Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Peter Foley - EPA

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações



23h35 - O Brasil ultrapassou as 15,5 milhões de infeções pelo novo coronavírus (15.519.525), após ter contabilizado 85.536 novos casos nas últimas 24 horas, informou o Ministério da Saúde brasileiro.

Em relação ao número de mortes, o país sul-americano, um dos mais afetados em todo o mundo pela pandemia, somou 2.211 óbitos entre quinta-feira e hoje, elevando o total para 432.628 vítimas mortais.

O último boletim epidemiológico difundido pelas autoridades de Saúde brasileiras dão ainda conta de uma taxa de incidência da doença no país de 206 mortes e 7.385 casos por 100 mil habitantes.

23h01 - Pessoas com hipersensibilidade vacinadas nos hospitais

As pessoas com possibilidade de reação alérgica às vacinas contra a covid-19 serão vacinadas nos hospitais e acompanhadas por especialistas, para garantir a sua segurança, anunciou a `task force´ que coordena a vacinação em Portugal.

"A vacinação destes utentes muito específicos é acompanhada por especialistas e pelos aparelhos médicos indicados para responder a qualquer situação que possa suceder", adiantou à Lusa fonte da estrutura liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo.

Segundo a mesma fonte, antes da toma da vacina no processo normal, é solicitado a todos os utentes o preenchimento de um questionário do qual constam perguntas sobre o seu histórico de reações alérgicas.

"No caso de se verificar que a pessoa tem uma história de hipersensibilidade à substância ativa ou a algum dos excipientes da vacina, esta pessoa deverá ser referenciada, com caráter prioritário, a serviços de imunoalergologia, de acordo com a rede de referenciação hospitalar em imunoalergologia", conforme está previsto na norma Direção-Geral da Saúde, explicou.

De acordo com a `task force´ que coordena a logística da vacinação em Portugal continental, essas pessoas serão, assim, vacinadas em contexto hospitalar e não nos cuidados de saúde primários.

22h37 - Autoagendamento para doentes recuperados há mais de seis meses disponível em junho

Os doentes recuperados há mais de seis meses de infeção por SARS-CoV-2 vão poder marcar a sua vacinação através do portal de autoagendamento a partir da primeira semana de junho, confirmou hoje fonte da ‘task force’ responsável pelo processo.

Em resposta enviada à Lusa, o organismo liderado pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo prevê que a plataforma na Internet para a marcação da administração da vacina “esteja disponível para as pessoas que recuperaram de infeção por SARS-CoV-2, diagnosticada há, pelo menos, seis meses a partir da primeira semana de junho”.

De acordo com o que já havia sido adiantado pelo coordenador da ‘task force’, estas pessoas que já passaram pela doença há seis meses vão começar a ser vacinadas “de acordo com a faixa etária a que pertencem” e assim que “a esmagadora maioria das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos” já tenham sido vacinadas.

22h34 - Época balnear pode começar este sábado com coimas entre 50 e 1.000 euros

A época balnear deste ano pode decorrer entre sábado e 15 de outubro em Portugal continental, disse hoje fonte do Ministério do Ambiente, confirmando coimas entre 50 e 1.000 euros no caso de incumprimento das regras sanitárias.

"A data de abertura e fecho da época balnear é variável, podendo ir de 15 de maio a 15 de outubro (no continente), sendo decidida pelas Câmaras Municipais", lê-se na resposta enviada pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática às questões da agência Lusa.

Segundo a mesma fonte, a portaria que estabelece estas datas aguarda publicação em Diário da República.

Na terça-feira, durante uma audição parlamentar, o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, revelou que a maior parte dos municípios decidiu iniciar a época balnear em 12 de junho, acrescentando que a fixação das datas seria publicada ainda esta semana.

No concelho de Cascais, por exemplo, a época balnear começa já este sábado, como revelou esta semana à Lusa o presidente da câmara, Carlos Carreiras.

22h15 - França quer vacinar 20 milhões de pessoas até este fim de semana

O ministro francês da Saúde, Olivier Véran, estima que a França vai vacinar 20 milhões de pessoas até sábado com a primeira dose, com 600 mil novas doses a terem sido administradas hoje.

O ministro fez o anúncio na sua conta na rede social Twitter, acrescentando que "a mobilização excecional continua em todo o país".

O próximo passo do desconfinamento acontece já no dia 19 de maio, com a reabertura de museus, cinemas, teatros, esplanadas e todos os comércios.

Ao mesmo tempo que o esforço de vacinação continua, os números da pandemia continuam a diminuir, em que atualmente há 23.406 pessoas hospitalizadas em França devido à covid-19 e 4.352 estão em estado grave, segundo divulgaram hoje as autoridades sanitárias.

21h35 - Governo manteve a festa do Sporting apesar da oposição da PSP

O diretor Nacional da PSP enviou um ofício ao Ministério da Administração Interna a pedir para a festa do título em Alvalade não se realizar como se realizou, mas o Ministério decidiu manter a festa como estava prevista.

Sabe-se agora que as claques do Sporting estão a preparar mais festa para os próximos jogos.

21h13 - Lamego e Arganil recuaram no desconfinamento

Os dois concelhos adotaram medidas mais restritivas devido ao aumento de infeções.

