Leiria apela ao cumprimento das regras em esplanadas e apoia testagem

por Lusa

O Município de Leiria anunciou hoje 16 medidas para a fase de desconfinamento, que passa por uma campanha de sensibilização para o cumprimento das regras em esplanadas e pela criação de um programa de testagem à covid-19.

Durante a reunião de executivo, o presidente do Município de Leiria, Gonçalo Lopes (PS), anunciou que vai ser celebrado um protocolo com a Associação Nacional de Farmácias para criar um programa de testagem dirigido à população de risco, grupos prioritários e trabalhadores de setores de atividade económica com maior grau de exposição.

Vai ainda ser criada uma campanha de sensibilização, apelando ao sentido cívico e ao cumprimento das regras mínimas de segurança, com reforço da sinalética e promoção de ações de proximidade e de sensibilização junto dos estabelecimentos com esplanadas, "apelando aos clientes e proprietários para o cumprimento escrupuloso das regras definidas pelas autoridades, em colaboração com as forças de segurança, autoridade de saúde, proteção civil e a Acilis" -- Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria.

Entre as medidas está ainda a criação do Cartão Leiria, dirigido a todos os residentes do concelho, para acesso a descontos e vantagens especiais no comércio local e o lançamento de nova edição do programa Viva Leiria, em parceria com a Acilis, "com o objetivo de incentivar as compras no comércio local e, dessa forma, a retoma rápida e eficaz da economia da região".

"Poderá funcionar um pouco na filosofia do Cartão Jovem. Quem aderir poderá fazer ofertas anuais ou pontuais. O custo de ativação do cartão será suportado por nós. Pretendemos criar uma fidelização das pessoas às lojas, empresas ou serviços, porque o Cartão Leiria envolve tudo isso", explicou o presidente.

Gonçalo Lopes afirmou ainda que continuará a distribuição de um `kit` de segurança, composto por máscaras FFP2, máscaras cirúrgicas, máscaras sociais e frasco de álcool-gel a todos a alunos, professores e outros funcionários escolares dos estabelecimentos de ensino público e privado de Leiria.

A autarquia irá também colaborar com o Politécnico de Leiria no regresso dos estudantes ao ensino presencial e no acolhimento dos novos estudantes de Erasmus e garantir "todas as condições e orientações de segurança adequadas à reabertura dos espaços culturais, reagendando os espetáculos e iniciativas culturais".

Além do reforço da programação cultural a desenvolver em cumprimento de todas as orientações de segurança, está previsto ainda o fornecimento de testes à covid-19 para rastreio aos atletas, técnicos, direção do clube e árbitros com residência no concelho de Leiria, apoiando assim o regresso aos treinos desportivos.

Gonçalo Lopes anunciou a atribuição de apoio financeiro suplementar e excecional através do Fundo Municipal de Emergência Social (FES) ao movimento associativo do concelho.

"Como as associações não podiam concorrer a apoios como as empresas, definimos quebras de receita relativamente ao ano anterior à covid-19, permitindo que as coletividades sejam compensadas pela perda que tiveram. Poderá ser um apoio na ordem das centenas de milhares de euros", adiantou o autarca.

O Município de Leiria irá ainda divulgar semanalmente um boletim com indicadores de risco de transmissão do vírus no concelho, de modo a definir estratégias de atuação adequadas à evolução da situação epidemiológica.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.947.319 mortos no mundo, resultantes de mais de 136,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.923 pessoas dos 828.173 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Tópicos
pub