Festival da Figueira da Foz lança campanha de angariação para recuperar da tempestade

por Lusa

O festival Gliding Barnacles, na Figueira da Foz, lançou uma campanha de angariação de fundos para poder recuperar dos danos causados pela tempestade na sua sede, estimando um prejuízo entre os 70 e os 80 mil euros.

A sede da Associação de Desenvolvimento Mais Surf, entidade que organiza o Gliding Barnacles, foi muito afetada pela tempestade, destruindo o telhado do armazém e afetando salas e diversos equipamentos que estavam naquele espaço, nomeadamente 26 pranchas `longboard` que tinham sido criadas por artesãos na edição deste ano do festival.

"Há ali alguma coisa que se pode recuperar, mas as pranchas perderam o valor comercial", disse à agência Lusa o promotor do festival, Eurico Gonçalves, sublinhando que aquele espaço no Cabedelo era "a casa-mãe do Gliding Barnacles".

Entre telhado, pranchas, equipamentos, salas de laminação e de `shape`, ferramentas e materiais presentes na sede, Eurico Gonçalves estima um prejuízo "entre os 70 e os 80 mil euros".

Segundo Eurico Gonçalves, cada prancha teria "um valor comercial a rondar os 1.200 euros base", sendo que agora a equipa vai procurar acabar as pranchas e deixá-las "com as marcas do furacão".

"A ideia é deixar essas marcas nas pranchas e as pessoas poderem comprar a prancha, através de uma doação", cujo valor ainda está por definir, esclareceu.

A campanha de angariação de fundos já arrancou na rede social Facebook, onde o festival pede 50.000 euros (https://www.facebook.com/donate/325593418227220/2041665765854925/).

Segundo a organização, com os prejuízos deixados pela tempestade será necessária a ajuda de todos para garantir a continuidade do festival em 2019.

"Trabalho de meses deitado ao lixo e uma dor na alma ao ver a quantidade de pranchas danificadas, algumas totalmente perdidas", lamenta a equipa do Gliding Barnacles, referindo que será convidado um artista para criar um mural com o nome de todos os que ajudarem na campanha de angariação de fundos.

O Gliding Barnacles ocorre todos os anos, no verão, na praia do Cabedelo, num festival que junta música, gastronomia e artes plásticas com o surf.

Na edição deste ano, o festival contou com mais de 300 participantes estrangeiros, vindos de países como o Brasil, Austrália, Nova Zelândia ou Estados Unidos.

Tópicos
pub