Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Lusa

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO NO MUNDO. CLIQUE AQUI


20h52 - Casos de covid continuam a escalar na Índia
20h48 - Jerónimo contesta limitação de direitos durante pandemia
20h45 - Marcelo preocupado com direitos dos migrantes em Odemira
20h43 - Começa amanhã a transferência dos migrantes em Odemira
20h41 - Problemas na vacinação em Agualva-Cacém
19h43 - As autoridades cabo-verdianas diagnosticaram 241 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, registando-se ainda quatro mortos, elevando para 24.368 o total de casos desde o início da pandemia, divulgou hoje o Ministério da Saúde.

19h29 - Angola registou, nas últimas 24 horas, 178 infeções por covid-19, totalizando agora 26.993 casos, bem como dois óbitos, segundo o boletim epidemiológico da Direção Nacional de Saúde Pública. Os números atualizados apontam para 26.993 casos, 23.913 doentes recuperados e 602 óbitos.

19h15 - A Madeira registou hoje 22 novos casos de covid-19, todos de transmissão local, 14 recuperações e 86 situações suspeitas, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é 266, com 15 doentes internados.

A região autónoma passa a contabilizar um total de 9.010 casos confirmados de infeção por SARS-CoV-2 desde o início da pandemia, já com 8.673 recuperados. O arquipélago regista, até à data, 71 óbitos associados à doença.

18h45 - EUA apoiam distribuição mundial de vacina a preço de custo

Os Estados Unidos estão a trabalhar para que as farmacêuticas que desenvolveram uma vacina contra o vírus Sars-CoV-2 a distribuam a nível mundial ao preço de custo para acabar com a pandemia, foi hoje anunciado.

"O resultado final é que acreditamos que as empresas farmacêuticas devem fornecer uma vacina a preço de custo para todos, para que não haja barreiras à vacinação", disse Jaque Sullivan, conselheiro de Segurança Nacional do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, numa entrevista ao canal de televisão ABC.

O conselheiro também garantiu que a representante do Comércio dos Estados Unidos, Katherine Tai, está a conduzir "conversas intensivas" com a Organização Mundial do Comércio (OMC) para superar o problema do acesso à vacina e realçou que haverá um "caminho a percorrer nos próximos dias".

Os comentários de Sullivan surgem depois de um grupo de 10 democratas, liderado pelo representante da ala mais progressista, o senador Bernie Sanders, ter pedido que as empresas farmacêuticas fossem obrigadas a ceder temporariamente as patentes da vacina contra o Sars-Cov-2 para que os países que precisam delas pudessem desenvolver as suas próprias vacinas.

A suspensão temporária das patentes das vacinas foi proposta pela Índia e pela África do Sul à OMC, dois dos países que mais sofrem com o impacto da pandemia de covid-19.

"Pedimos que apoiem a adoção desta isenção temporária, que garantirá a resposta mais eficaz e eficiente a uma pandemia global, apenas vista uma vez na vida", refere a carta dos democratas enviada a Joe Biden.

Por outro lado, Sullivan disse que Washington está "orgulhoso" do que foi feito até agora para ajudar a Índia, onde centenas de milhares de novas infeções são registadas diariamente e onde os hospitais não possuem material e medicamentos suficientes para lidar com a doença.

No entanto, o conselheiro de Biden realçou ainda que numa emergência desta magnitude se deseja sempre "poder andar mais rápido e fazer mais".

17h50 - Vistoria em Odemira identifica locais sobrelotados e necessidade de mudar pessoas

Mais de meia centena de alojamentos para trabalhadores rurais do concelho de Odemira já foram alvo de vistoria das autoridades, que identificaram locais sobrelotados e a necessidade de transferir pessoas, revelou hoje o presidente do município.

"Foi uma vistoria ampla e posso dizer que são mais de meia centena de lugares que foram visitados", indicou o autarca de Odemira, José Alberto Guerreiro, no final de uma reunião da `task force` do concelho, realizada nesta vila do distrito de Beja.

Segundo o autarca, estas vistorias servem para a "verificação das condições de alojamento" dos trabalhadores rurais, devido à evolução da situação da pandemia de covid-19 no concelho, para se determinar uma possível transferência de pessoas.

