Encenador Tiago Rodrigues e peça "Overload" nomeados para Prémios Ubu de teatro

por Lusa

A peça "Overload", da companhia italiana Soterraneo, que teve estreia mundial em outubro último, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, está nomeado para o Prémio Ubu UBU 2018 de Melhor Espetáculo do Ano, foi hoje anunciado.

Na lista de nomeados do Prémio Ubu 2018, na categoria de Melhor Novo Texto Estrangeiro ou Escrita Dramatúrgica, está também Tiago Rodrigues, pelo seu texto "Tristeza e alegria na vida das girafas", de acordo com o comunicado hoje divulgado pelo Teatro Nacional D. Maria II.

Coproduzido pelo D. Maria II, "Overload" fez parte do Ciclo Recém-Nascidos, que aposta em projetos de jovens companhias e criadores.

O espetáculo italiano centra-se no ruído de fundo dos nossos dias e na atenção como forma de alienação.

Quanto ao texto de Tiago Rodrigues, "Tristeza e alegria na vida das girafas", foi apresentado pela primeira vez na Culturgest, em 2011, numa produção da companhia Mundo Perfeito.

O texto estreou-se este ano em Itália, num espetáculo levado a cena pela companhia Big Action Money, com o título "Gioie e dolori nella vita delle giraffe".

Criado em 1977 pelo crítico Franco Quadri, e atualmente organizado pela Associazione Ubu per Franco Quadri, o Prémio Ubu é considerado o mais prestigiado galardão de teatro em Itália.

Os vencedores são anunciados em janeiro, em Milão.

Tópicos
pub