Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Academia dos Óscares cria nova categoria para premiar "filmes populares"

por Lusa

Redação, 08 ago (Lusa) - A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou mudanças na atribuição dos Óscares, entre as quais a criação de uma nova categoria para premiar "filmes populares" e uma redução do tempo de transmissão da cerimónia.

Na terça-feira à noite, o Conselho de Governadores da academia reelegeu o cineasta e diretor de fotografia John Bailey como presidente e aprovou algumas alterações ao formato da cerimónia, anunciadas hoje através da rede social Twitter.

A principal mudança prende-se com a criação de uma nova categoria para premiar "filmes populares" (vulgarmente designados por `blockbusters`).

Os critérios para esta nova categoria ainda estão por anunciar, de acordo com uma carta enviada pela academia aos seus membros, citada pela imprensa especializada.

Outra alteração é a do tempo de duração de apresentação da cerimónia, com a academia a planear uma transmissão de três horas "mais acessível" para espetadores de todo o mundo.

"Para honrar as 24 categorias, apresentaremos algumas categorias selecionadas ao vivo, no Dolby Theatre, durante os intervalos comerciais (categorias por determinar). Os momentos da vitória serão editados e apresentados mais tarde durante a transmissão", lê-se na carta.

A terceira grande mudança refere-se a 2020 e tem que ver com a data de transmissão da cerimónia, que será antecipada.

Assim, a 92.ª edição dos Óscares será transmitida no dia 09 de fevereiro, mantendo-se inalterada a data prevista para a cerimónia de 2019: 24 de fevereiro.

O Conselho de Governadores justifica estas alterações com a necessidade de corresponder às sugestões apresentadas pelos membros, no sentido de "manter a relevância dos Óscares e da academia num mundo em mudança".

A cerimónia deste ano, que distinguiu com o Óscar de melhor filme "A forma da água", de Guillermo del Toro, foi a menos vista de sempre.

Tópicos
pub