Números e Curiosidades – Revista da Semana

por RTP
RTP

Mogadishu City foi campeão!

Números e Curiosidades – A última semana desportiva em tempos de COVID

- 20.ª semana… Terminou o campeonato nacional de futebol e jogou-se a final da Taça de Portugal.

- O FC Porto venceu o Benfica por 2-1, naquela que foi a sexta final da Taça jogada fora do Jamor (desde 45/46).

- Coimbra recebeu pela primeira vez uma final da Taça, e “viu” o FC Porto conquistar a sua 17.ª Taça de Portugal e a sua 8.ª "dobradinha".

- Benfica voltou a perder 3 jogos com o FC Porto na mesma época… 62 anos depois (!)

- Fim da época… e já início da próxima! Nacional e Farense (que terminaram a época em março por força das circunstâncias, já treinam a pensar no inicio do campeonato nacional.

- E o Benfica começa os trabalhos da próxima época… segunda-feira, dia 10, e já com Jorge Jesus “ao leme”. O treinador regressa 5 anos depois (!)

- Os campeonatos viram o sorteio ser reagendado para dia 28 agosto, para que se comece a jogar nos dias 13 setembro (II Liga) e 20 setembro (I liga).

- E para o ano já se sabe que 4 árbitros não vão arbitrar na I liga, são eles Cláudio Pereira e Rui Oliveira (últimos classificados), Carlos Xistra e Jorge Sousa (fim da carreira). Artur Soares Dias foi o primeiro classificado da lista dos árbitros.

- Onde também houve final da taça foi em Inglaterra, o Arsenal venceu o Chelsea no dérbi londrino, e venceu a taça pela 14.ª vez na sua história.

- Em Itália o campeonato terminou e dois jogadores ficaram na história, Ibrahimovic (claro), que aos 38 anos e 302 dias foi o jogador mais velho de sempre a chegar aos 10 golos numa edição da Série A. Nunca um jogador acima dos 38 tinha marcado 10 golos num campeonato italiano. Novo desafio para CR 7?

- E Ciro Immobile, que tornou-se Bota de Ouro aos 30 anos. Terminou o campeonato com 36 golos, à frente de Lewandowski (34) e Ronaldo (31). É apenas o 3.º italiano na história a conseguir vencer este troféu, depois de Luca Toni e Totti.

- E tivemos mais 3 campeões nacionais por esse mundo fora, foi na Suíça (Young Boys), 3.º título consecutivo, na Roménia (Cluj), também o 3.º título consecutivo e ainda na Somália, o Mogadishu City voltou a ser campeão 4 anos depois.

- E se uns terminam, outros começam… Começaram as ligas irlandesa, escocesa e da Sérvia (Tomané vai tentar repetir o título).



- Do futebol para os motores. Realizou-se a 4.ª prova do Mundial de F1, com Lewis Hamilton a vencer a sua 3.ª prova este ano, a 7.ª vez em Silvertsone (recorde de sempre). Com esta vitória (a 87.ª da sua carreira) está apenas a 4 de igualar o recordista Michael Shumacher (91)

- Continuando nas 4 rodas, Félix da Costa venceu as duas primeiras provas de Formula E em Berlim, e aumentou o avanço para o australiano Mitch Evans na liderança do Mundial.

- Das 4 para as duas rodas mas sem motor, realizou-se a 1.ª prova da World Tour após retoma. Foi a clássica de Strade Blanchi, onde o vencedor foi o belga Wout Van Aert.

- E sem contar para a World Tour, mas com significado tremendo, terminou a volta a Burgos com o português João Almeida a terminar em 3º lugar. O vencedor foi o seu colega de equipa Remco Evenepoel.

- Quem também retomou as provas foi a WTA, a prova de ténis feminino em Palermo foi a primeira a retomar o calendário. Jogam-se hoje (sexta-feira) os quartos de final.

- E por falar em ténis… 21 anos depois… não vamos ter Nadal e Federer numa prova de um grande slam! Nos últimos 21 anos estiveram quase sempre os 2… quando um esteve lesionado estava o outro… mas desta vez no US OPEN… nem um nem outro, 21 anos depois (!)

- No voleibol de praia as duplas Sebastião Leão/Marcos Borlini e Juliana Antunes/Tânia Oliveira não estão a dar hipóteses… 3 provas no campeonato nacional... 3 vitórias

- Da areia para as ondas … Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot venceram a 3.ª etapa da liga Meo, na Praia Grande.

- No basebol os Marlins “passaram” a covid para os Cardinals, sendo agora a equipa de Sant Louis a não jogar por causa do vírus.

- No golfe o PGA TOUR realizaram-se duas provas em simultâneo, as 8.ª e 9.ª provas do circuito, após retoma, com Richy Werensky a vencer a Barracuda Championship (EUA) e Justin Thomas a vencer a WGC-FedEx St. Jude Invitational (EUA).

- No European Tour, o vencedor do Hero Open foi o inglês Sam Horsfield.

- No basquetebol a NBA continua a “correr” na perfeição, e na Nova Zelândia tivemos… campeão. Os Otago Nuggets foram campeões nacionais.

- No mundial de snooker o 1.º suíço de sempre a participar num mundial (luso descendente), Ursenbacher perdeu 2-10 com Barry Hawkins.

FINALMENTE

- 8 anos depois o Mundial Moto GP pode regressar a Portugal. Está previsto ser a última prova deste ano, e também em Portimão.

O RECORDE

- Ronnie O’Sullivan fez história ao alcançar a vitória mais rápida de sempre num mundial. Derrotou o tailandês Thepchaiya UN – NOOH por 10-1 em apenas 1h48 minutos.

O REGRESSO


- O Fulham está de regresso à Premier League. Mais um clube londrino que se junta aos 6 que por lá jogam.

OS CAMPEÕES de FUTEBOL em 2020

1 - Argentina - Boca Juniores
2 - N. Zelândia - Aukcland City
3 - Bélgica - Club Brugge
4 - França - PSG
5 - Nicarágua - Real Esteli
6 - Escócia - Celtic
7 - Sérvia - Estrela Vermelha
8 - Alemanha - Bayern
9 - Hungria - Ferencvaros
10 - Burundi - Le Messager Ngozi
11 - Ucrânia - Shakthar Donetsk
12 - Croácia - Din. Zagreb
13 - Rep. Checa - Slavia Praga
14 – Inglaterra – Liverpool
15 – Montenegro - Buducnost
16 – Israel - Maccabi Tel Aviv
17 – Áustria – RB Salzburg
18 – Bulgária - Ludogorets
19 – Eslováquia - Slovan Bratislava
20 – Tanzânia – Simba
21 – Grécia – Olympiakos
22 – Costa Rica – Saprissa
23 – Dinamarca – Mittjylland
24 – Rússia – Zenit
25 – Polónia – Legia
26 – Arménia – Ararat Armenia
27 – Portugal – FC Porto
28 – Espanha – Real Madrid
29 – Turquia – Basaksehir
30 – Albânia – KF Tirana
31 – Eslovénia – NK Celje
32 – Irão – Persepolis
33 – Kosovo – Drita
34 – Itália – Juventus
35 – Síria – Tishreen
36 – Suiça – Young Boys
37 – Romenia – Cluj
38 – Somália – Mogadishu City



pub