Covid-19. Cabo Verde regista 42 novos infetados em 24 horas

por Lusa

Cabo Verde registou mais 42 novos infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, aumentando para 33.763 os casos positivos acumulados no país desde o início da pandemia, informou hoje o Ministério da Saúde.

Do total de 1.490 resultados recebidos dos laboratórios de virologia desde quinta-feira, aquele ministério cabo-verdiano avançou que há 42 casos novos positivos de infeção pelo novo coronavírus, numa taxa de positividade de 2,8%.

Na lha de Santiago, há registou de mais 25 infetados, sendo 17 na Praia e quatro cada nos municípios de Santa Catarina e Santa Cruz, enquanto Maio e Boa Vista têm três cada, Fogo tem quatro, com três em São Filipe e um em Santa Catarina, e Santo Antão soma mais sete, distribuídos por Porto Novo (três), Paul e Ribeira Grande com dois cada.

Nas últimas 24 horas o país voltou a não registar qualquer óbito provocado pela covid-19 e deu alta a mais 41 pessoas, elevando para 32.976 os casos recuperados da infeção.

Com os novos dados, Cabo Verde aumentou para 33.763 os casos positivos acumulados no país desde o início da pandemia, dois quais 298 resultaram em óbito e há 468 casos ativos.

Neste momento, São Nicolau continua a ser a única ilha sem casos ativos de covid-19 em Cabo Verde, que deixou hoje a situação de calamidade, passando a de contingência, e a aceitar certificados de vacinação contra a covid-19 no acesso a estádios de futebol, discotecas, restaurantes e viagens internacionais e domésticas.

Cerca de 38% da população já recebeu pelo menos a primeira dose de uma das vacinas contra a covid-19 e o país estima atingir ainda este ano a meta de ter pelo menos 70% da população adulta vacina.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.202.179 mortos em todo o mundo, entre mais de 196,5 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

Tópicos
pub