Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Eduardo Costa - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23h58 - Brasil com mais 40.054 casos de infeção e 1.099 óbitos com Covid-19

23h55 - México reporta mais 21.569 casos de infeção com SARS-CoV-2 e mais 618 mortes com Covid-19, para um novo total de 2.922.663 casos e 243.165 óbitos desde o inicio da pandemia.

Dados oficiais publicados esta quinta-feira indicam também que a crise económica causada pela pandemia levou a gigantescas perdas de rendimentos, sobretudo nas regiões mais turísticas, atirando milhões para a pobreza.

A pobreza extrema atinge agora 8,5 por cento da população mexicana de 126 milhões de habitantes, ou cerca de 10,8 milhões. Um aumento de 2,1 milhões, indicou o Conselho Nacional para a avaliação da politica de desenvolvimento social.

O estado mais afetado foi Quintana Roo, no sudeste do país, que abriga a maioria das estâncias balneares das Caraíbas, onde a percentagem da população a viver na pobreza passou de 30,2 por cento em 2018 para 47,5 por cento em 2020.

A pandemia levou a uma contração de 8,5 por cento da economia mexicana, uma das piores recessões da sua história.

23h40 - EUA. Infeções com SARS-CoV-2 em máximos dos últimos seis meses

O número de novos casos de Cvoid-19 subiu a um novo máximo em seis meses nos Estados Unidos, com mais de 100.000 novos contágios reportados quarta-feira.

A média de novos casos em sete dias foi de quase 95.000, cinco vezes elevada do que há um mês.

A variante Delta do vírus tem estado a alastrar rapidamente na Florida e em Estados com baixo nível de vacinação, como o Texas, o Missouri, o Arkansas, o Louisiana, o Alabama e o Mississipi, os quais registam metade dos novos contágios e das hospitalizações a nível nacional, referiu o coordenador da Casa Branca para a Covid-19, Jeff Zients.

"Estamos a assistir a uma tendencia de #covid-19 nos nossos hospitais", escreveu na rede Twitter Lina Hidalgo, juiza do condado de Harris, o mais populoso do Texas e onde se situa a cidade de Houston. "Neste momento, quem escolhe não estar vacinado é cumplice desta crise", acrescentou.

23h30 - Israel administrou terceira dose da vacina a 21% da sua população acima dos 60 anos

O primeiro-ministro Naftali Bennet considerou que Israel estava a prestar "um grande favor" à comunidade internacional ao testar a eficácia da terceira dose da vacina contra a Covid-19. Iniciativa que não irá "diminuir as reservas mundiais", já que o país é "pequeno", justificou, e cujos resultados Israel irá partilhar "com o resto do mundo".

Espera-se que a terceira dose reforce o sistema imunitário perante o perigo da contagiosa variante Delta do vírus SARS-CoV-2.

A França anunciou esta quinta-feira que vai começar a ministrar também a terceira dose aos "mais idosos e mais frágeis", a partir de setembro.

Os dois países ignoraram assim o apelo, quarta-feira, da Organização Mundial de Saúde para que as reservas mundiais das vacinas beneficiem os países pobres, que só conseguiram imunizar uma parte ínfima das suas populações, antes dos mais ricos vacinarem uma terceira vez os seus cidadãos.

A campanha israelita foi lançada sexta-feira passada para pessoas maiores de 60 anos, com recurso maioritariamente à vacina da Pfizer. Mais de 262 mil israelitas, cerca de 21 por cento dos sexagenários ou mais idosos do país, já receberam a terceira dose, incluindo o Presidente Isaac Herzog e o líder da oposição e ex-primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu.

Está agendada a administração do terceiro reforço para 381 mil pessoas.

23h10 - Apesar da contestação. Certificado passa a ser obrigatório na Itália

Professores, funcionários de escolas secundárias e de universidades e alunos universitários, assim como clientes de restaurantes, vão ser obrigados a possuir um certificado sanitário em Itália.

A mesma medida irá abranger a partir de 1 de setembro os passageiros de transportes públicos internos, incluindo voos, comboios de longa distância e ferries.

O "certificado verde", extensão do certificado Covid da União Europeia, irá provar que o seu detentor foi vacinado com pelo menos uma dose, ou recuperou da Covid-19 nos seis meses anteriores, ou testou negativo nas últimas 48h.

Será obrigatório já a partir de sexta-feira para entrar em salas de cinema, museus e ginásios.

