Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Manuel de Almeida - Lusa

Mais atualizações


21h01 -Rússia regista terceira vacina contra a Covid-19

A CoviVac foi desenvolvida pelo Centro Chumakov a partir de amostras do novo coronavírus inativado, o que pode criar uma resposta imunitária mais abrangente, incluindo contra variantes do Sars-Cov2.

A vacina será administrada em duas doses, separadas por 14 dias, e pode ser conservada em frigoríficos convencionais, mas ainda não entrou na última fase de ensaios clínicos.

A primeira vacina aprovada pela Rússia foi a Sputnik V, que já foi administrada a 2 milhões de pessoas.

A segunda - a EpiVacCorona - também vai começar brevemente a ser utilizada no país.

20h31 - Variante da Califórnia com maior resistência às vacinas já em Portugal

Uma livraria de Coimbra usou legumes e detergentes para protestar contra a proibição de venda de livros nas livrarias. A proibição foi decidida pelo Governo no quando do estado de emergência e a livreira considera a decisão injusta e desleal.

17h35 - Observatório independente conta 2.970 mortes suspeitas na Nicarágua

O Observatório Cidadão Covid-19 da Nicarágua, uma estrutura independente, informou hoje ter registo de que morreram 2.970 pessoas no país com sintomas do coronavírus ou de pneumonia, incluindo nove na última semana.

A entidade, uma rede de médicos e voluntários de todo o país da América Central, também reportou 12.995 casos suspeitos da doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2 na quarta-feira, um número superior aos registos oficiais do Ministério da Saúde da Nicarágua, segundo a agência Efe.

Até terça-feira, as autoridades de saúde contabilizavam 6.418 casos confirmados e 172 mortos.

O Governo da Nicarágua, presidido pelo sandinista Daniel Ortega, não precisou o número de testes realizados, e apenas informa o número de casos confirmados, as mortes e os recuperados.

No relatório, a estrutura independente também contou 2.710 irregularidades, incluindo sete relacionadas com a exposição de pessoas em aglomerados, informação pública insuficiente sobre a covid-19 e resposta inadequada por parte do Ministério da Saúde.

16h20 - Guiné-Bissau regista 27 novos casos

A Guiné-Bissau registou 27 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, para um total acumulado de 3.091, segundo os dados divulgados hoje pelo Alto-Comissariado para a covid-19.

Segundo as autoridades, na sexta-feira foram registados no país mais 27 casos, elevando o total acumulado para 3.091.

Os dados indicam também que há 539 casos ativos e que foram dadas como recuperadas mais oito pessoas, elevando o total acumulado de recuperações para 2.500.

Desde o início da pandemia, a Guiné-Bissau registou 46 vítimas mortais.

Na sequência do aumento de casos que se tem registado desde o início do ano, o Governo guineense decidiu na quinta-feira prolongar o estado de calamidade, que devia terminar terça-feira, por mais 30 dias.

15h34 - Itália cria "Dia Nacional do Pessoal de Saúde" um ano após primeiro caso

O Papa Francisco e o presidente de Itália escolheram o dia de hoje como data nacional para homenagear os profissionais de saúde, uma vez que faz um ano que surgiu o primeiro caso de covid-19 no país.

Na noite de 20 de fevereiro de 2020, um hospital em Codogno, no norte de Itália, confirmou que um italiano de 38 anos estava infetado com o coronavírus.

Exatamente um ano depois, a Itália conta já com mais de 95 mil mortos, sendo o segundo país mais afetado da Europa, só ultrapassado pela Grã-Bretanha.

Hoje, a Itália celebra pela primeira vez o "Dia Nacional do Pessoal de Saúde".

Numa mensagem em que agradeceu a médicos, enfermeiros e todos os restantes profissionais de saúde, o papa Francisco comparou a sua dedicação a "uma vacina contra o individualismo e o egoísmo".

Para o papa, a dedicação dos profissionais de saúde "demonstra o desejo mais autêntico que mora no coração do homem - estar perto para aqueles que mais precisam".

Já o presidente do país, Sergio Mattarella, lembrou os muitos profissionais que morreram depois de terem estado em contacto com o vírus.

