Canábis, gastronomia e humor servidos em pratos na Tailândia

por Carla Quirino - RTP
Jorge Silva - Reuters

Pão risonho ou saladas picantes que dançam alegremente são possíveis traduções dos nomes que surgem no menu do primeiro restaurante que usa folhas de cânhamo como ingrediente. Depois de o Governo tailandês retirar a canábis da lista de narcóticos em 2018, autorizou algumas empresas a cultivar a planta para fins medicinais. Surge agora uma nova oportunidade de negócio.

 


Jorge Silva - Reuters 

 

Salada de folhas de canábis crocantes acompanha carne de porco picada e vegetais; pão frito coberto de carne de porco e folha de canábis; ao cardápio junta-se infusão de folha de canábis e sopa de porco feliz.

  
Jorge Silva - Reuters 

 

 
Runggroj Yongrit - EPA

São as refeições servidas no novo restaurante integrado numa área que oferece tratamentos alternativos do Hospital Chao Phya Abhaibhubejhr, na província de Prachin Buri.

"As folhas da canábis, quando colocadas na comida ou mesmo numa pequena quantidade, ajudam o paciente a recuperar mais rapidamente da doença", disse Pakakrong Kwankao, líder do projeto na unidade hospitalar ao Channelnewsasia.

Este hospital é conhecido por desenvolver investigações pioneiras em torno das propriedades medicinais da canábis e a utilização no alívio da dor e fadiga.

Kwankao sublinha que "A folha de canábis pode melhorar o apetite e fazer as pessoas dormirem bem, e também estarem de bom humor, de bom humor".

A clientela parece satisfeita. Afirma que o sabor das folhas de canábis é semelhante aos vegetais do dia-a-dia. “Eu nunca tinha experimentado canábis antes, é estranho, mas é delicioso” diz Ketsirin Boonsiri.

  
Jorge Silva - Reuters

Quem tem planos a curto prazo para aproveitar o efeito da canábis na gastronomia, é o vice-ministro da Educação Kanokwan Vilawan.

“Planeamos adicionar mais canábis aos pratos tailandeses que já são bem conhecidos, como a sopa de caril verde, para aumentar ainda mais a popularidade desses pratos”.

Em 2018, o Estado tailandês legalizou a planta de cânhamo, que passou a ser aplicada na medicina e na cosmética.

Tópicos
pub