Os professores que não o apresentem cinco dias seguidos seráo suspensos e terão o salário congelado, refere a imprensa italiana.

O ministro da Educação, Patrizio Bianchi, afirma que mais de 86 por cento do pessoal docente já foi vacinado, e que o número deverá atingir em breve 90 por cento.

As famílias foram ainda instadas a vacinar as crianças acima dos 12 anos pelo ministro da Saúde, Roberto Speranza revelou que os adolescentes vão ter acesso a testes de deteção rápida a preços reduzidos.

21h57 - Surto de covid-19 no lar da Santa Casa de Proença-a-Nova fez um morto

Foi detetado um surto de covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova. Morreu uma pessoa e registaram-se 127 casos positivos, entre utentes e trabalhadores.

21h36 - EUA admitem que as suas restrições de viagem não são “coerentes”

A Casa Branca admitiu hoje que as restrições de entrada nos Estados Unidos impostas a vários países devido à pandemia de covid-19 não são “coerentes” e assegurou estar a trabalhar num novo sistema mais apropriado à situação epidemiológica global.

Nos últimos meses, aumentaram as críticas ao Governo norte-americano por vetar a entrada de viajantes procedentes do espaço Schengen da União Europeia (UE), mas não de outros continentes ou países com taxas de infeção por coronavírus SARS-CoV-2 mais elevadas.

A Casa Branca insistiu que não levantará, por enquanto, as suas restrições de viagem, devido à propagação à escala global da variante Delta do coronavírus, mais contagiosa, mas os seus argumentos para manter o veto à entrada de viajantes da Europa perderam alguma força agora que a UE ultrapassou os Estados Unidos em número de pessoas vacinadas.

“Há muita confusão agora sobre quais são as restrições, e todos vocês fizeram boas perguntas sobre isso, porque parece [um sistema] incoerente, e é”, reconheceu a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, na sua conferência de imprensa diária.

Psaki assegurou que a Casa Branca está concentrada em “desenvolver um plano para uma política de viagens internacionais que seja coerente e seguro”, com “o objetivo de dar passos que permitam” levantar essas proibições “no momento que for apropriado”.

21h24 - Próximas quatro semanas de vacinação em Portugal serão intensas

Vêm aí quatro semanas intensas de vacinação. O vice-almirante Gouveia e Melo disse que será um "impulso final para vencer o vírus", mas mostrou-se irritado quando foi questionado sobre as baixas taxas de vacinação dos jovens.

21h14 - Cientistas portugueses consideram prematura terceira dose da vacina

Os cientistas consideram que a perda de anticorpos para avançar para a terceira dose é um argumento fraco, uma vez que a imunidade é também ativada pela memória celular.

20h38 - PR quer jovens entre os 12 e 15 anos vacinados sem prescrição médica

O Presidente insiste na necessidade de vacinar jovens entre os 12 e os 15 anos no Continente e nos Açores.

Marcelo Rebelo de Sousa quer que se siga o exemplo da Madeira e sublinhou que a decisão da Direção-Geral da Saúde teve por base questões de momento e não de princípio.

20h31 - Apenas 35% dos jovens de 16 e 17 anos agendaram vacinação

Só 35 por cento dos jovens de 16 e 17 anos se agendaram até agora para tomar a vacina contra a covid-19.

O coordenador do plano de vacinação apelou aos jovens e aos pais para que façam a inscrição até ao final desta sexta-feira, tendo o fim de semana de 14 e 15 de agosto sido reservado para este grupo etário.

20h03 - Madeira sinaliza 36 novos casos e um total de 236 infeções ativas

A Direção Regional de Saúde da Madeira sinalizou hoje 36 novos casos de covid-19 e 39 recuperações, indicando que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 236, com sete doentes hospitalizados.

Entre os positivos reportados nas últimas 24 horas, 27 são de transmissão local e nove foram importados – quatro do Reino Unido, três de Lisboa e Vale do Tejo, um da África do Sul e um da França – pelo que a região passa a contabilizar 10.396 casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia.

O arquipélago regista também 75 óbitos associados à doença.

Os dados da autoridade regional diferem dos apresentados hoje pela Direção-Geral da Saúde, que atribui ao arquipélago 38 novos casos, num total de 10.772 confirmados desde março de 2020 e 72 mortos.

