Aldeia de Cem Soldos lança campanha de apoio para dotar escola com estúdio de video

| Cultura

A Escola Aldeia de Cem Soldos, em Tomar, lançou uma campanha de `crowdfunding` para criar um estúdio de vídeo em que as crianças possam usar as tecnologias de forma pedagógica, assumindo o papel de criadores, realizadores e atores.

A campanha de financiamento colaborativo, que decorre até ao dia 05 de abril, visa angariar "cinco mil euros para dotar uma sala da escola com o equipamento técnico que lhes permita produzir vídeos", explicou à agência Lusa Miguel Atalaia.

A iniciativa partiu dos parceiros que compõem o projeto Escola Aldeia - o Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, o Sport Club Operário de Cem Soldos (SOCS) e Associação de Pais e Encarregados Educação -- entidades que pretendem "formalizar a disciplina de vídeo", acrescentou o também membro da direção do SOCS e da equipa de vídeo da associação.

Em Cem Soldos acredita-se que "é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança" e, por isso, o projeto desenvolvido na escola assenta, segundo Miguel Atalaia, "numa visão educativa pró-ativa e que cruza a aprendizagem escolar com os conhecimentos dos habitantes".

A ideia é "não demonizar as novas tecnologias" e, ao invés, "usá-las de forma didática, ajudando as crianças a crescer com a experiência de realizarem vídeos".

Ou seja, apoiados pela equipa do SOCS, os alunos das duas turmas da escola básica vão poder ser "produtores, realizadores e atores" das suas criações, aumentando, por um lado, os conhecimentos na área pedagógica e, por outro, "desenvolvendo competências como a comunicação, a expressão ou a autoestima", sustentou.

Mesmo sem estúdio ou material de vídeo, os alunos produziram já uma curta-metragem intitulada "Viagem à Feira de Santa Iria - ano 2050", distinguida com o 1.º lugar no 1.º escalão do Concurso de Trabalhos Escolares sobre a Feira de Santa Iria 2018.

A comunidade de Cem Soldos apelou à participação do maior número de pessoas para criar na aldeia o estúdio, projeto que já recolheu, segundo a página do projeto, mais de dois mil euros de donativos.

"Já conseguimos 40% da verba e temos mais 23 dias para conseguir o restante", afirmou Miguel Atalaia, convicto de que, "até ao final", vai "conseguir reunir a verba que torne possível este projeto".

A cumprir-se, este será apenas um dos vários projetos educativos em desenvolvimento na aldeia de Cem Soldos, envolvendo ativamente as crianças dos três núcleos educativos: Escola Básica do 1.º ciclo, o Jardim Infância e o Sótão-ATL.

O programa Escola Aldeia tem em curso outros projetos como o "laço e nós", que "trabalha o reconhecimento das emoções no desenvolvimento de competências sócio emocionais das crianças, através do sociodrama", lembrou Miguel Atalaia.

O projeto já foi distinguido com o prémio "Escola Amiga da Criança", na categoria de Envolvimento da Família e Comunidade Educativa, numa iniciativa da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) e da LeYa Educação.

"Jogos do Mundo", em que carpinteiros da aldeia colaboram na construção de jogos pensados pelas crianças, é outro dos projetos que une a escola e a comunidade local.

A este juntam-se as "Formigas amigas", uma atividade desenvolvida durante dois dias por semana pelas crianças que vão às casas dos habitantes "ajudar nas tarefas", concluiu Miguel Atalaia.

A campanha de `crowdfunding`, que termina a 05 abril, tem por objetivo angariar um total de 5000 euros, que servirão exclusivamente para comprar material informático e o equipamento necessário à produção de vídeos.

As comparticipações no site https://ppl.pt/cem-soldos totalizavam hoje 2.003 euros e, todos aqueles que doarem 10 euros ou um valor superior verão os seus créditos inscritos nos vídeos produzidos pelas crianças.

Tópicos:

Aldeia Cem Soldos, Básica, Encarregados, LeYa, Sport Club Operário,

A informação mais vista

+ Em Foco

A ONU alerta para um ano de grande instabilidade e de necessidades maiores por parte da população civil.

Os dias estão mais quentes e não é por causa do advento da primavera. A razão está identificada - as alterações climáticas fazem-se sentir em todo o planeta e as consequências espelham-se em fenómenos extremos.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.