Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Pedro Nunes - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações



22h30 - Joel Embiid e Ben Simmons falham All Star após contacto com caso positivo

Os basquetebolistas dos Philadelphia 76ers Joel Embiid e Ben Simmons vão falhar o All Star Game de hoje, em Atlanta, por terem estado em contacto com uma pessoa que teve um teste com resultado positivo ao novo coronavírus.

Embiid e Simmons vão de cumprir isolamento social obrigatório, pelo que falharão o encontro que vai opor hoje (madrugada de segunda-feira em Lisboa) as equipas de estrelas da Liga Norte-americana de Basquetebol (NBA), escolhidas por LeBron James e Kevin Durant.

Os dois atletas, que, segundo a Associated Press tiveram testes negativos, viajaram para Atlanta, em jato privado, pelo que não estiveram em contacto com outros jogadores, alguns dos quais questionaram o motivo de se realizar o encontro durante uma pandemia.

22h07 - Madeira regista mais um óbito e 33 novos casos

A Madeira registou hoje mais uma morte associada à covid-19, tendo sido identificados 33 novos casos, 779 situações ativas e mais 48 doentes considerados recuperados, anunciou a Direção Regional de Saúde do arquipélago.

Segundo a Secretaria da Saúde e Proteção Civil da Madeira, um homem com 70 anos morreu, com comorbilidades associadas, no Hospital Central do Funchal, elevando para 66 o número de óbitos relacionados com a doença no arquipélago.

"Há a reportar 33 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 na Madeira, pelo que a região passa a contabilizar 7.570 casos confirmados de covid-19", lê-se no boletim epidemiológico diário.

O documento informou que os novos casos, um número que tem paralelo apenas com os dados portados em 21 de dezembro, são de transmissão local, na sua maioria já associados a contactos de casos positivos

21h47 - Presidente da Câmara de Viseu internado após agravamento de sintomas

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, foi hoje internado, "por precaução" no hospital de S. Teotónio após a "agudização de sintomas" causados pela infeção pelo novo coronavírus, confirmada na sexta-feira.

Contactado hoje pela Lusa, o adjunto do presidente da Câmara de Viseu explicou que Almeida Henriques foi internado "por precaução e uma mais fácil monitorização da evolução dos sintomas".

"O presidente inclusive deslocou-se por meios próprios ao hospital. Sentiu os sintomas, a agudizarem-se um bocado, e achou melhor ir ao hospital", disse Eduardo Pamplona.

Questionado sobre os sintomas em causa, o adjunto apontou a "temperatura, que não baixava, e de níveis de oxigenação".

"Depois de uma avaliação, o corpo clínico achou que era melhor ficar internado", especificou.

"O presidente da Câmara Municipal de Viseu irá permanecer internado no Hospital de S. Teotónio, cumprindo as indicações do corpo clínico daquela unidade hospitalar", referiu uma nota enviada às redações.

21h22 - Mulheres imigrantes mais afetadas pela crise da pandemia no Reino Unido

As mulheres, especialmente imigrantes, estão a ser particularmente afetadas pela pandemia de covid-19 em termos sociais e económicos no Reino Unido, exacerbando muitos desafios que enfrentam normalmente, afirmou hoje Sara Reis, da organização britânica Women’s Budget Group.

Uma investigação desta organização que analisa o impacto de políticas económicas nas mulheres concluiu que as mulheres são a maioria de trabalhadores em alguns dos setores mais afetados por confinamentos e obrigados a fechar, como a restauração, comércio e hotelaria.

A prova está no facto de terem recorrido ao sistema de ‘lay-off’ britânico (‘furlough’) mais 133 mil mulheres do que o número de homens, disse a portuguesa, que é diretora de Pesquisa e Política (‘Head of Research and Policy’) na organização.

“Estamos todos na mesma tempestade, mas estamos em barcos diferentes”, salientou Sara Reis, durante o ‘webinar’ "O peso da pandemia sobre as mulheres: como a crise covid-19 alterou as condições do mercado de trabalho para as mulheres?”, organizado pelo grupo Migrantes Unidos.

21h10- Dúvidas sobre os critérios de vacinação usados na região de Lisboa e Vale do Tejo

Os critérios de vacinação em Lisboa e Vale do Tejo estão a suscitar dúvidas.
A task force obrigou a usar o critério da idade e os especialistas defendem critérios iguais em todo o país.

