Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Centro de vacinação no Seixal Mário Cruz - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23H55 - Vacina da Novavax eficaz a 51% contra variante sul-africana

Uma nova análise à eficácia da vacina anti Covid-19 da Novavax revela que esta proporciona proteção contra a variante B.1.351 do SARS-CoV-2, detetada inicialmente na África do Sul, de 51 por cento entre pessoas negativas para o VIH e de 43 por cento entre as positivas para o Vírus da Imunodeficiência Humana.

Vários estudos têm apontado a capacidade da variante sul-africana do SARS-CoV-2 para iludir as vacinas existentes contra a Covid-19.

23H40 - Brasil reporta 73.295 novos casos de infeção com o SARS-CoV-2 e mais 2.811 óbitos com Covid-19

Desde o início da pandemia o país registou quase 15 milhões de casos e 414.399 óbitos devido à doença.

23H30 - Estudo em Israel indica proteção de 95% para vacina Pfizer-BioNTech

Um estudo do Ministério da Saúde de Israel, o país do mundo com maior percentagem da população vacinada contra a covid-19, sugere que duas doses da vacina da Pfizer-BioNtech conferem uma proteção de 95 por cento.

Uma análise de dados de evolução da covid-19 em Israel publicada hoje na revista científica The Lancet aponta para uma taxa de eficácia da vacina de 95,3% para pessoas com mais de 16 anos na prevenção da infeção sete dias após a toma da segunda dose.

A segunda dose da vacina confere também 96,7% de proteção contra casos fatais de covid-19, 97% de proteção contra infeção sintomática e 91,5% de proteção contra infeção assintomática.

Duas semanas após a inoculação com a segunda dose, a vacina apresenta uma eficácia de 96,5% a proteger de infeção, 98% de hospitalização e 98,1% de morte, indicam os investigadores.

23h10 - OMS aplaude "decisão histórica" dos EUA sobre vacinas, farmacêuticas consideram-na uma desilusão

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, saudou com entusiasmo a decisão anunciada pelos Estados Unidos de apoiar o levantamento temporário da proriedade intelectual sobre as vacinas.

"Felicito os Estados Unidos por esta decisão histórica em favor da igualdade da vacinação, dando prioridade ao bem-estar de todos neste periodo crucial", reagiu Tedros na rede Twitter. "Agora, avancemos todos juntos rapidamente, solidariamente, apoiados no engenho e no compromisso dos investigadores que produziram as vacinas anti Covid-19 que salvam vidas".

Para o lobbie farmacêutico, a IFPMA, a decisão sobre as licenças das vacinas foi "dececionante".

Os verdadeiros desafios no combate à Covid-19 são "as barreiras comerciais, os estrangulamentos nas cadeias de abastecimento, a escassez de matérias primas" e a "vontade dos países ricos em começar a partilhar doses com os países pobres", referiu a IFPMA em comunicado.

"Suspender as patentes das vacinas contra a Covid-19 não vai aumentar a produção nem providenciar soluções práticas necessárias para combater esta crise de saúde global. Pelo contrário, irá provavelmente provocar perturbações", sublinhou a Federação Internacional das Associações e Fabricantes Farmacêuticos, para quem a decisão "foi um erro".

22h44 - Financiar combate a pandemias era difícil na Europa. "Ninguém nos ouvia", diz Carlos Moedas

Em entrevista à RTP, Carlos Moedas revelou os desafios que enfrentou enquanto comissário europeu da investigação, ciência e inovação entre 2014 e 2019 em relação às pandemias. "Ninguém nos percebia", explica Moedas, acrescentando que a pandemia "era algo muito distante e que as pessoas não conseguiam ver como um risco".

Moedas revela que na altura em que era comissário europeu, chegou a escrever um artigo com Bill Gates e Jeremy Farrar onde apelavam ao financiamento de dois mil milhões de euros para a preparação para futuras pandemias. "Ninguém nos ouvia", afirma.

"Ninguém nos percebia, porque [a pandemia] era algo muito distante e que as pessoas não conseguiam ver como um risco. Nesse aspeto sinto que falhámos nessa altura", afirma Moedas.

O antigo secretário de Estado adjunto de Passos Coelho ressalva, no entanto, que foram dos primeiros a financiar a empresa CureVac, que detém uma das vacinas utilizadas atualmente contra a pandemia da Covid-19.

As vacinas vieram relembrar, segundo Moedas, que "vale a pena investir na ciência".

22h22 - EUA apoiam renúncia de propriedade intelectual sobre vacinas

O Governo dos Estados Unidos (EUA) apoiou hoje os esforços para renunciar às proteções de propriedade intelectual das vacinas contra a covid-19, numa tentativa de acelerar o fim da pandemia, anunciou a representante do Comércio, Katherine Tai.

A posição foi anunciada em comunicado, citado pela Associated Press (AP), enquanto decorrem as negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre a flexibilização das regras de comércio global, para permitir que mais países produzam vacinas contra a covid-19.

"O governo acredita fortemente nas proteções de propriedade intelectual, mas, em prol de se acabar com esta pandemia, apoia a renúncia dessas proteções para as vacinas contra a covid-19", afirmou Catherine Tai, no comunicado.

No entanto, a responsável advertiu que vai demorar até se atingir o consenso global necessário para dispensar as proteções, sob as regras da OMC.

"Esta é uma crise de saúde global e as circunstâncias extraordinárias da pandemia exigem medidas extraordinárias", disse Tai. "O objetivo do governo é fornecer o máximo de vacinas seguras e eficazes, para o maior número de pessoas, o mais rápido possível", acrescentou.

22h19 - ONG Médicos Unidos da Venezuela alerta para morte de profissionais de saúde

A ONG Médicos Unidos de Venezuela (MUV) alertou hoje o país está a ficar “sem pessoal sanitário” e que já morreram 537 profissionais da área da saúde desde o início da pandemia da covid-19.

Segundo a MUV, as últimas 15 mortes de profissionais do setor ocorreram entre 30 de abril e 4 de maio de 2021.

“Recebemos informações sobre 15 novas mortes de pessoal do setor da saúde com critérios da covid-19, para chegar a 537, enquanto os porta-vozes oficiais reportam 2.208 mortes totais no país”, explica a ONG na sua conta do Twitter.

Na mesma rede social, a MUV sublinha que “o país está a ficar sem pessoal sanitário e isso não parece importar”.

21h51 - Madeira iniciou vacinação a pessoas em situação de sem-abrigo

As autoridades de saúde da Madeira iniciaram hoje a vacinação contra a covid-19 a pessoas em situação de sem-abrigo na região e utentes dos Centros de Atividades Ocupacionais (CAO), informou o Governo Regional.

“No âmbito da campanha de vacinação contra a covid-19 a decorrer na Região Autónoma da Madeira informamos que foi dado início à vacinação de pessoas em situação de sem-abrigo”, lê-se numa nota do gabinete do secretário da Saúde do arquipélago.

No comunicado é referido que já foram vacinadas 60 pessoas em situação de sem abrigo, tendo a administração das vacinas contra a covid-19 decorrido nas instalações da Associação Protetora dos Pobres, no Funchal.

“Foram asseguradas todas as condições de segurança”, lê-se na nota.

De acordo com os dados das autoridades de saúde, “até à data, a Região Autónoma da Madeira contabiliza mais de 95 mil vacinas administradas”.

21h14 - Advogado de donos de casas no Zmar interpõe providência cautelar contra requisição

O advogado que representa um grupo de proprietários de casas no Zmar, em Odemira, revelou hoje que interpôs em tribunal uma providência cautelar contra a fundamentação da requisição temporária do complexo turístico decretada pelo Governo.

"Interpusemos hoje em tribunal uma providência cautelar contra a fundamentação da requisição civil", disse à agência Lusa o advogado Nuno Silva Vieira, que representa 114 dos 160 proprietários de casas privadas do empreendimento.

Segundo o causídico, entre os argumentos a contestar a fundamentação da requisição temporária do Zmar Eco Experience decidida pelo Governo está o facto de, "no documento" do executivo, este "dizer que dialogou com os proprietários".

"Disseram que conversaram connosco antes e que nunca chegaram a acordo. Isso é mentir, nunca falaram connosco", argumentou.

