Plano Speranza. Itália aperta controlo na entrada de estrangeiros no país

por Alexandre Brito - RTP

"Não podemos anular os sacrifícios dos italianos". É com estas palavras que o ministro da Saúde justifica o prolongamento das medidas de combate à Covid-19 no país. Com controlo mais apertado nas entradas no país como resposta "à grave situação de contágio" em várias zonas do globo, disse Roberto Speranza.

Tendo sido um dos países mais atingidos pela Covid-19, a Itália entrou há algumas semanas numa fase de algum desconfinamento. 

Mas esta tarde, no Senado, o ministro da Saúde afirmou que não pode permitir que sejam anulados os "sacrifícios dos italianos".

Por essa razão, o Governo vai emitir um novo decreto que prolonga as medidas de contenção - prestes a expirar -  até o dia 31 de julho.

As medidas, que vão ser anunciadas em breve, passam pela obrigação de usar máscara em locais fechados, respeito pelos protocolos de segurança definidos para a reabertura do local de trabalho, proibição de reuniões e sanções penais para quem violar a obrigação de quarentena.

Ao mesmo tempo, o Governo italiano vai apertar o controlo às entradas de viajantes de países não pertencentes à União Europeia. 

Nesse sentido, as novas medidas passam pela proibição de entrada ou quarentena para quem chega de países extra UE. As autoridades vão ainda reforçar o controlo nos aeroportos, portos e locais de fronteira. 

Estas medidas, disse o ministro da Saúde, estão "diretamente relacionadas com a grave situação de contágio num número crescente de áreas no mundo. A escolha é clara. Não podemos anular os sacrifícios feitos pelos italianos e é por isso que escolhemos, mais uma vez, a linha da máxima prudência ", afirmou.

Disse ainda Speranza no Senado, antecipando um momento de confronto, que o Executivo ainda não tomou qualquer decisão sobre o estado de emergência em curso. "Acho que é claro para todos que não considero a fase de emergência encerrada".

O objetivo, acrescentou, é avaliar "quais as ferramentas mais apropriadas para lidar com isso. Vamos avaliar todas as hipóteses no campo. Estou convencido de que o estado de emergência estará ligado a um período excepcional e limitado no nosso país ".
Tópicos
pub