15h20- Livraria em Coimbra contesta decisão de encerramento com frutas, legumes e detergentes na montra

15h02 - Dinamarca fecha vários pontos fronteiriços com Alemanha

As autoridades dinamarquesas encerraram vários pontos de fronteira com a Alemanha devido aos inúmeros casos de infeções de covid-19 registados na cidade alemã de Flensburg, nomeadamente da variante britânica do SARS-CoV-2.

Segundo o ministro dinamarquês da Justiça, Nick Hækkerup, a situação em Flensburg obrigou a que fossem tomadas medidas para impedir "novas cadeias de contágio em potencial".

A cidade alemã, situada no norte do país, tem um elevado índice de novas infeções com a variante britânica do coronavírus e por isso a Dinamarca decidiu “introduzir controlos de fronteira visivelmente mais intensivos e fechar uma série de pequenos pontos na fronteira com a Alemanha", anunciou o ministro.

Nick Hækkerup acrescentou que o país vai continuar a monitorizar a situação e, caso seja necessário, poderá haver um reajuste das restrições.

O Ministério sublinha que o endurecimento das medidas “é temporário e responde ao objetivo de esclarecer a situação na região”.

Em Flensburg também houve um agravamento das medidas de confinamento: Desde as 00h00 de hoje passou a haver recolher obrigatório entre as 21h00 e as 17h00. Apenas quem vai trabalhar ou precisa de cuidados de saúde pode sair de casa durante aquele período.

14h05 - Portugal com mais 1570 casos de infeção e 76 óbitos nas últimas 24 horas

O mais recente boletim da DGS dá conta de mais 1570 casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas em Portugal, elevando o total desde o início da pandemia para 796339.

Deram-se ainda mais 76 mortes no último dia, para um total de 15897.

Dos novos contágios registados no país, 369 aconteceram na região Norte, 214 no Centro, 770 em Lisboa e Vale do Tejo, 31 no Alentejo, 84 no Algarve, três nos Açores e 99 na Madeira.

O número de novos recuperados nas últimas 24 horas foi de 5050, significando que, até agora, já foram dadas como recuperadas da Covid-19 696916 pessoas.

O número de hospitalizações continua a descer, fixando-se agora nas 3284 (menos 300 do que na véspera). Em Unidades de Cuidados Intensivos encontram-se 656 pacientes, menos 13 do que ontem.

13h58 - INEM recebeu 36 ventiladores doados pelo governo de França

13h53 - 20% dos profissionais de saúde do Pedro Hispano testaram positivo à Covid-19

13h41 - SARS-CoV-2 chegou a Portugal há um ano

Foi a 20 de fevereiro de 2020 que o vírus entrou em Portugal, através de uma variante genética vinda da região da Lombardia, em Itália. Um médico de 60 anos que esteve no norte de Itália de férias, desenvolveu os primeiros sintomas a 29 fevereiro e ficou internado no hospital de Santo António.

Além disso, alguns industriais do norte, que se deslocaram a Itália, para a Feira Internacional de Calçado, regressaram infetados, fazendo o vírus a circular pelo Norte e Centro.

13h29 - Pandemia provocou mais de 2,45 milhões de mortos no mundo

A pandemia de covid-19 fez mais 2,45 milhões mortos no mundo desde o primeiro caso notificado na China, segundo o balanço da agência France-Presse, que revela um aumento de quase 11 mil óbitos nas últimas 24 horas.

Os números mostram também que já houve mais de 110.700.000 casos de infeção oficialmente diagnosticados, dos quais 67.895.900 foram considerados curados.

A AFP sublinha que os números que divulga são baseados nos relatórios diários disponibilizados pelas autoridades de saúde de cada país e excluem, por isso, revisões feitas à posteriori, como acontece na Rússia, Espanha e Reino Unido.

Por isso, devido a correções feitas pelas autoridades e notificações tardias, o aumento dos números diários poderá não corresponder exatamente à diferença em relação aos dados avançados na véspera.

No entanto, comparado com os dados divulgados na sexta-feira, registou-se um aumento de quase 11 mil mortes e mais de 413 mil novos casos em todo o mundo.

Os países que registam maior número de novos mortos são os Estados Unidos (mais 2.471 óbitos), o Brasil (1.308) e o México (857).