Além disso, "o Zmar enquanto empresa não existe, portanto, a requisição civil é apontada ao Zmar mas, neste momento, não existe, o que existe é a massa insolvente do Zmar", alegou.

"Por isso, a requisição civil vai dirigida a uma entidade que não existe e não se pode aplicar a nós", salientou, dando conta de mais um argumento a que recorreu na providência cautelar.

21h05 - Trabalhadores itinerantes acusam Governo de discriminação

Duas centenas de trabalhadores itinerantes de diversão manifestaram-se junto ao Ministério da Economia, em Lisboa. Acusam o Governo de discriminação por não haver data prevista para o regresso das festas populares e romarias.

21h03 - Teletrabalho. BE quer empresa a pagar despesas do trabalhador

O Bloco de Esquerda defende que a regulação do teletrabalho que existe "é frágil" e insiste que a empresa deve pagar as despesas do trabalhador que está em casa. O PS não concorda que seja fixado um valor a pagar pelas despesas. A discussão foi feita na Assembleia da República.

20h49 - Cabo Verde com novo recorde de 417 novos casos e um óbito em 24 horas

Cabo Verde registou hoje 417 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, novo recorde diário no país, que nas últimas 24 horas contabilizou mais uma morte, elevando para 229 o total de óbitos desde o início da pandemia.

20h32 - Imigrantes Odemira. Deu negativo o resultado de mais de 40 testes à covid

Foi negativo o resultado de mais de 40 testes rápidos à covid feitos aos imigrantes em Odemira. A Ordem dos Advogados vai dar agora apoio jurídico a estes estrangeiros que pouco ou nada sabem sobre os direitos que têm em Portugal.

20h29 - Na próxima semana começam a ser vacinados doentes graves

Os doentes graves vão ser vacinados nos hospitais nas consultas externas. O coordenador do plano de vacinação, em entrevista à RTP, disse que também serão vacinados os funcionários do setor social.

20h23 - Odemira. Cerca sanitária com repercussões negativas no setor agrícola

A cerca sanitária em Odemira está a ter repercussões negativas no setor agrícola da região. A Confederação de Agricultores de Portugal fala em prejuízos de cerca seis milhões de euros. Já o desperdício alimentar é de 1.600 toneladas só numa semana.

20h20 - Donos de casas do Zmar em Odemira mantêm protesto e com reforço de funcionários

Várias dezenas de proprietários de casas no Zmar Eco Experience, em Odemira (Beja), mantêm-se hoje concentrados e em protesto, agora com “reforço” de funcionários, à entrada do complexo, contra a transferência de trabalhadores agrícolas para o local.

Junto às estruturas de madeira que assinalam a entrada do Zmar, um grupo de pessoas do complexo colocou vedações ligadas a um atrelado agrícola que já estava no local para impedir o acesso a partir do exterior.

Contudo, ao final da tarde, por breves minutos, foi desbloqueado o acesso e o comandante Territorial de Beja da GNR, coronel Altide Cruz, entrou e esteve reunido com a representante dos donos de casas em protesto, constatou a agência Lusa no local.

19h51 - Angola com mais 245 casos e volta a igualar recorde de nove óbitos de fevereiro

Angola registou nas últimas 24 horas 245 novos casos de covid-19 e mais nove mortes, igualando o maior número de óbitos registado este ano em 10 de fevereiro, segundo o boletim epidemiológico da Direção Nacional de Saúde Pública.

Foram também recuperadas da doença 302 pessoas, das quais 287 em Luanda.

19h40 - Ex-ministro brasileiro deixou Governo por divergir sobre uso de remédio ineficaz

O ex-ministro brasileiro da Saúde Nelson Teich disse hoje, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que deixou o cargo por divergir do Governo liderado pelo Presidente Jair Bolsonaro sobre o uso da cloroquina no tratamento da covid-19.

"[Pedi demissão] após constatação de que não teria a autonomia e liderança que imaginava indispensável para o exercício do cargo”, disse Teich na CPI, que investiga as respostas do Governo brasileiro à pandemia.

“Essa falta de autonomia ficou mais evidente em relação às divergências com o Governo quanto à eficácia e extensão do uso do medicamento cloroquina para o tratamento da covid-19", acrescentou.

Médico oncologista, Teich era apontado como um quadro técnico dentro do Governo quanto tomou posse em 17 de abril de 2020, mas pediu demissão em 15 de maio, 29 dias depois de iniciar a sua gestão à frente do Ministério da Saúde.

À época do seu pedido de demissão, Teich disse apenas que "a vida é feita de escolhas” e que escolheu “sair”, sem explicar os motivos que o levaram a deixar o Governo.

Questionado por parlamentares no Senado, o antigo governante explicou que pediu demissão porque divergia de Jair Bolsonaro sobre o uso da cloroquina e, portanto, não poderia permanecer no Governo.

"Naquela semana [de sua demissão], teve uma fala do Presidente na saída do Alvorada quando disse que o ministro tem que estar afinado e cita o meu nome especificamente”, contou Teich.

“Na véspera [Bolsonaro] teve uma reunião com empresários em que fala que o medicamento [cloroquina] iria ser expandido. À noite teve uma live [transmissão ao vivo nas redes sociais] que ele fala do uso expandido. Aí no dia seguinte eu peço minha exoneração", acrescentou o ex-ministro.

19h32 - Itália soma 10.585 casos e regista a menor ocupação hospitalar em meses

A Itália registou 10.585 contágios pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, divulgaram hoje as autoridades italianas, num momento em que o país conta com menos de 20 mil doentes hospitalizados, valor que não era registado há vários meses.

Com o registo destes novos contágios, o país totaliza, até à data, 4.070.400 casos de pessoas que ficaram infetadas com o novo coronavírus (SARS-Cov-2), de acordo com o boletim informativo do Ministério da Saúde italiano.

O país somou 267 óbitos nas últimas 24 horas, elevando para 122.005 o número total de mortes atribuídas à doença covid-19 no território italiano desde o início da crise pandémica, em fevereiro de 2020, de acordo com a mesma fonte.

O destaque do dia é o facto de a pressão sobre os hospitais italianos estar a evoluir de forma positiva, com o país a registar, pela primeira vez em vários meses, menos de 20 mil doentes covid internados, de acordo com as agências internacionais.

19h12 - São Miguel deverá deixar de estar em situação de alto risco

O secretário da Saúde do Governo dos Açores, Clélio Meneses, avançou hoje que, a partir da próxima quinta-feira, a ilha de São Miguel deverá deixar de estar no patamar de alto risco de contágio da covid-19.

"As medidas que serão anunciadas decorrem daquilo que acontecer até à meia-noite de hoje. Não havendo nada de extraordinário, a situação de calamidade e a situação de alto risco de São Miguel deixa de existir", declarou o governante.

Segundo o governante, a maior ilha açoriana registou um "decréscimo" do número de casos de covid-19, pelo que, "em princípio", deixarão de existir algumas "medidas mais restritivas" para o controlo da pandemia.

"Felizmente, na generalidade da ilha de São Miguel, poderá haver o fim de algumas medidas mais restritivas e isto é uma boa notícia", apontou.

Clélio Meneses destacou que, atualmente, o concelho de Vila Franca do Campo ainda está no patamar de alto risco de contágio, mas "muito dificilmente" haverá uma "situação de calamidade em toda a ilha".

18h42 - Espanha regista 6.317 novos casos e 167 mortes nas últimas 24 horas

A Espanha registou 6.317 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 3.551.262 o total de infetados até agora, continuando o índice de contágios a descer, segundo o Ministério espanhol da Saúde.

Os serviços sanitários também notificaram hoje mais 167 novas mortes atribuídas à pandemia, passando o total de óbitos para 78.566.

A incidência acumulada (contágios) manteve hoje a sua tendência de queda, passando dos 214 (terça-feira) para 206 casos (hoje) diagnosticados por cada 100.000 habitantes nos 14 dias anteriores.

As comunidades autónomas com os níveis mais elevados são as do País Basco (478), Navarra (314), Madrid (329) e Aragão (298).

Por outro lado, desceu para 9.132 o número de hospitalizados com covid-19 (9.592), o que corresponde a 7,3% das camas, dos quais 2.231 pacientes estão em unidades de cuidados intensivos (2.292), o que corresponde a 22,2% das camas desses serviços.

