Exposição de fotografia dos artistas Vieira da Silva e Arpad Szenes abre hoje

por Lusa

Uma exposição com 24 fotografias do casal de artistas Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes, captadas por Maria do Carmo Galvão Teles, é inaugurada hoje, às 18:30, em Lisboa.

De acordo com o museu da Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, a mostra, comissariada pela diretora, Marina Bairrão Ruivo, constitui uma homenagem ao casal de artistas e inclui ainda duas pinturas a óleo do casal Szenes, da coleção pessoal de Maria do Carmo Galvão Teles.

"Vieira da Silva e Arpad Szenes. Um dia em Yèvre. Fotografias de Maria do Carmo Galvão Teles" reúne fotografias pertencentes à coleção do museu e da fotógrafa, datadas de 1984, e testemunham o registo de um dia passado na casa de campo do casal, em Yèvre-Le-Châtel, no Loiret, em França.

Espaço de convívio e de trabalho, além da casa conhecida por "La Maréchalerie", os pintores frequentavam cada um o seu ateliê, e era ali que passavam os meses de verão e recebiam os amigos.

O marido de Vieira da Silva, o também pintor Arpad Szenes, viria a morrer no início de 1985, três meses após esta sessão fotográfica, a última que faria.

Esta exposição constitui - segundo o museu -- uma tripla homenagem: a Arpad Szenes, retratado de forma tão fiel na fase final da sua vida, a Maria Helena, naquele que é um dos seus últimos registos artísticos em fotografia, e a Maria Nobre Franco, galerista, colecionadora, amiga do casal e administradora da Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva entre 2008 e 2015, ano da sua morte.

Em 1995 seria lançado no museu, em Lisboa, o livro "Um dia em Yèvre", com a maioria das fotografias agora expostas.

"Vieira da Silva e Arpad Szenes. Um dia em Yèvre. Fotografias de Maria do Carmo Galvão Teles" vai ficar patente no museu até 06 de março.

Tópicos
pub