19h55 - França com 26.460 novos casos e 52 mortos nas últimas 24 horas

França registou nas últimas 24 horas 26.460 novos casos de covid-19 e 52 mortes, indicaram as autoridades sanitárias no seu balanço diário da pandemia no país.

Estes números elevam para 112.130 o total de mortos desde o início da pandemia e os casos acumulados para 6,23 milhões.

O número de doentes de covid-19 hospitalizados manteve-se hoje em alta, com 8.210 doentes no total, mais 76 que na quarta-feira, e 1.420 em unidades de cuidados intensivos, o que representa um aumento de 49 pessoas num dia.

O `site` da internet VaccinTracker, com dados de quarta-feira, indica que 43,6 milhões de pessoas já receberam em França pelo menos uma dose da vacina e que 36,34 milhões têm a vacinação completa, o que representa um aumento respetivo de 368.596 e de 261.695 pessoas num dia.

19h17 - Portugal com 12 milhões de doses de vacinas administradas espera 1,2 milhões adicionais este mês

Portugal já administrou mais de 12 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 e espera receber ainda este mês 1,2 milhões de doses adicionais que se juntam a 1,6 milhões de doses contratualizadas a fornecedores.

“Portugal continental ultrapassou a marca dos 12 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 administradas à população, que permitiram vacinar mais de 6,8 milhões de pessoas, pelo menos com uma dose, das quais mais de 6,1 milhões têm o esquema vacinal completo”, refere o Ministério da Saúde em nota hoje divulgada.

Na mesma nota, o Ministério da Saúde refere ainda que o país espera receber ao longo deste mês mais 1,2 milhões de doses de vacinas.

“Será de assinalar a expectativa de entrega de mais de 1,2 milhões de vacinas adicionais, durante o mês de agosto, que se irão somar às 1,6 milhões de doses de vacinas já esperadas e decorrentes dos contratos iniciais com as empresas fornecedoras de vacinas”, adianta o documento.

O Ministério da Saúde destaca o “compromisso de todos os envolvidos no processo” de vacinação, como profissionais de saúde, forças de segurança e forças armadas, entre outros, para ter sido atingido “um marco” de 12 milhões de doses administradas, assim como os esforços para adquirir vacinas adicionais.

18h51 - Itália regista maior número de novos casos de infeção desde 14 de maio

A Itália registou 27 mortes e 7.230 novas infeções por covid-19 nas últimas 24 horas, o que constitui o maior número de novos casos desde 14 de maio, informou hoje o Ministério italiano da Saúde.

Com o aumento de novos casos, o número total de infetados desde fevereiro de 2020 subiu para 4.377.188 pessoas, enquanto o número de mortes ascende agora a 128.163 pessoas.

O aumento das infeções continua e hoje foram registados mais cerca de 1.000 casos do que na quinta-feira da semana passada.

A pressão hospitalar continua a crescer em Itália, estando atualmente 268 pessoas nos cuidados intensivos, ou seja, mais oito do que na quarta-feira, enquanto 2.409 pessoas estão internadas por covid-19, mais 100 do que há 24 horas.

A Itália administrou 70,3 milhões de vacinas e mais de 33,6 milhões de pessoas já receberam as duas doses, o equivalente a 62,23% da população com mais de 12 anos.

18h43 - Espanha com 489 mortes em 7 dias mas incidência de casos diminui

A incidência acumulada de infeções de covid-19 em Espanha nos últimos 14 dias voltou a descer para 614,8 casos por cada 100.000 habitantes, apesar de se terem registado mais 489 mortes numa semana, indicaram hoje fontes sanitárias.

Segundo o relatório mais recente sobre a evolução da pandemia de covid-19 elaborado pelo Ministério espanhol da Saúde, a queda na transmissão – de 81,5 pontos desde a última quinta-feira – é mais notada na faixa etária entre os 20 e os 29 anos, com incidência, hoje, nos 1.403 (369 pontos menos do que há uma semana), seguida da faixa entre os 12 e 19 anos com 1.360 (menos 235).

Nas últimas 24 horas, Espanha registou 21.387 novos casos do novo coronavírus, o que eleva o total acumulado desde o início da pandemia a 4.566.571, enquanto o de mortes foi de 87, aumentando os óbitos para 81.931.

17h58 - Moderna admite que será necessária uma terceira dose da vacina ainda este ano

A empresa biotecnológica norte-americana Moderna admitiu hoje que será necessária uma terceira dose da sua vacina contra a covid-19 antes do fim do ano, devido ao esperado aumento de contágios causado pela variante Delta do novo coronavírus.

