Chico Buarque distinguido com o Prémio Camões 2019

por Mário Aleixo - RTP
Chico Buarque é o vencedor do Prémio Camões 2019 Reuters

O nome de Chico Buarque, vencedor do Prémio Camões, foi anunciado por um júri que esteve reunido na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

Chico Buarque foi o nome escolhido pelos jurados Clara Rowland e Manuel Frias Martins, professores universitários indicados pelo Ministério português da Cultura, pelo ensaísta Antonio Cícero Correia Lima e pelo professor António Carlos Hohlfeldt, indicados pelo Governo brasileiro, pela professora angolana Ana Paula Tavares e pelo professor moçambicano Nataniel Ngomane.

Chico Buarque manifestou-se "muito feliz e honrado de seguir os passos de Raduan Nassar", brasileiro distinguido com o Prémio Camões em 2016.

A escritora angolana Ana Paula Tavares explicou à Antena 1 os motivos que levaram à escolha de Chico Buarque.

Na opinião de Sérgio Godinho, também ele músico e escritor, a escolha do júri não vai agradar ao Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro.

Por sua vez, Clara Capitão, editora de Chico Buarque, da Companhia das Letras, frisou que os leitores portugueses têm grande carinho por Chico Buarque.
Chico Buarque tem 74 anos e nasceu no Rio de Janeiro.

O escritor cabo-verdiano Germano Almeida, vencedor do Prémio Camões em 2018, destaca a singularidade das canções de Chico Buarque e diz que a escolha para a edição deste ano não desmerece o galardão, em declarações à agência Lusa.

A música de Chico Buarque tem mensagem e tem poesia, disse ainda o cabo-verdiano.

A ministra portuguesa da Cultura felicitou o músico e escritor através da rede social Twitter. Graça Fonseca anunciou o prémio e deu os parabéns a Chico Buarque, sublinhando que é a distinção de maior prestígio da Língua Portuguesa.


O comunicado do júri diz que o primeiro conto de Chico Buarque foi publicado em 1966.

“Ulisses” foi publicado no suplemento literário do jornal O Estado de São Paulo e mais tarde incluído no livro “A Banda”.
pub