No Iraque dez mortos em atentado contra xiitas

por Agência LUSA

Dez pessoas morreram hoje e 25 ficaram feridas num atentado com um automóvel armadilhado contra xiitas junto a uma mesquita em Tuz Khurmatu, no norte do Iraque, elevando para 22 o número de mortos em ataques só hoje.

Entretanto, em Bagdad, a zona de alta segurança conhecida como zona verde - onde se situam os edifícios governamentais iraquianos e várias embaixadas - foi alvo de um ataque com granadas de morteiro, que contudo não fez vítimas, informou a polícia.

Segundo a polícia de Tuz Khurmatu, cidade a 210 quilómetros a norte de Bagdad, um automóvel armadilhado lançou-se contra os fiéis xiitas que saíam da mesquita Al-Rasul al-Adam, após a oração de sexta- feira, matando pelo menos dez pessoas e ferindo 21 outras.

Um balanço anterior avançado pela polícia indicava que cinco pessoas tinham morrido e 19 ficado feridas, 17 delas com gravidade.

O balanço de mortos no dia de hoje no Iraque eleva-se assim para 22, depois de quatro ataques perpetrados durante a manhã terem feito 12 mortos.

Em Al Hasua, localidade do chamado "triângulo da morte", a sul de Bagdad, um atacante lançou o automóvel carregado de explosivos em que seguia contra uma patrulha da polícia iraquiana, matando três agentes e ferindo outros seis.

Minutos depois, na cidade vizinha de Latifiyah, um grupo de homens armados matou a tiro o presidente do conselho municipal de uma localidade próxima, Amer Al-Khafayi, e quatro dos seus guarda-costas.

"Os ataques envergavam uniformes militares e dispararam contra a coluna de automóveis em que seguia Amer Al-Khafayi, presidente do conselho municipal de Al-Iskandaryiah, numa estrada de Latifiyah", informou o oficial de polícia Raad Abdel Mohsen.

Horas antes, em Bagdad, quatro iraquianos, entre eles um clérigo xiita e um funcionário do Ministério dos Transportes, morreram em diferentes atentados que deixaram feridas 15 pessoas.

pub