"Cremos que um reforço será provavelmente necessário este outono, particularmente devido à Delta", refere o fabricante num documento de apresentação de resultados trimestrais, depois de, na quarta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter pedido um adiamento das terceiras doses, pelo menos até ao fim de setembro, para que os países pobres possam ter vacinas para imunizar a sua população.

A Moderna, cuja vacina contra a covid-19 é administrada em duas doses intervaladas, tem em estudo uma terceira dose de reforço, que foi dada, na quantidade de 50 microgramas, a um grupo de pessoas seis meses depois de terem recebido a segunda dose.

Segundo os primeiros dados, publicados hoje pela empresa, a terceira dose potenciou os níveis de anticorpos neutralizadores do SARS-CoV-2, que "tinham diminuído de forma significativa" passados seis meses, antes do reforço, e superou a eficácia obtida no ensaio clínico original da vacina, em diferentes faixas etárias, especialmente em maiores de 65 anos.

17h40 - Gouveia e Melo confirma 500 mil primeiras doses já na próxima semana

De visita aos centros de vacinação do Algarve, Henrique Gouveia e Melo confirmou que na próxima semana serão dadas mais de 500 mil primeiras doses de vacinas contra a covid-19.

"Vamos fazer um grande avanço no processo de vacinação", continuou o coordenador da Task Force da vacinação.
Segundo o vice-almeirante, este avanço deve-se a uma nova entrega de vacinas da Pfizer.

"É todo este esforço que nos vai permitir o impulso final para vencermos de uma vez por todas este vírus".

17h32 - Portugal com 53 surtos ativos em lares de idosos

As autoridades de saúde contabilizam 53 surtos ativos de infeção pelo SARS-CoV-2 em lares de idosos, com um surto em Proença-a-Nova a suscitar maior atenção por parte da União das Misericórdias Portuguesas. De acordo com números disponibilizados à agência Lusa pela Direção-Geral da Saúde, os 53 surtos ativos, em números atualizados na segunda-feira, envolviam 829 casos de infeção diagnosticados.

Por administração regional de saúde, era em Lisboa e Vale do Tejo que se contavam mais surtos (25) e pessoas infetadas (270). No Norte havia 10 surtos e 247 pessoas infetadas, no Alentejo oito surtos e 68 infeções, no Centro seis surtos e 138 infetados e no Algarve quatro surtos e 106 pessoas infetadas.

O presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel Lemos, disse à agência Lusa que o surto no lar da Santa Casa de Proença-a-Nova, com 127 casos ativos (22 trabalhadores e 105 utentes diagnosticados com o vírus), é o que suscita mais atenção, mas que "a situação está controlada".

17h15 - Presidente da República: Vacinação de adolescentes saudáveis "vai mesmo acontecer" no tempo certo

O Presidente da República considera que, no tempo certo, a vacinação dos jovens entre os 12 e os 15 anos vai mesmo acontecer.

Marcelo Rebelo de Sousa começou por felicitar "a forma como está a avançar muito rapidamente" a vacinação em Portugal.
Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que, com paciência, o que é bom na Madeira será também bom nos açores e no Continente.

16h57 - Recolher noturno obrigatório em zonas turísticas na Grécia

O Governo grego impôs um recolher obrigatório noturno a partir de sexta-feira nas ilhas turísticas de Zakynthos, no Mar Jónico, e Creta ocidental, na província de Chania, devido ao aumento alarmante de casos de covid-19 nos últimos dias.

Pouco mais de uma semana após o levantamento desta restrição na ilha de Mykonos, a circulação foi proibida nas duas áreas entre a 01h00 e as 06h00, durante pelo menos uma semana, coincidindo com o pico da época turística. As únicas exceções a esta proibição são as viagens por motivos de trabalho ou de saúde.

A medida foi recomendada por peritos em saúde pública, na sequência de um aumento das infeções semanais de 69 por cento em Zakynthos e de 54 por cento em Chania.

16h45 - Número de novos casos na Tailândia atinge valores recordes

A Tailândia registou hoje um recorde de 20.920 novos casos de covid-19, e mais 160 mortos, numa altura em que morgues no país estão a alugar contentores frigoríficos para armazenar corpos. Trata-se de um novo recorde consecutivo na Tailândia, depois dos 20.200 novos casos registados na quarta-feira.

