Covid-19. Antigo hospital militar de Belém reforçado com 60 camas, anuncia ministro

por Antena 1

Foto: Paulo Novais - Lusa

O ministro da Defesa Nacional anunciou esta tarde que o Centro de Apoio Militar covid-19, que funciona nas instalações do antigo hospital militar de Belém, em Lisboa, será reforçado com cerca de 60 camas, triplicando a capacidade atual.

João Gomes Cravinho participou no seminário "O Exército português na resposta nacional à covid-19 -- experiência e desafios", uma iniciativa que decorreu na Academia Militar, na Amadora (distrito de Lisboa), no âmbito das comemorações do dia do Exército.

"Em função do momento que estamos a viver, que é um momento de intensificação das necessidades hospitalares, nós vamos aumentar a capacidade do Centro de Apoio Militar de combate à covid, portanto, o antigo hospital militar. Até agora tem funcionado com um máximo de 30 camas, quase sempre (com lotação) muito próximo desse número, mas inteiramente apoiado por médicos e enfermeiros do Exército", afirmou o ministro da Defesa em declarações aos jornalistas no final da iniciativa.

Para aumentar a capacidade, explicou o governante, serão necessários "recursos humanos da parte da Administração Regional de Saúde Lisboa (ARS) e Vale do Tejo", pelo que estão a ser desenvolvidos esforços no sentido de profissionais do Serviço Nacional de Saúde se juntarem aos 55 médicos e enfermeiros do Exército que asseguram atualmente os cuidados prestados no centro.

"Vamos aumentar para cerca de 90 camas num futuro muito próximo", o que representa uma "triplicação do número de camas disponíveis em Belém", indicou João Gomes Cravinho.
pub