21h00 - São Tomé e Príncipe com mais um óbito e 21 novas infeções

São Tomé e Príncipe registou nas últimas 48 horas um óbito por covid-19 e 21 novas infeções, aumentando o número de mortes para 32 e o total de pessoas com o novo coronavírus confirmados para 1.944.

De acordo com o boletim diário da covid-19 de hoje, o óbito ocorreu nas últimas 24 horas, assim como seis novas infeções.

Não foi revelada a idade, o sexo e a residência da vítima mortal.

20h45 - Governo aprova 20 milhões de euros em testes rápidos para preparar reabertura das escolas

Os diretores dos estabelecimentos de ensino dizem estar preparados para voltar a abrir portas e retomar o ensino presencial assim que o Ministério da Educação o permita.


20h30 - Cabo Verde regista mais duas mortes e 58 novos infetados em 24 horas

Cabo Verde registou mais duas mortes provocadas pela covid-19, aumentando para 154 o total de óbitos no país, que nas últimas 24 horas diagnosticou 58 novos infetados pelo novo coronavírus, informou hoje o Ministério da Saúde.

Em comunicado, o ministério cabo-verdiano revelou que nas últimas 24 horas foram analisadas 497 amostras nos laboratórios de virologia, das quais 58 deram resultado positivo para o novo coronavírus, numa taxa de positividade de 11,7%.

Dos novos casos, a maioria (25) foi contabilizada na cidade da Praia, na ilha de Santiago, cujos outros municípios também têm casos novos, nomeadamente São Domingos, Santa Catarina e São Miguel, com três cada.

20h00 - Novos casos e óbitos com ligeiro decréscimo em França

A França registou 21.825 novos casos da doença covid-19 e 130 mortes nas últimas 24 horas, um ligeiro decréscimo em comparação com os indicadores do dia anterior, divulgaram as autoridades de saúde locais.

No sábado, o país tinha contabilizado 173 mortes e 23.300 casos de infeção pelo novo coronavírus.

Desde o início da crise pandémica, 88.574 pessoas morreram no território francês por causa da doença covid-19 e 3,9 milhões de casos positivos foram notificados no país.

Este domingo, 24.818 doentes covid estavam internados em unidades hospitalares francesas, mais 193 face aos indicadores de sábado. Destes doentes, 3.743 encontram-se em unidades de cuidados intensivos (UCI), mais 54 em comparação com o dia anterior.


19h43 - Mais sete mortes e 389 novos casos em Moçambique

Moçambique registou mais sete mortes por covid-19 e 389 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim de atualização diária sobre a pandemia divulgado hoje pelo Ministério da Saúde (Misau).

As vítimas mortais são todas de nacionalidade moçambicana, com idades entre os 36 e 69 anos, cujos óbitos foram declarados entre sexta-feira e hoje.

Moçambique passa a ter um total acumulado de 693 mortes e 62.520 casos, dos quais 74% recuperados e 160 internados (a maioria em Maputo).

Desde março de 2020, Moçambique já testou 441.121 casos suspeitos, dos quais 2.657 nas últimas 24 horas.

19h15 - Reino Unido com 5.177 infeções, o número mais baixo desde setembro

O Reino Unido registou mais 5.177 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com dados oficiais, que indicam que se trata do número mais baixo desde finais de setembro.

No sábado o país tinha registado 158 mortes e 6.040 casos de covid-19. Hoje as autoridades não divulgaram o número de mortes, remetendo essa atualização para mais tarde.

Desde o início da pandemia o Reino Unido já registou um total de 4.218.520 casos positivos.

A média dos últimos sete dias, com irregularidades nos números diários, indica que os casos de covid-19 baixaram 31,3% em comparação com a semana anterior, de 22 a 28 de fevereiro.

18h53 - Angola notifica 31 novos casos e duas mortes em 24 horas

Angola registou 31 novas infeções por SARS-CoV-2, duas mortes e sete situações de pessoas recuperados, nas últimas 24 horas, informaram as autoridades sanitárias do país.

Angola regista agora um total de 21.086 infeções, 514 mortes e 19.647 pessoas recuperadas da covid-19.

Segundo dados do boletim epidemiológico da Direção Nacional de Saúde Pública, os casos registados no período em referência são da província de Luanda (25), Huambo (3), Cabinda (1), Zaire (1) e Huíla (1), sendo 22 homens e nove mulheres, com idades entre sete e os 74 anos.

As mortes foram notificadas nas províncias do Huambo e Luanda, ambas em cidadãos nacionais, de 66 e 71 anos.