A Tailândia conseguiu passar 2020 com um baixo número de casos, mas encontra-se altamente vulnerável à pandemia, à semelhança de outros países asiáticos, devido à variante delta, considerada mais transmissível.

As autoridades tailandesas contabilizaram 693.305 casos desde o início da pandemia, mas 664.442 ocorreram desde abril deste ano, quando começou a terceira vaga da doença no país. O número de mortes é superior a 11.000, com cerca de metade a ocorrer desde abril.

Os hospitais em Banguecoque e nas províncias circundantes estão sobrecarregados, o que leva a que corpos de vítimas fiquem vários dias em casa até serem levantados devido à sobrecarga de trabalho e falta de recursos.

"Alguns dos nossos funcionários estão a desmaiar. Estamos quase no limite da nossa capacidade", disse à France-Presse Thanitchet Khetkham, um funcionário da morgue no Hospital Universitário Thammasat, no norte de Banguecoque.

16h21 - Estado australiano de Melbourne de novo em confinamento

As autoridades australianas colocaram hoje Melbourne em confinamento pela sexta vez desde o início da pandemia, face ao avanço da variante delta, uma medida que afeta mais de metade dos 25,8 milhões de residentes na Austrália. O confinamento de sete dias abrange todo o estado de Victoria (Sueste), a que pertence Melbourne, a segunda maior cidade da Austrália depois de Sydney, que registou hoje um recorde de 262 novos casos.

O chefe do governo estadual de Victoria, Dan Andrews, admitiu não ter "outra escolha" senão anunciar um encerramento de Melbourne e do estado, mais de uma semana depois de uma medida semelhante ter sido levantada.

"A alternativa é que deixemos esta corrida escapar-nos, e os nossos hospitais ficarão absolutamente sobrecarregados. Não com centenas de doentes, mas com milhares”, disse Andrews, citado pela agência France-Presse.

16h00 - Israel mantém campanha da terceira dose da vacina apesar de apelo da OMS

O Governo israelita continuou hoje a administrar a terceira dose da vacina anticovid-19 a pessoas com mais de 60 anos, apesar de um apelo da Organização Mundial da Saúde (OMS) para uma moratória sobre esta prática.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu a suspensão da administração de uma terceira dose da vacina pelo menos até setembro, a fim de deixar estas doses disponíveis a países que só conseguiram imunizar uma ínfima proporção da sua população.

O Governo de Israel não comentou diretamente o pedido da OMS, mas indicou a sua intenção de continuar a administrar doses de reforço, no âmbito de uma campanha que, desde domingo, permitiu administrar uma terceira dose a mais de 262.000 pessoas, ou 21% do grupo etário em causa.

"Gostaria de pedir que nas próximas duas a três semanas, quando receber a sua vacina e esperar cinco dias após a terceira dose, tome conta de si", disse hoje o primeiro-ministro, Nafatli Bennett, citado pela agência France-Presse.

15h49 - Segunda "casa aberta" à vacinação na Madeira decorreu com boa afluência

A Madeira já vacinou mais de dois mil adolescentes dos 12 aos 17 anos. Só ontem, foram quase 550. A grande maioria foi vacinada no Funchal.


15h26 - Queda de anticorpos meses após vacina não chega para justificar terceira dose

Os cientistas portugueses consideram prematuro avançar para uma terceira dose da vacina contra a Covid-19. Garantem que a perda de anticorpos que levou Israel a avançar com esse reforço, seguido agora pela França e pela Alemanha, é um argumento fraco, uma vez que a imunidade é também ativada pela memória celular.


15h15 - Pouco mais de 10% dos jovens portugueses está vacinado

Portugal tem pouco mais de 10 por cento de jovens adultos com a vacinação completa. É um dos números mais baixos. quando comparado com o resto da Europa. Amanhã termina o prazo para o autoagendamento exclusivo para jovens entre os 16 e os 17 anos.


14h55 - Cabo Verde já aceita entrada no país só com certificado de vacinação

Cabo Verde já está a aceitar a entrada no país de viajantes internacionais apenas com certificados válidos de vacinação contra a covid-19 completa, sem necessidade de realização de testes, disse hoje à Lusa o diretor nacional de Saúde.

Em causa está a adoção por Cabo Verde do “Certificado Covid”, que também instituiu um modelo próprio desde a passada sexta-feira, replicando o que já está em vigor na União Europeia (UE), prevendo a sua utilização nos voos internacionais com destino ao arquipélago.