De acordo com as mais recentes cálculos da Direção Geral da Saúde, a situação em Arganil é a mais preocupante: quando se olha para incidência cumulativa a 14 dias, são 829 casos por 100 mil habitantes. É o único concelho do país acima dos 480 casos por 100 habitantes.

Dados que não refletem o risco pandémico, assegura o presidente da Câmara, já que o concelho é grande mas tem uma população pequena de apenas 11 mil habitantes.

21h06 - Queda acentuada na vacinação no Brasil por falta de matéria-prima

A falta de matéria-prima para a fabricação de vacinas contra a covid-19 no Brasil volta a ameaçar a continuidade da vacinação no país, onde o ritmo das imunizações diminuiu quase 60% em duas semanas.

As duas vacinas contra a covid-19 mais aplicadas no país são produzidas em solo brasileiro com matéria-prima proveniente da China, consumíveis esses que já começam a faltar no país.

O Instituto Butantan, que já entregou 60% dos antídotos para a campanha de vacinação no país, suspendeu a partir de hoje a produção da Coronavac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, por falta de ingredientes produzidos no país asiático.

O Butantan espera que o Governo chinês autorize a exportação de um lote com 10 mil litros do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), consumível sem o qual o imunizante não pode ser produzido no Brasil, e com o qual seriam fabricados cerca de 18 milhões de doses.

Segundo o instituto, eram esperados pelo menos 3.000 litros de IFA para sábado, mas a data não foi confirmada pelas autoridades chinesas e ainda não há uma definição por parte de Pequim.

Hoje, foram entregues 1,1 milhões de doses, o último lote de vacinas produzidas pelo Butantan, que aguada a chegada do material para poder reiniciar a produção do antídoto.

“Não temos mais insumos [consumíveis], não temos mais IFA para produção de vacinas”, disse o governador de São Paulo, João Doria, que pediu ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil que resolva “questões diplomáticas com a China”, país que foi alvo de críticas por parte do Presidente, Jair Bolsonaro.

20h51 - Sondagem. Há mais pessoas a quererem ser vacinadas

Aumentou, nos últimos cinco meses, o número de pessoas que querem ser vacinadas quando forem chamadas. É uma das conclusões da sondagem da Universidade Católica para a RTP e jornal Público, que mostra uma avaliação no combate à pandemia mais positiva do que em dezembro.

O mesmo estudo mostra que praticamente metade dos inquiridos não sabe o que é o Plano de Recuperação e Resiliência.

20h35 - Variante associada à Índia sem transmissão comunitária em Portugal

Portugal tinha registado nove casos da variante do SARS-CoV-2 associada à Índia até à última quarta-feira, anunciaram hoje as autoridades de saúde, que consideraram não existir transmissão comunitária dessa estirpe do vírus que provoca a covid-19.

“Até 12 de maio, foram identificados nove casos da variante B.1.617 (associada à Índia), sete casos da linhagem B.1.617.1 e dois casos da linhagem B.1.617.2. Não parece existir transmissão comunitária desta variante”, indica o relatório das “linhas vermelhas” da pandemia de covid-19 da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Além da variante identificada no Reino Unido, responsável por 91,2% dos casos de infeção em Portugal, as autoridades de saúde confirmaram a transmissão comunitária das variantes associadas à África do Sul (88 casos identificados de covid-19) e a Manaus, no Brasil, (114 casos).

20h29 - Portugal vai dar luz verde ao turismo britânico

A partir da próxima segunda-feira serão permitidas viagens não essenciais de e para o Reino Unido. Os viajantes terão apenas de apresentar teste negativo para a covid-19, feito até 72 horas antes do voo.

19h49 - Mais de 530 mil pessoas vacinadas na região Centro

Mais de 530 mil pessoas da região Centro já foram vacinadas contra a covid-19 e, dessas, mais de 200 mil já têm as duas doses, informou hoje o secretário de Estado do Desporto e coordenador do combate à pandemia naquela região.

Segundo João Paulo Rebelo, estes números mostram que 32% da população da região Centro já foi vacinada, pelo menos, com uma primeira dose da vacina contra a covid-19 e que 13% da população já tem o processo de vacinação completo, estando esta zona em linha com o que acontece no país.

19h00 - Cabo Verde recebe hoje 24.000 vacinas doadas por Portugal

Cabo Verde recebe hoje à noite, no aeroporto internacional da Praia, 24.000 doses de vacinas contra a covid-19 cedidas por Portugal, anunciou o Ministério português dos Negócios Estrangeiros em comunicado.

Trata-se da primeira entrega "no seguimento do compromisso político" de disponibilizar aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste 5% das vacinas contra a covid-19 adquiridas por Portugal "e inscreve-se na segunda fase do Plano de Ação na resposta sanitária à pandemia covid-19 entre Portugal e os PALOP e Timor-Leste", prossegue o comunicado.

A entrega desta doação do Estado português acontece praticamente dois dias antes da chegada à Praia do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para uma visita de algumas horas a Cabo Verde, durante o dia 17 de maio.

18h41 - Espanha regista 6.347 novos casos e 58 mortes nas últimas 24 horas

A Espanha registou 6.347 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 3.604.799 o total de infetados até agora, continuando o número de contágios a descer, segundo o Ministério da Saúde espanhol.