"Há já a identificação de situações, mas, obviamente, não estão todas, porque o problema não se limita a algumas", disse, referindo-se aos locais sobrelotados e à necessidade de transferir pessoas infetadas o coronavírus ou com necessidades isolamento profilático.

José Alberto Guerreiro adiantou que na segunda-feira de manhã será realizada uma reunião com a participação de várias entidade para determinar "alguns aspetos específicos" que estão relacionados com "a forma" como vai decorrer a operação, a qual pode começar nesse dia.

17h42 - Chile com mais 104 mortes. Total supera 26.500

O Chile ultrapassou hoje as 26.500 mortes por covid-19 ao somar 104 vítimas mortais pela pandemia nas últimas 24 horas, registando mais 6.122 infetados.

O balanço total de contágios no país ascende agora a mais de 1,2 milhões de pessoas desde o início da pandemia.

No total, já morreram no Chile 26.561 pessoas devido à covid-19 e a taxa de positividade (número de contágios por cada 100.000 testes de PCR) das últimas 24 horas foi de 8,5% após realizados maus de 66.000 testes, informaram as autoridades sanitárias.

Sobre a vacinação, o país está a desenvolver um dos processos com mais êxito no mundo, com mais de oito milhões de pessoas (mais de 50% da população) já vacinadas com pelo menos uma dose da vacina e com 44% já vacinadas com as duas doses.

17h21 - Marcelo pede à população para “continuar a ajudar” no combate à pandemia

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje que o combate à covid-19 em Portugal "está a correr bem", mas pediu à população para "continuar a ajudar".

"O que eu peço aos portugueses não é muito. Está a correr bem. Os números de hoje comprovam isso. Mas para continuar a correr bem é preciso continuar a ajudar. É só isso", afirmou.

Marcelo Rebelo de Sousa, que se encontra no Funchal, comentava, deste modo, o facto de a Polícia de Segurança Pública (PSP) ter dispersado ao início da madrugada de hoje uma multidão de cerca de 500 pessoas concentradas no Miradouro de São Pedro de Alcântara, em Lisboa, a maioria sem máscara.

"As pessoas têm de compreender que têm de ajudar", disse Marcelo Rebelo de Sousa, mostrando-se, por outro lado, "impressionado" com a atitude da população madeirense face às restrições decretadas pelo Governo Regional, nomeadamente o recolher obrigatório, que a partir de hoje vigora entre as 23:00 e as 05:00.

16h56 - Reino Unido regista 14 mortes e 1.671 novos casos

Até ao momento, 34,51 milhões de britânicos já receberam pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19.

16h40 - CDS critica e pede ao Governo para “revogar de imediato” requisição do Zmar

O CDS instou hoje o Governo a “revogar, de imediato”, a requisição civil do empreendimento turístico Zmar, em Odemira, para alojar pessoas em isolamento profilático devido à epidemia de covid-19, uma decisão que considerou “condenável”.

Num comentário na sua conta do Facebook, o presidente do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos pediu ao executivo para recuar na requisição, “substituindo-a por outra que seja proporcionada e adequada a assegurar a saúde pública”, a “garantir condições dignas” às pessoas e que “se coadune com os mais elementares direitos dos portugueses”, como “o respeito pela propriedade privada”.

A decisão do Governo de proceder à requisição civil da totalidade das habitações do empreendimento ZMar é, a todos os...

Publicado por Francisco Rodrigues Dos Santos em Domingo, 2 de maio de 2021


No seu texto, Rodrigues dos Santos alegou que o Governo “tinha a obrigação de saber” a situação de “centenas de trabalhadores estrangeiros a viver em condições desumanas” naquela zona do Alentejo e que deveriam ter sido acauteladas medidas e que aqueles “níveis de pobreza” deveriam “envergonhar todos” os governantes.

O Governo, segundo o líder centrista, revelou “a sua incompetência” depois de “transferir a solução para os privados, ocupando-lhes as suas casas”, numa referência ao Zmar, sem “cuidar previamente de saber se há alternativas que permitam deslocar aquelas comunidades, provisoriamente, para outros locais”.

