Deputado José Magalhães sugere a criação de provedores nacionais

por Lusa

O deputado socialista José Magalhães sugeriu hoje a criação de provedores nacionais que ajudem os cidadãos a defender-se da desinformação e a denunciar conteúdos falsos.

A sugestão foi feita pelo deputado e um dos divulgadores da Internet em Portugal na conferência "Combate às `fake news` - Uma Questão Democrática", organizada em Lisboa pelas duas agências noticiosas ibéricas, Lusa e Efe, de Espanha.

José Magalhães traçou uma panorâmica do que está a ser feito na União Europeia para combater o fenómeno das notícias falsificadas, como o Código de Conduta, e enumerou as iniciativas que a plataforma Facebook tomou nos últimos tempos - 30 mil moderadores e até a criação de uma espécie de "supremo tribunal" com "40 peritos".

O deputado perguntou depois: "o que faz falta?" e deu a resposta.

"Falta que os cidadãos sejam apoiados, que tenham provedores nacionais para os apoiarem nesse esforço ou algo semelhante ao Centro Internet Segura, que tem vindo a apoiar os cidadãos em matéria de denúncia de conteúdos ilegais", afirmou Magalhães, no primeiro painel da conferência que junta o historiador Pacheco Pereira e o professor universitário Carlos Blanco Morais.

pub