Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Violeta Santos Moura - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


18h15 - Pressão hospitalar em França aumenta com 91 internamentos em 24 horas

A pressão hospitalar causada pela covid-19 continua a crescer em França, onde, nas últimas 24 horas, foram internadas mais 91 pessoas, das quais 24 nos cuidados intensivos, anunciaram hoje as autoridades sanitárias daquele país.

Segundo os dados oficiais, França contabiliza hoje 1.099 doentes hospitalizados nos cuidados intensivos, enquanto 43 morreram devido à infeção do coronavírus Sars-Cov-2 desde sexta-feira.

Os hospitais registam, no total, 7.409 doentes de covid-19, acrescentaram as autoridades, sublinhando que a maioria dos pacientes que estão internados não está vacinada.

18h12 - Franceses ameaçam boicotar locais que imponham a utilização do passe sanitário

Centenas de pessoas saíram hoje à rua em Paris para se manifestarem contra a imposição do passe sanitário, ameaçando deixar de ir a restaurantes, bares ou cinemas caso o certificado se torne efetivamente obrigatório no país.

Nos museus, cinemas, bibliotecas, piscinas ou ginásios o certificado já é obrigatório, só sendo acessíveis a quem tiver a vacinação completa há mais de sete dias, a quem apresenta um teste PCR ou antigénico negativo com menos de 48 horas ou um teste positivo com mais de duas semanas e menos de seis meses - considerando as autoridades francesas que neste caso a pessoa tem imunidade e risco limitado de contrair Covid-19 e de contaminar outros.

17h51 - Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se hoje em Paris para protestar contra o passe sanitário, certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais, tendo a polícia de choque reagido com gás lacrimogéneo.

Cerca de 3.000 membros das forças de segurança foram, hoje de manhã, posicionados ao redor da capital francesa para enfrentar o terceiro fim de semana de protestos contra o passe sanitário, sobretudo ao longo dos Campos Elísios, para proteger a avenida de uma invasão de manifestantes esporadicamente violentos.

As manifestações contra o documento - que a partir de dia 9 de agosto passa a ser necessário mostrar para frequentar a maioria dos locais públicos em França -, estão a ser realizadas em várias cidades do país, sendo que, só em Paris, decorrem quatro protestos separados.

17h35 - Itália regista 6.513 novos casos e 16 mortes nas últimas 24 horas

Itália registou 6.513 novos casos de covid-19 e 16 mortes nas últimas 24 horas, enquanto a taxa de testes positivos entre todos os exames realizados foi de 2,4%, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

Com este balanço diário, o número total de casos acumulados de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 em Itália desde o início da pandemia de covid-19, em fevereiro de 2020, sobe para 4.350.028 e o número de óbitos para 128.063.

Nas últimas 24 horas, receberam alta hospitalar 2.170 doentes e há 214 pessoas internadas em cuidados intensivos, mais 13 do que o balanço de sexta-feira entre internamentos e altas hospitalares, enquanto o número de doentes internados noutros departamentos dos hospitais e com sintomas é de 1.851, o que corresponde a um aumento de 39 pessoas, segundo os dados hoje apresentados pelo Ministério da Saúde.

Itália já administrou 68.280.456 vacinas contra a covid-19 e 32.265.237 pessoas estão imunizadas após terem concluído a vacinação completa, que representa 59,74% da população acima dos 12 anos.

15h46 - Estudo leva EUA a recomendar utilização de máscara a vacinados em espaços fechados

Nos Estados Unidos, as autoridades de saúde voltaram a recomendar a utilização de máscara em espaços fechados também para quem tem a vacinação completa, baseando-se num estudo feito no Estado do Massachussets que concluiu que as pessoas vacinadas podem carregar consigo as mesmas cargas virais que as não vacinadas.

Um estudo que serviu de base à política federal norte-americana para as máscaras e que diz que vacinados ou não vacinados podem ser portadores das mesmas cargas virais, como nos conta a jornalista Teresa Correia.

14h46 - Mais 17 óbitos e 2.590 casos em Portugal

O país registou mais 17 óbitos nas últimas 24 horas, num total de 17.361 pessoas que morreram em Portugal desde o início da pandemia. Houve ainda 2.590 novos casos, tendo sido registados um total de 968.631 em Portugal.