15h24 - Índia com novo recorde de 3.689 mortes em 24 horas

Morreram quase 3.700 pessoas com Covid-19 nas últimas 24 horas na Índia. É um novo recorde no país, onde faltam camas, medicamentos e oxigénio à medida que a comunidade internacional se mobiliza para ajudar.


14h57 - Centenas de pessoas ficaram à porta do Centro de Vacinação de Agualva Cacém

Centenas de pessoas ficaram este domingo à porta do Centro de Vacinação de Agualva Cacém.

Receberam a chamada para se vacinarem hoje e deram com um edifício encerrado, que só abriu bastante tempo depois.


14h37 - AstraZeneca. Menores de 60 anos que tomaram primeira dose podem optar quanto à segunda

O antigo presidente do Infarmed critica o despacho da Direção-Geral da Saúde que dá aos utentes a possibilidade de escolherem se querem tomar a segunda dose da vacina da AstraZeneca ou se preferem outra marca. A norma deixa nas mãos dos menores de 60 anos a decisão.


14h11 - Mais um óbito e 330 novos casos em Portugal

Em 24 horas, Portugal somou 330 novos casos de infeção e uma morte associada à Covid-19.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado este domingo pela Direção-Geral da Saúde, os internamentos subiram ligeiramente, com mais nove doentes em enfermaria e um em unidades de cuidados intensivos (UCI). No total, existem atualmente 311 doentes internados e 85 em UCI.

Há ainda a registar mais 244 recuperados, para um total de 796.721.

Do total de novos casos, a grande maioria (160) foi registada no norte do país, 76 em Lisboa e Vale do Tejo, 37 na região centro, 14 no Algarve e cinco no Alentejo. Foram ainda reportados 24 casos na Madeira e 14 nos Açores. O único óbito a reportar hoje foi registado no Algarve.

Ainda de acordo com o boletim, existem hoje 23.579 casos ativos (mais 85 nas últimas 24 horas) e 23.909 contactos em vigilância (menos 97 do que no dia anterior).

Desde que foi reportado o primeiro caso de infeção por Covid-19 em Portugal, já foram registados 837.277 casos confirmados e 16.977 mortes.

14h03 - Processo de vacinação em Odemira está a ser acelerado

Está a ser acelerado o processo de vacinação em Odemira devido ao elevado número de casos de infeção. A prioridade são os maiores de 60 anos.

Até segunda-feira, espera-se que mais de duas mil pessoas acima dos 60 anos sejam vacinadas contra a covid-19.


13h52 - PSP dispersou ajuntamentos em Lisboa e Porto na última madrugada

A PSP dispersou vários ajuntamentos, na última noite. Um dos mais expressivos foi no Miradouro de São Pedro de Alcântara, em Lisboa. A Polícia contou mais de 100 pessoas.

Também no Porto os agentes acabaram com dois ajuntamentos.


13h44 - África com mais 269 mortes e 7.121 infetados nas últimas 24 horas

África registou mais 269 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, para um total de 122.082 vítimas mortais, e 7.121 novos infetados, de acordo com os dados oficiais mais recentes no continente.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número total de infetados nos 55 Estados-membros da organização é agora de 4.567.240, e nas últimas 24 horas registaram-se 7.995 recuperados, totalizando 4.110.898 desde o início da pandemia.

13h19 - Açores registam 19 casos nas últimas 24 horas

Os Açores registaram nas últimas 24 horas 19 novos casos de covid-19, todos em São Miguel, totalizando a região 215 ativos, segundo o boletim diário da Autoridade de Saúde.

Na sequência das 1.238 análises realizadas nos laboratórios de referência da região, verifica-se que no concelho da Ribeira Grande foram registados sete casos, três em Ponta Delgada, quatro na Povoação e cinco na Lagoa, tendo-se registado duas recuperações.

Estão internados 15 doentes e, destes, estão 14 no Hospital do Divino Espírito Santo, de Ponta Delgada, com um em Unidade de Cuidados Intensivos, e um doente internado no Hospital de Santo Espírito, da Ilha Terceira, em Unidade de Cuidados Intensivos, encontrando-se em vigilância ativa 993 pessoas.

A região conta com 215 casos ativos: 209 em São Miguel, três na Terceira, dois nas Flores e um em Santa Maria.

