Editores e artistas juntam-se em Lisboa na feira Raia, Tráfico de Edições

por Lusa

Raia, Tráfico de Edições, assim se chama a primeira feira de edição e arte gráfica independente, que acontecerá no fim de semana em Lisboa, com a presença de dezenas de artistas, exposições, música e projeções vídeo.

Durante dois dias, o espaço Anjos 70 será ocupado por vários artistas e pequenos editores que se dedicam à criação e publicação de obras artísticas, fanzines, livros e outras publicações em tiragem limitada ou edições especiais, quase sempre sem apoios institucionais e sem intermediários entre o criador e o leitor.

Entre os que se juntam à Raia contam-se a Imprensa Canalha, a Triciclo, Quarto de Jade, Serrote, Oficina do Cego e Chili Com Carne/MMMNNNRRRG.

Estão previstos lançamentos editoriais, como "Pequenas estórias I e II", de Isabel Baraona, "Nação Estrambótica", de Manuela Praça e José Largo, e "Luís Pacheco Essencial", de António Cândido Franco.

Em simultâneo com a feira, está previsto um programa de exposições nos Anjos 70, nomeadamente com a coletiva "Raia", que reúne trabalhos inéditos no formato 70x100 de nomes ligados à banda desenhada, ilustração e artes gráficas, como Ana Biscaia e Maria João Worm - ambas Prémio Nacional de Ilustração -, José Feitor, João Maia Pinto e Pedro Burgos.

Destaque ainda para uma exposição individual da ilustradora Mariana Pita, outra de João Fonte Santa e uma mostra de livros da coleção de Catarina Figueiredo Cardoso, e que testam os limites daquele objeto.

Ao final do dia, a música - entre rock, cumbias e coladeras - ficará entregue a Presidente Drógado, Doutor Urânio e Instituto Fonográfico Tropical.

 

 

Tópicos
pub