14h40 - Pandemia interrompe convergência da Grécia, Itália, Espanha e Portugal

A crise económica provocada pela pandemia "interrompeu, pelo menos temporariamente, o processo de convergência dos padrões de vida" na Grécia, Itália, Espanha e Portugal, segundo economistas do Banco Central Europeu (BCE).

Num artigo sobre a heterogeneidade do impacto económico da pandemia na zona euro, Philip Muggenthaler, Joachim Schroth e Yiqiao Sun advertem que "o risco de repercussões nos países mais atingidos permanece elevado" e que poderá haver "divergências de crescimento mais duradouras no futuro" devido a diferenças no ritmo de reafetação setorial e na margem de manobra orçamental.

Mas os economistas também esperam que o programa de ajuda da Próxima Geração da União Europeia (UE) (“Next Generation EU”, o fundo de 750 mil milhões de euros aprovado pelos líderes europeus em julho de 2020 para a recuperação económica da UE da crise provocada pela pandemia de covid-19) ajude a reduzir o alargamento das divergências económicas porque favorece os países que sofreram maiores perdas económicas como resultado da pandemia e afirmam que, em geral, o impulso orçamental tem tendido a ser proporcional às perdas do PIB.

No primeiro trimestre de 2021, o PIB real da zona euro estava 4,9% abaixo do nível pré-pandemia, depois de um declínio de 6,5% em 2020.

14h20 - Mais 2.581 casos e dez mortos em Portugal

Há 2.581 infeções em Portugal e dez mortos em Portugal, nas últimas 24 horas. Segundo o boletim epidemiológico desta quinta-feira, há menos 2.176 casos ativos, mais 4.747 recuperados e menos 923 contactos em vigilância.

Em Lisboa e Vale do Tejo registaram-se mais 947 casos de covid-19, no Norte mais 866, na região Centro mais 310, no Algarve mais 230 e no Alentejo mais 143. Nos Açores contabilizaam-se mais 47 e na Madeira 38.

Pelo quarto dia consecutivo os internamentos caíram: estão internado 898 doentes internados (menos 21 que ontem) e 196 nos cuidados intensivos (menos oito).

14h13 - África ultrapassa os seis milhões de recuperados e conta mais 678 mortos

África registou mais 678 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas e ultrapassou a barreira dos seis milhões de doentes recuperados, segundo os dados oficiais mais recentes sobre a pandemia na região. Segundo o boletim mais recente do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de óbitos associados à covid-19 é agora 173.836.

O continente regista 6.857.642 casos, dos quais 33.626 nas últimas 24, e 6.004.395 recuperados (mais 25.857).

14h01 - Vacinação dos jovens. Pediatras falam em diretivas "duvidosas e pantanosas"

Os pediatras insistem que o processo de vacinação dos jovens é pantanoso. A Direção Geral de Saúde deixou de fora os adolescentes saudáveis. Mas pode haver exceções à lista das comorbidades.


13h51 - Açores com 52 novos casos e 51 recuperações

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 52 novos casos de covid-19 e 51 recuperações, a par de oito internamentos nos três hospitais regionais, revelou hoje a Autoridade Regional de Saúde.

13h32 - Variante Delta desafia política de "zero casos" da China

A variante Delta está a desafiar a dispendiosa estratégia da China de prevenir contágios pela covid-19, com especialistas da saúde a alertar que o país asiático vai ter que aprender a coexistir com o vírus.

A China praticamente extinguiu o novo coronavírus no seu território após as restritas medidas de prevenção adotadas no início de 2020 e que implicaram o confinamento de centenas de milhões de habitantes. No entanto, numa altura em que vários países se abrem e retomam o tráfego internacional, a China voltou a impor restritas medidas de prevenção, que implicaram o isolamento de uma cidade e outras medidas de confinamento, apesar de grande parte da população ter sido já vacinada contra o vírus.

Esta estratégia de "zero casos" tem, no entanto, um impacto no rendimento e vida de milhões de pessoas, levando os especialistas a alertar que a China vai ter que aprender a controlar o vírus sem fechar repetidamente a economia e a sociedade.

Zhang Wenhong, médico de Xangai que se tornou proeminente durante o combate ao surto na cidade chinesa de Wuhan, no início de 2020, apontou que esta nova vaga sugere que a estratégia da China vai ter que mudar, já que o vírus não vai desaparecer.