18h37 – André Ventura suspeito de desobediência por jantar com 175 pessoas durante estado de emergência

O presidente e deputado do Chega é suspeito do crime de desobediência, punível com um ano de prisão ou 120 dias de multa, devido ao jantar-comício de Braga, durante o estado de emergência, na campanha presidencial de janeiro.

Segundo ofício do Tribunal Judicial da Comarca de Braga, a que a Lusa teve acesso e que chegou à Assembleia da República na segunda-feira, a juíza de instrução criminal pede autorização ao presidente do parlamento para constituir André Ventura como arguido de forma a poder interrogá-lo.

O gabinete do Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, classificou o documento como "confidencial" e remeteu-o à 14.ª Comissão Parlamentar (Transparência e Estatuto dos Deputados), onde está agora a ser apreciado pelos tribunos das diversas forças políticas, que vão agora decidir sobre o levantamento da imunidade parlamentar.

No despacho judicial, segundo o qual o Ministério Público (MP) solicita o levantamento da imunidade parlamentar do presidente do Chega para ser ouvido no processo, constam factos apurados "suscetíveis de integrarem a prática, em autoria material e na forma consumada, de um crime de desobediência simples, previsto e punível pelo artigo 348.º n.º 1 alínea a)": pena de prisão até um ano ou pena de multa até 120 dias.

O MP cita uma participação da Guarda Nacional Republicana (GNR) datada da madrugada de 17 para 18 de janeiro, após agentes daquela força terem fiscalizado o restaurante Solar do Paço, em Tebosa, arredores de Braga, onde decorreu a ação de campanha durante uma das fases mais agudas da pandemia de covid-19.

A GNR verificou no local 28 mesas e 175 lugares sentados, numa sala de "cerca de 350 metros quadrados, dotada de ar condicionado e álcool-gel à entrada e em cada uma das mesas", lê-se no documento, que acrescenta que o local em causa tem como capacidade máxima 250 lugares sentados.

No auto da GNR refere-se que a organização do evento esteve a cargo do presidente da distrital local do Chega, Filipe Melo, mas o MP optou por constituir Ventura, o então candidato presidencial, como arguido.

18h24 - Surto com 29 infetados entre trabalhadores agrícolas de Torres Vedras

Um surto de covid-19 com 29 infetados foi registado entre trabalhadores agrícolas, na sua maioria estrangeiros, no concelho de Torres Vedras, o que obrigou ao realojamento de 21 deles, disse hoje fonte oficial do município.

A mesma fonte explicou à agência Lusa que 21 trabalhadores estrangeiros foram realojados pela Proteção Civil no Centro Diocesano do Turcifal, por "não terem condições para fazer o isolamento profilático nas suas casas", uma vez que partilham alojamentos.

Entre os infetados estão também outros trabalhadores de empresas de outros ramos de atividade, que coabitam com os trabalhadores agrícolas.

Neste sentido, os 21 foram realojados no sentido de as autoridades de saúde conseguirem conter o surto.

Já em dezembro, um surto de covid-19 em explorações agrícolas do concelho atingiu cerca de duas centenas e meia de trabalhadores pelas mesmas razões, tendo na altura sido realojados grande parte deles.

18h17 - Governo admite "margem" para soluções no parlamento sobre teletrabalho

O secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita, admitiu hoje "margem" para encontrar "soluções e equilíbrios" no parlamento sobre a regulamentação do teletrabalho.

O governante falava no plenário onde estão a ser debatidas as várias iniciativas dos partidos sobre a regulamentação do teletrabalho.

Miguel Cabrita disse que "parte das linhas de reflexão" identificadas pelo Governo no Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho "encontram reflexo" em propostas em discussão no parlamento, nomeadamente na do PS, mas "outras também têm virtualidades", acrescentou.

Embora estas propostas não sejam "inteiramente coincidentes" com o entendimento do Governo, "ainda assim" há "margem para encontrar as soluções e equilíbrios que respondam a vários dos desafios que se colocam", disse Miguel Cabrita.

Para o secretário de Estado, o debate no parlamento deve ser feito "com tempo, com ponderação e profundidade e com equilíbrio dos diferentes valores", salientando que o trabalho à distância tem riscos e oportunidades.

Miguel Cabrita realçou que o tema deve ser debatido com "a maior cautela" porque a experiência dos últimos meses ocorreu num período excecional de pandemia que obrigou ao trabalho à distância contra a vontade de muitas empresas e trabalhadores.

"A experiência dos últimos anos tende a enfatizar as dificuldades e os riscos do teletrabalho", disse, sublinhando que este período não pode corresponder à avaliação do regime em geral e para o futuro.

18h03 - Variante associada a Manaus aumenta progressivamente em Portugal

O peso da variante associada a Manaus aumentou em Portugal em abril, face a março, tendo sido detetada em 15 distritos e 40 concelhos, enquanto a relacionada com a África do Sul diminuiu, segundo dados hoje divulgados pelo INSA.

Relativamente à variante do vírus SARS-Cov-2 associada ao Reino Unido, os dados do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) indicam que continua numa "trajetória de frequência ascendente", tendo sido detetada por sequenciação com uma frequência relativa de 91,2% na amostragem nacional de abril.

Os dados, que constam do relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal, indicam que "a frequência relativa da variante P.1 (associada ao Brasil, Manaus) é agora de 4,3%, o que evidencia um aumento considerável em relação à amostragem de março (0,4%)".

Esta variante foi introduzida várias vezes de forma independente em Portugal, revela a análise do INSA.

Por outro lado, a frequência relativa da variante associada à África do Sul, diminuiu de 2,5% em março para 1,3% em abril, o que, segundo o INSA, "sugere que a sua transmissão na comunidade tem sido limitada, embora já tenha sido detetada em 10 distritos e 34 concelhos".

Foram ainda identificados por sequenciação os primeiros sete casos da variante associada à Índia, sendo que seis destes casos foram detetados na amostragem nacional de abril, abrangendo cinco concelhos.

O INSA salienta que "esta variante é portadora de várias mutações na proteína Spike potencialmente mediadoras de maior capacidade de transmissão e/ou evasão ao sistema imunitário".

17h43 - Hoteleiros consideram “urgente” reabertura de fronteiras e pedem capitalização

A Associação de Hotelaria de Portugal (AHP) considera “urgente a reabertura de fronteiras" e apela a que o plano de retoma para o turismo anunciado pelo Governo reforce a capitalização de empresas, segundo um comunicado.

De acordo com a associação, “estas propostas integram o Plano ‘SOS Hotelaria’ da AHP, que visa assegurar a sobrevivência da Hotelaria, a atividade do Turismo que apresentou a maior quebra de receitas”, segundo o comunicado.

A AHP recorda “a recente proposta da Comissão Europeia, que recomenda aos Estados-membros que permitam a realização de viagens por razões não essenciais para todas as pessoas vacinadas, com teste covid-19 negativo e provenientes de países com uma boa situação epidemiológica” para apelar à reabertura das fronteiras aéreas “de forma a permitir a retoma da atividade turística”, segundo o comunicado.

Citado na mesma nota, Raul Martins, presidente da associação, disse que aguarda “que o Governo levante as medidas restritivas do tráfego aéreo nas condições propostas pela Comissão Europeia”.

“Quase 90% dos nossos turistas chegam por via aérea e esta é uma condição essencial para o início da recuperação da hotelaria e do Turismo em todo o território nacional”, garantiu.

17h34 - Hospitais têm autonomia nos subsídios de risco dos enfermeiros

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde afirmou hoje que as administrações dos centros hospitalares têm autonomia para indicar os enfermeiros com direito a receberem o subsídio de risco ‘covid'.

"O subsídio de risco está muito bem regulamentado, portanto, qualquer ajuste que tenha de ser feito será feito a nível local e não de regulamentação. Os centros hospitalares têm autonomia para designar quem são as pessoas que estão na linha da frente para receberem o subsídio de risco", explicou Lacerda Sales, em declarações aos jornalistas.

Em abril, o Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (SINDEPOR) acusou o Centro Hospitalar do Algarve de dificultar o pagamento do subsídio de risco ‘covid', ao excluir os profissionais com menos de metade do tempo global mensal afeto à atividade covid-19.

17h27 - Reino Unido investe mais dinheiro para investigar variantes

O Reino Unido registou a morte de 27 pessoas e 2.144 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os últimos dados do Governo britânico, que hoje prometeu mais dinheiro para combater novas variantes da doença.