Registo ainda de 4.128 recuperados nas últimas horas, com um total de 902.014 pessoas no país que recuperaram da doença.

Destaque, neste boletim, para a queda de internamentos: há menos 29 doentes em enfermaria e menos quatro em cuidados intensivos. No total, 895 pessoas estão nesta altura internadas em enfermaria com Covid-19, outras 195 em cuidados intensivos.

Ao nível da distribuição geográfica, a região de Lisboa e Vale do Tejo apresenta o maior número de óbitos e novos casos: 10 mortes e 959 casos. Segue-se a região Norte, com 923 casos e quatro óbitos. Depois o Algarve, com 313 casos e dois óbitos e a região Centro, com 255 casos e um óbito. No Alentejo há registo de 61 novos casos.

Já nas regiões autónomas, os Açores contabilizam 43 novos casos e a Madeira 36 novas infeções.

14h35 - Algarve. Portugueses ajudam a salvar turismo no mês de agosto

O Algarve prepara-se para receber em Agosto a enchente habitual de turistas portugueses. Com perdas de cerca de 75 por cento nas receitas no ano passado, os algarvios esperam uma recuperação à custa do mercado nacional a partir de início do próximo mês.

14h28 - Adolescentes da Madeira deram "sinal de maturidade" aderindo à vacinação

Os adolescentes da Madeira deram hoje “um sinal de maturidade” ao aderirem em massa ao ‘open day’ da vacinação contra a covid-19, tendo sido administradas mais 230 vacinas antes da abertura oficial programada, disse o secretário da Saúde.

“Estamos muito satisfeitos com a forma como o ‘open day’ anunciado para hoje está a decorrer, uma vez que ainda antes do seu início já vacinámos 234 jovens adolescentes entre os 12 e os 17 aos”, afirmou Pedro Ramos no Centro de Vacinação do Funchal.

A Madeira começou hoje a vacinar contra a covid-19 adolescentes a partir dos 12 anos, numa altura em que mais de metade da população adulta residente no arquipélago já está inoculada com a segunda dose.

As vacinas administradas, “recomendadas pela Agência Europeia do Medicamento, são a Johnson e a Pfizer”.

13h50 - Estados Unidos admitem mais restrições

Joe Biden admite novas restrições nos Estados Unidos por causa do aumento do número de casos de covid-19. O Presidente norte-americano está, no entanto, confiante e otimista com a vacinação e já anunciou recompensas de cem dólares para quem ainda não tomou a vacina e decidir fazê-lo.

13h41 - Vacinação entre os 12 e os 15 anos. DGS evoca princípio de precaução

A Direção Geral da Saúde evoca o princípio da precaução para não generalizar já a recomendação de vacinar crianças dos 12 aos 15 anos. A decisão está assente no parecer de peritos mas não é consensual.

Outros especialistas garantem que o que salta à vista é a falta de vacinas para todos e desmontam o risco dos casos raros de inflamações no coração.

13h36 - Cuidados intensivos. Doentes mais jovens, não vacinados e com internamentos mais longos

Quase 70% dos internados por Covid-19 em cuidados intensivos têm menos de 59 anos. No hospital de S. João, no Porto, há cada vez mais jovens entre os doentes graves logo a partir dos 20 anos e sem factores de risco. A maioria não está vacinada e muitos continuam com prognóstico reservado.

13h32 - Longas filas de espera para vacinação de jovens no Funchal

Os jovens a partir de 12 anos podem ser vacinados a partir de hoje em regime de Casa Aberta, no Funchal. Durante a manhã foram vacinados 234 adolescentes, sendo que 53 na faixa etária dos 12 aos 14 anos.

13h29 - Açores com 46 novos casos em três ilhas e 72 recuperações

Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 46 novos casos positivos de covid-19, sendo 43 em São Miguel, dois na Terceira e um no Faial, e foram registadas 72 recuperações, anuncia a Autoridade de Saúde Regional.

No seu comunicado diário, a entidade adianta ainda que hoje estão internados nos Açores 13 doentes com covid-19, menos um do que na sexta-feira.

