Escola de Mulheres estreia peça de Valério Romão "Cabaret macabro" no Clube Estefânia

por Lusa

Lisboa, 19 out (Lusa) -- Três atores, três músicos e uma personagem discreta, a morte, são o centro da peça "Cabaret macabro", com texto do escritor Valério Romão, que a Escola de Mulheres estreia a 01 de novembro, no Clube Estefânia, em Lisboa.

Antes de ser uma peça, "Cabaret macabro" é um processo "ancorado na revisitação da estrutura e motivos de cabaret", refere a encenadora Marta Lapa.

"Um processo de desmontagem e de bricolage com uma forte componente de perspetivação da realidade que nos rodeia", acrescenta.

Daí que, na peça, se levantem questões como "O que é moralmente correto?", "O que é aceitável?", "Como é que a arte contemporânea reflete o sistema de labirintos simultâneos a que parece corresponder o mundo atual?".

A peça "navega entre o ridículo da grandiloquência das perguntas que ousa formular, e a inocência infantil de responder a tudo como se fosse a primeira vez, indo e recuando nos seus próprios passos, modificando ligeiramente as questões sem perder de vista o motivo, como uma fuga de Bach", sublinha a encenadora.

Com espaço cénico também de Marta Lapa, "Cabaret macabro" tem música original de Carlos Bica e é interpretado por Carla Galvão, Margarida Cardeal e Vítor Alves da Silva.

Carlos Bica, Lucius Omnibus e Pedro Moura interpretam a música de cena ao vivo, durante a representação.

A fotografia é de Valério Romão, o vídeo de Pedro Moura, o design gráfico de Luísa Pires Barreto e, a luz e som, de Ricardo Brito Diniz, enquanto a direção de produção é de Ruy Malheiro.

Depois da estreia, a 01 de novembro - dia no calendário dedicado a todos os santos -, a peça tem novas representações nos dias 02 e 03 de novembro, e fica em cartaz de 15 a 25 de novembro, com espetáculos de quinta-feira a domingo, às 21:30.

Tópicos
pub