Os serviços sanitários também notificaram mais 58 mortes atribuídas à pandemia desde quinta-feira, passando o total de óbitos para 79.339.

A incidência acumulada (contágios) continuou hoje a baixar, passando de 166 (quinta-feira) para 162 casos diagnosticados por cada 100.000 habitantes nos 14 dias anteriores.

As comunidades autónomas com os níveis mais elevados são as do País Basco (335), Madrid (256), Aragão (249) e Navarra (221).

Desceu para 7.088 o número de hospitalizados com covid-19 (7.375), o que corresponde a 5,6% das camas, dos quais 1.899 pacientes estão em unidades de cuidados intensivos (1.931), o que corresponde a 19,2% das camas desses serviços.

18h28 - Dispensa de uso de máscara depende da cobertura de vacinas e transmissão do vírus, diz OMS

A dispensa do uso de máscara só deve ser equacionada quando se verificar uma boa cobertura de vacinação contra a covid-19 e uma reduzida transmissão do vírus SARS-CoV-2, alertou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Os países deverão levar em consideração a cobertura de vacinas e a taxa de incidência local [do vírus que provoca a covid-19] antes de decidirem retirar estas medidas”, afirmou Michael Ryan, diretor do programa de emergências da OMS, em conferência de imprensa.

Os Estados Unidos anunciaram na quinta-feira que vão acabar com a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais para pessoas vacinadas, incluindo em alguns ambientes fechados, devido à evolução favorável do combate à pandemia de covid-19, uma mudança saudada pelo presidente Joe Biden.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) reviram as suas orientações para pessoas totalmente vacinadas, permitindo que estas deixem de usar máscaras ao ar livre em multidões e na maioria dos ambientes fechados.

Contudo, é ainda exigido o uso de máscaras em ambientes fechados lotados, como autocarros, aviões, hospitais ou prisões.

18h15 - DGS dá parecer negativo sobre ecrã para adeptos no exterior do Estádio do Bessa

A Direção-Geral da Saúde (DGS) deu parecer desfavorável ao pedido do Boavista para instalar um ecrã gigante para os adeptos no exterior do Estádio do Bessa, confirmou hoje à agência Lusa fonte do clube da I Liga de futebol.

Na quinta-feira, os ‘axadrezados’ tinham solicitado junto daquela autoridade, das forças policiais e da Câmara Municipal do Porto a montagem de um ecrã para os adeptos poderem assistir ao jogo de sábado com o Portimonense, da 33.ª e penúltima jornada.

O Boavista comprometia-se a “cumprir todas as regras de segurança e distanciamento social atualmente em vigor”, mas a DGS justificou o parecer negativo com a possibilidade de o evento vir a estimular ajuntamentos de pessoas em plena pandemia de covid-19.

18h03 - Casos em Itália caem para 7.567 infetados e 182 mortos num dia

A Itália registou 7.567 infetados por covid-19 e 182 mortos nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde, num dia em que foi superada a fasquia de 8 milhões de pessoas imunizadas com as duas doses de vacina.

Os novos casos diminuíram ligeiramente em relação a quinta-feira, quando foram notificadas 8.085 infeções, apesar de o número de exames realizados ter sido maior: 298.186 hoje, face a 287.026 na quinta-feira.

O número de mortes também diminuiu, tendo sido hoje de 182, o que significa menos 19 pessoas.

O número total de infetados no país desde o início da pandemia, em fevereiro do ano passado, atinge os 4.146.722 enquanto o número de óbitos soma 123.927 pessoas.

A pressão nos hospitais também continua a diminuir, sendo que estão atualmente internadas 14.910 pessoas, menos 591 do que na terça-feira, dos quais 1.860 estão nos cuidados intensivos.

17h43 - Costa acredita que Portugal vai chegar mais depressa "ao ponto da recuperação"

O primeiro-ministro considerou hoje que foram "gigantescos" os efeitos sociais da pandemia da covid-19 em Portugal, mas manifestou-se convicto que o país tem "mais músculo" económico e social e vai chegar mais depressa "ao ponto da recuperação".

"Além do combate à pandemia da covid-19 no plano da saúde, há uma outra luta, que é a luta pela recuperação económica e social. Os danos são gigantescos: Muitos milhares de empregos perdidos, empresas que fecharam, rendimentos que diminuíram e um aumento da pobreza efetiva", apontou o líder do executivo na parte final do seu discurso numa sessão destinada a apresentar os resultados do programa "Bairros Saudáveis"

Antes, o primeiro-ministro tinha referido que, entre 2015 e 2019, cerca de 500 mil cidadãos "venceram" o limiar da pobreza em Portugal.

"Mas muitas destas 500 mil pessoas que tinham saído da pobreza, infelizmente, quando daqui a um ano tivermos os números de 2020, verificaremos que, seguramente, os valores da pobreza aumentaram muito significativamente", assumiu.

No entanto, logo a seguir, António Costa falou num "esforço de recomeçar e de recuperar, existindo agora a vantagem de o país já ter testado políticas que deram bons resultados e, portanto, se forem mantidas, voltarão a dar resultados".