13h22 - Estão a aumentar casos de pneumonia rara em doentes curados da infeção por Covid-19

13h17 - Eficácia de uma dose da Pfizer pode trazer mudanças no plano de vacinação

12h50 - Ordem dos Veterinários defende existência de lugares destinados a animais "órfãos"

O bastonário da Ordem dos Veterinários, Jorge Cid, defende que devia haver lugares destinados a animais de estimação que ficam sozinhos devido à morte do dono para garantir que “nunca fiquem ao abandono”.

No dia em que se celebra “o animal de estimação, Jorge Cid falou à agência Lusa de como a pandemia de covid-19 também afetou a vida dos animais de companhia.

“Embora não haja nenhum estudo em Portugal concreto que possa afirmar com exatidão qualquer situação que se tenha passado nesta pandemia a sensação que nós temos é que houve duas situações” em relação aos cães e aos gatos.

Uma das situações prende-se com o aumento de mortes em Portugal neste último ano devido à covid-19 e a outras doenças em que as pessoas que estavam sozinhas deixaram o seu animal sem proteção.

A propósito desta situação, o bastonário disse que a Ordem dos Veterinários defende há “muito tempo” que se deve reservar lugares, nomeadamente nos canis municipais ou noutros locais que possam colaborar nesta matéria, para que estes “animais nunca fiquem ao abandono”.

12h37 - Hospital Garcia de Orta mantém descida de internamentos

O Hospital Garcia de Orta, em Almada, mantém a descida do número de doentes internados nos Cuidados Intensivos devido à covid-19, continuando a registar uma diminuição da procura da Urgência Geral na vertente da área respiratória, foi hoje divulgado.

Numa nota de imprensa, a unidade hospitalar do distrito de Setúbal refere que regista hoje "um total de 167 doentes positivos por infeção por SARS-COV-2, dos quais 135 estão internados em enfermaria, 18 em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e 14 em Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD)".

Na sexta-feira, o hospital dava conta de 172 doentes infetados com o novo coronavírus, dos quais 138 estavam internados em enfermaria, 17 doentes em UCI e 17 em UHD.

Na mesma nota, o Hospital Garcia de Orta adianta que "a demanda do Serviço de Urgência Geral, na vertente da área respiratória, baixou".

12h32 - Polícia Marítima acaba com convívio em embarcação privada em Gaia

A Polícia Marítima acabou esta madrugada com um convívio de seis pessoas a bordo de uma embarcação privada atracada na Marina do Douro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, adiantou fonte desta força policial.

As pessoas, que terão sido surpreendidas por volta das 04h00 desta madrugada, estavam sem máscara, sem cumprir o distanciamento social e em incumprimento do dever geral de recolhimento domiciliário imposto para conter os contágios por SARS-CoV-2, referiu à Lusa a fonte da Polícia Marítima.

Por esse motivo, os participantes na confraternização foram identificados e alvo de processos de contraordenação, acrescentou a Polícia Marítima.

11h54 - INEM recebe 36 ventiladores doados pelo Governo francês

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recebeu hoje 36 ventiladores Osiris 3, doados pelo Governo francês, que podem ser utilizados no transporte de doentes críticos tanto de adultos como de crianças.

Os ventiladores Osiris 3 são indicados para ventilação de doentes críticos em transferências inter-hospitalares e para utilização em situações de emergência, tendo capacidade para ventilação invasiva e ventilação não invasiva, explica o INEM em comunicado enviado hoje para as redações.

Os aparelhos foram entregues esta manhã, numa sessão que decorreu no Parque da Saúde em Lisboa e que contou com representantes do INEM, do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) e da Embaixada Francesa.

11h40 - Mais de 200 milhões de vacinas administradas, 45% em países do G7

Mais de 200 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 foram administradas em pelo menos 107 países ou territórios, de acordo com uma contagem feita hoje pela agência AFP com base em fontes oficiais.

Cerca de 45% das doses de vacinas foram administradas nos países ricos do G7, cujos membros se comprometeram na sexta-feira a partilhar melhor as doses com os países pobres.

Nestes sete países vive 10% da população mundial.