"O mundo precisa de aprender a coexistir com o vírus", escreveu Zhang, que tem três milhões de seguidores na rede social Weibo, o equivalente ao Twitter na China.

13h17 - Pelo menos 4,2 milhões de mortos em todo o mundo

A pandemia da covid-19 causou pelo menos 4.257.424 mortos no mundo desde que a doença foi identificada em dezembro de 2019 na China, segundo um balanço da agência France Presse. Mais de 200.187.100 casos de infeção pelo coronavírus responsável pela pandemia foram diagnosticados oficialmente no mesmo período.

13h11 - Entidade de Turismo de Lisboa pede mais medidas para evitar colapso do setor

A Entidade Regional de Turismo de Lisboa pediu hoje que as medidas de apoio à retoma das empresas do setor sejam mantidas até abril de 2022, para contrariar a crise "devastadora" provocada pela pandemia no turismo desta região.

Numa nota, a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL) considerou que as medidas já tomadas para apoiar o setor são insuficientes e defendeu que é urgente que sejam postas em prática outras medidas já reclamadas pelas associações junto do Governo, tendo em conta que "a crise pandémica tem sido devastadora e é necessário assegurar a força de trabalho qualificada e os serviços essenciais para assegurar a boa experiência de quem visita a região".

13h09 - CEO da Moderna diz que já não pode aceitar mais encomendas da vacina para este ano

11h59 - França ignora apelo da OMS e prepara terceira dose da vacina. Leia aqui

11h43 - OMS diz que o número de vítimas mortais em África atingiu o valor mais alto na semana que terminou a 1 de agosto

Mais de 6400 pessoas perderam a vida por causa da Covid-19.

11h35 - China regista declínio de novos casos locais pela primeira vez esta semana

11h08 - Autoagendamento exclusivo para utentes dos 16 aos 17 anos termina a 6 de agosto

Em comunicado, a Task Force da vacinação informa que "o autoagendamento exclusivo para os utentes dos 16 aos 17 anos de idade, para vagas disponíveis no fim de semana de 14 e 15 de agosto, terminará às 23:59 de 6 de agosto. O autoagendamento para utentes com idades iguais ou superiores a 18 anos voltará a estar disponível a partir de 7 de agosto".

A modalidade de auto agendamento permite agendar a primeira dose da vacina contra a Covid19 podendo o utente escolher o local o dia da inoculação da vacina.

As segundas doses não são auto agendadas e são sempre no local da primeira dose.

O portal do auto agendamento encontra-se disponível aqui: 
https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento/

10h44 - DGS prepara orientações sobre vacinas não aprovadas pela Agência Europeia

A Direção-Geral da Saúde (DGS) está a elaborar orientações sobre as vacinas contra a covid-19 Covishield (AstraZeneca) e a chinesa Sinovac, não aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento (EMA), que serão divulgadas em breve.

Questionada pela Lusa sobre se a DGS irá reconhecer estas duas vacinas para efeitos de dispensa de quarentena para viajantes que chegam, por exemplo, do Brasil, a entidade disse apenas que se encontra "a elaborar orientações sobre estas matérias, as quais serão oportunamente publicadas".

10h20 - Japão com recorde de novos casos de Covid-19. Mais de 15 mil nas últimas 24 horas

10h19 - Volta a Portugal. Público regressa à estrada

10h03 - Surto com 127 infetados e um morto na Misericórdia de Proença-a-Nova

Um surto de covid-19 detetado na quarta-feira na Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova provocou uma morte e regista 127 casos ativos, disse hoje à agência Lusa o presidente da câmara local.

Segundo o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo, na quarta-feira, tinham sido detetados na Santa casa da Misericórdia local, 110 casos positivos e registou-se a morte de uma pessoa que "estava infetada e ativa".

"Durante esta madrugada foi feito um rastreio aos mais de 90 colaboradores (da instituição), sendo que 22 estão infetados bem como 105 utentes, de um total de cerca de 140", adiantou o presidente deste município do distrito de Castelo Branco.

09h48 - Macau já testou mais de metade da população nos testes em massa

Macau já testou 345 mil pessoas à covid-19, cerca de 52% da população, durante o primeiro dia e meio dos testes em massa decretados pelas autoridades, após terem sido detetados quatro casos locais, foi hoje anunciado.