Com dados divulgados hoje, o país tem agora ativos 925 casos, dos quais três pessoas estão em estado crítico, oito em situação grave, 37 moderadas, 18 ligeira e 859 pessoas estão assintomáticos.

Estão internadas 66 pessoas, em quarenta institucional 43 outras e sob vigilância epidemiológica 1.431 contactos.

18h33 - Áustria retira por precaução lote da vacina AstraZeneca após morte de vacinada

A Áustria anunciou hoje a retirada por precaução de um lote da vacina anti-covid-19 da AstraZeneca/Oxford após a morte de uma pessoa inoculada com o fármaco e o registo de sintomas graves em outra pessoa igualmente vacinada.

As autoridades austríacas esclareceram, no entanto, que até ao momento não foi estabelecida qualquer relação causal entre o sucedido e o fármaco.

O óbito registado tratou-se de uma enfermeira do hospital austríaco de Zwettl, de 49 anos, que morreu 10 dias depois de ter recebido a vacina devido “a graves transtornos da coagulação".

O outro caso é uma enfermeira do mesmo hospital, de 35 anos, que sofreu uma embolia pulmonar após ter sido inoculada com o fármaco. Esta enfermeira encontra-se internada na unidade hospitalar em questão e o seu estado de saúde apresenta melhorias.

“Atualmente não há indícios de uma relação causal com a vacinação. Com base em dados clínicos conhecidos, uma relação causal não pode ser estabelecida, pois as complicações trombóticas não se encontram entre os efeitos secundários conhecidos ou típicos da vacina em questão”, explicou a Agência Federal de Segurança Sanitária (BASG) austríaca.

17h53 - Itália regista 21.144 novos casos de infeção e 207 óbitos

A Itália registou 20.765 novos contágios pelo novo coronavírus e 207 óbitos associados à covid-19 nas últimas 24 horas, foi hoje divulgado, numa altura em que as autoridades italianas temem o surgimento de uma nova vaga da pandemia.

Com o registo destes novos contágios pelo novo coronavírus (SARS-Cov-2) nas últimas 24 horas, o país totaliza, até à data, 3.067.486 casos de pessoas que ficaram infetadas, de acordo com o boletim informativo do Ministério da Saúde italiano.

O indicador de novas infeções no país continua acima dos 20 mil, mas é inferior aos 23 mil contágios divulgados no sábado.

No entanto, o número de testes de diagnóstico realizados no país nas últimas 24 horas também diminuiu, 270.000, quase menos 80 mil em comparação com o dia anterior.

Com a contabilização dos novos óbitos, com o número total de mortes recenseadas no território italiano desde o início da crise pandémica, em 21 de fevereiro, situa-se agora nos 99.785, de acordo com a mesma fonte.

No que diz respeito aos recuperados, o país regista um total de 2.494.839, um aumento de 13.467 recuperações face ao dia anterior.

Existem 472.862 casos positivos de covid-19 que estão atualmente ativos em Itália, um aumento de 7.050 casos em relação a sábado, indicador que influencia a pressão exercida sobre os hospitais italianos, de acordo com as autoridades locais.

Dos casos positivos atualmente ativos em Itália (a grande maioria são doentes que estão nas respetivas casas com sintomas ligeiros da doença ou estão assintomáticos), 21.144 são pessoas que estão hospitalizadas (mais 443 em relação à véspera), existindo 2.605 doentes em unidades de cuidados intensivos (UCI), mais 43 pacientes em comparação aos indicadores de sábado.

O ministro da Saúde italiano, Roberto Speranza, tinha antevisto um aumento de casos no país por causa das novas variantes do SARS-Cov-2.
17h27 - Igualdade e queixas da pandemia reuniram centenas de pessoas em protesto no Porto

Várias centenas de pessoas responderam hoje ao apelo do Movimento Democrático das Mulheres (MDM) manifestando-se, no Porto, a favor da igualdade de direitos e protestando contra o acumular de funções que a chegada da pandemia provocou ao seu quotidiano.

17h04 - GNR de Rio Maior põe fim a convívio ilegal com oito pessoas

O Comando Territorial de Santarém, através do Posto Territorial de Rio Maior, anunciou hoje que pôs fim a um convívio ilegal, que reunia oito pessoas, numa casa alugada.

Segundo uma nota de imprensa, a GNR refere que no convívio ilegal, que decorreu este sábado na localidade de Casais da Atagueda, no concelho de Rio Maior, estavam oito pessoas com idades entre os 15 e os 31 anos.

