Feira Internacional do Turismo de Madrid recebe 100.000 visitantes na próxima semana

por Lusa

A Feira Internacional do Turismo de Madrid (Fitur), uma das maiores do mundo, deverá receber 100.000 visitantes de 60 países na próxima semana, de 19 a 23 de maio, anunciaram hoje os organizadores.

Apesar da redução do número de visitantes, esta será a primeira grande feira mundial a ser realizada presencialmente, uma vez que a pandemia está mais controlada, e marcará o ponto de viragem para relançar o turismo de uma forma segura, defende a organização.

"O mundo inteiro está a observar-nos, porque apesar de todas as previsões, assumimos o risco de celebrar [a feira] de uma forma presencial", disse José Vicente de Los Mozos, presidente do comité executivo do centro de exposições Ifema (Feira Internacional de Madrid), onde a Fitur vai ter lugar, numa conferência de imprensa.

O objetivo é "encorajar a recuperação" do turismo, um sector que representa 12% do PIB e que é, portanto, "essencial" para a economia espanhola, sublinhou.

"As previsões de participação são de cerca de 50.000 profissionais nacionais e internacionais, de quarta-feira a sexta-feira, enquanto outras 50.000 pessoas deverão estar presentes quando o evento abrir ao público no fim-de-semana", anunciaram o Ifema e a Fitur.

Mesmo assim, o número de visitantes foi reduzido de forma significativa em comparação com a última edição, em janeiro de 2020, quando a feira foi visitada por cerca de 260.000 pessoas, incluindo 150.000 profissionais.

A edição de 2021 da Fitur será inaugurado pelos reis de Espanha na quarta-feira, 19 de maio, e no primeiro dia também está prevista a presença da secretária de Estado do Turismo portuguesa, Rita Marques, segundo a organização.

Em 2020, estiveram representadas as sete regiões turísticas e 161 empresas portuguesas do setor.

Os visitantes estrangeiros terão de apresentar à chegada um teste PCR negativo com menos de 72 horas, e submeter-se a mais testes durante os dias reservados aos profissionais.

O público não profissional esperado para o fim-de-semana não terá de cumprir este requisito, uma vez que, em geral, só permanecerá durante "uma hora e meia a duas horas" e só terá acesso às grandes áreas dos pavilhões, limitando assim o risco de contágio, explicou Eduardo Lopez-Puertas, diretor-geral do Ifema.

A organização também vai organizar vários eventos e debates que serão transmitidos de forma virtual.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.333.603 mortos no mundo, resultantes de mais de 160,3 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Tópicos
pub