11h16 - Mais recuperados do que novos casos em África nas últimas 24 horas

O número de doentes com covid-19 recuperados nas últimas 24 horas em África foi superior ao das novas infeções nesta região, onde o número de mortos desde o início da pandemia é agora de 100.674, segundo dados oficiais.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas registaram-se 12.818 novos casos, num total de 3.809.176, e 13.526 recuperações, das 3.359.930 contabilizadas nos 55 Estados-membros da organização.

Em relação às mortes, nas últimas 24 horas registaram-se mais 380 vítimas mortais do novo coronavírus.

10h59 - PSP apanhou 129 passageiros a tentarem viajar de avião sem poderem

A PSP detetou este mês 129 passageiros nos aeroportos portugueses que tentavam embarcar sem reunir as condições exigidas no âmbito do controlo da pandemia de covid-19, numa altura em que só são permitidas viagens essenciais.

Em comunicado enviado para as redações, a PSP esclarece que desde o dia 31 de janeiro controlou cerca de 58 mil passageiros "tendo verificado que 129 cidadãos não reuniam condições para poder embarcar".

Atualmente, as viagens estão muito limitadas, só sendo permitidas situações como deslocações para trabalho com dimensão internacional, para portugueses com residência noutros países ou com destino aos Açores ou Madeira.

As deslocações para fins humanitários ou de emergência médica, assim como as viagens, a título excecional, para efeitos de reunião familiar de cônjuges ou equiparados e familiares até ao 1.º grau na linha reta são outras das situações autorizadas.

Por isso, as autoridades de segurança aconselham quem queira viajar e cuja deslocação possa ser considerada estritamente essencial "que se informe previamente das condições de entrada definidas pelas autoridades de saúde do país para o qual pretende viajar e se desloque ao aeroporto munido da documentação que comprove o caráter da viagem".

Uma das exigências é a apresentação de comprovativo de realização de teste laboratorial (RT-PCR) para rastreio da infeção por SARSCoV-2, com resultado negativo, realizado nas 72 horas anteriores ao momento do embarque.

10h45 - Mais de mil idosos de Matosinhos vacinados

No hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, 1200 idosos com mais de 80 anos recebem este sábado a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
A unidade hospitalar tem internadas 41 pessoas com Covid-19, nove das quais em Unidades de Cuidados Intensivos.

O presidente do conselho de administração do hospital Pedro Hispano afirmou à reportagem da RTP que os "números de internados estão a diminuir diariamente".

10h10 - Pandemia está a deixar muitos animais “órfãos” e poucas mãos para ajudar

A pandemia que já matou quase 16.000 portugueses está a deixar muitos animais "órfãos", que são acolhidos pelos familiares das vítimas ou por instituições, mas a ajuda é cada vez mais difícil pelas dificuldades económicas que enfrentam.

O relato foi feito à agência Lusa pela presidente da Liga Portuguesa dos Direitos do Animal (LPDA), Maria do Céu Sampaio, e pelo presidente da associação Animalife a propósito do Dia do Animal de Estimação, assinalado hoje.

Maria do Céu Sampaio diz que a Liga tem recolhido temporariamente alguns animais de pessoas que estão internadas ou em isolamento profilático devido à covid-19 e outros de pessoas que morreram por causa da epidemia.

“Isto é uma altura muito má também para as associações que têm abrigos porque têm muita dificuldade em conseguir alimentação para os seus animais. Nós, por exemplo, temos 200 animais que temos de alimentar todos os dias”, conta, apelando aos portugueses para que ajudem as associações que têm abrigos nas suas localidades.

As pessoas podem ajudar com “um simples saquinho de comida ou um saquinho de areão, que custa 1,90 euros, uma garrafa de lixívia, que custa 60 cêntimos ou um saquinho de trinca de arroz que custa 50 cêntimos”, diz Maria do Céu Sampaio, afirmando que “tudo isto é muito bem-vindo para estas associações”.

9h44 - Novas variantes ameaçam regresso à normalidade

Após as primeiras vagas da covid-19, autoridades de saúde, governos e cientistas viram agora as suas atenções para as variantes do vírus SARS-CoV-2, consideradas uma nova “ameaça” ao ambicionado regresso à normalidade.

