Bastonário da Ordem dos Arquitetos lamenta morte de Manuel Graça Dias

por Lusa

O bastonário da Ordem dos Arquitetos manifestou hoje grande tristeza pela morte do arquiteto Manuel Graça Dias, no domingo à noite, recordando-o como excelente profissional, homem afável, sempre disponível para colaborar, e grande comunicador.

"Todos estávamos à espera, mas nunca estamos preparados. É sempre um momento de grande tristeza", afirmou à Lusa José Manuel Pedreirinho, acrescentando que Manuel Graça Dias foi convidado para ser presidente do júri do concurso para ampliar a casa onde está situada a Ordem -- da qual tinha sido autor de projeto -, apesar de não saber se iria aguentar até ao fim, uma vez que já se encontrava muito doente.

"Era uma pessoa extremamente afável, sempre disponível para colaborar, ele foi um colaborador em muitos aspetos da Ordem dos Arquitetos, a começar logo por ter sido autor do projeto da casa onde estamos e, recentemente, mesmo já depois de sabermos que ele estava doente, e ele próprio saber, obviamente, aceitou ser júri para um concurso que estamos a organizar para ampliação da sede, mesmo avisando-nos que não sabia se aguentaria até ao fim", declarou.

Para o bastonário, este convite a Manuel Graça Dias era "uma homenagem" que lhe queriam prestar, por ter sido ele o autor do projeto anterior.

"Queríamos agora ampliá-lo e que ele estivesse envolvido na escolha do colega que ficasse com esse projeto. Infelizmente, nem ao início de todo o processo ele pôde assistir", lamentou.

"Além de um profissional excelente, independentemente dos gostos que se tenha ou daquilo que se possa apreciar de alguma da sua arquitetura, que era uma arquitetura bastante forte, era um excelente profissional e um excelente comunicador", considerou.

A este propósito, José Manuel Pedreirinho lembrou que Graça Dias teve "um papel importantíssimo na divulgação de muitos aspetos da arquitetura, quer pelos textos que escrevia, com grande capacidade de comunicação e de chegar às pessoas, mesmo aos não arquitetos, um aspeto raro nesta profissão, que se notabilizou no seu papel como professor, que tinha capacidade e comunicação e ligação aos alunos bastante grande".

"Quer profissionalmente, pelos projetos que fez em colaboração com Egas José Vieira, quer pelos textos que escreveu, quer pelos programas, e comunicações na radio e na televisão, que fez, era uma pessoa bastante completa e importante nessas várias vertentes, uma pessoa com excelentes qualidades como colega e como personalidade".

Tópicos
pub