas no vírus exceto no que diz respeito à transmissibilidade

10h12 - Porta-voz da OMS, quando questionado sobre os atrasos das vacinas, responde que quer ver vacinas em todos os países do mundo nos primeiros 100 dias de 2021

10h10 - Vacinação. Centros de saúde com dúvidas sobre grupos prioritários

10h03 - "Restrição à liberdade" traz nova vaga de violência nos Países Baixos

09h47 - UE pondera levar AstraZeneca a tribunal

Os estados-membros da União Europeia ponderam levar a farmacêutica AstraZeneca a tribunal por falhas no fornecimento de vacinas, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros da Lituânia.

09h28 - Carta aberta defende prioridade na vacinação dos maiores de 80 anos

Especialistas em infeciologia, pneumologia, virologia e saúde pública defendem numa carta aberta hoje divulgada a alteração dos critérios de vacinação contra a covid-19 para dar prioridade aos maiores de 80 anos.

08h58 - Suécia prolonga até 15 de abril o conselho para que sejam evitadas todas as viagens para todos os países fora da União Europeia

08h57 - Farmacêutica espanhola PharmaMar diz que vacina que está a desenvolver tem "eficácia pré-clínica potente" contra a Covid-19

08h37 - Ministro das Finanças da Arábia Saudita diz que está a negociar com várias farmacêuticas vacinas para entregar aos países com mais dificuldades como o Iémen

08h15 - Fisco avança com planos prestacionais para dívidas de IRS e IRC em cobrança executiva

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) vai disponibilizar de forma automática planos de pagamento a prestações para dívidas de IRS e IRC até 5.000 e 10.000 euros, respetivamente, que se encontrem já em fase de cobrança coerciva.

08h10 - Rússia com mais 18241 casos e 564 vítimas mortais

08h09 - Alemanha com mais 6408 casos e 903 vítimas mortais

08h04 - Polícia holandesa deteve mais de 150 pessoas na terceira noite de confrontos contra o confinamento obrigatório durante a noite

08h00 - Variante brasileira do coronavírus detetada pela primeira vez nos EUA

A variante brasileira do coronavírus foi detetada pela primeira vez nos EUA, numa pessoa infetada com covid-19, informou o Departamento da Saúde do Minesota.

07h59 - Titulares de órgãos de soberania começam a ser vacinados para a semana

Os titulares de órgãos de soberania, deputados, funcionários da Assembleia da República, membros dos órgãos das Regiões Autónomas e presidentes de câmara, enquanto responsáveis da proteção civil, vão começar a ser vacinados na próxima semana.

De acordo com um despacho, emitido na segunda-feira pelo primeiro-ministro e a que o Diário de Notícias (DN) teve acesso, também a Provedora de Justiça, os membros do Conselho de Estado e a magistratura do Ministério Público vão começar a ser vacinados na próxima semana.

7h54 - O perigo das novas variantes

Em entrevista à Antena 1, o diretor do Instituto Europeu de Bioinformática, que integra o Laboratório Europeu de Biologia Molecular, alerta para o perigo da variante britânica do vírus SARS-CoV-2, detetada em novembro.

Rolf Apweiler enfatiza o número de contágios que a estirpe do Reino Unido provoca, mesmo em países que decretaram um confinamento geral.

Em entrevista à jornalista da Antena 1 Sandra Henriques, que é emitida após o noticiário das 10h00, Rolf Apweiler adverte também para a variante brasileira e as eventuais consequências em Portugal.


O instituto desenvolveu um site que disponibiliza mais de 100 mil publicações científicas sobre a Covid-19.

7h33 - Estirpe brasileira detetada nos Estados Unidos

A variante brasileira do novo coronavírus foi detetada pela primeira vez em solo norte-americano, revelou o Departamento da Saúde do Minesota.

Em comunicado, as autoridades sanitárias daquele Estado adiantam que a pessoa infetada é um norte-americano "com um historial recente de viagens ao Brasil". A amostra foi colhida a 9 de janeiro.

"A pessoa adoeceu durante a primeira semana [após o contágio] e informou que tinha viajado ao Brasil antes de adoecer", indicou o Departamento da Saúde.

A variante brasileira do SARS-CoV-2 é uma das três que despertaram a atenção em todo o mundo, a par da britânica e da sul-africana.

7h13 - Ponto de situação

O Presidente da República dá esta terça-feira início às audições dos partidos políticos com assento parlamentar, por videoconferência, tendo em vista a renovação do estado de emergência.

São ouvidos, na primeira fase, Iniciativa Liberal, Chega, PEV, PAN e CDS-PP, a partir das 15h00.

Na quarta-feira Marcelo Rebelo de Sousa auscultará PCP, BE, PSD e PS, a partir das 14h00. À tarde a Assembleia da República debate o decreto presidencial para a renovação do estado de emergência.

O atual período de estado de emergência chega ao fim às 23h59 do próximo sábado, 30 de janeiro.

Ao abrigo do estado de emergência, o Governo impôs um dever geral de recolhimento domiciliário e a suspensão de um conjunto de atividades, a vigorar desde 15 de janeiro. Determinou, depois, a reposição da proibição de circulação entre concelhos aos fins de semana, o encerramento do comércio que se mantinha aberto e limitou venda de refeições.

Foram entretanto fechados todos os estabelecimentos de ensino.
Ministra da Saúde na RTP
O Governo não exclui a hipótese de enviar doentes com Covid-19 para o estrangeiro. A estratégia chegou a ser utilizada por outros países europeus durante a primeira vaga.
Mas a ministra da Saúde, Marta Temido, explicou na última noite, na RTP, que a solução é difícil, até por razões geográficas.
Vacinação
Na próxima semana começam a ser vacinados bombeiros, forças de segurança e titulares de órgãos de soberania.
Até agora, já foram vacinadas em todo o país 255.700 pessoas.
Hospitais sob pressão

Só numa semana, os hospitais de Lisboa receberam para internamento mais 529 doentes com Covid-19. A ministra da Saúde assume que a situação é preocupante.

O Hospital de Santa Maria está quase a chegar aos 300 doentes internados. Estão 233 em enfermaria e 57 em cuidados intensivos.

O Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, tem 253 doentes em enfermaria e 22 em intensivos.
A norte há hospitais com taxas de ocupação também no limite. A média de mortes no hospital de Aveiro disparou de três para 15 a cada 24 horas.

O Centro Hospitalar do Baixo Vouga assume a preocupação na assistência. Tem 103 profissionais infetados, quase 160 doentes com Covid-19 internados, nove em cuidados intensivos.
O quadro em Portugal
Morreram mais 252 pessoas com Covid-19 em Portugal, segundo o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, conhecido ao início da tarde de segunda-feira. Desde o início da pandemia, há registar 10.721 óbitos.Portugal tem agora 215 concelhos em risco extremo, o nível mais grave. No topo da lista estão dois concelhos, com mais de seis mil casos por 100 mil habitantes: Aguiar da Beira e Fornos de Algodres.


Havia ontem registo de mais 6923 casos confirmados de infeção em 24 horas.

A pressão sobre os hospitais e cada vez maior. Há mais 303 doentes internados, 6420 no total. Vinte e cinco deram entrada nos cuidados intensivos, onde estão agora 767 pessoas.

O país tem nesta altura 170.635 casos ativos.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 2.129.368 mortes resultantes de mais de 99,1 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

A Organização Internacional do Trabalho declarou que a pandemia tirou 255 milhões de postos de trabalho.
São quatro vezes mais do que na crise de 2009.

A OIT prevê uma recuperação incerta.