Vacinação está "a ganhar velocidade" na União Europeia

por RTP
Andre Coelho - EPA

Um quarto dos adultos da União Europeia já recebeu pelo menos a primeira dose de uma vacina contra a covid-19, anunciou a Comissão Europeia esta terça-feira, celebrando o marco das 150 milhões de vacinas administradas no espaço comunitário. O executivo comunitário garantiu que a vacinação na Europa já está "a ganhar velocidade" e está confiante de que a entrega de mais doses, o maior problema nos primeiros meses do ano, não deve ser de novo um obstáculo.

A maioria dos países da União Europeia, à exceção da Bulgária, Letónia, Croácia e Romênia, já tem mais de 20 por cento da população adulta com pelo menos um dose da vacina contra o coronavírus.

"A vacinação está a ganhar velocidade em toda a UE: acabámos de passar os 150 milhões de vacinas" administradas, anunciou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, numa mensagem na rede social Twitter.

Von der Leyen confirmou ainda que "um quarto dos europeus já recebeu a primeira dose" de uma vacina.



"Teremos doses suficientes para vacinar 70 por cento dos adultos da UE até julho", garantiu a líder do executivo comunitário, dada a ambição de chegar à imunidade grupo.

Ainda assim, a meta oficial da Comissão Europeia é que, até final do verão, 70 por cento dos adultos europeus estejam imunizados com a vacina.
UE terá doses suficientes até ao fim do verão
As estatísticas indicam que, à medida que os grupos prioritários tem sido vacinados, o processo de imunização tem decorrido mais depressa.

De acordo com o Guardian, entre os 23 Estados-membros da UE que notificaram o Centro Europeu para o Controlo e Prevenção de Doenças, a média de adesão entre as pessoas com mais de 80 anos é de 73,1 por cento. Assim, a Alemanha comemorou o marco de um milhão de doses já administradas na quinta-feira passada e a França superou o recorde no fim de semana, registando que foram dadas cerca de 545 mil doses na quinta-feira e 549 mil na sexta-feira.

As previsões da Comissão Europeia garantem o abastecimento de mais doses de vacinas, o maior problema nos primeiros meses do ano, não deve ser um obstáculo para uma maior aceleração do processo de vacinação na UE.

Em janeiro foram entregue apenas 14 milhões de doses aos Estados-membros, 28 milhões em fevereiro e 60 milhões em março. Contudo, a Comissão espera que sejam entregue cerca de 125 milhões de doses agora em maio e 200 milhões em junho, garantinddo que o bloco comunitário pode ter uma capacidade anual de quatro mil milhões de doses por ano.

Este cenário é bem diferente do previsto quando a AstraZeneca reduziu a quantidade de doses entregues à União Europeia.

Atualmente, estão aprovadas quatro vacinas na UE: Comirnaty (nome comercial da vacina Pfizer/BioNTech), Moderna, Vaxzevria (novo nome do fármaco da AstraZeneca) e Janssen (grupo Johnson & Johnson).

A ferramenta ‘online’ do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) para rastrear a vacinação da UE e que tem por base as notificações dos Estados-membros, revela que uma média de 10,5 por cento da população da UE está totalmente inoculada (com as duas doses da vacina contra a covid-19), enquanto 28,1 por cento recebeu a primeira dose. Em termos absolutos, equivale a 141 milhões de doses de vacinas administradas de 169 milhões de doses recebidas, sendo que os dados do ECDC dependem sempre das comunicações dos países e podem por isso não estar totalmente atualizados.

Recorde-se que, além dos constantes atrasos na entrega das vacinas e em doses aquém das contratualizadas por parte da farmacêutica AstraZeneca, a campanha de vacinação da UE tem sido marcada por casos raros de efeitos secundários como coágulos sanguíneos, relação com a vacina confirmada pelo regulador europeu, como aliás aconteceu com a vacina da Johnson & Johnson.
pub