A artista Fernanda Fragateiro apresenta novo projeto em Lisboa

por Lusa

Lisboa, 27 de mar (Lusa) -- Uma exposição da artista plástica Fernanda Fragateiro é inaugurada na quinta-feira, numa das salas do Atelier Calçada do Correio Velho, em Lisboa, disse à agência Lusa o responsável da galeria, Pedro Pacheco.

Esta mostra acontece na mesma altura em que Fernanda Fragateiro tem projetos expostos, em Portugal e no estrangeiro.

Nas salas do Fórum Eugénio de Almeida, em Évora, tem patente, até ao dia 23 de abril, a mostra de escultura "A reserva das coisas no seu estado latente", enquanto prepara a exposição, a apresentar de julho a outubro deste ano, no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa.

A artista conta igualmente com uma exposição individual na Galeria Elba Benitez ("forget me (not)"), em Madrid, e é um dos nomes anunciados para as inaugurações simultâneas do Berlin Gallery Weekend, na capital alemã, em abril, através da mostra em nome próprio na galeria Arratia Beer, que ficará patente até julho.

Nascida em Montijo, em 1962, Fernanda Fragateiro expõe com regularidade desde a década de 1980, em Portugal, e em exposições individuais e coletivas em Londres, Espanha, Estados Unidos, França, Suíça, Colômbia, Alemanha e Brasil.

Em 1998 distinguiu-se pelos projetos que produziu para a Expo98, entre os quais o Jardim das Ondas e, em 2001, foi distinguida com o Prémio Tabaqueira de Arte Pública.

O livro "Mulheres Escultoras em Portugal" lançado este ano e coordenado pelas investigadoras Sandra Leandro e Raquel Henriques da Silva, apresenta um caso de estudo sobre a artista.

O projeto de Fernanda Fragateiro para a PORTA14, que apenas será revelado na inauguração, dá continuidade ao projeto do atelier, sucedendo a uma peça do escultor português Rui Sanches.

"Situada num antigo armazém pombalino de finais do século XVIII", a sala PORTA14 está aberta ao público e tem prevista uma série de dez exposições, até ao próximo ano.

O arquiteto Pedro Pacheco disse à Lusa que "esta série de dez artistas é a primeira de outras que se seguirão entre 2018-2020, em que a escolha representa relações de afinidade" entre o arquiteto e o grupo de artistas a expor.

"A PORTA14 irá abrir-se à rua diariamente a partir de um dispositivo montra amovível. Numa primeira leitura, o visitante é convidado a ver o(s) objeto(s) exposto(s) a partir do exterior e, numa segunda leitura, poderá entrar no espaço do atelier e aceder ao interior da PORTA14".

O Atelier Calçada do Correio Velho, situado na calçada que liga a rua de São Mamede ao Caldas à rua de Santo António da Sé, foi alvo de restauro, entre 2012 e 2014, para devolver ao lugar "a sua intensidade e identidade arquitetónica", uma vez que "parte da história da reconstrução de Lisboa pós-terramoto está impressa nas fundações dos edifícios" locais.

A inauguração da exposição está marcada para as 19:00 de quinta-feira e ficará patente até 30 de abril, com visitas livres e outras comentadas por Pedro Pacheco, durante os fins de semana.

Tópicos
pub