A intervenção dos militares ocorreu na sequência de uma denúncia, que informava que “estaria a decorrer um convívio com diversas pessoas numa propriedade alugada”.

16h20 - Milhares de romenos protestaram em Bucareste contra a vacinação obrigatória

Milhares de pessoas protestaram hoje em frente ao parlamento de Bucareste, Roménia, contra um projeto de lei de vacinação obrigatória de crianças contra rubéola, tétano ou hepatite, ação que contestou ainda a imposição da inoculação contra a covid-19.

Em causa está a chamada "lei de vacinação obrigatória", aprovada em 2017 e que, desde então, aguarda votação no parlamento romeno. O atraso tem sido atribuído a pressões de grupos antivacinas, geralmente ligados a setores conservadores, nacionalistas e religiosos.

15h50 - Escócia reporta mais 390 casos

15h18 - Governo aprova despesa até 19,8 milhões para testes rápidos nas escolas

O Conselho de Ministros aprovou, de forma eletrónica, a realização de despesa de até 19,8 milhões de euros para a aquisição de serviços de realização de testes rápidos de antigénio em estabelecimentos de educação e ensino públicos.

O Governo justifica a medida com a preparação “da reabertura gradual e sustentada das atividades presenciais, dando continuidade à implementação da Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2 2020”.

As aquisições serão efetuadas pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e pelo conselho diretivo do Instituto da Segurança Social.

15h03 - Já foram administrada 1 029 189 vacinas em Portugal

O Governo anunciou ao início da tarde deste domingo que já foram administradas 1.029.189 vacinas em Portugal.



Já foram inoculadas 737.206 vacinas na primeira dose e 291.983 na segunda dose.

14h55 - Como se gere um hospital em tempos de pandemia?

Na semana em que se regista o primeiro ano de Covid-19 em Portugal, a RTP foi tentar perceber como é gerir um hospital em tempos de pandemia.

No topo, na tomada de decisões, estiveram sempre os administradores hospitalares. A RTP ouviu vários.

Em novembro do ano passado, Penafiel chegou a ter dez por cento de todos os internamentos a nível nacional. Houve várias acusações de rutura.

Hoje o presidente do Conselho de Administração admite que, se tivessem agido mais cedo, o sofrimento não teria sido tão grande.

14h47 - Algarve. Nova valência reabilita pessoas que estiveram ventiladas

O Centro Hospitalar e Universitário do Algarve criou uma nova valência para reabilitar pessoas que estiveram submetidas a ventilação mecânica invasiva durante o tratamento para a Covid-19.
Trata-se de um programa de intervenção que decorre em São Brás de Alportel, no Centro de Medicina Física e de Reabilitação do Sul.

O objetivo é dar resposta a doentes de todo o país.

14h31 - Portimão assegura táxis para transportar utentes a locais de vacinação

A Câmara de Portimão vai disponibilizar a partir de segunda-feira táxis gratuitos para assegurar o transporte para os locais de vacinação contra a covid-19 de pessoas com mais de 80 anos, ou a partir dos 50 com comorbilidades.

Em comunicado, a autarquia adianta que o serviço gratuito é dirigido aos munícipes que residam no concelho, e cuja vacinação decorra na área do município, “desde que sejam octogenários ou que, tendo mais de 50 anos, sofram de patologias e dificuldades de mobilidade ou deslocação”.

Depois de convocadas para a toma da vacina, e se não tiverem transporte próprio, as pessoas que cumpram estes requisitos devem ligar para a Linha Proteção 24, através do número de telefone 808 282 112, pedido o transporte por táxi até ao centro de vacinação e regresso ao domicílio.

“O serviço não implica quaisquer custos para o utente, que pode ser acompanhado por um familiar, no cumprimento das regras sanitárias em vigor”, lê-se na nota.

Para a concretização da medida, a Câmara de Portimão estabeleceu protocolos de colaboração com a Taxiarade e a Cooptáxis, as duas empresas de radiotáxis a operar no concelho.

14h25 - Restrições da pandemia motivam protestos em diferentes países

Em várias partes do mundo, a contestação é contra as medidas de restrição e faz-se com manifestações na rua.

A Alemanha começou a vender os testes rápidos de antigénio em supermercados e uma farmacêutica norte-americana anunciou progressos na conceção de um medicamento contra a Covid-19.

