Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

"A Morte de Danton" abre direção artística de Nuno Cardoso no Teatro São João

por Lusa

Porto, 17 set 2019 (Lusa) -- A peça "A Morte de Danton", de Georg Büchner, estreia-se na quarta-feira, no Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto, numa produção própria, constituindo a primeira encenação de Nuno Cardoso como novo diretor artístico.

A partir de quarta-feira e até 29 de setembro, "A Morte de Danton" conta com Albano Jerónimo à frente de um elenco que vai dar vida à peça do dramaturgo alemão, a primeira do autor, terminada em 1835, mas estreada apenas em 1903, por causa da sua abordagem da Revolução Francesa, em particular do Reinado de Terror, e do modo como o fez, numa versão pioneira do chamado "teatro documental".

A peça recupera registos históricos para contar a história de Georges Danton (1754-1794), um dos líderes revolucionários, promotores do Comité de Salvação Pública, que viria a tornar-se no núcleo da política de terror. Perante essa evidência, Danton põe em causa o abuso de poder exercido pelos seus correligionários, nomeadamente Robespierre, o que o conduz a tribunal revolucionário e à morte por guilhotina.

Nuno Cardoso tem em "Morte de Danton" a primeira encenação como diretor artístico do TNSJ, mas a peça de Büchner era, para si, um projeto "de há muitos anos".

"É uma peça complexa, que leva sempre tempo a criar os meios para se fazer. Entretanto, de facto estava no plano de atividades da Ao Cabo Teatro [companhia que então dirigia] e foi programada pelo Nuno Carinhas [o anterior diretor artístico do TNSJ] para abrir a temporada. Quando aceitei o convite para a direção artística, decidi [mantê-la] com o conselho de administração", contou.

O encenador lembrou encenações anteriores deste texto, do Teatro da Garagem e dos Artistas Unidos, feitas há cerca de sete anos, como a prova de que se trata de "uma peça importante para ser feita" em diversos momentos, incluindo os dias de hoje.

"Primeiro, porque de alguma forma é uma autópsia de um momento de fratura, do dilema da Revolução Francesa, que é o alicerce de toda a sociedade contemporânea democrática e ocidental. (...) Por outro lado, os problemas e conflitos que ali surgiram continuam a ser sanados dia-a-dia na nossa sociedade", justificou.

"A Morte de Danton" levanta vários problemas que hoje voltam a estar presentes no pensamento da sociedade, como "a ditadura, o populismo, a representatividade, a democracia", e as várias noções "de cidadão e de igualdade que são tomadas como adquiridas", depois de serem "um edifício [da sociedade] construído naqueles anos frenéticos".

Para Nuno Cardoso, a peça de Büchner "tem a possibilidade de criar um espaço de reflexão e discussão sobre coisas extremamente atuais".

"Quando alguém diz [na peça] que tudo é feito de carne humana, e temos protestos porque alguns dos nossos produtos são feitos por pessoas a trabalhar 14 a 16 horas na Ásia, dá que pensar", ilustrou.

Do trabalho e dos direitos humanos, ao papel do Estado e dos cidadãos, todos os temas presentes na obra que "dão que pensar", acompanhando esta "espécie de frenesim dos 10 [últimos] dias da vida de Danton".

Condenado Danton, o orador e líder revolucionário que tentara parar as medidas que ajudara a criar, em defesa da revolução, a peça de Büchner acompanha-o no caminho para a morte, "o grande manto sob o qual todos os corações deixam de bater".

Ao longo de todo o drama, o que se vê é o populismo, que "hoje em dia se alastra pelo mundo inteiro", mas também "a massificação e manipulação da miséria dos outros usada para fins próprios", diz Nuno Cardoso à Lusa.

A certo ponto no espetáculo, Danton queixa-se: "Este relógio não tem descanso?", uma referência que Cardoso vê como um acertar do "tempo de urgência e de movimento constante para a frente", a "grande invenção da Revolução Francesa", depois de uma noção de tempo mais difusa, que lhe antecedeu.

"Nós vivemos o tempo que a revolução inventou, e não falo dos meses que refizeram, mas a ideia do tempo do debate, da eleição, da revolta, insurreição, e isso surge como um todo. A ideia de Estado como o vivemos surge nesse período", afirmou.

O público é convidado a extrair da peça "as conclusões que entender", disse o encenador à Lusa. Mas também a "divertir-se e pensar nas questões", num espetáculo com muito de político e que se confronta com a atualidade.

"O povo é como uma criança, tem de partir tudo para ver o que está dentro", ouve-se a certa altura, na peça.

"A Morte de Danton" é um exercício de introspeção notório que se impõe, em confronto com a atualidade. "De Bolsonaro à loucura senil de Trump e ao espetáculo do `Brexit`, do medo da imigração e da tragédia do Mediterrâneo", e também desse "símbolo de quase autodestruição da Humanidade, que foi o ocorrido na Amazónia", lembrou Nuno Cardoso.

Depois da apresentação no Porto, onde fica até dia 29, a peça de cerca de duas horas e meia passa pelo Theatro Circo, em Braga, no dia 04 de outubro, antes de subir ao palco do Teatro Aveirense, a 18.

Tópicos
pub