Covid-19. Presidente do México está infetado

por Mário Aleixo - RTP
López Obrador não conseguiu fugir à teia da pandemia Henry Romero-Reuters

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, de 67 anos, anunciou que está infetado com covid-19 e que se encontra a fazer tratamento médico.

"Lamento informá-los que estou contagiado com covid-19. Os sintomas são leves, mas estou a fazer tratamento médico. Como sempre, estou otimista. Vamos todos seguir em frente", informou o chefe de Estado na conta oficial da rede social Facebook.

López Obrador explicou que, durante os próximos dias, a secretária de Governação, Olga Sánchez Cordero, vai substituí-lo nas conferências de imprensa matutinas diárias.

O chefe de Estado acrescentou que vai continuar a dar seguimento aos "assuntos públicos desde o Palácio Nacional", onde reside, e que mantém hoje a conversa telefónica com o homólogo russo, Vladimir Putin, para abordar a vacina russa.

No fim de semana, López Obrador participou em cerimónias públicas junto de vários membros do Governo e nunca usou máscara, uma vez que se nega a usá-la desde o início da pandemia.

Últimos números

O México registou 530 mortos devido à covid-19 e 10.872 casos nas últimas 24 horas, segundo informação das autoridades mexicanas.

Desde o início da pandemia, o México contabilizou 149.614 mortos e 1.763.219 contágios.

O plano de vacinação começou a 24 de dezembro e já foram administradas 629.626 doses da vacina do laboratório Pfizer, sobretudo ao pessoal de saúde.

c/Lusa
pub