Documentário arqueológico "Os Enigmas do Cabeço da Mina" premiado em Veneza

por Carla Quirino - RTP
DRCN

O documentário científico sobre o sítio arqueológico de Cabeço da Mina, no concelho de Vila Flor, foi galardoado em Itália com o prémio de melhor filme de arqueologia pré-histórica Museo e Istituto Fiorentino di Preistoria Paolo Graziosi. As marcas das comunidades que habitaram o território há cerca de 4000 anos estão agora documentadas em filme.

"Os Enigmas do Cabeço da Mina" retrata os mais importantes vestígios arqueológicos conhecidos na região, entre o Vale da Vilariça e o Cabeço da Mina.

Realizado por Rui Pedro Lamy, com coordenação científica de Nelson Campos da Direção Regional de Cultura do Norte, "Os Enigmas de Cabeço da Mina"  inclui o conjunto raro de estelas – menires antropomórficos, classificados de Interesse Público em 2014.

Estas evidências arqueológicas descobertas em 1980 foram atribuídas a comunidades agro pastoris que se instalaram no território pelo menos há 4000 anos.

As investigações em torno destas estelas-menir de formas evocando a figura humana permitiram compreender que as populações locais desenvolviam uma rede relações sociais, e sofriam influências de muitos outros lugares exteriores da Península Ibérica.

O documentário vencedor de 27 minutos abrange cronologias desde o Paleolítico Superior à Idade do Ferro, ou seja, à véspera da chegada dos Romanos.

"Os Enigmas do Cabeço da Mina" foi produzido para o Centro Interpretativo do Cabeço da Mina, em Assares, concelho de Vila Flor, e é o culminar de um programa de medidas de compensação do Plano de Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua, numa parceria entre a ArqueoHoje, a Direção Regional de Cultura do Norte, Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua e EDP.

A produção audiovisual integra o plano de Reabilitação e Valorização do Património Cultural da região da Vilariça, desenvolvido pelo Centro Interpretativo deste sítio arqueológico, inaugurado em 2017.
Tópicos
pub