Já São Paulo, a cidade brasileira com piores números, prolonga o confinamento por duas semanas. O secretário de Saúde Local diz que o "país está em guerra" contra a pandemia.

14h04 - Mais 682 casos de Covid-19 e 28 óbitos em Portugal, nas últimas 24 horas

Portugal registou mais 682 novos casos e 28 vítimas mortais devido à Covid-19, nas últimas 24 horas. De acordo com o boletim deste domingo, parte do aumento de novos casos explica-se com um atraso de cerca de 48 horas na divulgação dos dados da região autónoma da Madeira "decorrente de intercorrências informáticas de um laboratório".

Há ainda a registar menos 312 casos ativos e menos 1.191 contactos em vigilância. Nas últimas 24 horas, contabilizaram-se ainda mais 966 recuperados.

Os internamentos continuam a descer, embora com uma diminuição menos acentuada desde sábado: há menos dois doentes covid-19 internados em enfermaria e menos nove em unidades de cuidados intensivos.

Contrariamente aos dias anteriores, a região Norte foi a que identificou mais novos casos, contabilizando 207 novas infeções. Segue-se a região de Lisboa e Vale do Tejo com mais 180, a região Centro com 100, o Algarve com 32 e o Alentejo com 29.

Os Açores registam mais um caso positivo e a Madeira, devido aos porblemas acima referidos, mais 133 infeções.

13h55 - Pandemia já matou quase 2,59 mil pessoas no mundo

A pandemia causada pelo novo coronavírus já causou a morte a 2.588.597 pessoas no mundo, desde que foi detetada em 2019 na China, e mais de 116.415.200 casos de infeção foram oficialmente diagnosticadas.

No sábado, registaram-se 8.431 novos óbitos e 406.668 novos casos por SARS-CoV-2 em todo o mundo, informa a AFP.

13h50 - Critérios de vacinação em Lisboa e Vale do Tejo suscitam dúvidas

A task force obrigou a usar o critério da idade, mas há relatos que levantam questões. O especialista António Silva Graça diz não há razão para que os critérios não sejam iguais em todo país.

O médico volta a defender que os primeiros a receber a imunização devem ser os mais velhos.

13h44 - África regista mais 215 mortos e 7.119 infetados nas últimas 24 horas

África registou nas últimas 24 horas mais 215 mortes por covid-19, para um total de 105.490 desde o início da pandemia, e 7.119 novos casos de infeção, segundo os dados mais recentes oficiais da pandemia no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número total de infetados nos 55 Estados-membros da organização é de 3.955.148 e o de recuperados nas últimas 24 horas é de 7.249, para um total de 3.533.574 desde o início da pandemia.

13h37 - Portugueses estão a sair mais de casa

Sexta-feira foi o dia em que houve mais pessoas na rua desde o início da pandemia.

Registou-se um índice de mobilidade de 83 por cento, ou seja, muito perto dos valores considerados normais, quando a Covid-19 ainda não tinha chegado a Portugal.

13h30 - Açores com dois novos casos de infeção em São Miguel

Os Açores têm hoje dois novos casos de covid-19 na ilha de São Miguel, ambos no concelho da Ribeira Grande, e três pessoas recuperaram, também na ilha de São Miguel, registando, assim, 83 casos ativos.

Segundo adianta o boletim diário da Autoridade de Saúde Regional, um dos casos é da freguesia do Pico da Pedra e o outro da freguesia da Conceição, no concelho da Ribeira Grande, e são ambos de contexto de transmissão comunitária.

Registam-se ainda uma recuperação em Rabo de Peixe, na Ribeira Grande, e duas em Ponta Delgada, uma na freguesia de São Pedro e outra no Livramento.

13h20 - Mais de um ano depois surgem primeiros casos na Nova Caledónia

Mais de um ano depois do início da pandemia de covid-19 que assolou o mundo, a Nova Caledónia detetou hoje os primeiros nove casos de infeção, tendo decretado um rigoroso confinamento de duas semanas.

Este território francês que abrange dezenas de ilhas no Pacífico Sul era um dos poucos no planeta, juntamente com Wallis e Futuna, que até agora estavam livres de covid-19, graças às quarentenas obrigatórias em hotéis requisitados para o efeito, para qualquer pessoa que chegasse. Só tinham sido, por isso, registados casos importados da doença.

As nove infeções foram detetadas durante investigações realizadas após à identificação, na véspera, do primeiro caso num autóctone do arquipélago Wallis e Futuna, outro arquipélago francês situado a 2.200 quilómetros mais a leste.