A Comissão Europeia já propôs um novo plano de preparação de biodefesa contra a covid-19 destinado a “preparar a Europa para a crescente ameaça das variantes” do coronavírus, duas das quais já detetadas em Portugal.

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) estima que a variante detetada no Reino Unido represente cerca de 48% de todos os casos covid-19 em Portugal, quando na primeira semana de janeiro foi responsável por apenas 8% dos casos da doença registados.

Relativamente à variante originária da África do Sul, o INSA apenas identificou quatro casos em Portugal, não tendo sido registado, até quinta-feira, qualquer caso da variante do SARS-CoV-2 descoberta inicialmente em Manaus, no Brasil.

O surgimento de novas variantes do vírus, que os especialistas admitem ter uma maior capacidade de transmissão, tem levantado questões como a eficácia das vacinas já existentes e a possibilidade de gerarem casos mais graves da doença, novas “ameaças” que têm centrado a atenção dos especialistas.

9h36 - Portugal e Brasil chegam a acordo para voos de repatriamento

Os portugueses retidos no Brasil, devido à pandemia, regressam no dia 27 deste mês num voo da TAP. Os Governos de Portugal e Brasil chegaram a um acordo que prevê, também, levar brasileiros que estão em Portugal.
O voo da TAP parte do Aeroporto de Lisboa para em São Paulo, no dia 26.

Todos os interessados devem contactar diretamente a TAP para marcar os voos.

9h20 - Vacinação na América Latina decorre de forma desigual

A vacinação contra a covid-19 na América Latina avança de forma desigual, com alguns países a nem terem recebido a primeira dose, apesar da boa notícia de baixa de infeções, evidenciada pelas estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os dados da OMS indicam que no continente americano os infetados com o novo coronavirus atingiram 48.956.948, dos quais 1.159.854 terminaram em norte.

9h07 - PR argentino exige demissão de ministro da Sáude por ter vacinado amigos

O Presidente da Argentina, Alberto Fernández, exigiu na sexta-feira a renúncia do ministro da Saúde, que vacinou vários amigos no ministério, em desrespeito pelas diretrizes de vacinação estabelecidas.

O chefe de Estado argentino “instruiu o chefe do Governo [Santiago Andrés Cafiero] a exigir a renúncia do ministro da Saúde [Ginés González García]”, disse um fonte do executivo à France-Presse (AFP).

A notícia veio a público depois de o jornalista Horacio Verbitsky, de 71 anos, anunciar na rádio que foi vacinado nas instalações do ministério por indicação do próprio governante, de quem é amigo.

8h53 - Justiça dos Países Baixos pronuncia-se dia 26 sobre suspensão do recolher obrigatório

A Justiça dos Países Baixos vai pronunciar-se em 26 de fevereiro sobre a legalidade do recolher obrigatório decretado pelo Governo para mitigar a propagação da pandemia, legislação que foi apressadamente aprovada na sexta-feira pelos senadores.

O recolher obrigatório deverá entrar em vigor independentemente do recurso, entretanto, interposto.

A aprovação desta medida para mitigar a disseminação do SARS-CoV-2 no país vai perdurar pelo menos até ao início de março.

A legislação foi aprovada pelo Senado na sexta-feira e pela 'câmara baixa' no dia anterior, com os votos favoráveis de 45 dos 58 senadores presentes.

8h47 - Nova Zelândia inicia campanha de vacinação

A Nova Zelândia, cuja gestão da pandemia tem sido considerada uma das melhores do mundo, iniciou hoje a campanha de vacinação, com a inoculação da vacina da empresa farmacêutica Pfizer, para os trabalhadores dos postos fronteiriços.

"O nosso programa de vacinação covid-19 começa! Começamos com os nossos trabalhadores da linha da frente nas fronteiras que nos têm mantido seguros durante tanto tempo", anunciou a primeira-ministra, Jacinda Ardern, na sua conta do Facebook.

8h25 - Rússia regista a terceira vacina contra o novo coronavírus

O Ministério da Saúde russo registou uma nova vacina contra a covid-19, a CoviVac, a terceira desenvolvida no país, anunciou hoje o primeiro-ministro da Rússia, Mikhail Mishustin.

