Covid-19. Portugal alcança máximo diário de mais de 400 mil testes

por RTP
Pedro Nunes - Reuters

Portugal atingiu um novo máximo diário de testes à covid-19 na passada quinta-feira. Foram realizados mais de 400 mil, revela a task force para a testagem.

“Portugal atingiu, na passada quinta-feira, um novo máximo de testagem diária com 402.756 testes realizados (taxa de positividade de 9,2 por cento), dos quais 307.698 (76 por cento) foram testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional”, lê-se em nota divulgada este sábado.

De acordo com a task force responsável pela testagem, desde o início de 2020 foram realizados cerca de 26,5 milhões testes de diagnóstico da covid-19
, sem incluir os autotestes.

Desde 1 de dezembro foram realizados mais de cinco milhões de testes, incluindo cerca de 3,6 milhões de TRAg, valor que está relacionado com a necessidade de apresentação de resultado negativo para aceder a vários serviços ou locais e com o aumento de pontos de testagem.

Um total de 1.166 farmácias e 681 laboratórios clínicos estão a fazer testes gratuitos à população, no quadro do regime excecional e transitório de comparticipação. Os TRAg em laboratórios e farmácias que aderiram ao regime excecional voltaram a ser gratuitos a partir de 19 de novembro.

A 21 de dezembro, o Governo decidiu aumentar de quatro para seis o número de testes que cada pessoa pode fazer mensalmente. Contudo, a comparticipação voltou entretanto a ficar limitada a quatro testes por utente.

c/ Lusa
Tópicos
pub