Existe uma bolha de saúde entre os dois territórios de modo a que os viajantes possam circular livremente. Na fase atual das investigações, as autoridades não sabem como o vírus entrou em Wallis e Futuna.

"Segundo as indicações iniciais, o paciente desenvolveu sintomas em meados de fevereiro, pelo que poderá ter sido contaminado em Wallis e Futuna a partir do final de janeiro", disse à imprensa Thierry Santa, presidente do Governo da Nova Caledónia.

Este doente, que se crê ser um funcionário da escola, encontra-se em estado grave e poderá ter de ser transportada para um hospital em Noumea, a capital da Nova Caledónia, de acordo com várias fontes.

"Trata-se de uma pessoa que saiu da quarentena há várias semanas após um teste negativo. Essa pessoa consultou um médico por ter desenvolvido sintomas e testou positivo, o que significa que o vírus está a circular na ilha", disse hoje Hervé Jonathan, administrador sénior (representante do Estado) de Wallis e Futuna, à AFP.

Thierry Santa pediu "a todos os que regressaram de Wallis e Futuna depois de 25 de janeiro, que se isolassem e se apresentassem aos serviços de saúde através do número de emergência.

13h06 - Reabertura das escolas no Reino Unido é "primeiro passo para a normalidade", diz Boris Johnson

A reabertura das escolas no Reino Unido para todos os alunos, na segunda-feira, vai marcar o primeiro passo de volta à normalidade e só é possível devido aos esforços da população para reduzir as taxas de infeção de Covid-19, afirmou hoje o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

Johnson anunciou um plano para suspender as medidas de confinameno que prevê a abertura das escolas primeiro, seguido de uma redução gradual das restrições e a reabertura de lojas não essenciais e outros locais.

Na fase final, que ocorrerá até 21 de junho, o Governo britânico espera remover todos os limites legais restantes ao contacto com terceiros.

"A reabertura de escolas marca um esforço verdadeiramente nacional para vencer este vírus", disse Johnson. "É por causa da determinação de cada pessoa neste país que podemos começar a nos aproximar de um senso de normalidade - e é certo que trazer os nossos jovens de volta às salas de aula é o primeiro passo".

Este domingo, o ministro da educação, Gavin Williamson, também saudou a reabertura das escolas como "o primeiro passo para este processo de recuperação e trazer todos de volta às vidas que tínhamos há pouco mais de um ano".

12h45 - Autoridades timorenses anunciam dois casos em Díli

As autoridades timorenses anunciaram hoje terem detetado dois casos positivos da covid-19 na capital timorense, Díli, durante um processo de testes em massa aleatórios realizados na zona ocidental da cidade.

O coordenador da equipa para a Prevenção e Mitigação da covid-19 da Sala de Situação do Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC), Rui Araújo, explicou que depois da deteção dos casos foram dadas instruções às forças de segurança para estabelecer uma cerca temporária na zona. O coordenador explicou que entre as medidas que a Sala de Situação vai recomendar ao Conselho de Ministros, marcado para segunda-feira de manhã, está o confinamento total em Díli, idêntico ao que esteve aplicado há cerca de um ano, no início da pandemia.

"O ideal seria uma cerca para Díli, com confinamento total, para dar tempo às equipas de vigilância para fazer todos os testes necessários. Esta é uma das medidas que a Sala de Situação vai recomendar ao Conselho de Ministros", explicou à Lusa.

"A decisão final é política e cabe ao Conselho de Ministros. O primeiro-ministro que é também comandante operacional da Sala de Situação, está naturalmente a par da situação e das medidas temporárias que aplicámos já", frisou.

12h30 - PSP acaba com `festa ilegal` em Vila Nova de Gaia com 67 participantes

A PSP acabou ao início da madrugada de hoje com uma "festa ilegal", com 67 pessoas, que se juntaram num espaço fechado na praceta Salvador Caetano, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto.

Em comunicado, o Comando Metropolitano do Porto da PSP refere que foi alertada para uma `festa ilegal`, divulgada através das redes sociais, a decorrer num espaço localizado na praceta Salvador Caetano, em Vila Nova de Gaia.

Fonte deste Comando da PSP explicou à agência Lusa que os 67 participantes "eram todos adultos".