"Felizmente, temos agora músculo acrescido que não tínhamos em 2015. Por isso, podemos chegar mais depressa a esse ponto de recuperação", sustentou o primeiro-ministro.

17h31 - Moçambique com mais 46 casos e sem mortes pelo terceiro dia consecutivo

Moçambique registou mais 46 casos de infeção pelo novo coronavírus e 173 recuperações da doença, mantendo-se sem mortes pelo terceiro dia consecutivo, anunciou hoje o Ministério da Saúde no boletim diário sobre a pandemia de covid-19.

17h25 - Reino Unido regista 17 mortes nas últimas 24 horas

O Reino Unido registou a morte de 17 pessoas e 2.193 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os últimos dados do Governo britânico, que avalia medidas para combater surtos da variante descoberta na Índia.

Na quinta-feira tinham sido contabilizadas 11 mortes e 2.657 casos.

Nos últimos sete dias, entre 8 e 14 de maio, a média diária foi de 10 mortes e 2.255 casos, o que corresponde a uma descida de 13,6% no número de mortes, mas um aumento de 9,4% no número de infeções relativamente aos sete dias anteriores.

É o quarto dia em que a tendência semanal é de aumento, que coincide com um crescente número de infeções com a variante B1.617.2, descoberta na Índia.

17h17 - Jesus defende que existem condições para ter adeptos na final da Taça

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, defendeu hoje que existem condições para ter adeptos na final da Taça de Portugal de futebol, frente ao Sporting de Braga, mas lembrou que isso “depende de quem manda”.

“Se há condições, e bem, para a última jornada do campeonato nacional, [para] esse também, mais cinco dias, uma final, devia permitir-se, dentro das condições que se tenha para dar essa segurança aos 5% ou 10% da lotação do estádio”, considerou.

Nesse sentido, disse que este deveria ser “um caso a pensar por quem manda e quem tem de tomar posição”, mas lembrou que terminar a época com espetadores na bancada seria “terminar em beleza”.

“Nem que seja com 10% dos espetadores, era muito interessante, porque todos nós sentimos a falta dos adeptos, quanto mais quando estás num clube que tem a maioria dos adeptos do país, para poderes partilhar com eles as tristezas e as alegrias”, afirmou Jesus.

16h41 - Japão doa 595 mil euros para conservar vacinas em Moçambique

O Governo do Japão disponibilizou hoje 723 mil dólares (595 mil euros) a Moçambique para melhorar a gestão da cadeia de frio para conservação de vacinas contra a covid-19.

“Temos de aperfeiçoar os nossos meios de trabalho para combater o novo coronavírus e, dentro disso, a construção da cadeia de frio", com câmaras de baixa temperatura e equipamentos semelhantes a frigoríficos, "é muito importante”, disse Kimura Hajime, embaixador do Japão em Moçambique, durante a entrega do donativo, em Maputo.

O valor, entregue ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que o vai aplicar, vai permitir a aquisição de equipamentos de frio em Moçambique, além de responder às prioridades identificadas no plano de resposta do país à covid-19.

A Unicef “vai trabalhar em coordenação com o Ministério da Saúde para assegurar que as vacinas sejam transportadas até às unidades hospitalares dentro dos parâmetros e das temperaturas requisitadas”, disse Maureen L. Gallagher, em representação de Maria Luísa Fornara, dirigente da agência das Nações Unidas em Moçambique.

“Uma cadeia de frio abrangente e funcional é um requisito muito importante para garantir a boa conservação das vacinas”, destacou Lídia Cardoso, vice-ministra da Saúde de Moçambique, alertando para o reforço das medidas de prevenção face à ameaça de eclosão de uma terceira vaga de infeção no país.

16h15 - África com mais 144 mortos e 5.861 novos casos nas últimas 24 horas

África registou mais 144 mortos associados à covid-19 nas últimas 24 horas, para um total de 125.548 óbitos desde o início da pandemia, e 5.861 novos casos, segundo dados oficiais.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número total de casos é de 4.666.162 e o de recuperados nas últimas 24 horas foi de 4.660, totalizando 4.223.777 desde o início da pandemia.

A África Austral mantém-se como a região mais afetada, tendo ultrapassado hoje os dois milhões de infetados pelo coronavírus SARS-CoV-2 (2.001.761) e 62.928 mortos associados à doença covid-19. Nesta região, a África do Sul, o país mais atingido pela covid-19 no continente, contabiliza 1.605.252 casos e 55.012 mortes.

O Norte de África é a segunda zona mais atingida, com 1.405.750 infetados e 41.811 vítimas mortais.

15h53 - OMS pede a países ricos para não vacinarem jovens e doarem vacinas ao Covax

A Organização Mundial da Saúde (OMS) apelou hoje aos países que estão a vacinar jovens contra a covid-19 para cederem estas vacinas ao mecanismo Covax, permitindo imunizar os grupos de risco em países menos desenvolvidos.

"Em alguns países ricos, que compraram a maioria das vacinas disponíveis, os grupos de menor risco estão a ser vacinados. Eu entendo que esses países querem vacinar as suas crianças e os seus adolescentes, porém, encorajo estes países a reconsiderarem esta decisão e a doarem as suas vacinas ao Covax", afirmou o diretor-geral da OMS, sem referir qualquer país em específico.

