Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Ensemble Quartetazzo atua sábado no concelho de Odemira no Terras Sem Sombra

por Lusa

O ensemble Quartetazzo, que reúne quatro flautistas "destacadas na cena da música improvisada de Madrid", em Espanha, vai atuar no sábado, numa aldeia do concelho de Odemira, no 10.º concerto do Festival Terras Sem Sombra deste ano.

O concerto "Noutras Margens: Obras Americanas e Europeias para Flauta" vai decorrer a partir das 21h30, na igreja paroquial da aldeia de São Martinho das Amoreiras, concelho de Odemira, distrito de Beja, refere a organizadora do festival, a associação Pedra Angular, num comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a associação, no concerto, o quarteto de flautas travessas, "sem esquivar declinações do jazz", vai interpretar um programa de música contemporânea "muito pouco conhecido" e composto por peças de Espanha, Brasil, Argentina e Estados Unidos da América.

O Quartetazzo é composto pelas flautistas Carmen Vela e Trinidad Jiménez (Espanha), Letícia Malvares (Brasil) e Emilse Barlatay (Argentina), acompanhadas pelo percussionista espanhol Epi Pacheco.

Além do concerto, a passagem do Festival Terras Sem Sombra deste ano pelo concelho de Odemira vai incluir também, no âmbito do seu programa de património e biodiversidade, duas atividades na Serra de São Martinho, também denominada Serra da Vigia, uma tarde dedicada ao património arqueológico e à história, no sábado, a partir das 15h00, e uma expedição, no domingo, a partir das 09h30.

O 15.º Festival Terras Sem Sombra, sob o título "Sobre a Terra, Sobre o Mar - Viagem e Viagens na Música (Séculos XV-XXI)", tem os Estados Unidos da América como país convidado e decorre até dia 07 de julho, em 13 concelhos do Alentejo e da região espanhola de Extremadura.

O Baixo Alentejo e o litoral alentejano são a "geografia tradicional" do festival, que este ano se alarga e chega ao Alentejo Central, Alto Alentejo e à Extremadura espanhola.

Este ano, o festival inclui 50 atividades, entre concertos, visitas a património, ações de salvaguarda de biodiversidade e conferências, nos concelhos de Vidigueira, Serpa, Reguengos de Monsaraz, Valência de Alcântara, Olivença, Beja, Elvas, Cuba, Ferreira do Alentejo, Odemira, Barrancos, Santiago do Cacém e Sines.

Tópicos
pub