A mesma fonte acrescentou que, ao se aperceberem da presença dos agentes policiais, as pessoas no interior "do que parecia ser uma associação, que tinha a parte frontal, os vidros tapados com jornais e plásticos, tentaram escapar através de uma janela/porta, por uma artéria lateral" à praceta, mas foram intercetados pelos agentes policiais.

12h16 - Áustria suspende lote de vacinas da AstraZeneca

As autoridades sanitárias austríacas decidiram suspender, como medida preventiva, as inoculações a partir de um lote da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19, enquanto investigam a morte de uma mulher de 49 anos e a embolia pulmonar desenvolvida por uma outra, de 35, após a vacinação.

Estes dois casos envolvem, segundo a imprensa local, duas enfermeiras de uma clínica em Zwettl, na província da Baixa Áustria.

"Por agora não há provas de uma relação de causa-efeito com a vacinação", afirma o Gabinete Federal de Segurança nos Cuidados de Saúde.

11h37 - Restaurantes reabrem em Israel

No dia em que os restaurantes voltam a abrir as portas no Estado hebraico, o primeiro-ministro israelita, em campanha, afirma que o país está prestes a pôr de parte os confinamentos.

"Os restaurantes estão a voltar à vida. Ainda temos de ter cuidado, usar máscaras, manter o distanciamento social, mas estamos a sair disto e já não falta muito mais", clamou Benjamin Netanyahu em Jerusalém, sentado a uma mesa de um café com o presidente da câmara da cidade, Moshe Lion.

Com 53 por cento da população israelita já inoculada com pelo menos uma dose da vacina da Pfizer, o Governo tem vindo a permitir a reabertura faseada de estabelecimentos comerciais, escolas e até do principal aeroporto de Israel, mediante limitações à capacidade.

Todavia, alguns especialistas avisam que o país ainda não está livre de um eventual recrudescimento dos contágios.

10h52 - Um teste em Amesterdão

Mil e trezentas pessoas puderam ontem marcar presença no Ziggo Dome, em Amesterdão, para um espetáculo de música de dança.


Tratou-se de um teste tendo em vista uma futura reabertura de salas de espetáculos nos Países Baixos.

9h54 - Vacinas começam a chegar ao Sri Lanka

A Organização Mundial da Saúde confirma que o Sri Lanka recebeu nas últimas horas o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19, ao abrigo do mecanismo Covax.


9h41 - Macedónia do Norte aprova Sputnik V

A República da Macedónia do Norte deu luz verde à utilização da vacina russa Sputnik V contra a Covid-19, revelou o Fundo de Investimento Direto da Rússia.

A Sputnik V já foi aprovada em 46 países.

O Presidente da Venezuela recebeu a primeira dose da vacina russa. A segunda está marcada para daqui a 21 dias.
Nicolás Maduro afirma que a Sputnik V vai permitir imunizar grande parte do pessoal médico e garante a aquisição de outras vacinas para proteger o povo venezuelano.

No país, estão a ser administradas as vacinas russa, chinesa e cubana.

9h16 - Biólogo Bret Weinstein acredita que pandemia pode ter começado em laboratório

Entre a comunidade científica ganha corpo a exigência de uma investigação à hipótese de um acidente laboratorial na origem da pandemia da Covid-19. É uma posição defendida também por Bret Weinstein, biólogo norte-americano.

Em entrevista à agência Lusa, o professor convidado da universidade de Princeton sustenta não é possível descartar a possibilidade de a pandemia ter começado com uma fuga acidental num laboratório de virologia de Wuhan, sublinhando que assim sugere o comportamento do vírus.

Especializado em morcegos e biologia evolutiva, Weinstein afirma que há várias características no comportamento do SARS-CoV-2 que sugerem que a sua capacidade de infetar mais de 100 milhões em todo o mundo em menos de um ano pode não ter tido origem num processo natural.

"O vírus comportou-se de uma forma inesperada desde o princípio", afirma, acrescentando que é altamente transmissível entre indivíduos e foi capaz de descobrir modos de infetar tecidos diferentes nos humanos, "mesmo aqueles que não contribuem para a sua capacidade de se transmitir entre portadores".

9h11 - Pandemia em destaque na Bienal de Gaia

A pandemia da Covid-19 é um dos destaques da Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Gaia, que se realiza de 17 de abril a 20 de julho, revela a organização.

"Uma das características da nossa bienal é que é uma bienal de causas. Não queremos expor arte pela arte, queremos expor arte e agitar consciências. Este é um dos temas aos quais não podemos estar indiferentes", afirmou o diretor da iniciativa, Agostinho Santos.