O Ministério da Saúde anunciou um investimento de 29,3 milhões de libras (34 milhões de euros) no reforço da capacidade dos laboratórios clínicos de Porton Down para avaliar a eficácia das vacinas existentes contra variantes emergentes do novo coronavírus.

O investimento, explicou, vai permitir que os cientistas "acelerem o ritmo e a escala de testes especializados para apoiar o desenvolvimento rápido de vacinas destinadas a combater mutações específicas" do vírus SARS-CoV-2.

"Uma nova variante que escape às vacinas atuais é o maior risco de uma terceira onda. Este novo investimento vai ajudar-nos a estar um passo à frente do vírus", afirmou a diretora-executiva da Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido, Jenny Harries.

17h15 - DGS reconhece ser inevitável presença de público no Rali de Portugal

A Direção-Geral da Saúde (DGS) reconheceu como inevitável a presença de público no Rali de Portugal, reiterando a necessidade de prevenir a infeção pelo novo coronavírus, de acordo com o parecer a que a Lusa teve hoje acesso.

O Rali de Portugal "é um evento desportivo de reconhecido impacto, inevitavelmente acompanhado de um número significativo de adeptos que, não obstante as restrições, estarão dispostos a correr riscos de saúde e legais para poder assistir ao evento", admitiu a DGS.

No documento, que autoriza a realização da etapa portuguesa do Mundial de ralis, entre 21 e 23 de maio, em vários concelhos do centro e norte do país, as autoridades de saúde defendem a aplicação do "princípio da precaução", para o "melhor interesse da saúde pública".

"A organização deve sensibilizar a população para o risco que a presença de público configura no contexto atual. Assim, deve ser assegurada a articulação com as forças de segurança territorialmente competentes para que seja realizado o necessário controlo de aproximação de público às zonas limítrofes da competição desportiva. A organização deve encetar todos os esforços para evitar e dissuadir a presença de público, de forma não controlada", lê-se ainda no parecer.

16h56 - Presidente do Brasil diz que pode agir por decreto contra restrições

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse hoje que pode emitir um decreto para garantir aos cidadãos a "liberdade" de "trabalhar" e de "ir e vir", parcialmente restringida por medidas de autoridades regionais contra a disseminação da covid-19.

“Ninguém pode ser feliz se não tiver liberdade”, afirmou Bolsonaro num evento sobre telecomunicações, no qual voltou a criticar as restrições à circulação de pessoas, já bastante relaxadas, mas ainda em vigor em muitas cidades do país.

Jair Bolsonaro aludiu às manifestações de rua realizadas no passado final de semana pelos seus apoiantes contra as medidas restritivas e disse que “o povo está a ir às ruas” e “está disposto a dar a vida pela liberdade”, afirmação à qual o Governo não ficará indiferente.

“Nas ruas começam a pedir ao Governo para decretar. E se eu decreto, isso será cumprido e não será suspenso por nenhum tribunal”, declarou Bolsonaro, numa clara alusão ao Supremo Tribunal Federal (STF), que ratificou o poder constitucional e autorizou governadores de estado e prefeitos a suspender atividades para conter infeções pelo novo coronavírus.

“Onde isso deu poderes a governadores e prefeitos para nos levar à miséria, roubar milhões de empregos, não deixar as pessoas trabalharem, proibir ir à igreja”, acrescentou o Presidente, que acrescentou ao seu discurso as suas críticas habituais à imprensa.

15h58 - Cabo Verde não prolonga ano letivo apesar de suspensão de aulas em quatro escolas

Quatro escolas foram encerradas temporariamente em Cabo Verde após surgimento de casos de covid-19 na comunidade educativa, mas uma já reabriu, disse hoje fonte oficial, garantindo que não vai implicar alargamento do calendário do ano letivo.

As informações foram avançadas à agência Lusa pela diretora nacional de Educação de Cabo Verde, Eleonora Sousa, que indicou que uma das escolas que fechou foi na Boa Vista, para turmas do 7.º ao 11.º anos, por um período de 10 dias até 9 de maio.

"A medida foi tomada na sequência do aumento de casos de covid-19 nas referidas turmas. Já as aulas para as turmas do 12.º vão acontecer dentro da normalidade", informou na semana passada a delegação do Ministério da Educação da ilha.

14h53 - Sindicato dos Enfermeiros acusa Ministério da Saúde de falta de articulação com a ‘task force’

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) considera haver “ausência de articulação” entre o Ministério da Saúde e a ‘task force’ para a vacinação contra a covid-19 a propósito do anúncio da administração de vacinas em consulta externa hospitalar.

Em declarações à Lusa, na sequência de uma nota de imprensa sobre esse tema, a dirigente nacional do SEP, Guadalupe Simões, lamentou a ocorrência de “anúncios sistemáticos da ‘task force’ sem que as estruturas representativas dos profissionais tenham conhecimento prévio” das decisões e condenou o despedimento de enfermeiros em algumas instituições, vincando que essa situação vai contra a resposta à pandemia.

“Como é possível o coordenador da ‘task force’ anunciar estas medidas e, em paralelo, o Ministério da Saúde estar a despedir enfermeiros? Alguma coisa se passa aqui e uma das coisas que se passa prende-se, precisamente, com esta ausência de articulação entre o que o ministério quer fazer e o objetivo da ‘task force’, que é vacinar o maior número de pessoas no mais curto espaço de tempo”, explicou.

Para a sindicalista, “é inaceitável que sejam anunciadas estas medidas e ao mesmo tempo os despedimentos estejam a acontecer”. Em causa está, segundo Guadalupe Simões, uma política de gestão que sobrecarrega sistematicamente os profissionais de saúde, em especial os enfermeiros, e que está a alimentar a sua revolta perante o esforço exigido.

“O que nos parece é que o Governo pretende continuar a fazer tudo com menos profissionais e atribui incentivos para a recuperação de listas de espera, mas quer que essa recuperação aconteça com menos profissionais”, observou, sem deixar de acusar o ministério liderado por Marta Temido de visar “única e exclusivamente” a poupança: “Este olhar para a Saúde como um gasto e não como um ganho é o que nos diferencia desta política por parte do Governo”.

14h35 -Apoios a fundo perdido às empresas somam 1.786 milhões de euros nos últimos quatro meses

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, anunciou hoje terem sido pagos 1.786 milhões de euros em apoios a fundo perdido às empresas nos últimos quatro meses.

"Nesta altura em que tivemos um novo confinamento fizemos um esforço, provavelmente maior do que em qualquer outro período do ano passado, no sentido de aumentarmos os apoios a fundo perdido às empresas. [Foram] 1.786 milhões de euros em apenas quatro meses", afirmou o governante durante uma audição regimental na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação.

De acordo com Siza Vieira, no âmbito do programa Apoiar foram pagos 970 milhões de euros a fundo perdido às empresas, tendo ainda sido feito pagamentos a fundo perdido de 786 milhões de euros em medidas de apoio ao emprego, nomeadamente ao abrigo do `lay-off` simplificado e do apoio à retoma progressiva.

14h20 - CAP quer trabalhadores testados e autorizados a regressar às explorações em Odemira

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) defendeu hoje que os trabalhadores agrícolas do concelho de Odemira sejam testados e regressem às explorações onde a cerca sanitária provoca o desperdício de 1.600 toneladas de alimentos por semana.

“É imprescindível que seja instituído um mecanismo fiável de testagens que permita a circulação de proprietários e de trabalhadores para efeito de acesso às produções agrícolas, mediante apresentação de comprovativo de teste negativo para a covid-19”, afirmou hoje o presidente da CAP, Eduardo Oliveira e Sousa, numa conferência de imprensa sobre a situação dos trabalhadores agrícolas sazonais do concelho de Odemira, no distrito de Beja.

De acordo com a CAP, “cerca de 40% dos trabalhadores agrícolas não conseguem passar de um lado para o outro, para acudir às colheitas” o que, segundo o vice-presidente da confederação, Gonçalo Santos Andrade, levou a que, “numa semana, tenham sido desperdiçadas 1.600 toneladas de produtos [alimentares] altamente perecíveis”.