Assim, sete pessoas continuam hoje hospitalizadas no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, com um doente em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).

13h17 - Madeira inicia vacinação de jovens com mais de 12 anos

A vacinação dos jovens entre os 12 anos e os 17 anos arrancou esta manhã na Madeira, mesmo contra o parecer da Direção-Geral da Saúde. O presidente do Governo Regional diz que estão a ser seguidas as regras da Organização Mundial de Saúde.

13h02 - Governo prepara-se para prolongar processo extraordinário de viabilização de empresas

O Governo anunciou hoje que está a ultimar um diploma para a continuidade do processo extraordinário de viabilização de empresas (PEVE), instrumento de apoio aos operadores económicos em dificuldades devido à pandemia de covid-19, prevendo a aprovação em setembro.

“Prevenindo um aumento do recurso à tutela jurisdicional entende-se prudente continuar a disponibilizar aos operadores económicos o instrumento de viabilização contido no PEVE, pelo que o Governo se encontra a ultimar a preparação de um diploma que preveja a continuidade da sua vigência, cuja aprovação se estima possa ocorrer em setembro próximo”, indicou o Ministério da Justiça, em comunicado.

Apresentando um ponto de situação sobre “justiça económica e pandemia”, a tutela lembrou as diversas medidas adotadas pelo Governo para apoiar as empresas em dificuldades em consequência da situação pandémica, com o objetivo de preservar a atividade económica e, consequentemente, o emprego dos trabalhadores, destacando “as moratórias, o regime de ‘lay-off’ simplificado, bem como programas de apoio à retoma e normalização da atividade empresarial”.

12h54 - África com mais 43.427 novas infeções e 802 mortos nas últimas 24 horas

Mais 43.427 novas infeções e 802 mortos associados à covid-19 foram registados nas últimas 24 horas em África, onde a pandemia contabiliza 6.678.949 casos e 169.280 óbitos desde o início da pandemia, segundo os dados oficiais mais recentes.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o continente africano tem um total de 5.845.926 doentes recuperados, dos quais 32.386 nas últimas 24 horas.

A África Austral continua a ser a região mais afetada do continente, com 3.215.569 infetados e 88.295 mortes associadas à covid-19. Nesta região, a África do Sul contabiliza 2.435.036 e 71.679 mortes.

12h33 - Região timorense de Ermera consolida-se como zona de maior transmissão no país

O município timorense de Ermera, parte do qual está sob confinamento obrigatório, consolidou-se como a zona de maior transmissão da covid-19 no país, registando 74% dos novos casos.

Dados do Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC) divulgados hoje confirmam que na região de Ermera se registaram nas últimas 24 horas 114 novas infeções, com 34 em Díli e duas cada em Baucau, Covalima e Liquiçá.

A região de Ermera, a sul da capital timorense, regista atualmente o maior número de casos ativos, 474, que correspondem a mais de 48% dos 983 casos ativos em todo o país, com a taxa de incidência a crescer para 38,9 por 100 mil habitantes, mais de seis vezes a média nacional, que é de 6,1 por 100 mil habitantes.

Desde o início da pandemia Timor-Leste registou 10.898 casos e 26 mortes.

12h23 - Henrique Barros apoia recomendação geral de vacinação a partir dos 12 anos

Henrique Barros considera que não faz sentido adiar a recomendação geral de vacinar o grupo etário entre os 12 e os 15 anos.

O epidemiologista diz que os mais novos ficam sujeitos à doença e lembra que só se registaram 12 casos de efeitos adversos leves por 1 milhão de doses.

12h11 - Presidente angolano apela à união entre países africanos para vencer a pandemia

O Presidente angolano, João Lourenço, apelou à união de esforços entre todos os países africanos para melhor explorarem os mecanismos de acesso às vacinas contra o novo coronavírus, que "injustamente não estão" ao seu alcance.

"O nosso continente só poderá vencer a pandemia da covid-19 se houver a união de esforços entre todos os países africanos, no sentido de melhor explorarmos os mecanismos de acesso às vacinas que injustamente não estão ao nosso alcance", disse.

