Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Ana Margarida de Carvalho recebe prémio literário do município de Esposende

por Lusa

O Município de Esposende entrega, no sábado, o Prémio Literário Manuel de Boaventura, no valor pecuniário de 7.500 euros, à escritora Ana Margarida de Carvalho, anunciou hoje a Câmara.

A obra premiada é "Não se Pode Morar nos Olhos de Um Gato", o segundo romance de Ana Margarida de Carvalho, editado pela Teorema, em abril de 2016.

O júri decidiu, por unanimidade, atribuir o prémio àquele romance, que classificou como "uma obra dotada de um imaginário poderoso e servida por uma força narrativa invulgar, visível não apenas no modo denso como convoca ressonâncias intertextuais, como pelo seu invulgar merecimento estético-expressivo".

Ao prémio, concorreram 113 títulos, provenientes tanto de Portugal como de outros países de língua oficial portuguesa.

O Prémio Literário Manuel de Boaventura foi criado com o intuito de homenagear e divulgar aquele escritor e homem de cultura natural de Vila Chã, Esposende, que viveu entre 1885 e 1973.

Tem periodicidade bienal, contemplando as modalidades de Romance e Contos, de autoria de escritores de língua portuguesa.

Esta é a primeira vez que o prémio é atribuído.

Ana Margarida de Carvalho é natural de Lisboa e licenciada em Direito.

O seu primeiro romance, "Que Importa a Fúria do Mar", venceu, também por unanimidade, o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, em 2013.

Tópicos
pub