12h40 - Portugal envia equipa do INEM a Cabo Verde para preparar missão médica

O Governo anunciou hoje o envio a Cabo Verde de uma equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para apoiar os esforços daquele país no combate à pandemia de covid-19 e preparar uma futura missão médica portuguesa.

"O diagnóstico levado a cabo pela equipa do INEM servirá para preparar a futura missão de uma equipa médica portuguesa, com vista a reforçar a capacidade de resposta do serviço nacional de saúde de Cabo Verde, através da disponibilização de recursos humanos e técnicos", explicita um comunicado do gabinete do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, hoje enviado à agência Lusa.

A equipa do INEM, constituída por um médico e um logístico, será acompanhada por um funcionário do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e "tem como propósito identificar as necessidades das estruturas de saúde de Cabo Verde na resposta à situação pandémica, a pedido do Governo cabo-verdiano".

"Para além da Ilha de Santiago, está prevista uma deslocação à Ilha de São Vicente", acrescenta a nota, que esclarece que a deslocação está prevista para começar terça-feira e estender-se até dia 11.

Segundo o Governo, "esta ação integra-se na execução do Plano de Ação na Resposta Sanitária à Pandemia COVID-19 entre Portugal e os Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste", apresentado em junho de 2020 e elaborado com o objetivo de contribuir para a mitigação dos efeitos da pandemia de covid-19 naqueles territórios.

12h26 - Pandemia provocou a morte de 13.166 pessoas nas últimas 24 horas

A pandemia de covid-19 provocou 13.166 mortes no mundo nas últimas 24 horas, aumentando o número de óbitos para 3.194.716 desde que foram detetados os primeiros casos na China, em 2019, concluiu hoje o balanço da AFP.

O relatório elaborado pela agência de notícias francesa com base em dados oficiais recebidos até às 10:00 GMT (11:00 em Lisboa), adianta que foram diagnosticados oficialmente mais de 152.098.680 casos de infeção desde o início da epidemia.

Os países que registaram o maior número de novas mortes nos seus relatórios mais recentes são a Índia com 3.689 novas mortes, Brasil (2.656) e Estados Unidos (819).

Os Estados Unidos é o país mais afetado em termos de mortes e casos, com 576.722 mortes para 32.392.667 casos, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil com 406.437 óbitos e 14.725.975 casos, México com 217.168 óbitos (2.347.780 casos), Índia com 215.542 óbitos (19.557.457 casos) e Reino Unido com 127.524 mortos (4.418.530 casos).

12h07 - Reino Unido pondera vacinar crianças no início do novo ano escolar

O Governo do Reino Unido está a estudar a administração de uma dose da vacina da Pfizer contra o coronavírus a crianças maiores de 12 anos em setembro, no início do ano escolar, revelou hoje o diário Sunday Times.

“Precisamos de estar preparados para imunizar as crianças, particularmente os adolescentes, de forma rápida e efetiva se necessário”, afirmou ao jornal Adam Finn, membro do Comité Conjunto de Vacinação e Imunização (JCVI, na sigla em inglês).

O pediatra sublinhou ainda ser “extremamente importante que a educação não se interrompa de modo algum no próximo ano académico”.

Linda Bauld, professora de saúde pública na Universidade de Edimburgo, constatou que os planos sanitários do Reino Unido “estão a caminhar nessa direção”.

“O motivo para vacinar as crianças é realmente melhorar a imunidade de grupo”, sublinhou em entrevista à Rádio Times.

11h31 - Autoridades timorenses registam 4.º óbito de uma pessoa infetada

As autoridades timorenses registaram hoje o quarto óbito de uma pessoa infetada com o SARS-CoV-2, um homem de 28 anos que tinha dado entrada no hospital com traumatismo craniano depois de um acidente de viação.

O CIGC explica que o homem deu entrada nos serviços de urgência do Hospital Nacional Guido Valadares (HNGV) no passado dia 27 de abril, com traumatismo craniano grave.

No dia 29 de abril foi sujeito a um teste à covid-19, tendo sido transferido para o centro de isolamento de Vera Cruz para não haver riscos de contágios a pessoal médico ou outros pacientes no HNGV.