Segundo João Lourenço, o mundo tem-se deparado com a maior crise sanitária dos últimos 100 anos, que tem colocado à prova os sistemas de saúde, bem como as economias, devido a rápida propagação da covid-19, e às restrições que são obrigados a aplicar, para reduzir ao máximo possível os danos.

Na sua intervenção, apelou ainda à liberalização das patentes das vacinas contra o novo coronavírus, permitindo, com isso, o aumento da sua produção, a redução de preços e a consequente diminuição das desigualdades no acesso às vacinas, por parte dos países menos desenvolvidos como os países africanos que considera estarem a ser tratados de forma desigual.

12h06 - Primeiro-ministro da Bélgica considera desnecessário certificado sanitário no país

O primeiro-ministro da Bélgica, Alexander De Croo, considera desnecessária a exigência de um certificado sanitário no país para ter acesso à maioria dos estabelecimentos públicos, semelhante ao que é exigido em França.

“A solução nunca pode ser organizar as nossas vidas com passes. O nosso índice de vacinação é muito maior do que em França. Não precisamos dessas medidas”, declarou o político liberal em entrevista ao jornal "La Dernière Heure".

Em qualquer caso, reconheceu que nas grandes cidades da Bélgica as taxas de vacinação são mais baixas.

“Há um deficit nas grandes cidades, como Bruxelas, mas também um pouco na Antuérpia”, comentou De Croo, sublinhando que o certificado “faz sentido” para grandes eventos, embora considere que “deve ser temporário, apenas até setembro".

Mais de 69% da população belga recebeu pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus, enquanto 57,5% tem o esquema completo.

11h54 - Mulheres grávidas na Inglaterra encorajadas a serem vacinadas

A chefe das parteiras na Inglaterra pediu às suas colegas para encorajarem as mulheres grávidas, muito pouco vacinadas, a receberem a vacina, após um estudo da Universidade de Oxford mostrar o agravamento dos sintomas face à variante Delta.

"A vacina covid-19 pode mantê-la a si, ao seu bebé e aos seus entes queridos seguros e fora do hospital", sublinhou Jacqueline Dunkley-Bent, uma vez que a proporção de mulheres grávidas vacinadas é muito baixa.

Numa carta aberta enviada esta sexta-feira às suas irmãs e às mulheres em causa, "apelou às grávidas a tomarem medidas para se protegerem a si e aos seus bebés", sublinhando que "a vacina salva vidas".

O apelo chega depois de, na semana passada, um estudo "preocupante" da Universidade de Oxford, mostrar que 99% das mulheres grávidas admitidas no hospital com o vírus não foram vacinadas e uma em cada 10 mulheres hospitalizadas requer cuidados intensivos.

"É uma notícia muito boa que tão poucas mulheres grávidas vacinadas tenham sido admitidas no hospital com covid-19", disse a chefe do estudo, a professora Marian Knight, que também considerou "muito perturbador notar que as admissões hospitalares de mulheres grávidas devido à covid-19 estão a aumentar e que parecem ser afetadas mais gravemente pela variante Delta" do vírus que provoca a doença.

Segundo Marian Knight, 200 grávidas deram entrada no hospital com o novo coronavírus, só na última semana.

11h46 - Ensaios de vacina espanhola em humanos foram suspensos

A equipa do Centro Nacional de Biotecnologia que se encontra a desenvolver a vacina espanhola contra a covid-19 não recebeu autorização da Agência Espanhola de Medicamentos para iniciar os ensaios clínicos em humanos.

Estes ensaios andavam já a ser planeados pelos investigadores, que tencionavam realizá-los no Hospital de la Paz, em Madrid, com aproximadamente uma centena de voluntários.

Tanto o Centro Nacional de Biotecnologia como o hospital já confirmaram à imprensa espanhola que o processo está agora paralisado, mas não revelaram os motivos que levaram à ausência de autorização pela agência do medicamento de Espanha.

Em janeiro, o Ministério espanhol da Ciência tinha anunciado uma “eficácia de 100 por cento” desta vacina nos testes em animais.

