Câmara do Porto propõe atribuição de 450 mil euros à Cooperativa Árvore

por Lusa

A Câmara Municipal do Porto vota, na próxima reunião do executivo, a atribuição de 450 mil euros à Árvore - Cooperativa de Atividades Artísticas para o desenvolvimento da sua programação em 2017 e 2018.

A proposta, a que a Lusa teve hoje acesso, refere que destes 450 mil euros, 250 mil euros são para este ano e os restantes 200 mil euros para o próximo ano.

Esta comparticipação pretende ajudar a cooperativa a promover os seus programas culturais, lúdicos e de entretenimento, alargar a vocação formativa e artística, através do aumento das oficinas dirigidas a diferentes públicos -- alunos, professores, artistas e criadores -- e reforçar as ofertas de projetos educativos continuados na área das artes visuais e estudos da arte.

"A educação cultural é um dos pilares da sociedade e preconiza a convergência de esforços com outros parceiros, para enriquecer a formação dos seus munícipes, nomeadamente, familiarizando-se com as diversas linguagens artísticas e promovendo o interesse pela fruição dos bens culturais e pela criação artística", justifica o município.

Por isso, a autarquia vincou ter "todo o interesse" em apoiar atividades de natureza cultural, artística e recreativa na cidade.

O município, explica o documento, reconhece a importância do projeto artístico e cultural apresentado pela Árvore e o impacto que a sua ação educativa tem junto de diversos públicos, nomeadamente na produção e difusão cultural.

"Na conjuntura atual é essencial o trabalho em parceria e, em rede, em áreas cruciais, como as que estão aqui em causa, de modo a maximizar o potencial artístico e cultural na cidade do Porto", sustenta.

A Árvore é uma cooperativa cultural reconhecida pelo Estado Português como um organismo privado de utilidade pública e que tem como objeto a produção, divulgação e comercialização de obras artísticas e editoriais.

A sua programação engloba um ciclo de conferências subordinado ao tema "Cultura e Cidadania", um programa de homenagens e memória, o espetáculo de expressões artísticas "Porto Art Fest", o mercado e festival "Aos Papéis -- Feira de Obra Gráfica e Livros de Artista", o "Pôr-do-sol nas Virtudes" e a iniciativa Videoarte e Performance.

Na área das oficinas artísticas, a cooperativa tem agendado um programa de residências artísticas, um clube de gravura, uma prova de autor e o encontro de artistas luso-espanhóis.

Já na vertente da educação e mediação irá continuar com a iniciativa "A Árvore vai à Escola" e o programa de visitas guiadas à instituição.

Tópicos
pub