O homem morreu ao início da manhã de hoje, com um teste 'post mortem' a confirmar a infeção com uma carga viral ainda maior.

A morte foi anunciada pelo Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC) num comunicado em que dá conta do registo de 46 novas infeções em Díli, e duas em Ainaro nas últimas 24 horas, entre eles uma criança de 12 anos, todos assintomáticos.

10h26 - Odemira tem 299 contentores de alojamento e "todos cumprem com condições", diz Governo

O Governo desconhece ainda as necessidades de habitação no concelho de Odemira, inclusive dos trabalhadores das explorações agrícolas, tendo revelado hoje que existem 299 contentores de alojamento e "todos cumprem com as condições de higiene e saúde obrigatórias".

"O trabalho de identificação de todas as necessidades permanentes de habitação da população, inclusive situações de sobrelotação, que está em curso, vai permitir ter conhecimento de todas as carências habitacionais e garantir habitação digna", avançou o Executivo, em resposta à agência Lusa, numa comunicação conjunta dos ministérios das Infraestruturas e da Habitação, da Agricultura, do Ambiente e da Ação Climática, da Presidência do Conselho de Ministros e do do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Depois de aferida a elegibilidade das necessidades permanentes identificadas em Odemira, no distrito de Beja, e em Aljezur, no distrito de Faro, "devem ser enquadrados na respetiva ELH todos os trabalhadores, garantindo uma resposta permanente e digna ao abrigo do programa 1.º Direito", indicou o Governo.

9h56 - Alemanha com 110 mortes e 16.290 casos

A Alemanha registou 110 mortes e 16.290 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, uma incidência cumulativa que tem diminuído nas últimas semanas apontado que o país está a conseguir controlar a terceira vaga da pandemia.

O Instituto Robert Koch (RKI) de virologia informou que nas 24 horas anteriores ocorreram 16.290 novos casos de coronavírus, além de 110 mortes.

Apesar do necessário cuidado com os números reportados nos finais de semana e feriados, os dados são inferiores aos do último domingo (18.733 e 120 óbitos) e aos relatados neste sábado (18.935 positivos e 232 óbitos).

Assim, a incidência acumulada nos últimos sete dias no país caiu para 146,5 casos por 100.000 habitantes, embora com grandes diferenças regionais (são quatro distritos acima de 300 casos e um acima de 400).

Esta incidência acumulada contrasta com os 148,6 deste sábado e os 165,6 do último domingo.

9h31 - México com 261 mortos e 3.025 casos nas últimas 24 horas

O México registou 261 mortes por covid-19 e 3.025 novas infeções nas últimas 24 horas, segundo as autoridades mexicanas.

Desde o início da pandemia, o país contabilizou 217.168 óbitos e mais de 2,3 milhões de casos (2.347.780).

O total de mortes provocadas pela doença poderá no entanto ser superior, tendo o Governo mexicano admitido em 20 de abril que esse número poderá chegar aos 332.500, num relatório que analisa certidões de óbito.

O México é o terceiro país do mundo com mais mortes devido à covid-19, atrás dos Estados Unidos e do Brasil, sendo o 15.º mundial em número total de casos, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins (EUA).

O país, com 126 milhões de habitantes, iniciou a campanha de vacinação contra o novo coronavírus em 24 de dezembro, tendo já administrado mais de 18 milhões de doses da vacina, com 7,4 milhões de pessoas a terem completado a inoculação.

9h00 - Índia com maior número de mortos num só dia

A Índia registou 3.689 mortes provocadas por covid-19 nas últimas 24 horas, um novo máximo no país, a braços com um surto devastador, anunciou hoje o Ministério da Saúde indiano.

Nas últimas 24 horas, as autoridades sanitárias diagnosticaram ainda 392.488 novos casos, uma ligeira diminuição em relação à véspera, quando foram detetadas 401.993 infeções, um recorde mundial desde que o SARS-CoV-2 foi identificado na China, em dezembro de 2019.

O país de 1,3 mil milhões de habitantes conta atualmente mais de 3,3 milhões de casos ativos, segundo o Ministério da Saúde indiano.

