Belga Luc Vernimmen vence 19.º PortoCartoon

por Lusa

Porto, 24 mar (Lusa) -- O belga Luc Vernimmen venceu o grande prémio do 19.º PortoCartoon - World Festival, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa, no Porto, subordinado ao tema "ONU 2017, O Turismo", foi hoje anunciado.

A obra vencedora do artista belga -- "Sustainable Tourism" -- esteve em apreciação entre as mais de 1.500 que participaram este ano no PortoCartoon, de mais de 400 artistas, oriundos de 62 países.

O segundo prémio foi atribuído a Jitet Kustana, da Indonésia, com a obra "Sunbathing in the Beach", e o terceiro prémio a Angel Boligan, do México, adianta ainda a organização.

Luc Vernimmen, 57 anos, trabalha em Antuérpia, fora já distinguido com uma menção honrosa, no PortoCartoon, em 2013.

O Museu Nacional da Imprensa refere que a edição deste ano contemplou dois prémios especiais de caricatura, centrados em duas grandes figuras de relevo mundial, designadamente Pablo Picasso, a propósito da evocação de Guernica (o quadro sobre o bombardeamento da cidade basca, há 80 anos), e o secretário-geral da ONU, António Guterres.

Os vencedores destes prémios especiais foram, respetivamente, o brasileiro Dalcio Machado e o português António Santos -- Santiagu.

"A elevada qualidade dos trabalhos levou o júri internacional a atribuir mais de 20 menções honrosas a artistas de países tão diferentes como Brasil, Itália, Rússia, Turquia, Espanha, Bulgária, Estados Unidos da América, China, Polónia, Ucrânia, Sérvia, França, Irão, México e Egito", acrescenta a organização do prémio.

O júri da edição deste ano foi composto pelo presidente da Federação de Organizações de Cartunistas, Bernard Bouton, por Luís Humberto Marcos, pela representante da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto Inês Moreira, pelo encenador Roberto Merino e pelo fundador do Museu de Humor de Fene (Espanha), Xaquín Marín.

Foi presidente honorário do júri o cartunista Georges Wolinski, assassinado em 2015 no ataque à redação do Charlie Hebdo, em Paris, e que durante uma década presidiu ao júri do Porto Cartoon.

A cerimónia de entrega dos prémios, desenhados pelo arquiteto Siza Vieira, decorrerá durante a cerimónia de abertura da exposição dos trabalhos, no Porto, no próximo mês de junho.

Tópicos
pub