Empresários dos carrosséis do S. João em Braga e Associação de Festas chegam a acordo

| Cultura

Os empresário dos carrosséis instalados em Braga para o S. João chegaram, ao final da tarde, a acordo com a Associação de Festas sobre o acesso ao recinto, depois de terem acusado a InvestBraga, gestora do espaço, de "desrespeito".

Os profissionais do divertimento ameaçaram, ao início da tarde, "deitar abaixo" o portão que dá acesso ao recinto onde estão instalados, apontando o dedo à empresa municipal de dinamização económica, que, em comunicado enviado à Lusa, afirmou "não ter qualquer responsabilidade" sobre o funcionamento do recinto onde estão os carrosséis para o S. João, alegando que a gestão cabe à associação de festas criada para o efeito.

"A InvestBraga não tem qualquer responsabilidade sobre os efeitos do não cumprimento das regras contratuais e do regulamento de funcionamento dos Espaços Forum Braga cedidos para a realização da Feira", salienta a empresa municipal.

No comunicado, a InvestBraga refere que "tendo tomado conhecimento da ocorrência de algumas queixas" irá "dentro dos regulamentos e do contrato acordado vai encontrar as melhores soluções com a Associação".

A "solução", explicou à Lusa o responsável pelas Festas de S. João, Rui Ferreira, "só foi possível com a intervenção do presidente da Câmara" e passa por "abrir o portão depois das 19.00 nosso dias de funcionamento do Forum Braga e todo o dia nos dias 23, 24 e 25".

Os empresários exigiam a abertura daquele portão, alegando "questões de segurança" para quem quisesse aceder ao espaço e acusaram a InvestBraga de "desrespeito" pelo trabalho deles.

"Nós pagámos para estar aqui, pagamos porque tivemos a garantia que os acessos iam ser garantidos, que se iria fazer como se faz há décadas. No dia em que instalamos os divertimentos fecharam os portões do parque e disseram-se que o acesso ia ser feito por um espaço com 5 metros de largura e pela ecovia (situada na margem do Rio Este e que contorna o recinto)", explicou à Lusa um dos empresários, Hélio Amaral.

O S. João de Braga começa quinta-feira, às 22.00, com a inauguração das luzes que vão iluminar as ruas da cidade.

Tópicos:

Festas S, InvestBraga,

A informação mais vista

+ Em Foco

Uma semana após a extinção do incêndio de Monchique, a televisão pública esteve no barlavento algarvio com uma emissão especial sobre o cíclico flagelo dos incêndios e as alterações climáticas.

    Fãs de Aretha Franklin homenagearam a icónica cantora norte-americana em várias cidades dos Estados Unidos. A rainha da Soul morreu na manhã de quinta-feira na sua casa em Detroit.

      Uma parte central da Ponte Morandi, em Génova, Itália, desabou na manhã de terça-feira durante uma tempestade. Morreram dezenas de pessoas.

        Há uma nova rota turística pela cidade de Lisboa, baseada em memórias de lisboetas mais antigos. São beneficiários da Associação Mais Proximidade Melhor Vida.