Coleção de Julião Sarmento vai preencher novo museu em Lisboa

por RTP
Julião Sarmento é um dos artistas portugueses mais consagrados António Cotrim - Lusa

Julião Sarmento e a Câmara Municipal de Lisboa assinam na próxima segunda-feira um protocolo tendo em vista a abertura de um espaço museológico com a coleção privada de arte contemporânea do artista plástico. Ficará localizado junto ao Centro Cultural de Belém, apurou a RTP.

Julião Sarmento, entre os artistas portugueses mais consagrados, terá assim um espaço na capital para a exibição em permanência da sua coleção de arte contemporânea.

Além de obras do artista, o espaço museológico vai incluir nomes internacionais como o de Juan Muñoz.

Julião Sarmento nasceu em 1948 em Lisboa. Ao longo da carreira empregou diferentes meios de criação artística, nomeadamente escultura, pintura, filme ou fotografia.



Protagonista de múltiplas mostras individuais, em Portugal e no estrangeiro, Julião Sarmento foi por mais do que uma vez um nome em destaque nas bienais de Veneza. Os seus trabalhos integram coleções públicas e privadas na Europa, no Continente Americano e no Japão.

Julião Sarmento é um dos artistas representados numa exposição de obras da coleção do Museu de Arte Contemporânea de Serralves inaugurada há uma semana na Cordoaria Nacional, em Lisboa.

Naquela mostra, que estará patente até 6 de agosto, o artista surge a par de obras de Helena Almeida, Miroslaw Balka, Eduardo Batarda, Pedro Cabrita Reis, Alberto Carneiro, Lourdes Castro, Tacita Dean, Alexandre Estrela, Carla Filipe, Robert Filliou, João Maria Gusmão & Pedro Paiva, Hans Haacke, Ana Hatherly, Cristina Iglesias, Ana Jotta, Gordon Matta-Clark, Juan Muñoz, Lúcia Nogueira, Jorge Pinheiro, Paula Rego, Túlia Saldanha, Richard Serra, Monika Sosnowska, Ângelo de Sousa, Wolfgang Tillmans, Francisco Tropa, Ana Vieira e Danh Vo.
Tópicos
pub