A exposição "Coronavírus não destrói a criatividade - Reações e Consequências" é uma das várias iniciativas previstas para a antiga fiação de Crestuma, em Lever.

8h50 - Pandemia é "crise das mulheres"

A presidente da Comissão dos Direitos das Mulheres e da Igualdade de Género do Parlamento Europeu, Evelyn Regner, sustenta, em entrevista à agência Lusa, que a atual pandemia é uma "crise das mulheres" e "aumentou dramaticamente" a desigualdade de género.

"A violência doméstica aumentou pelo menos 30 por cento na maioria dos países europeus. Além disso, o fardo do trabalho doméstico que já era feito, em larga medida, por mulheres, também ganhou outras dimensões, como conciliar a telescola e o teletrabalho. E, no mercado de trabalho, eram, e são, as mulheres as heroínas da sociedade que estão na linha da frente: 75 por cento dos empregos com relevância sistémica são levados a cabo por mulheres, de hospitais a lares, professoras, empregadas de limpeza e lojistas", afirma Evelyn Regner na véspera do Dia Internacional da Mulher.

8h17 - Alemanha reporta números

O número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus na Alemanha aumentou, desde sábado, em 8103, para um total de 2.500.182 desde o início da pandemia.

Morreram mais 96 pessoas, para um total acumulado de 71.900.

7h45 - Mobilidade a aumentar

Sexta-feita foi o dia em que houve mais portugueses na rua desde o primeiro confinamento, no ano passado. Registou-se um indice de mobilidade de 83 por cento, um número idêntico ao que existia antes da pandemia.

As contas são da consultora PSE, especialista em mobilidade.

O mesmo estudo acrescenta que toda esta semana está a ser aquela em que os portugueses mais estão a sair de casa. E a distância que percorrem é cada vez maior, assim como o tempo que estão na rua.

7h23 - Ponto de situação

O Governo recebeu mais de 1600 propostas dos portugueses para o Plano de Recuperação e Resiliência. O número foi avançado pelo primeiro-ministro na rede social Twitter.

António Costa referiu ainda que foram realizadas mais de 65 mil consultas.


Costa diz que agora cabe ao Executivo a responsabilidade de fazer uma análise cuidada do que foi proposto, ver as melhores ideias e avaliar se têm cabimento no quadro regulamentar do plano.

O chefe do Governo lembra que há três dimensões fundamentais neste plano: combater as vulnerabilidades, acelerar a transição climática e a transição digital.

O Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal, para aceder às verbas comunitárias, prevê 36 reformas e 77 investimentos, num total de quase 14 mil milhões de euros em subvenções.

António Costa agradece mobilização dos portugueses para a discussão pública.
Metas para a vacinação
Portugal espera receber, no segundo trimestre, 11 milhões de doses da vacina contra a Covid-19.

O Governo quer vacinar mais para ter, no verão, 70 por cento da população com imunidade.
O coordenador da task force tem por objetivo administar diariamente entre 100 e 150 mil doses.
O quadro em Portugal
O mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, divulgado ao início da tarde de sábado, reportou mais 26 mortes associadas à Covid-19 e 1007 casos confirmados de infeção.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 809.412 infeções e 16.512 óbitos.

Em internamento nas enfermarias estavam ontem 1416 pessoas, menos 167 do que na sexta-feira. É preciso recuar a 23 de outubro para encontrar um números semelhante (1418).

Nos cuidados intensivos encontravam-se 363 pessoas, menos 20 do que no dia anterior, o valor mais baixo desde 7 de novembro, quando se registaram 366 internamentos nestas unidades.

Pelo 34.º dia, o número de recuperados ultrapassou o número de novas infeções, com mais 1942, para um total de 730.601.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 2.581.034 mortes, resultantes de mais de 116 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

O Brasil somou 1555 mortes e 69.609 casos em 24 horas, segundo os dados mais recentes do Ministério brasileiro da Saúde.

No total, o país de 212 milhões de habitantes já registou 10.938.836 casos e 264.325 mortes. A taxa de incidência da doença em território brasileiro é agora de 126 mortes e 5205 casos por 100 mil habitantes.

O Presidente Jair Bolsonaro afirmou no sábado que há uma vacina a ser desenvolvida por cientistas do Brasil e que os resultados preliminares dos estudos serão apresentados ao Governo israelita por uma missão que viajou até Estado hebraico em busca de acordos de cooperação.