Curtas-metragens de uma dezena de países participam no Leiria Film Fest

por Lusa

Quase três dezenas de curtas-metragens de ficção, animação e documentário foram escolhidas, por entre meio milhar de candidaturas, para participarem na oitava edição do Leiria Film Fest, que decorrerá entre 27 e 30 de maio.

Das 27 obras - que são provenientes de Portugal, Espanha, França, Alemanha, Canadá, Eslováquia, Albânia, Islândia, Guiné-Bissau e Hungria -, três apresentam-se em estreia mundial e onze em estreia nacional.

Atendendo ao atual momento de pandemia, o Leiria Film Fest reinventou-se e alterou a duração máxima de `curtas` de 15 para 20 minutos e apenas aceita produções partir do ano de inscrição (neste caso, de 2020 e 2021).

"Estamos a trabalhar para conseguir aumentar a qualidade e novidade da programação, e estas pequenas alterações fazem toda a diferença no sentido de aumentar valor ao festival", justifica o diretor do Leiria Film Fest, Bruno Carnide.

O também realizador de cinema admite que, desta forma, o festival receberá menos candidaturas, mas considera que "é tudo por uma boa causa".

O Leiria Film Fest realiza-se no Teatro Miguel Franco e no Museu da Imagem em Movimento, em Leiria.

As 27 obras concorrem aos prémios de melhores `curtas` das categorias de ficção nacional, ficção internacional, animação nacional, animação internacional, documental nacional, documental internacional, a um prémio do público e ainda à melhor curta-metragem de Leiria.

Realizado, anualmente, desde 2013, o Leiria Film Fest teve, no total das sete edições, quase 3,5 mil filmes inscritos (de 74 países) e 4.700 espetadores.

"A polida seleção de curtas-metragens tem merecido críticas bastante positivas ao longo dos anos, fazendo com que o festival tenda a ser, constantemente, procurado por um número cada vez mais crescente de realizadores e produtores, com o objetivo de levarem aqui as suas obras a concurso", refere a organização.

Tópicos
pub