11h20 - Miguel Albuquerque: "Estamos a seguir as regras da OMS"

Os jovens entre os 12 e os 17 anos começam a ser vacinados este sábado contra a Covid-19 na Região Autónoma da Madeira.

O arquipélago prefere seguir as normas internacionais, apesar da recomendação da Direção-Geral da Saúde.

Vão ser utilizadas as vacinas da Pfizer, recomendadas pela Agência Europeia do Medicamento.

Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional, diz que vão ser vacinados 20 mil jovens, em regime de Casa Aberta, no Centro de Vacinação do Funchal.

10h02 - Médico José Fragata defende vacinação obrigatória

O cirurgião cardio-toráxico, José Fragata, entende que a imunização das crianças é importante para ser atingida a imunidade de grupo. O médico defende também a vacinação obrigatória.

8h50 - Brisbane inicia confinamento de três dias

A terceira maior cidade da Austrália, Brisbane, vai iniciar hoje um confinamento rigoroso de três dias para tentar conter um surto da variante delta da covid-19, anunciaram as autoridades.

"A única forma de vencer a variante delta é agir depressa, ser rápido e ser forte", disse Steven Miles, vice-primeiro-ministro do estado de Queensland, cuja capital é Brisbane, na costa leste do país.

Pelo menos sete casos de covid-10, ligados à variante delta, foram detetados em Queensland, mas as autoridades ainda não conseguiram localizar a origem do surto, indicou Miles.

Além de Brisbane, algumas partes do estado também vão ser confinadas, afetando milhões de pessoas, que só poderão sair de casa para fins essenciais, como comprar alimentos e exercício físico.

Esta decisão surgiu quando Sydney, a maior cidade do país, com cinco milhões de habitantes, entrou na quinta semana de confinamento.

"Não podemos dar-nos ao luxo de ser complacentes só porque nos temos saído tão bem até agora. Todos devemos cumprir estas restrições", advertiu Steven Miles.
China deteta 30 novos casos locais
A China anunciou este sábado ter detetado 55 novos casos de covid-19 na sexta-feira, dos quais 30 locais e a maioria na província de Jiangsu (leste)

Jiangsu registou 19 infeções, parte de um surto inicialmente detetado na capital da província, Nanjing.

Os outros 11 casos locais foram identificados no município de Chongqing (dois) e nas províncias de Hunan (seis), Liaoning (um), Fujian (um) e Sichuan (um), indicou a Comissão de Saúde da China.

Os restantes 25 casos foram diagnosticados em viajantes provenientes do estrangeiro nos municípios de Xangai (leste) e de Tianjing (norte) e nas províncias de Yunnan (sul), Zhejiang (sudeste) Fujian (sudeste) e Guangdong (sul).

As autoridades de saúde também registaram 19 novas infeções assintomáticas (12 locais e as restantes "importadas"), embora Pequim só as conte como casos confirmados, se forem manifestados sintomas.
Público volta às bancadas no futebol

Sporting e Sporting de Braga decidem este sábado a 43.ª edição da Supertaça Cândido de Oliveira, o primeiro troféu da temporada do futebol nacional, numa partida que marca o regresso dos adeptos às bancadas.

O jogo terá uma assistência autorizada de cerca de 10.000 pessoas no Estádio Municipal de Aveiro.
Madeira começa a vacinar jovens a partir dos 12 anos

A Madeira começa hoje a vacinar os jovens a partir dos 12 anos contra a covid-19, numa altura em que mais de metade da população adulta residente no arquipélago já está inoculada com a segunda dose.

Na terça-feira, o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, anunciou que a região iria começar a vacinar a partir de hoje jovens com idades entre os 12 e os 17 anos, usando as vacinas que são recomendadas pela Agência Europeia do Medicamento: a Johnson e a Pfizer.

O governante explicou que a vacina da Johnson será administrada "a partir dos 18 anos para os indivíduos do sexo masculino", enquanto com a Pfizer serão inoculados os "jovens entre os 12 e os 17 anos".

O Governo da Madeira esclareceu, no mesmo dia, que a região segue as diretivas da Agência Europeia do Medicamento e tem autonomia para antecipar a vacinação dos jovens com mais de 12 anos, mesmo sem o parecer da Direção-Geral da Saúde.