Uma situação que a CAP considera “inaceitável” e que afeta as duas freguesias do concelho de Odemira (São Teotónio e Longueira/ Almograve) que estão em cerca sanitária por causa da elevada incidência de covid-19 entre os imigrantes que trabalham na agricultura e que vivem em condições precárias.

14h02 - Portugal regista mais 387 infetados e dois óbitos

Portugal registou nas últimas 24 horas 387 novos casos de Covid-19, num total de 838.102 casos desde o início da pandemia. Quanto ao número de óbitos, houve mais dois mortos, num total de 16.983.

Segundo o último boletim epidemiológico da DGS, recuperaram da doença mais 553 pessoas, o que eleva o total para 798.414.

Quanto ao número de casos em internamento, há mais uma pessoa internada em enfermaria com Covid-19, num total de 297 doentes, e menos quatro internadas em cuidados intensivos (total de 83 pessoas internadas em cuidados intensivos em todo o país).

O índice de transmissibilidade (RT) está nos 0,95 a nível nacional.

O nível de incidência está, a nível nacional, nos 61,3 casos de infeção por cem mil habitantes.

Os números anteriores destes indicadores, divulgados na segunda-feira, indicavam um Rt de 0,96 e uma incidência de 64,4 casos por 100 mil habitantes.

As autoridades de saúde mantêm sob vigilância 22.723 pessoas, menos 883 que na véspera.

Portugal tem nesta altura 22.705 casos ativos, menos 128 do que ontem.

14h00 - Bruxelas cria mecanismo de emergência para livre circulação de bens e serviços em crises

A Comissão Europeia propôs hoje a criação de um Instrumento de Emergência do Mercado Único para assegurar a livre circulação de pessoas, bens e serviços na União Europeia (UE) em crises futuras, após “lições tiradas” com a pandemia.

Em causa está uma atualização da estratégia industrial da UE, hoje apresentada pelo executivo comunitário, que tem em conta as “novas circunstâncias decorrentes da crise da covid-19 e contribui para impulsionar a transição para uma economia mais sustentável, digital, resiliente e competitiva a nível mundial”.

Tendo como objetivo assegurar o funcionamento do mercado único, a Comissão Europeia propõe a criação de um instrumento de emergência “que constitua uma solução estrutural para assegurar a livre circulação de pessoas, bens e serviços em caso de crises futuras”.

“Este instrumento deve garantir uma maior transparência e solidariedade e ajudar a resolver a escassez crítica de mercadorias, acelerando a disponibilidade de produtos e reforçando a cooperação em matéria de contratos públicos”, defende a instituição.

13h50 - Madeira vai fazer vacinação massiva de pessoas ligadas ao turismo

A Madeira vai avançar na quinta-feira com a vacinação massiva de pessoas ligadas ao turismo porque as “perspetivas” são que a situação “comece a correr bem” em junho para a região, disse hoje o presidente do Governo Regional.

“Vamos fazer um esforço monumental no sentido de, ao longo deste mês, fazermos uma vacinação intensiva do pessoal ligado à hotelaria, animação turística, restauração, táxis, transportes”, declarou Miguel Albuquerque à margem da visita que efetuou ao Jardim Botânico da Madeira, que foi alvo de investimentos.

O chefe do executivo madeirense adiantou que este processo, que vai começar “pelo pessoal da linha da frente” do setor, deve “abranger mais de 40 mil pessoas”, enunciando que cerca de 20 mil estão ligadas à hotelaria e restauração.

Um dos primeiros segmentos a ser vacinado serão os carreiros do Monte, os homens que deslizam com os tradicionais carros de cesto, um dos principais atrativos turísticos da Madeira, que reiniciaram esta semana a sua atividade.

13h37 - "Eventos teste” ajudam a definir progressão para realização de espetáculos

Os ministérios da Cultura e da Saúde estão a trabalhar para perceber a “progressão” que é possível fazer na realização de eventos, já autorizados, prevendo um balanço no final dos “eventos teste”, adiantou hoje a ministra da Cultura.

“Neste momento, a norma que existe, 028/2020, permite realizar muitos eventos ao vivo em todo o país. O que nós queremos é perceber se a partir dessa mesma norma podemos ir mais além relativamente às regras com que hoje estamos a trabalhar”, disse a ministra da Cultura, Graça Fonseca, à margem da conferência "Cultura, Coesão e Impacto Social", no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), a decorrer em Serralves, no Porto.

Depois da realização de dois “eventos teste”, em Braga, na passada quinta e sexta-feira, este fim de semana acontecem mais dois, um em Coimbra, no sábado, e outro em Lisboa, no domingo, com uma plateia de 1.000 pessoas cada, que terão de apresentar um teste antigénio negativo.

13h29 - Governo lança programa IVAucher "nas próximas semanas"

O Governo vai lançar “nas próximas semanas” o programa IVAucher para incentivar o consumo nos setores da restauração, cultura e alojamento, anunciou hoje o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital.

“Julgamos que, nas próximas semanas, estaremos em condições de lançar o programa IVAucher, que basicamente se destina a incentivar o consumo nos setores da restauração, da cultura, do alojamento, permitindo aos consumidores recuperarem todo o valor de IVA pago em consumos em períodos seguintes”, afirmou Pedro Siza Vieira durante uma audição regimental na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação.

“Julgamos que esta é a altura, agora de lançar este estímulo, que incentivará o crescimento da procura”, acrescentou.

13h22 - Supremo exige ao Governo indiano plano para fornecimento de oxigénio

O Supremo Tribunal indiano ordenou hoje ao Governo que apresente um plano para atender às necessidades diárias de oxigénio dos hospitais de Nova Deli, sobrelotados devido a uma vaga devastadora da pandemia de covid-19.

O Supremo Tribunal decidiu também contra a punição imediata de funcionários pela falha no fornecimento de oxigénio nas últimas duas semanas em hospitais sobrelotados.

“Em última análise, colocar funcionários na prisão ou prendê-los por desacato não trará oxigénio. Diga-nos os passos para que isso seja resolvido”, disse o juiz Justice Chandrachud durante a audiência.

O juiz suspendeu o aviso de desacato emitido por um tribunal superior de Nova Deli por desafiar a sua ordem de fornecimento de oxigénio adequado a mais de 40 hospitais de Nova Deli.

Os funcionários do Governo considerados culpados poderiam ter enfrentado seis meses de prisão ou multa.

13h14 - Açores contam hoje com 18 novos casos e 21 recuperados

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 18 novos casos de covid-19, sendo 17 em São Miguel e um em Santa Maria, e 21 pessoas recuperaram da doença, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

No seu boletim diário, a entidade acrescenta que os novos casos são "resultantes de 2.075 análises realizadas nos laboratórios de referência da região".

13h05 - AR voltará a três plenários semanais com metade dos deputados a partir de dia 12

O parlamento vai retomar a partir da próxima semana os três plenários semanais, que poderão ter cerca de metade dos deputados presentes na Sala das Sessões.

12h58 - Governo prepara prolongamento das moratórias nos setores mais afetados

O Governo está a preparar uma solução para prolongar e assegurar “alguma carência” nas moratórias para os setores mais afetados pela pandemia, que deverá passar pela garantia de Estado a parte do crédito, anunciou hoje o ministro da Economia.

Falando durante uma audição regimental na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, Pedro Siza Vieira adiantou que o modelo “deverá passar, designadamente, pela capacidade de o Estado poder garantir alguma parte do crédito que está sob moratória, para permitir estender os prazos de reembolso destes créditos e permitir, também, assegurar alguma carência”.

O objetivo, explicou, é “que as empresas não concentrem o seu ‘cash flow’ imediatamente no reembolso de dívidas”.

Em causa estão empresas dos setores mais afetadas pela pandemia de covid-19, nomeadamente o alojamento, restauração, comércio a retalho e alguns segmentos da indústria transformadora.

12h46 - Graça Freitas avisa que ainda não é tempo de baixar a guarda

A Diretora-geral da Saúde avisa os portugueses que não podem baixar a guarda, porque a maior parcela da população não está vacinada contra a Covid-19.
Graça Freitas admite que a situação está controlada e que o desconfinamento está a correr bem, mas que ainda é cedo para pensarmos em voltar ao normal.