Em conferência de imprensa virtual a partir da sede da organização, em Genebra, Tedros Ghebreyesus alertou ainda que diversas regiões do mundo estão a registar um aumento de casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, o que poderá resultar num elevado número de mortes.

"A covid-19 já levou mais de 3,3 milhões de vidas e estamos a caminho para que este ano de pandemia seja ainda mais letal do que o ano passado", alertou o responsável da agência das Nações Unidas para a área da saúde.

15h27 - PR promulga diploma sobre acesso às praias mas alerta para novo regime sancionatório

O Presidente da República promulgou hoje o diploma que regula o acesso e a ocupação das praias durante a época balnear deste ano, no contexto da pandemia da covid-19, alertando para a aplicação prática do novo regime sancionatório.

"Chamando a atenção para as questões que se suscitam na aplicação prática do novo regime sancionatório, matéria em que importa garantir o cumprimento das regras substanciais e, ao mesmo tempo, não criar condições que as esvaziem, o Presidente da República", Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou o decreto-lei do Governo, lê-se numa nota publicada na página da internet da Presidência da República.

Na quinta-feira, a ministra de Estado e da Presidência disse que o incumprimento das regras relativas ao acesso e ocupação das praias passa a estar este ano sujeito a um regime contraordenacional.

15h12 - Algarve e Açores com índice de transmissibilidade do vírus superior a 1

O Algarve e os Açores apresentam um índice de transmissibilidade (Rt) do SARS-CoV2 superior a 1, indicou hoje o INSA.

Segundo o relatório semanal do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) sobre a evolução da curva da epidemia, o Algarve apresenta um Rt - que estima o número de casos secundários de covid-19 resultantes de uma pessoa infetada - de 1,08 e os Açores de 1,04.

No que se refere às restantes regiões, o Alentejo está agora no 1, enquanto as restantes apresentam um Rt inferior a este limite: Norte com 0,92, Centro com 0,93, Lisboa e Vale do Tejo com 0,95 e Madeira com 0,97.

No relatório anterior, divulgado a 7 de maio, todas as regiões do país apresentavam um índice médio de transmissibilidade do novo coronavírus abaixo de 1, que variava entre os 0,81 no Alentejo, o mais baixo, e os 0,97 na Madeira, o mais elevado.

15h09 - Portugal tem 22 concelhos com incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes

Portugal tem hoje 22 concelhos com incidência do novo coronavírus superior a 120 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, menos 14 em relação ao boletim anterior divulgado na última sexta-feira.

Segundo os dados hoje revelados pela Direção-Geral da Saúde, tal como no boletim anterior não existem concelhos em risco muito elevado, ou seja, com incidência a 14 dias superior a 960 casos por 100 mil habitantes.

Em risco elevado de contágio mantém-se apenas o município de Arganil (826) que regista incidência acumulada superior a 480 casos por 100 mil habitantes.

Dos 22 concelhos, sete registam um acumulado, nos últimos 14 dias, de mais de 240 casos por cada 100 mil habitantes: Lajes das Flores (410), Lamego (261), Ribeira Grande (375), Castelo de Paiva (298), Montalegre (289), Nordeste (329) e Odemira (271).

Um total de 14 concelhos tem valores entre os 120 e os 239,9 casos por 100 mil habitantes, menos 17 em relação ao boletim anterior.

14h38 - R(t) sobe e incidência desce

O boletim dá ainda conta de um aumento do índice de transmissibilidade, mais conhecido por R(t). Este é agora de 0,95 a nível nacional e no continente. Na análise anterior, o R(t) situava-se nos 0,93 a nível nacional e nos 0,92 no continente.

Relativamente à incidência da Covid-19 por 100 mil habitantes, esta voltou a descer, sendo agora de 50,3 a nível nacional e de 48,1 no continente. Na atualização anterior, a incidência era de 51 no território nacional e de 48,7 no continente.

Estes valores estão muito longe da linha vermelha dos 120 casos por 100 mil habitantes traçada pelo Governo.

14h25 - Portugal reporta 450 novos casos. Não há óbitos a registar

Portugal voltou a registar zero óbitos associados à Covid-19. Nas últimas 24 horas, foram confirmadas mais 450 infeções. É a quinta vez que Portugal não tem registo de mortes relacionadas com a doença da covid-19.

De acordo com o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, existem hoje 236 doentes internados em enfermaria (menos oito do que no dia anterior) e 72 em unidades de cuidados intensivos (mais dois do que na véspera).

Do total de novos casos, 157 foram registados na região norte, 141 em Lisboa e Vale do Tejo, 32 no Algarve, 29 no Alentejo e 28 no centro. Foram ainda confirmados 34 casos na Madeira e 29 nos Açores.

Há ainda a reportar hoje mais 324 recuperados, para um total de 802.285. Atualmente existem 22.095 casos ativos (mais 126 do que na véspera) e 18.967 contactos em vigilância (menos 144).

Desde que foi identificado o primeiro caso de Covid-19 em Portugal, foram já confirmadas 841.379 infeções e 16.999 mortes.

14h20 - Carregal do Sal, Paredes e Cabeceiras de Basto avançam no desconfinamento

São três os concelhos que avançam no desconfinamento. Carregal do Sal, Paredes e Cabeceiras de Basto. O Conselho de Ministros identificou ainda doze concelhos que estão agora em situação de alerta.