A explosão do número de casos, atribuída a uma variante do vírus detetada na Índia e à circulação de outras estirpes, além de comícios eleitorais e festivais religiosos em grande escala, sobrecarregou os hospitais, onde faltam camas, medicamentos e oxigénio.

O país alargou no sábado a todos os adultos a vacinação contra o novo coronavírus, mas a maioria dos estados indianos informou que não tinha vacinas suficientes para iniciar a nova fase da inoculação, incluindo Maharashtra e Nova Deli, entre os mais afetados pela segunda vaga da pandemia.

8h47 - Marcelo espera que seja possível apurar situação dos trabalhadores em Odemira

O Presidente da República espera que seja possível apurar se os direitos dos trabalhadores rurais em Odemira são respeitados e agir se necessário e que seja quebrada a cadeia de transmissão do vírus.

"São coisas diferentes. Uma é saber: há problemas em termos de direitos das pessoas e de trabalhadores, naquele caso? Um problema. Outro problema, sanitário: impõe-se ou não proceder a um isolamento de um número apreciável de trabalhadores, com cadeias de transmissão contínuas, ininterruptas, e que importava quebrar, para o bem da comunidade?", sustentou o chefe de Estado.

Marcelo Rebelo de Sousa falava aos jornalistas à chegada à Madeira, sábado à noite, onde se deslocou para apresentar cumprimentos aos órgãos de governo próprio da Região Autónoma da Madeira, na sequência da sua reeleição como Presidente da República, e preparar as comemorações do Dia de Portugal, que este ano decorrem no arquipélago.

"Espero que seja possível apurar a primeira e agir se for caso disso", afirmou, referindo-se ao caso dos trabalhadores rurais em Odemira.

Marcelo Rebelo Sousa salientou, por outro lado, que é necessário quebrar a cadeia de transmissão que está a "penalizar o município".

O Governo decidiu decretar uma cerca sanitária às freguesias de São Teotónio e de Almograve, no concelho de Odemira, devido à elevada incidência de casos de covid-19, sobretudo em trabalhadores do setor agrícola, anunciou na quinta-feira o primeiro-ministro.

8h32 - EUA com 819 mortes e 46.966 casos nas últimas 24 horas

Os Estados Unidos registaram 819 mortes provocadas por covid-19 e 46.966 novos casos da doença nas últimas 24 horas, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

Desde o início da pandemia, os EUA acumularam 576.718 óbitos e mais de 32,3 milhões de infeções confirmadas (32.389.441), mantendo-se como o país com mais mortes e também com mais casos no mundo.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, estimou que o país venha a registar mais de 600 mil mortes devido à covid-19.

O país já administrou a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus a 146,2 milhões de pessoas (44% da população), tendo 103,4 milhões (31,2%) completado a inoculação, segundo os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC).

8h25 - PSP dispersa multidão de 500 pessoas em Miradouro de São Pedro de Alcântara

A Polícia de Segurança Pública (PSP) dispersou ao início desta madrugada uma multidão de cerca de 500 pessoas concentradas no Miradouro de São Pedro de Alcântara, em Lisboa, a maioria sem máscara, disse à Lusa fonte daquela força policial.

"Houve um ajuntamento de pessoas que, segundo o que conseguimos apurar, terá chegado a perto de cinco centenas de pessoas no Miradouro de São Pedro de Alcântara", com "parte significativa" a não usar máscara, explicou à Lusa fonte da Direção Nacional da PSP.

No local estiveram "oito a 15 agentes" do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa (Cometlis), já depois das 00h00, que não fizeram detenções, porque, "à chegada dos agentes, as pessoas dispersaram".

"O nosso principal objetivo ali era dispersar a multidão, por forma a fazer com que as regras sanitárias [da pandemia] se cumprissem", disse aquela fonte.

Um vídeo publicado no jornal Observador mostra centenas de pessoas reunidas no Miradouro de São Pedro de Alcântara, sem usar máscara, com algumas a consumir bebidas alcoólicas na via pública, em violação das regras sanitárias para combater a propagação do novo coronavírus.

O jornal aponta que a concentração começou depois de os restaurantes da zona terem encerrado, às 22h30 de sábado.