Os quatro casos da variante Delta do novo coronavírus detetados numa família levaram na terça-feira o Governo de Macau a decretar o "estado de emergência imediata" no território e a realização de testes à covid-19 para toda a população, a partir de quarta-feira e durante três dias.
09h37 - Presidente francês diz que será provável que idosos e pessoas mais vulneráveis tenham que tomar uma terceira dose da vacina

Através da rede social Instragram, o chefe de Estado afirmou que já está em marcha um plano para administrar a terceira dose da vacina a partir de Setembro em diante.

09h34 - Coreia do Sul vai investir 1.92 mil milhões de dólares para se tornar num dos maiores produtores do mundo de vacinas
09h21 - Vacinação é a "chave" contra a doença e a morte por covid-19, alertam organismos europeus. Leia aqui
09h02 - Rússia com mais 23.120 casos e 794 vítimas mortais

08h28 - EUA com mais de 100 mil casos registados atingem o valor de infeções mais alto dos últimos seis meses

08h09 - Reino Unido vai acabar com a quarentena obrigatória a franceses com o processo de vacinação completo

7h45 – Japão deve aumentar restrições em oito prefeituras

7h35 – Sidney, na Austrália, regista o pior dia da pandemia, com cinco mortos e um aumento recorde no número de casos

7h30 - China deteta 62 novos casos locais

A China anunciou ter identificado 85 novos casos de covid-19, dos quais 62 por contágio local, mais de metade na província de Jiangsu, no leste do país.

Jiangsu registou 40 infeções, parte de um surto inicialmente detetado na capital da província, Nanjing, e que se alastrou depois a outras regiões da China.

Os restantes casos locais distribuíram-se pelo município de Pequim (três) e as províncias de Hunan (nove), Hubei (um), Shandong (três), Yunnan (três) e Henan (três), indicou a Comissão de Saúde da China.

Esta semana, várias cidades lançaram campanhas de testes em massa e decretaram confinamentos parciais em várias cidades com o objetivo de conter os surtos, que já causaram quase 500 infetados.

Ultrapassado marco de 200 milhões de casos de covid-19 em todo mundo
Mais de 200 milhões de casos de covid-19 foram registados em todo o mundo até quarta-feira. Os países mais fustigados foram os Estados Unidos, Índia e Brasil, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

O número de casos a nível global demorou mais de seis meses para duplicar, desde que no último dia 26 de janeiro foram atingidos 100 milhões de infeções pelo covid-19.

Ou seja, 200 milhões de infeções foram registadas em metade do tempo das primeiras 100 milhões, tendo este anterior marco sido alcançado mais de um ano depois dos casos originais de covid-19 serem detetados em Wuhan (China), em dezembro de 2019.

Este marco foi atingido quando a preocupação é grande perante a disseminação da variante delta do novo coronavírus, duas vezes mais transmissível do que o vírus original que desencadeou a pandemia e pode levar a mais hospitalizações.
Apelo da OMS para adiar 3ª dose vacina
A Organização Mundial da Saúde (OMS) já alertou na semana passada que as infeções por covid-19 duplicaram no último mês em cinco das suas seis regiões geográficas.

Embora a campanha de vacinação tenha desacelerado o aumento de infecções nos últimos meses em vários países ricos, a desigualdade no acesso global às vacinas, associada à expansão da variante delta, tem causado situações dramáticas em países com menos recursos.

A OMS lança um novo apelo aos países ricos para que adiem a 3ª dose da vacina para permitir que as vacinas cheguem aos países mais pobres.

Bruxelas fechou contrato com a Novavax
A Comissão Europeia Vai fazer uma compra antecipada de 200 milhões de vacinas. A Novavax juntar-se-á às outras seis vacinas usadas pela União Europeia.

As primeiras devem chegar no último trimestre deste ano.
Adolescentes madeirenses vacinados
A Madeira já vacinou mais de dois mil adolescentes dos 12 aos 17 anos. Os dados foram avançados à RTP pela secretaria regional da Saúde. De 31 de julho a 4 de agosto, foram vacinados 2.226 jovens nesta faixa etária. Ontem, foi dia Aberto de vacinação no Funchal.

A DGS estabeleceu a norma para a vacinação de jovens entre os 12 e os 15 contra a covid-19. Entre os casos contemplados estão os adolescentes que sofrem de cancro, diabetes ou obesidade. A DGS pôs completamente de lado a possibilidade de, nesta fase, administrar a vacina a jovens saudáveis.