Carta aberta ao PM critica ausência da Cultura no plano de recuperação

por Antena 1

Reuters

Uma carta aberta, assinada por 45 personalidades e estruturas artísticas, foi enviada esta sexta-feira ao primeiro-ministro, António Costa, referindo a ausência de propostas de investimento do Governo na cultura, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência.

Na carta enviada os signatários, que vêm das áreas do teatro, dança, cinema, produção e gestão cultural - e da investigação em ciências humanas - manifestam estranheza "que a cultura não esteja presente, nas suas variadas áreas", na criação, património, fruição, acesso e dimensões de capacitação tecnológica, infraestruturas e internacionalização, na versão do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que se encontra em consulta pública.

"A omissão da Cultura neste plano, a médio prazo, terá consequências económicas, sociais e políticas de larga escala. Numa época em que a coesão democrática é um tema de preocupação transversal, parece-nos um erro grave que o nosso Governo opte por não investir no futuro de um setor tão fundamental para essa coesão", escrevem, exigindo a inclusão desta área no plano, divulgado na terça-feira.

Personalidades como a historiadora Irene Flunser Pimentel, o encenador Jorge Silva Melo, a atriz Maria do Céu Guerra, a presidente da Fundação José Saramago, Pilar del Río, o investigador e programador António Pinto Ribeiro, o gestor cultural Miguel Lobo Antunes e o músico Sérgio Godinho defendem que deve ser aproveitada "a oportunidade que se apresenta, revitalizando de forma estruturante este setor tão central ao futuro da vida nacional".

Jornalista Cláudia Aguiar Rodrigues
pub