14h06 - Lamego e Arganil recuam no desconfimamento

O Governo decidiu que Lamego e Arganil recuam à terceira fase de desconfinamento. Passam a ser aplicadas as regras de 19 de abril.


13h52 - Máscara deixa de ser obrigatória nos EUA para quem completou a vacinação

A questão das máscaras ganha nova atualidade com a decisão tomada pelo Centro de Controlo de Doenças dos Estados Unidos, onde deixa de ser obrigatório o uso de máscara, mesmo em espaços fechados, para pessoas que tenham completado a vacinação contra a Covid-19.


13h40 - Peritos consideram fundamental manter obrigatoriedade das máscaras

O fim da obrigatoriedade do uso de máscara em Portugal não está para breve. Os peritos responsáveis pelo plano de reabertura das atividades do país dizem que é fundamental manter esta medida de proteção.

Admitem apenas uma exceção: pequenos grupos familiares com a vacinação completa.


13h33 - Itália termina a ‘mini-quarentena’ para turistas europeus

A Itália anunciou hoje que vai pôr fim, no domingo, à ‘mini-quarentena’ de cinco dias imposta aos turistas dos países da União Europeia, numa tentativa de impulsionar o setor turístico do país.

"O ministro da Saúde, Roberto Speranza, assinou um despacho que prevê a entrada [de cidadãos] dos países da União Europeia, da zona Schengen, do Reino Unido e de Israel com um teste negativo, anulando assim o atual sistema de ‘mini-quarentena’", anunciou hoje o Ministério da Saúde de Itália, em comunicado.

A Itália tem uma dependência forte do turismo para impulsionar a sua economia, uma vez que o setor representa cerca de 13% do seu Produto Interno Bruto (PIB).

13h02 - Viagens não essenciais para o Reino Unido permitidas a partir de segunda-feira

As viagens não essenciais de e para o Reino Unido vão ser permitidas a partir das 00:00 de segunda-feira, bastando apresentar um teste negativo para a covid-19 realizado nas 72 horas anteriores, anunciou hoje fonte governamental.

A decisão governamental será tomada hoje, disse à Lusa fonte do gabinete do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Segundo essa decisão, que entrará em vigor a partir das 00:00 do dia 17 de maio, o Reino Unido será incluído na "lista de países cuja situação epidemiológica permite que se realizem quaisquer viagens, sob reserva da apresentação de teste PCR negativo, realizado nas 72 horas anteriores à data do voo".

12h33 - Açores somam 30 novos casos nas últimas 24 horas

A Autoridade de Saúde Regional dos Açores revelou hoje que nas últimas 24 horas foram diagnosticados 30 novos casos de covid-19, sendo 27 em São Miguel e três na Terceira, na sequência de 2.136 análises realizadas.

11h56 - Deco apela à igualdade no acesso ao certificado verde digital

A Deco apelou hoje à Comissão Europeia, Parlamento Europeu e Estados-membros para que garantam que o Certificado Verde Digital, que permitirá durante a pandemia retomar a circulação livre na Europa, seja usado de forma eficaz e sem discriminar cidadãos.

Em comunicado, a associação de defesa do consumidor sublinhou que ter de se pagar dezenas de euros por um teste à covid-19 para obter um Certificado Verde Digital "cria desigualdade em relação a quem já foi vacinado gratuitamente no Serviço Nacional de Saúde ou recuperou da doença".

Para evitar esta desigualdade, a Deco Proteste defendeu que, "no mínimo, os testes devem ser oferecidos enquanto não houver a oportunidade de todos os cidadãos serem vacinados".

11h32 - Natalidade com os valores mensais mais baixos alguma vez observados desde 1911. Saiba mais aqui.

11h05 - Bruxelas considera que há condições para "reabertura segura" do turismo no verão

A União Europeia já tem as "condições certas" para uma "reabertura segura" do turismo no verão, assegurou hoje o comissário europeu para o Mercado Interno, advertindo, porém, que a recuperação do setor "ainda vai demorar".

"É claro que a situação (da pandemia de covid-19) continua difícil. Contudo, estou certo de que finalmente vemos luz no fim do túnel. Agora temos as ferramentas e condições certas para garantir uma reabertura segura da época do turismo", frisou o responsável, na sessão de abertura do Fórum de Alto Nível sobre Sustentabilidade e Turismo, organizado pela presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE).

Entre essas ferramentas, Thierry Breton, responsável pelo grupo de trabalho sobre a estratégia de vacinação da UE, destacou o "aumento considerável da capacidade produtiva" de vacinas, que o leva a crer que "em meados de julho" serão entregues "doses suficientes para vacinar 70% da população" da UE.

O certificado verde digital, o documento que visa facilitar a circulação no interior da UE atestando a imunização ou testagem negativa para a covid-19, permitirá também garantir a segurança do turismo, apontou o comissário.

"O Parlamento Europeu e o Conselho (atualmente presidido por Portugal) estão agora prontos para finalizar as negociações sobre o certificado até ao final do mês de maio. E estou confiante de que sim, conseguiremos tê-lo pronto para o verão", salientou Breton.

