Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Moçambique sem mortes há uma semana apesar do aumento de casos

por Lusa

Moçambique já não regista mortes associadas à covid-19 há uma semana, apesar de um aumento do número de infeções, de acordo com os dados do Ministério da Saúde analisados hoje pela Lusa.

Nesta última semana, o país lusófono registou 472 novas infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2, face a 36 nos sete dias anteriores, totalizando os 152.000 casos.

No entanto, a última morte assinalado nos boletins diários publicados pelo Ministério da Saúde moçambicano foi anunciado na segunda-feira, dia 29 de novembro, mantendo-se o total acumulado em 1.941 óbitos desde o início da pandemia.

Nesta última semana houve mais 10 pessoas internadas.

O total de testes semanais também aumentou, de 7.905 para 11.134.

A percentagem de casos recuperados em Moçambique continua em 98%.

A covid-19 provocou pelo menos 5.253.726 mortes em todo o mundo, entre mais de 265,13 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, classificada como "preocupante" pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em cerca de 30 países de todos os continentes, incluindo Portugal.

pub