12h40 - Percentagem de 70% para imunidade de grupo pode ser revista

O especialista da Comissão Técnica de Vacinação Contra a Covid-19 Luis Graça admitiu hoje que a percentagem de 70 por cento para se conseguir a imunidade de grupo pode ser revista, de acordo com as incertezas sobre a doença.

"A percentagem estimada em 70 por cento [para atingir a imunidade de grupo] tem por base a transmissão do vírus e extrapolações com base no conhecimento de outras infeções virais e de outras estratégias de vacinação", afirmou Luis Graça, sublinhando que tal cálculo "depende de vários parâmetros".

"As vacinas são mais eficazes em evitar a doença grave do que a infeção. Contudo, conseguem impedir a infeção e, por isso, conseguem alcançar a imunidade", afirmou o médico imunologista e professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que falava durante a audição da Comissão Técnica de Vacinação Contra a Covid-19 na Comissão Parlamentar de Saúde, que decorreu hoje de manhã.

Luís Graça disse também que há estudos ainda em curso sobre a percentagem de imunidade necessária e sobre o impacto das vacinas na transmissão global da infeção.

"Setenta por cento é uma boa estimativa, com base nos dados conhecidos atá à data, mas pode ser revista, de acordo com as incertezas", acrescentou.

12h32 - Pandemia já matou 3,23 milhões de pessoas no mundo

A pandemia do novo coronavírus matou, até hoje, pelo menos 3.230.058 pessoas no mundo, desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais.

Mais de 154.288.900 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia.

12h21 - Centeno diz que 2020 registou a maior recuperação das economias de que há memória em crise

Governador do Banco de Portugal diz que o ano de 2020 é marcado pela pandemia mas também pela recuperação mais rápida da economia em contexto de crise.


12h15 - Cabo Verde aplicou até fevereiro 14% das verbas para resposta à pandemia

Cabo Verde prevê gastar 9,3 milhões de euros em vários projetos de resposta à pandemia de covid-19 durante este ano, tendo aplicado 14,1 por cento das verbas nos dois primeiros meses, segundo dados do Governo.

De acordo com um relatório do Ministério das Finanças, a execução orçamental dos projetos inscritos em resposta à covid-19 totalizaram até fevereiro 145 milhões de escudos (1,3 milhão de euros), de um total previsto de 1.030 milhões de escudos (9,3 milhões de euros) para todo o ano.

Em causa estão projetos de preparação e reposta à covid-19 através da vacinação, de ações de prevenção da transmissão da pandemia, de reforço do setor da Educação, do apoio aos municípios no combate à doença, mas também na atribuição de apoios sociais de emergência às famílias mais carenciadas, nomeadamente trabalhadores do setor informal.

A principal parcela (40,2 por cento) deste investimento será suportada diretamente pelo Tesouro cabo-verdiano, com o Governo a esperar financiar 27,7 por cento com donativos internacionais e 32,1 por cento através de empréstimos, de acordo com o mesmo relatório do Ministério das Finanças sobre execução orçamental.

11h57- Parlamento recomenda manutenção de apoio cultural ao Algarve e reforço a regiões mais afetadas

A Assembleia da República recomendou ao Governo que continue a apoiar a produção cultural e criação artística para o desenvolvimento económico e de diferenciação turística do Algarve, e crie apoios para as regiões mais afetadas pela pandemia da covid-19.

A recomendação, com data de 15 de abril, foi hoje publicada em Diário da República e nela o parlamento recomenda ao Governo que “continue a disponibilizar um programa de apoio à produção cultural e à criação artística para a maior região turística do país”.

O parlamento recomenda ainda que seja criada uma linha específica para as empresas das regiões “fortemente atingidas pela pandemia” da covid-19, para mitigar “os impactos negativos sobre a atividade das empresas do setor cultural, decorrentes das medidas de proteção da saúde pública”.

Esta, é a segunda recomendação que o parlamento faz ao Governo, para manter e reforçar os apoios ao setor da cultura no Algarve.

11h45 - Casos na delegação indiana ao G7 obrigam ministro a participação virtual

A delegação da Índia que está em Londres como convidada para a reunião do G7 registou casos de coronavírus, obrigando o chefe da diplomacia indiano, Subrahmanyam Jaishankar, a anunciar hoje uma participação virtual na cimeira.

“Fui informado ontem (terça-feira) à noite sobre a exposição a casos potencialmente positivos da covid-19. Como medida de prudência e também por respeito aos outros, decidi conduzir os meus compromissos de modo virtual. Também será o caso na reunião do G7 de hoje”, escreveu Jaishankar na rede social Twitter.

11h39 - Protestos dos empresários de diversão itinerante

Os empresários do setor da diversão itinerante estão a manifestar-se junto ao Ministério da Economia em Lisboa. Estão indignados por o Governo ainda não ter permitido a retoma a atividade.
Falam em discriminação e afirmam que cumprem todas as regras de segurança.

11h30 - Timor-Leste regista segundo pior dia desde o inicio da pandemia com 133 casos

Timor-Leste registou hoje o segundo pior dia desde o início da pandemia com um total de 133 novos casos de infeção com o SARS-CoV-2, com quase 22% a registarem sintomas da covid-19.

11h25 -Baião com capacidade para vacinar 2.500 pessoas por semana

O centro de vacinação para a covid-19 de Baião, no distrito do Porto, já em funcionamento no pavilhão multiúsos, tem capacidade para inocular 2.500 pessoas por semana, anunciou hoje fonte da autarquia.

O equipamento conta com quatro postos de vacinação, um posto de observação médica e um espaço de preparação das vacinas.

Contam-se ainda espaços de receção, uma área para os utentes aguardarem, uma zona de recobro pós-vacinação e um espaço para os acompanhantes.

11h10 - Lousã aprovou 99 candidaturas ao fundo de apoio à atividade empresarial

A Câmara da Lousã, no distrito de Coimbra, aprovou 99 candidaturas ao Fundo Municipal de Apoio à Atividade Empresarial, no valor de cerca de 143 mil euros, foi hoje anunciado.

Para mitigar os efeitos negativos provocados pela covid-19, o município da Lousã refere que equipa técnica de análise da autarquia aprovou 99 candidaturas de empresas “num universo de 112 candidaturas que foram submetidas”, lê-se em nota de imprensa.

Com o intuito de responder ao volume das candidaturas, o município inicialmente tinha previsto um valor de 100 mil euros, mas o investimento foi reforçado para 143.358 euros.

11h00 - Mesmo sem restrições, algumas vacinas compradas podiam já não ser usadas

A Comissão Técnica de Vacinação Contra a Covid-19 garantiu hoje que a quantidade de vacinas adquiridas por Portugal levará a que algumas possam não ser utilizadas, pois são mais do que as pessoas elegíveis.

Em declarações numa audição na comissão parlamentar de saúde, a pedido do PSD, sobre as razões que serviram de base às alterações dos critérios de vacinação, o coordenador da Comissão Técnica de Vacinação Contra a Covid-19, Valter Fonseca, disse que, mesmo sem as restrições de idade relativas às vacinas da Astra Zeneca e da Janssen, já haveria algumas vacinas que podiam não ser usadas tendo em conta as doses compradas por Portugal.

Sobre a justificação das restrições, disse que foram sempre definidas com base em avaliações feitas, país a país, sobre a incidência da doença, a existência de vacinas alternativas e a ponderação benefício-risco.

10h52 - Celebrações do 13 de Maio em Fátima podem receber 7500 peregrinos

O acolhimento na Cova da Iria vai ser idêntico ao de outubro, salvaguardando todas as questões de segurança.

“A Peregrinação Internacional Aniversária de Maio volta a ser celebrada com peregrinos no Recinto de Oração, mas de forma ainda restrita, isto é, apenas poderão estar nas celebrações 7500 peregrinos”, revela o Santuário de Fátima.

A decisão foi tomada em articulação com as autoridades de saúde e a entrada dos peregrinos será feita por oito portas devidamente assinaladas.

10h40 - Mais recuperados do que novos casos em África nas últimas 24 horas

O número de doentes com covid-19 recuperados em África nas últimas 24 horas foi superior ao dos novos infetados, registando-se no mesmo período 578 mortos devido ao novo coronavírus, segundo os dados oficiais mais recentes no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número total de mortos nos 55 Estados-membros da organização é de 122.907 e o de infetados é de 4.586.147, mais 7.245 nas últimas 24 horas.

