Covid-19. Índia ultrapassa os 20 milhões de casos desde o início da pandemia

por RTP
Os profissionais de saúde fazem as contas aos indianos já vacinados EPA

A Índia ultrapassou os 20 milhões de casos de covid-19 desde o início da pandemia, de acordo com dados oficiais. Só nas últimas 24 horas foram registados mais 4.449 mortos e 357.229 novos casos de infeção.

No total, desde o início da pandemia, a Índia já teve 222.408 óbitos e 20,3 milhões de casos.

Estes são os números oficiais, sendo que vários peritos consideram que a situação é bem pior e o valor de casos e vítimas mortais é muito superior.

O país continua a sofrer de forma severa por causa do vírus. Os hospitais já não estão a dar resposta. O sistema de saúde está sobrecarregado.

Apesar da ajuda internacional que agora começa a chegar, na Índia, por estes dias, falta oxigénio, faltam camas, faltam ventiladores. Instrumentos essenciais para ajudar os milhares de doentes que todos os dias chegam aos hospitais.
A Índia é o segundo país do mundo com mais casos, atrás dos Estados Unidos, e o quarto com mais óbitos, depois dos EUA, do Brasil e do México.

O primeiro-ministro continua a não querer considerar um confinamento geral para controlar a pandemia. Diz ele que o impacto económico seria enorme tornado a vida a ainda pior.

As autoridades anunciaram no último fim de semana uma nova fase da campanha de vacinação para abranger todos os maiores de 18 anos. Mas a realidade mostrou que o país ainda não está preparado para essa fase. Faltam doses de vacinas e o ritmo de vacinação continua lento para o desejado.

A Índia já administrou, até agora, 157 milhões de doses. Mas é preciso ter em conta que este é o segundo país com mais população do mundo, logo a seguir à China. Tem mais de 1300 milhões de habitantes, pelo que facilmente se percebe que, em percentagem, o número de pessoas vacinadas é ainda muito baixo.

C/ agências
Tópicos
pub