Mas "a recuperação total do ecossistema turístico ainda vai demorar", advertiu o comissário, apontando para a necessidade de "pensar além do verão".

Por isso, os negócios do turismo devem "aproveitar as oportunidades da transição verde e digital", recomendou Breton, sobretudo tendo em conta a "mudança nas necessidades de consumo" dos turistas, que hoje procuram "férias mais verdes, destinos com menos pessoas e mais próximos da natureza para deixar uma menor pegada ambiental".

O "maior desafio" para os negócios do turismo é precisamente transformar estas mudanças de consumo dos turistas numa "oportunidade", considerou.

O Fundo de Recuperação e Resiliência e o novo quadro orçamental da UE para 2021-2027, que representam um total de 1,8 biliões de euros, constituem "uma oportunidade sem precedentes" para os ministros do Turismo no reforço do setor.

"Na quarta-feira, a Comissão lançou um guia 'online' para ajudar as partes interessadas do turismo a navegar e aceder ao financiamento da UE para os próximos anos. Espero que isto chegue a tantos ministros do Turismo quanto possível", disse o comissário.

10h08 - Covid-19: UE apoia com um milhão de euros combate à doença em Timor-Leste

A União Europeia disponibilizou um milhão de euros de financiamento em ajuda humanitária para reforçar o combate à covid-19, perante o aumento significativo do número de casos da pandemia no país.

Em comunicado, a delegação da UE em Díli explica que o apoio se canalizará particularmente para "reforçar a capacidade de resposta do país nas áreas mais afetadas, incluindo a capital, Díli, onde a maioria dos casos foram registados até à data".

Citado no comunicado, Olivier Brouant, responsável pela supervisão da resposta humanitária da UE em Timor-Leste, disse que "o pessoal e as instalações de saúde em Timor-Leste estão a atingir o limite devido ao cada vez maior número de casos de coronavírus registados em todo o país".

Por isso, disse, a UE está "rapidamente a canalizar apoio de emergência no sentido de assegurar que os sistemas de saúde do país estejam bem equipados para lidar com a pandemia".

10h07 - Lamego e Arganil ainda em contra-ciclo com o restante pais

10h06 - Escola secundária de Arganil com quatro casos de Covid-19 ativos

09h40 - Grécia levanta limitações de movimento e reabre o turismo

A Grécia levantou hoje as limitações de movimento e reabriu o turismo após seis meses de confinamento, apesar dos números ainda muito elevados de infeções por covid-19, que segundo os especialistas podem provocar uma expansão da pandemia.

Para os gregos, talvez a mudança mais importante seja voltar a viajar para as suas casas de verão ou visitar os seus parentes nas aldeias, já que a partir de hoje foi levantada a proibição de deslocação entre as regiões.

Quem pretender viajar de carro não tem de tomar medidas de segurança adicionais, embora o Governo recomende a realização de testes rápidos para o SARS-CoV-2 antes de iniciar a viagem.

Para as pessoas que viajarem para as ilhas de 'ferry' -- que podem operar com ocupação máxima de 85% - ou de avião, é obrigatório um certificado de vacinação ou um teste PCR negativo realizado 72 horas antes da viagem ou um teste rápido ou domiciliar realizado 24 horas antes ou ainda um atestado de que já teve a doença.

09h09 - Rússia com mais 9,462 casos e 393 mortes

08h53 - Em carta. Cientistas mantêm tese de fuga laboratorial sobre a mesa. Saiba mais aqui

08h48 - Vacinados deixam de usar máscara. Biden fala em dia memorável

08h47 - Profissionais da Cultura queixam-se de dificuldades em aceder a apoio

08h46 - Pandemia transformou por completo a realidade na costa turística da Gran Canaria

08h23 - China vacinou mais 12.6 milhões de pessoas contra a Covid-19 esta quinta-feira

08h22 - Cerca de 8,5% da população de Díli já tomou a primeira dose da vacina

07h58 - Reino Unido vai adaptar o processo de vacinação para estar mais presente nas áreas onde for detetada a variante indiana

07h31 - Índia regista esta sexta-feira mais 343.144 casos e quatro mil vítimas mortais

07h29 - Alemanha com mais 11.336 casos e 190 mortes

O país conseguiu baixar a incidência por 100 mil habitantes para menos de 100 pela primeira vez desde março.

07h27 - Cientistas dizem que ainda não é clara a origem do novo coronavírus

A origem do novo coronavírus é incerta e não há ainda evidências suficientes para afirmar conclusivamente que tenha ocorrido de forma natural ou por fuga de um laboratório, escreveu um grupo de 18 cientistas de topo num documento enviado à revista Science.

"São necessárias mais investigações para determinar a origem da pandemia", disse Ravindra Gupta, um dos cientistas que assinou o documento e que é microbiologista na Universidade de Cambridge.

07h23 - Taiwan com mais 29 casos domésticos esta sexta-feira, o número mais alto de infeções locais no país de sempre

07h21 - Brasil supera 2.000 mortos pelo terceiro dia seguido e chega a 430 mil óbitos

O Brasil somou 2.383 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas, o terceiro dia consecutivo em que ultrapassou a barreira dos dois mil óbitos, totalizando 430.417 vítimas mortais desde o início da pandemia.