O número de recuperados neste período foi de 9.014, subindo para 4.134.128 desde o início da pandemia.

10h28 - Índia aprecia apoio da UE durante segunda vaga pandémica

O embaixador da Índia junto da União Europeia, Santosh Jha, afirma que a “solidariedade e a cooperação são chave” para o combate à pandemia, “apreciando” o apoio dado pela UE durante surto pandémico que assola atualmente a Índia.

“Apreciamos o apoio que a UE nos deu. Também há outros países no mundo que avançaram com o seu próprio apoio para a Índia. E pode-se observar que, em todos os casos, [os países que forneceram o apoio] reconheceram que a Índia foi muito solidária com os outros” quando passaram pela mesma situação, aponta o embaixador.

Numa entrevista concedida à Lusa numa altura em que a Índia atravessa uma segunda vaga que tem batido os recordes diários mundiais de mortes e infeções de covid-19 – este sábado, a Índia tornou-se no primeiro país a ultrapassar as 400 mil infeções diárias –, Santosh Jha relembra que, “em todas as lutas desta natureza”, a “solidariedade” e a “cooperação” são “chave”.

“Nós demonstrámos, desde o início, que estamos empenhados nesses princípios. Desempenhámos o nosso papel quando outras nações, incluindo na Europa, estavam a enfrentar uma situação muito difícil, ao mantermos o fornecimento de equipamento médico durante a fase inicial da primeira e da segunda vaga”, diz o embaixador.

Frisando assim que, à semelhança do que a Índia fez com os outros países do mundo noutras alturas, os seus parceiros devem agora “também apoiar a Índia”, o embaixador refere que a entreajuda faz parte da “natureza das relações internacionais” e da “natureza do desafio” pandémico, reiterando que “ninguém está seguro até que todos estejam seguros”.

10h12 - OMS apela à redução de desigualdades no acesso à boa higiene das mãos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) apelou hoje para a necessidade de reduzir desigualdades no acesso a uma boa higiene das mãos e outras medidas de prevenção e controlo de infeções nos países mais pobres.

No Dia Mundial da Higiene das Mãos, a OMS lança um portal de monitorização ‘online’ que ajudará os países a identificarem as falhas e a resolver os problemas.

Em comunicado, a organização considera que a higiene das mãos é “um sério desafio a qualquer momento”, mas sublinha que a pandemia de covid-19 “mostrou dramaticamente quão importantes as boas práticas de higiene das mãos são na redução do risco de transmissão, quando usadas como parte de um pacote abrangente de medidas preventivas”.

Uma boa higiene das mãos “também é vital na prevenção de quaisquer infeções adquiridas nos cuidados de saúde, na propagação da resistência antimicrobiana e outras ameaças emergentes à saúde”, insiste.

A OMS frisa que a infeção adquirida durante a prestação de cuidados de saúde é “um grande problema de saúde global”, mas lembra que os doentes nos países subdesenvolvidos têm duas vezes mais probabilidade de se infetarem nessas circunstâncias do que os dos países mais ricos (15% e 7%, respetivamente).

10h08 - Taxa de vacinação em Macau é de apenas 10%, apesar do investimento

A taxa de cobertura de vacinação contra a covid-19 é de “apenas 10%“ em Macau, apesar do vasto investimento em publicidade e de postos de vacinação, apontaram hoje os Serviços de Saúde do território.

“Apesar de se ter investido muito trabalho de publicidade e promoção e aumentar os postos de vacinação, a actual taxa de vacinação em Macau ainda não atingiu um nível satisfatório e a taxa de cobertura é de apenas 10% da população total”, indicaram as autoridades de Macau, em comunicado relativo à reunião plenária do Conselho para os Assuntos Médicos.

O programa de vacinação em Macau começou a 9 de fevereiro.

9h59 - Incidência, novos casos e mortes caem na Alemanha

A incidência acumulada a sete dias caiu na Alemanha para 132,8 novas infeções por 100.000 habitantes, relativamente aos 160,6 registados há uma semana, tendência seguida pelo número de casos e mortes e que reflete a desaceleração da pandemia.

As autoridades de saúde registaram 18.034 novos positivos em 24 horas e 285 mortes, de acordo com dados do Instituto Robert Koch (RKI) de virologia.

Na última quarta-feira, o número de novas infeções chegou às 22.231 e o de mortes com ou de covid-19 atingiu os 312.

9h48 - Cerca de 46% das empresas 'zombie' da anterior crise recuperaram

Cerca de 46% das empresas ‘zombie’ da anterior crise recuperaram a viabilidade económica nos primeiros três anos após terem sido identificadas como tal, revela um estudo sobre a recessão 2008-2013 da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

“A probabilidade de recuperação das empresas ‘zombie’ não é nula” e as que recuperaram a viabilidade económica “necessitaram de três anos e dois meses para o fazerem”, pode ler-se no estudo “Crise e crédito: lições da recessão de 2008-2013”.

De acordo com o documento, entre 2005 e 2016, em média, cerca de 46% das empresas 'zombie' recuperaram a sua viabilidade económica e financeira, 28% encerraram e 26% mantiveram-se nesse estado.

9h35 - Fenprof defende marcação urgente de mais um fim de semana para vacinar docentes

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) defendeu hoje a marcação urgente de mais um fim de semana para vacinar os trabalhadores docentes e não docentes em falta contra a covid-19, incluindo os do ensino superior.

Em comunicado, a Fenprof destaca que existem ainda 45.000 trabalhadores docentes e não docentes (número dado pela Task Force para a vacinação e que não inclui trabalhadores do ensino superior) de vários agrupamentos e escolas de norte a sul do país ainda por vacinar.

9h30 - Delegação indiana que está em Londres para participar na cimeira do G7 em autoisolamento depois de dois membros terem testado positivo, avança o Governo britânico

9h22 - Rússia reporta 7975 novos casos e 360 óbitos

A Rússia registou mais 7975 novas infeções, das quais 2432 em Moscovo, o que eleva o número total para 4.847.489 desde o início da pandemia.

Foram ainda reportadas mais 360 mortes, elevando o total para 111.895.

9h13 - Pessoas em Timor-Leste que recusem testes serão colocadas em isolamento

As pessoas em Timor-Leste que recusarem fazer testes à covid-19 serão colocadas em isolamento obrigatório e pagarão os custos da medida, anunciou hoje o Governo timorense.

“Os indivíduos que se recusem a realizar exame médico de diagnóstico obrigatório, sem prejuízo da responsabilidade criminal, ficam sujeitos a isolamento profilático obrigatório, em estabelecimento de saúde, residência ou em centro de isolamento estabelecido para o efeito pelo Estado. Nestes casos as despesas relacionadas com o isolamento profilático são sempre suportadas pelo próprio indivíduo”indicou.

A decisão, tomada em Conselho de Ministros, alterou as medidas em vigor na aplicação do estado de emergência decretado devido à pandemia e onde já havia a obrigatoriedade dos testes em algumas situações.

9h03 - Antigo ministro da Saúde lança duras críticas a Bolsonaro

Talvez já não se recorde do nome Luiz Henrique Mandetta. Foi o primeiro ministro da Saúde a sair do Governo de Jair Bolsonaro.


O antigo responsável foi ontem ouvido numa comissão parlamentar de inquérito sobre o combate à Covid-19. Luiz Henrique Mandetta acusou Bolsonaro de ter uma obsessão com o fármaco cloroquina, assim como de ter ignorado todos os avisos sobre o perigo da pandemia.

8h58 - Ator e humorista brasileiro Paulo Gustavo morre aos 42 anos

O popular ator e humorista brasileiro Paulo Gustavo morreu na terça-feira, aos 42 anos, por complicações devido à covid-19, após ter ficado internado durante várias semanas, disseram familiares.

No domingo passado, o comediante, internado desde 13 de março, sofreu uma embolia pulmonar e, nesta terça-feira, os médicos informaram que o estado de saúde "era irreversível".

Com uma trajetória de sucesso no teatro, na televisão e no cinema do Brasil, Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros começou a ganhar visibilidade, aos 26 anos, em 2004, ao participar no elenco da peça “Surto”, na qual interpretou, pela primeira vez, a famosa personagem "Dona Hermínia", que se tornou num marco na carreira e foi inspirada na mãe do ator.

