SC Braga indignado com intenção do Sporting de utilizar Nuno Mendes e Sporar

por Mário Aleixo - RTP
O Sporting de Braga não compreende a atitude do Sporting D.R. - Facebook do SC Braga

O Sporting de Braga revelou a sua indignação face à intenção do Sporting de ter um tratamento de exceção neste contexto pandémico, em relação à eventual utilização dos futebolistas Nuno Mendes e Sporar na Taça da Liga.

"O Sporting de Braga mostra-se profundamente indignado pela intenção do Sporting em ter um tratamento de exceção neste contexto pandémico, não só face ao protocolo vigente a nível da Liga profissional de futebol, como no que diz respeito à sociedade em geral. Iremos estar particularmente atentos à decisão soberana das autoridades locais de saúde, confiando que se mantenha o cumprimento escrupuloso das normas vigentes", pode ler-se num comunicado dos minhotos.

O Sporting de Braga lembra ter ficado "privado de vários jogadores devido a testes positivos" para o novo coronavírus, que provoca a covid-19, e que, diante do Boavista e do Sporting, ambos fora, a sua defesa "foi totalmente dizimada pelo vírus, com Bruno Viana, Tormena e David Carmo a ficarem arredados das opções, aos quais se juntou ainda o médio André Castro".

"Como clube cumpridor das regras, o Sporting de Braga aceitou o impacto da pandemia, colocou imediatamente os jogadores em isolamento durante os 10 dias exigidos pelo protocolo da DGS para o futebol, não contestou resultados positivos e, após este período, só voltou a reintegrá-los em treino no momento em que testaram negativo à covid-19, alguns dos casos bem depois dos 10 dias exigidos por lei", explicam.

Para o Sporting de Braga, "as regras são explícitas" e "elaboradas com a obrigatoriedade de todos os clubes as cumprirem".

"Qual não é a nossa surpresa quando ontem [segunda-feira], ao final da tarde, somos confrontados com dois `falsos positivos` por parte do Sporting, alegando um putativo erro do laboratório de análises (entretanto desmentido ao jornal O JOGO pelo diretor clínico da UNILABS, Maia Gonçalves)", pode ler-se.

O clube liderado por António Salvador considera que "o não cumprimento do protocolo (aceite por todos os clubes na altura da retoma) irá, certamente, provocar um cenário anárquico, caótico e disruptivo no futebol português, havendo, inclusivamente, o sério risco de todas as competições profissionais serem feridas de morte ao ponto de não se concluírem".

O Sporting de Braga conclui garantindo que "continuará a cumprir escrupulosamente as regras definidas pelo protocolo da Direção-Geral da Saúde, mas exige que todos os restantes clubes o façam de forma igual e sem exceções, nem que para isso seja necessária a imediata intervenção da Liga, da FPF ou do Governo".

pub