Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Natal com numerus clausus em vários países europeus

por RTP

O número de pessoas que se poderão reunir no Natal vai ser limitado no Reino Unido, Alemanha e Bélgica. Os governos da França e Itália optaram por confiar no bom senso da população, mas no caso dos italianos será proibido circular entre regiões.

No Reino Unido, pessoas de três casas diferentes vão poder formar uma única bolha que fica autorizada a juntar-se, entre 23 e 27 de Dezembro, numa casa, em locais de culto ou alguns espaços exteriores e a circular entre regiões. Não há limite máximo de pessoas, mas o Governo confia no bom senso da população.

Só na véspera de Natal e a 31 de Dezembro é que a França vai levantar o recolher obrigatório que estará em vigor a partir das nove da noite, a meio do mês. Em compensação, as famílias podem reunir-se e percorrer o país sem limites nos dias 24 e 25.

Mais duro será o Natal na Bélgica, onde cada família só pode receber uma pessoa, duas no caso de alguém que viva sozinho. Cinco pessoas até poderão juntar-se no pátio ou jardim de uma casa, mas apenas um dos convidados poderá usar a casa de banho. Os restantes terão de ser criativos.

A Alemanha vai restringir os encontros familiares de Natal a dez pessoas, enquanto o governo italiano deixará a população decidir como celebrar esta quadra. Mas a partir de 18 ou 19 de Dezembro até ao início de Janeiro será proibido circular entre regiões e o recolher obrigatório vai manter-se a partir das dez da noite, mesmo na véspera e dia de Natal.
pub