8h46 - Banco central da Índia anuncia linha de crédito bonificado de 5.580 milhões de euros

O banco central indiano anunciou hoje a abertura de uma linha de crédito bonificado de 6,7 mil milhões de dólares (5,58 mil milhões de euros) para fabricantes de vacinas, hospitais e empresas da área da saúde.

A ideia é garantir recursos que ajudem a combater a segunda vaga de covid-19 que se regista no país.

O governador do Banco da Reserva da Índia disse que os empréstimos estariam disponíveis até 31 de março do próximo ano e prometeu medidas "não convencionais", caso a crise se agrave.

Shaktikanta Das salientou que "o objetivo imediato é preservar a vida humana e restaurar os meios de subsistência por todos os meios possíveis".

"A velocidade devastadora com que o vírus está a afetar diferentes partes do país precisa de ser equilibrada com ações rápidas e abrangentes", acrescentou.

8h37 - Canadá confirma a primeira morte após a administração da vacina da AstraZeneca

Uma mulher, de 50 anos, desenvolveu uma doença rara de coágulo sanguíneo após receber uma dose da vacina da AstraZeneca, na província canadiana de Alberta.

O Canadá reportou cinco casos de coágulos sanguíneos após a administração da vacina. No entanto, as autoridades defendem que os benefícios da inoculação superam os eventuais riscos.

8h22 - China salienta apoio à Índia, após publicação polémica em conta oficial

As autoridades chinesas salientaram nos últimos dias o apoio prestado à Índia no combate à nova vaga da pandemia de covid-19, depois de uma publicação polémica sobre a mesma numa conta oficial do Partido Comunista Chinês (PCC) na rede social Weibo.

A publicação, na conta da Comissão Central Política e de Assuntos Jurídicos do PCC na rede social Weibo (semelhante ao Twitter), consistia numa comparação entre duas imagens - um lançamento espacial chinês, ao lado de uma fogueira de cremação de vítimas de covid-19 na Índia - ambas com a legenda depreciativa "a China a acender um fogo versus a Índia a acender um fogo".

De acordo com o site da cadeia de televisão australiano ABC, a publicação foi removida depois de alguns utilizadores da rede social se terem queixado do teor inapropriado, face à grave situação vivida na Índia.

Por seu lado, o embaixador da China na Índia, Sun Weidong, disse a órgãos de comunicação social estatais chineses que Pequim enviou mais de cinco mil ventiladores e 21.569 geradores de oxigénio ao longo dos últimos meses.

"Tanto quanto sei, as empresas chinesas estão a acelerar a produção de pelo menos 40 mil geradores de oxigénio, em encomendas feitas pelo lado indiano, e estão a trabalhar incessantemente para as entregar o quanto antes", disse o diplomata.

8h09- Preço dos testes para viajar limita recuperação da aviação

O preço elevado dos testes de covid-19 exigidos pela maioria dos países para viajar está a dificultar a recuperação do setor da aviação, alertou a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA, na sigla inglesa).

Por essa razão, a IATA apelou na terça-feira a que os Estados​​​​​ comparticipem do custo dos testes que detetam se uma pessoa está infetada com o SARS-CoV-2, de modo a não inibir a procura turística.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os países não deveriam cobrar pela realização dos testes PCR (Polymerase Chain Reaction), pela vacinação, quando também é exigida para viajar, ou pela emissão de certificados.

Contudo, dos 16 países analisados pela IATA, França é o único que cobre o custo destes métodos de diagnóstico para os viajantes.

7h53 - EUA com 914 mortos e 40.847 casos nas últimas 24 horas

Os Estados Unidos registaram 914 mortes causadas pela covid-19 e 40.847 novos casos da doença nas últimas 24 horas, indicou, na terça-feira, a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

Desde o início da pandemia, os EUA acumularam 578.403 óbitos e 32.510.422 casos, mantendo-se como o país com mais mortes e também com mais casos no mundo.

7h45 - México com 395 mortos e 3.064 casos nas últimas 24 horas

O México registou 395 mortes causadas pela covid-19 e 3.064 casos nas últimas 24 horas, disse, na terça-feira, o Ministério da Saúde mexicano.

Desde o início da pandemia, o país contabilizou 217.740 óbitos e 2.352.964 de casos da doença, de acordo com o boletim técnico diário sobre a incidência da covid-19.

Com estes dados, o México é o terceiro país do mundo com mais mortes devido à covid-19, depois de Estados Unidos e Brasil, sendo o 15.º mundial em número total de casos, de acordo com a contagem independente da Universidade norte-americana Johns Hopkins.

7h30 - Chegam a Timor-Leste primeiras 20 mil vacinas oferecidas pela Austrália

Um carregamento com as primeiras 20 mil doses da vacina AstraZeneca oferecidas pela Austrália, o dobro do inicialmente previsto nesta primeira entrega, chegou hoje à capital timorense.

O carregamento, o primeiro de vários prometidos pela Austrália, chegou cerca de um mês depois das primeiras 24 mil doses, neste caso oferecidas a Timor-Leste no âmbito do programa multilateral COVAX.

7h00 - Índia com 3.780 mortos e 382.315 casos em 24 horas

A Índia registou 3.780 mortos devido à covid-19 em 24 horas, o número mais elevado desde o início da pandemia, e 382.315 casos, anunciaram hoje as autoridades.

Desde o início da pandemia, o país contabilizou 226.188 óbitos e 20,5 milhões de casos, disse o Ministério da Saúde indiano.

De acordo com os últimos dados, o país contou uma subida no número de casos diários pela primeira vez desde que ultrapassou a barreira das 400 mil infeções, no sábado.
Portugal acelera vacinação na próxima semana
O coordenador do grupo de trabalho da vacinação em Portugal, o vice-almirante Gouveia e Melo, prevê que dentro de um mês e meio a população portuguesa tenha alcançado uma "grande proteção".

A vacinação do grupo etário dos 60 anos deverá ficar concluída na terceira semana de maio e o dos 50 um mês depois, revelou. Na entrevista à RTP, o coordenador do plano de vacinação diz acreditar que a imunidade de grupo em Portugal será conseguida antes do final de agosto.

Para a próxima semana está previsto "começar a vacinar mais de 100 mil pessoas por dia", "caso não haja contratempos na entrega das vacinas", acrescentou.

O grupo de trabalho também já ultimou um mecanismo que irá possibilitar aos médicos assistentes indicar doentes graves, a partir dos 16 anos ou em tratamento hospitalar, para vacinação prioritária.

"Vamos pedir que sejam indicadas pelos seus médicos assistentes", para justificar a "prioridade", indicou Gouveia e Melo.

Esse agendamento poderá também ser acionado a partir da próxima semana.

Até agora, 25 por cento da população portuguesa recebeu a primeira dose da vacina e nove por cento tem as doses completas.

O coordenador revelou que, entre as mais de duas mil doses administradas da vacina da Johnson&Johnson ainda não se detetaram casos de reações adversas, em Portugal.

Sobre a ocorrência de filas nos centros de vacinação devido à duplicação de agendamentos por via central e via eletrónica, o vice-almirante lamentou e admitiu "uma falha". Lembrou contudo que "o processo é complexo".

"Queremos um sistema perfeito mas nem sempre conseguimos", reconheceu.

O coordenador do plano de vacinação garante na entrevista à RTP que
os cerca de 50 mil docentes e não docentes que ainda não foram vacinados vão começar a ser chamados na próxima semana.
Quatro óbitos
Em 24 horas morreram mais quatro pessoas e foram registados 258 novos casos.

Estão internadas menos 26 pessoas do que nas 24 horas anteriores, para um total de 296.

Nos cuidados intensivos estão menos 3 pessoas para um total de 87. Desde março do ano passado que o número de internados não era tão baixo.
Alterações nas quarentenas e viagens para o espaço europeu
Os viajantes de fora da Europa que tiverem concluída a vacina contra a covid-19 poderão deixar de ter de fazer quarentena à chegada ao espaço europeu.

O anúncio foi feito pelo ministro dos Negócios Estrangeiros no Parlamento, tendo em conta a proposta feita pela Comissão Europeia, que terá ainda de ser aprovada.

O documento de Bruxelas prevê também que os viajantes oriundos de países com um número de casos inferior a 100 por cem mil habitantes deixem de ser obrigados a um período de quarentena.