Artista plástico Vasco Araújo participa em conversa sobre identidade e racismo

| Cultura

O artista plástico português Vasco Araújo participa, hoje, numa conversa, à escala global e com transmissão pela Internet, organizada pelo "The Cera Project", uma plataforma cultural e artística criada em Londres por Inês Valle.

O tema do encontro tem por título "From exoticism to racism - the construction of a mirror", que Vasco Araújo já apresentou noutros contextos em Portugal, e aborda a forma como o mundo ocidental se aproxima e apreende aquilo que difere da sua cultura.

A conversa será transmitida em várias organizações culturais do hemisfério sul, com moderadores locais, de países como o Gana, a Nigéria, o Ruanda, o Chile e a Argentina, e as coordenadas da emissão encontram-se no sítio do projeto na internet, em http://theceraproject2.wixsite.com/ceraproject/online-talk.

Esta iniciativa faz parte do "The Cera Project", um projeto de curadoria de Inês Valle, criado em Londres e que se pretende focar no diálogo entre os hemisférios norte e sul.

Em abril, a curadora inaugurou em Londres uma exposição do coletivo N`WE, formado por cinco artistas de fotografia e vídeo lusófonos: o angolano Binelde Hyrcan, o moçambicano Mário Macilau, a portuguesa Pauliana Valente Pimentel, o brasileiro Ricardo Teles e o cabo-verdiano Abraão Vicente.

Nascido em Lisboa, em 1975, Vasco Araújo estudou Artes Plásticas na Maumaus, Escola de Artes Plásticas e Fotografia, e Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Em 2002, foi galardoado com o Prémio EDP Novos Artistas.

Nos seus trabalhos, aborda frequentemente as questões de lugar, da memória, da identidade e também tem realizado diversos trabalhos sobre as marcas deixadas pelo colonialismo português no mundo.

A sua obra está representada em coleções públicas e privadas como o Centro Georges Pompidou e o Museu de Arte Moderna, ambos em França, o Museu Coleção Berardo e a Fundação Calouste Gulbenkian, e a Fundação de Serralves, em Portugal, a Fundación Centro Ordónez-Falcón de Fotografia, Museu Nacional Rainha Sofia, em Espanha, o Museum of Fine Arts, em Huston, nos Estados Unidos, e a Pinacoteca do Estado de São Paulo, no Brasil.

Tópicos:

Araújo, Fundación Ordónez Falcón, Gana Nigéria Ruanda, Museum Fine Arts, Plásticas Fotografia,

A informação mais vista

+ Em Foco

Sabrina, Quincy, Luís e Victor. São os nomes de quatro requerentes de ...

    Os dias estão mais quentes e não é por causa do advento da primavera. A razão está identificada - as alterações climáticas fazem-se sentir em todo o planeta e as consequências espelham-se em fenómenos extremos.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.