Os dados fazem parte do último boletim epidemiológico, divulgado hoje pelo Ministério da Saúde brasileiro, e que aponta ainda 74.592 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, num total de 15.433.989 diagnósticos positivos de covid-19.

A taxa de incidência da doença no Brasil é hoje de 205 mortes e 7.344 casos por 100 mil habitantes e a taxa letalidade permanece em 2,8%.

07h19 - Restaurantes e lojas nos EUA estão a aumentar salários para terem trabalhadores

Os proprietários de restaurantes e lojas estão a aumentar os salários de forma urgente, para procurar atrair mais candidatos e ter capacidade de resposta ao fluxo de clientes, quando as restrições provocadas pela pandemia estão a diminuir.

McDonald's, Sheetz e Chipotle são apenas algumas das empresas que acabaram de seguir os exemplos de Amazon, Walmart e Costco a aumentar salários, em alguns casos para 15 dólares por hora, ou mais.

07h18 - Negócios com faturação próxima dos valores pré-pandemia no início de maio

A faturação dos negócios em Portugal proveniente de pagamentos por cartão alcançou na primeira semana de maio, em que arrancou a última fase de desconfinamento, níveis próximos do período pré-pandemia, divulgou hoje a Reduniq.

"À medida que o plano de desconfinamento avança, os níveis de faturação aproximam-se dos valores registados em 2019, ou seja, no período pré-pandemia: Enquanto no período entre 19 e 30 de abril -- referente à terceira fase do desconfinamento -- os níveis de faturação por cartão registaram uma quebra de 2,74% face a igual período de 2019, o primeiro fim de semana de maio (dias 01 e 02) obteve apenas -1,25% e, de 03 a 09 de maio, houve uma ligeira melhoria (-0,77%)", refere a rede nacional de aceitação de cartões.

A nível setorial, a Reduniq destaca a restauração, que na terceira fase do plano de desconfinamento apresentava quebras de 30% face a 2019, mas que na semana passada, com a diminuição das restrições, atingiu níveis pré-pandemia, com um crescimento de 92% no primeiro fim de semana de maio face ao último fim de semana de abril.

7h09 - Ponto de situação

O Governo prolongou a situação de calamidade até 30 de maio.
Na quinta-feira, o Conselho de Ministros anunciou também que o teletrabalho vai continuar a ser obrigatório até essa data.
Foi ainda decidido que a atividade de diversão itinerante e os parques infantis e aquáticos privados vão poder abrir, mas apenas nos concelhos que estão no nível mais avançado do plano de desconfinamento.

O Governo decidiu ainda pedir aos especialistas um novo plano de avaliação de risco, em função da vacinação. Deve ser entregue até ao final de maio, para que em junho possam ser definidas novas medidas.
Mapa de risco atualizado
Os concelhos de Carregal do Sal, Cabeceiras de Basto e Paredes juntam-se ao resto do país no desconfinamento. Arganil e Lamego são obrigados a recuar.

Na fase de 5 de abril mantêm-se Resende e entra São Teotónio, que depois de levantada a cerca sanitaria dá uma passo em frente, mas ainda não ao ritmo do resto do país.

Neste momento, há 12 concelhos de Portugal continental em alerta.
Em alerta estão Albufeira, Alvaiázere, Castelo de Paiva, Fafe, Golegã, Melgaço, Montalegre, Oliveira do Hospital, Torres Vedras, Vale de Cambra, Vila Nova de Poiares e Odemira.

Deixaram de estar em estado de alerta os municípios de Alpiarça, Beja, Coruche, Figueiró dos Vinhos, Fornos de Algodres, Lagos, Paços de Ferreira, Penafiel, Peniche, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Santa Comba Dão, Tábua e Vidigueira.

O autarca de Arganil critica as medidas que impõem o recuo do município no processo de desconfinamento. Luís Paulo Costa diz que Governo tem de ter em conta a realidade demográfica do concelho.

O presidente da Câmara Municipal alega que, num universo de 11 mil pessoas, há 65 casos de Covid-19, associados a um surto escolar que, por esta altura, já estará controlado.
O quadro em Portugal
O último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, conhecido ao início da tarde de quinta-feira, reportou mais uma morte e 436 novos casos de infeção.

Nas enfermarias estavam internados 244 doentes, menos quatro do que no dia anterior. Nos cuidados intensivos encontravam-se 70, menos um face à véspera.

Há mais 340 pessoas dadas como recuperadas. Portugal tem agora 21.969 casos ativos.
O quadro internacional
A pandemia provocou pelo menos 3.333.603 mortes, resultantes de mais de 160,3 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

As autoridades dos Estados Unidos decretaram o fim da obrigatoriedade da máscara para quem já esteja completamente vacinado contra a Covid-19. As restrições que são agora levantadas dizem respeito à circulação na rua e também à permanência no interior dos edifícios.

Além de não terem de continuar a usar máscaras, as pessoas vacinadas já não precisam de manter o distanciamento social.
A decisão acontece numa altura em que a maioria dos Estados está a levantar as restrições sanitárias e os espaços comerciais e os estabelecimentos de restauração começam a funcionar a 100 por cento.

A decisão sobre o uso das máscaras foi anunciada pela diretora dos Centros de Controlo de Doenças.