Amazon e RTVE produzem série sobre viagem de Magalhães e Elcano

por Lusa

A televisão pública espanhola RTVE e o gigante do comércio eletrónico Amazon anunciaram hoje, em Madrid, a produção da série de ficção "Sem Limites", que irá relatar a aventura da primeira viagem de circum-navegação liderada por Fernão de Magalhães.

A série sobre a viagem iniciada e comandada pelo português Fernão de Magalhães e terminada pelo espanhol João Sebastião Elcano terá quatro episódios de uma hora, um orçamento de 20 milhões de euros e será dirigida pelo britânico Simon West.

Na apresentação oficial do projeto, o produtor Miguel Menéndez de Zubillaga (Mono Films) explicou que os filmes serão rodados em espanhol por um elenco de "primeira linha internacional", ainda em negociação.

O início das filmagens está previsto para o final do ano nos Estúdios Pinewood, na República Dominicana, e será concluído ao longo de 2021 em Espanha, em localizações no País Basco e nas Ilhas Canárias.

O projeto faz parte da comemoração do quinto centenário da primeira circum-navegação do globo e é financiado pela Coroa espanhola.

O almirante general espanhol Teodoro López Calderón, Chefe do Estado-Maior da Marinha, presente na apresentação, explicou que a primeira volta ao mundo foi "uma conquista única na história da humanidade, um feito que representou um ponto de viragem", "com repercussões no comércio, comunicações, botânica, zoologia e cartografia".

O projeto está a ser assessorado por especialistas do Instituto de Cultura Naval espanhol e contribuirá "para difundir um maior e mais rigoroso conhecimento" do evento, com grande potencial para alcançar audiências em todo o mundo, especialmente junto dos jovens.

De acordo com o chefe de aquisições em Espanha da Amazon, Ricardo Carbonero, a empresa está a estudar o lançamento da série de forma simultânea em Espanha, América Latina, Estados Unidos da América e Reino Unido, com a possibilidade, ainda em aberto, de estender a mais países.

Segundo Miguel Menéndez de Zubillaga trata-se de uma série de entretenimento que procura cativar o espetador: "É uma história épica e emocionante (...) de um grupo de homens em busca do desconhecido, o equivalente ao que seria ir a Marte hoje", disse.

O realizador Simon West começou a sua carreira na BBC (Reino Unido) e dirigiu grandes produções de Hollywood, como "Lara Croft: Tomb Raider" (2001) e "Os Mercenários 2" (2012).

Quanto à discussão sobre se a primeira viagem de circum-navegação é uma façanha que pertence mais a Portugal ou à Espanha, Menéndez fez uma comparação: "Se o Barça [Clube de Futebol de Barcelona] ganhar a taça [de Espanha] com golos de Messi, quem ganhou, Espanha ou Argentina?", questionou, acrescentando tratar-se de uma "expedição espanhola liderada por um português".

A primeira viagem à volta do Mundo, a bordo da nau Victoria, começou em 20 de setembro de 1519, em Sanlúcar de Barrameda, no sul de Espanha, e terminou em 06 de setembro de 1522, no mesmo local.

Fernão de Magalhães, que planeou a viagem que foi financiada pelo reino de Espanha, não terminou a expedição, uma vez que morreu nas Filipinas, em 1521, aos 41 anos, tendo esta sido concluída por João Sebastião Elcano.

"O sonho de Magalhães foi terminado pelo marinheiro basco Juan Sebastián Elcano", resumiu a RTVE.

Tópicos
pub