“Quero começar com uma notícia muito boa. Verificámos hoje que a terceira vacina, a CoviVac, produzida pelo Centro Chumakov, foi registada”, referiu o chefe do Governo russo, numa reunião sobre o andamento do processo de vacinação no país.

Mikhail Mishustin disse que em meados de março entrarão em circulação as primeiras 120 mil doses da nova vacina, tendo acrescentado que a indústria farmacêutica russa tem estado a aumentar permanentemente a produção de vacinas contra a covid-19.

“Já produzimos mais de 10 milhões de doses da vacina Sputnik V e cerca de 80 mil doses da EpiVacCorona e, em breve, avançaremos com a terceira linha de produção da CoviVac”, precisou o primeiro-ministro russo, citado pela agência oficial RIA Novosti.

8h00 - Testes em massa em Timor-Leste sem casos positivos até agora

As autoridades timorenses já recolheram quase mil amostras numa operação massiva de testes à covid-19 nas zonas fronteiriças e todos os resultados já conhecidos, 718, foram negativos.

A coordenadora geral da comissão responsável pelo combate à covid-19, Odete da Silva Viegas, anunciou ainda mais um caso recuperado, deixando atualmente 21 casos ativos no país, dos quais 20 em Díli e um no enclave de Oecusse-Ambeno.

A responsável deu hoje conta aos jornalistas dos primeiros resultados dos testes em massa que estão a ser conduzidos nos municípios de Bobonaro e Covalima, junto da fronteira terrestre e que estão sob cerca sanitária, e ainda no enclave de Oecusse-Ambeno.

Segundo explicou, já foram recolhidas 994 amostras que foram enviadas para Díli, tendo o Laboratório Nacional confirmado que dessas 718 deram resultados negativos, estando as restantes ainda a ser analisadas.

Em termos dos objetivos da ação, as autoridades atingiram já uma percentagem de testes de 73% cada em Bobonaro e Covalima e de 30% em Oecusse-Ambeno.

Ponto da situação

Portugal registou 67 mortes relacionadas com a Covid-19, o número mais baixo desde 1 de janeiro e 1.940 novos casos de infeção com o novo coronavírus.

Recuperaram da doença mais 4.404 pessoas, num total de 691.866 recuperados desde o início da pandemia.

Destaque para o número de internamentos, que continua a cair: menos 235 estão internadas, das quais 19 saíram dos cuidados intensivos. Neste momento há 3.584 doentes internados com Covid-19, 669 nas unidades de cuidados intensivos.

Plano de vacinação não foi "alterado" mas "adaptado"

O almirante Gouveia e Melo, coordenador do grupo de trabalho para concretizar o plano de vacinação anti-Covid, admitiu que a campanha precisa de vacinação precisa de ajustamentos devido à falta de vacinas disponíveis.

Entrevistado no Telejornal, Gouveia e Melo considerou contudo "natural" a necessidade desses ajustamentos, os quais são uma "adaptação" e não significam uma "alteração", tendo em conta que as vacinas disponíveis são apenas metade do que estava previsto.


O coordenador do plano de vacinação comentou com circunspeção a ideia de que a primeira dose da vacina da Pfizer permitiria atingir uma elevada imunidade, dispensando portanto, na maior parte dos casos, uma segunda dose e permitindo assim duplicar o número de pessoas alcançadas pelo plano de vacinação. Tal conclusão é ainda, do ponto de vista de Gouveia e Melo, prematura e só uma observação mais alargada de dados empíricos permitirá eventualmente estabelecê-la com segurança.

A Inspeção Geral das Atividades em Saúde abriu 11 processos por irregularidades na campanha de vacinação

As suspeitas envolvem entidades do setor público, privado e social.

A situação internacional

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.441.926 mortos no mundo, resultantes de mais de 110,2 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Vacina da Pfizer com 85 por cento de eficácia na primeira dose

Afinal a primeira dose pode ser suficiente. A vacina da Pfizer contra a Covid-19 pode atingir os 85 por cento de eficácia logo na 1ª dose.


É um valor muito acima dos 52 por cento apurados em ensaios clínicos.

A descoberta feita em Israel pode permitir a vacinação de muito mais pessoas a curto e médio prazo, caso os reguladores mundiais sigam as conclusões do estudo.