Feira do Livro do Porto 2017 prepara internacionalização em Madrid

por Lusa

A Feira do Livro do Porto, marcada para setembro, prepara a internacionalização com uma presença na Feira do Livro de Madrid, onde homenageará os autores portugueses Raul Brandão e Sophia de Mello Breyner Andresen, anunciou hoje a autarquia.

Fonte do gabinete do autarca Rui Moreira explicou à agência Lusa que a Feira do Livro de Madrid, que arranca em maio, convidou a autarquia do Porto a estar presente com um espaço de promoção do evento literário português.

A Feira do Livro do Porto cumpre, assim, um objetivo de divulgação fora de portas, aproveitando o facto de Portugal ser o país convidado da feira de Madrid, numa das maiores na Europa dedicada ao mercado livreiro.

"A Feira do Livro de Madrid funciona num modelo semelhante à do Porto, ao ar livre, numa alameda semelhante e é mais do que uma feira, é um festival literário, como a autarquia realiza desde 2014", disse a mesma fonte.

Em Madrid, a Feira do Livro do Porto apresentará uma tradução em castelhano de "Húmus", obra de referência do autor Raúl Brandão, e terá também um programa em torno da obra de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Na abertura da feira, a 26 de maio, está prevista uma homenagem a Raúl Brandão, com as presenças do poeta Nuno Júdice e da ensaísta Maria João Reynaud. A 06 de junho será homenageada Sophia de Mello Breyner Andresen com a presença da escritora Ana Luísa Amaral e de Maria Sousa Tavares, filha da poeta.

A Feira do Livro do Porto realiza-se de 01 a 17 de setembro nos jardins do Palácio de Cristal e terá a escritora Sophia de Mello Breyner como personalidade em destaque, com debates, uma exposição e uma cerimónia na avenida das Tílias.

Em novembro passado, a Feira do Livro de Madrid anunciou que a 76.ª edição seria dedicada a Portugal.

A decisão "vem no seguimento, e pode ser considerada como o culminar de uma intensa atividade cultural de Portugal em Espanha, e em Madrid em particular, visível no ano passado e também este ano, através da programação da Cultura Portugal", disse na altura à agência Lusa o diretor da Feiro do Livro de Madrid, Manuel Gil.

A 76.ª Feira do Livro de Madrid realiza-se no conhecido Parque do Retiro da capital de Espanha e será uma oportunidade de dar a conhecer autores portugueses e encorajar as traduções para a língua espanhola.

Tópicos
pub