Conhecidos os cinco finalistas do Grande Prémio de Romance e Novela

| Cultura

Alexandra Lucas Coelho, Ana Margarida Carvalho, Isabela Figueiredo, Mafalda Ivo Cruz e Paulo Varela Gomes são os escritores finalistas ao Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, relativo a 2016, foi hoje divulgado.

Quatro dos cinco finalistas já receberam o prémio em anos anteriores.

Alexandra Lucas Coelho, que já venceu este galardão em 2012, é finalista este ano com o romance "Deus-dará", e Ana Margarida de Carvalho, que venceu em 2013, consta na lista dos cinco finalistas com o seu segundo título de ficção, "Não se pode morar nos olhos de um gato".

Isabela Figueiredo, que começou a escrever no blog Mundo Perfeito, atualmente Novo Mundo, é finalista com o romance "A Gorda".

A quarta finalista é Mafalda Ivo Cruz, que conquistou este troféu em 2003, é este ano candidata com o título "Pequena Europa".

O quinto finalista é Paulo Varela Gomes, distinguido em 2016, que morreu em abril do ano passado, com a obra "Passos Perdidos".

No mesmo comunicado, a Associação Portuguesa de Escritores cita o regulamente do Prémio, patrocinado pela Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, segundo qual "não poderá ser atribuído a obra póstuma", mas lembra o júri que "este romance de Paulo Varela Gomes, foi editado ainda em vida do autor".

O júri é constituído por José Correia Tavares, que presidiu, Isabel Cristina Rodrigues, José Carlos Seabra Pereira, Luís Mourão, Paula Mendes Coelho e Teresa Duarte Carvalho, que, entre os 94 livros publicados em 2016 e admitidos ao concurso, escolheram por "unanimidade" os cinco finalistas.

O vencedor do Prémio, no valor pecuniário de 15.000 euros, será conhecido "oportunamente".

O Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores foi instituído em 1982. No ano passado o vencedor foi Paulo Varela Gomes, com o romance "Era Uma Vez em Goa".

Alexandra Lucas Coelho venceu com "E a noite roda", Ana Margarida Carvalho, com "Que importa a fúria do mar", ambas com o romance de estreia, e Mafalda Ivo Cruz, com "Vermelho".

Entre outros escritores, já foram distinguidos por duas vezes, com este galardão, Agustina Bessa-Luís, Maria Gabriela Llansol, António Lobo Antunes, Vergílio Ferreira e Mário Cláudio.

David Mourão-Ferreira, José Saramago, José Cardoso Pires, Mário de Carvalho, Rui Cardoso Martins, Vasco Graça Moura e Lídia Jorge foram alguns do s autores que também receberam este prémio.

Tópicos:

Carvalho Cardoso, Cláudio Mourão, Graça Moura, Mafalda Ivo Cruz, Mourão Mendes Coelho Teresa Carvalho, Saram, Sea, Varela,

A informação mais vista

+ Em Foco

No 20.º aniversário da Exposição Universal sobre os Oceanos, a Antena 1 e a RTP estiveram à conversa com alguns dos protagonistas do evento.

    Um dos mais conceituados politólogos sul-coreanos revelou à RTP o modo de pensar e agir de Pyongyang.

    Portugal foi oficialmente um país neutro na 2ª guerra Mundial. Mas isso não impediu que quase mil portugueses tivessem sido deportados, feitos prisioneiros ou escravos pelos nazis.

      Uma caricatura do mundo em que vivemos.