8h19 - Brasil inicia maio com 66.964 novos casos e 2.656 mortes

O Brasil registou nas últimas 24 horas 66.964 casos de infeção com o novo coronavírus e 2.656 mortes relacionadas com a covid-19, segundo dados oficiais divulgados no sábado.

Desde o primeiro contágio em 26 de fevereiro de 2020 e a primeira morte em 12 de março, ambos em São Paulo, o país contabiliza atualmente 14.725.975 casos confirmados e 406.437 óbitos.

No seu mais recente boletim epidemiológico, o Ministério da Saúde indicou que entre sexta-feira e sábado, se registou uma ligeira redução do número de mortes diárias (-2,35%), e de infetados (-2,00%), em comparação com as anteriores 24 horas.

O "gigante sul-americano" assistiu em abril ao mês mais letal desde o início da pandemia.

Segundo o relatório governamental, o país com cerca de 212 milhões de habitantes recuperou 13.242.665 doentes do novo coronavírus SARS-CoV-2, o que significará 89,9% do total de infetados.

Outros 1.076.873 doentes encontram-se em acompanhamento médico em hospitais ou nas suas residências após terem testado positivo nos testes clínicos.

8h15 - Dezassete mil bombeiros vão receber em poucos dias segunda dose da vacina

O ministro da Administração Interna anunciou hoje que 17.000 bombeiros irão receber "dentro de poucos dias" a segunda dose da imunização contra a covid-19.

"Em fevereiro cerca de 17.000 bombeiros receberam a [primeira toma da] vacina da AstraZeneca - antes de qualquer membro do Governo, o que foi justíssimo - e esses começarão dentro de poucos dias a receber a segunda dose", começou por referir Eduardo Cabrita, em Santa Maria da Feira, à margem das comemorações do centenário da corporação local.

Além deste grupo, o ministro referiu-se depois a nove mil bombeiros que, identificados pelas respetivas associações, foram incorporados no plano e também já receberam a primeira dose da vacina.

Realçando que esses agentes da proteção civil representam "a primeira função essencial do Estado a ser vacinada", o governante afirmou que os bombeiros continuam a ser "prioritários" no calendário nacional de vacinação e que o agendamento das respetivas imunizações contra o vírus SARS-CoV-2 está a ter em conta o próprio calendário da atividade das corporações em que trabalham.

O processo envolve, por isso, uma "estreita articulação com a Liga dos Bombeiros Portugueses", já "para garantir que, no início da fase normalmente mais crítica do combate a incêndios, todos terão pelo menos a primeira dose tomada".

O quadro internacional

De acordo com a agência noticiosa francesa AFP, a covid-19 já provocou quase 3,2 milhões de mortes em todo o mundo, na sequência de mais de 151,3 milhões de casos de infeção desde a descoberta do vírus SARS-CoV-2 em dezembro de 2019.

A Índia bateu um novo recorde no sábado, ao registar mais de 400 mil casos de infeção num só dia. O país continua a viver uma situação caótica, com hospitais lotados e pessoas a não conseguir receber oxigénio ou medicamentos.

Portugal entrou em situação de calamidade

Portugal continental entrou às 00h00 de sábado na última fase do plano de desconfinamento, com reabertura de fronteiras terrestres, mas com a Índia a juntar-se à lista das restrições de chegadas, e com uma quase normalidade no comércio e restauração.

O Conselho de Ministros de aprovou na quinta-feira a passagem à última fase do plano de desconfinamento, depois de ter sido decidido que o país sai do estado de emergência para passar a situação de calamidade, face aos números controlados relativos à pandemia de covid-19 em Portugal.

A situação de calamidade vigora depois de Portugal continental ter passado por 15 períodos de estado de emergência, 12 dos quais consecutivos desde 9 de novembro de 2020.

A situação de calamidade é o nível de resposta a situações de catástrofe mais alto previsto na Lei de Base da Proteção Civil, depois da situação de alerta e de contingência.

A reavaliação da situação nacional face à pandemia passa a ser semanal, em vez de quinzenal, tendo em conta que há menos medidas restritivas em vigor com o fim do estado de emergência, adiantou o primeiro-ministro.

Nas últimas 24 horas foram registados no país mais 454 novos casos de covid-19 e duas mortes.